PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

*** A LOJA DAS CRÓNICAS! (Edição 02 - Por: RO) *** »»» OS DANÇARINOS! ««« (JUNIORES - CCFC) «««



5 -Um dos golos do “Ricky” (Za-Za) é um hino a esta nova modalidade de dança, o “Pê-Nu-Ca-Pen-Za-Za”, inventada pelos Juniores do CCFC, que fez a bola subir aos Céus, tendo tempo para visitar os DEUSES, descer e elevar o seu próprio chapéu para cumprimentar a assistência do CCFC e após uma dança original de “Chapelada” sensacional aconchegar-se dentro da baliza adversária! Espectacular! Só ao alcance de um grande artífice! Parabéns!


DEDICATÓRIA:
A Carla Duarte vai ficar a aguardar pela crónica de “O Menino Golfinho” (a sair brevemente) porque esta “OS DANÇARINOS!” é totalmente dedicada, com um grande abraço e votos de um Feliz 2019, ao meu Amigo -Leitor assíduo e ferrenho das minhas crónicas -Carlos Cardoso (PAI).


A Loja das Crónicas


Histórias de Natal! 

Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)

A Loja das Crónicas
“Os Dançarinos!”
*** Histórias de Natal!
Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)


B
URGAU, anos sessenta, no dia de Ano Novo, 1968, o menino dirigiu-se, logo de manhãzinha, à Barraquinha do senhor Zeferino, à procura de novidades, como era costume, e reparou que havia quatro bancos e uma mesa para os clientes, cá fora, no largo lá da Terra, uma prenda do lojista! O menino, curioso, levava no pensamento, a ideia de ir ler a crónica do “Menino Golfinho” mas… não levava o “tostão” consigo… porque a mana, de mais idade, descobrira que ele andava a deitar a mão naquilo que não devia! Mesmo assim, de mãos vazias…, foi visitar o Senhor Zeferino!

-Bom-dia, Senhor Zeferino! -cumprimentou o ancião, reparando, ao mesmo tempo, num bonito e reluzente banco de madeira, muito bem envernizado, situado no interior da Barraquinha, que mostrava, em cima dele, vários Livros Encadernados!
-Olá, Luís, como estás?... -respondeu o velhote, com prudência.
-Estou bem, obrigado! Queria ler a crónica do “Menino Golfinho” mas não trago o “tostão” porque a minha irmã descobriu que eu lhe andava a mexer nos tostões que ela guardava para comprar a Colcha do casamento! -proferiu o menino e ambos riram em simultâneo! Depois… perguntou:  
-Que livros tão bonitos… são aqueles, encadernados, que tem, ali, em cima daquele banco?...
-Ora… são velhos rascunhos e muitos apontamentos de crónicas do futuro que eu nunca cheguei a escrever nas Sebentas! Mandei-os encadernar, em Lagos, ao Encadernador da Cidade, o Senhor Ambrósio, da Tipografia Lacobrigense! Se quiseres…, de graça, podes dar uma vista de olhos! -aconselhou o Senhor!
-Mas... crónicas do futuro!?... O que é isso?... -inquiriu espantado, o garoto.
-Não sabes o que é o futuro?... O futuro é o futuro… e ali, naqueles livros, estão escritos e muitos registos, de ideias vindouras, disso mesmo, daquilo que vai acontecer! Por exemplo, tu, Luís, daqui a 50 anos, quando eu já não estiver cá…, vais pertencer a um Clube de uma Freguesia do Concelho de Almada, o Charneca de Caparica Futebol Clube, e vais também escrever crónicas! -disse o Senhor Zeferino tentando baralhar… o miúdo.
-Eu!? A escrever crónicas!?... Sou falado, ali, nos seus rascunhos?... Quero ler… Senhor Zeferino! -muito curioso, ordenou o menino.
-Está bem. Toma… pega neste livro e… lê! -aconselhou o dono da Barraquinha enquanto escolhia um dos livros encadernados que estavam empilhados sobre o tal banco, luzidio, de madeira.

Luís pegou no livro e foi sentar-se num dos bancos que estavam no exterior, perto da Barraquinha, e sobre a mesa de Ano Novo abriu-o! Deu de caras com um título: “Dançarinos!” e… começou a ler os rascunhos daquilo que lá dizia…

DANÇARINOS! RASCUNHOS DE UMA CRÓNICA
1 -Os Juniores do Charneca de Caparica Futebol Clube, Época 2018-2019, estão, de vento em popa, a caminho da subida de Divisão, para a 1.ª Distrital! José Beleza, o Treinador que tinha transportado o Escalão, anos antes, a tão almejada Divisão, regressou, de novo, ao Clube, para repetir a proeza! Quatro jogos, quatro vitórias, assumiu a liderança da tabela e jamais saiu de lá! 2 a 1 ao Monte de Caparica; cinco a um, ao Paio Pires; quatro a zero ao Jardiense e cinco a dois ao Seixal são, no momento, no findar do ano de 2018, a notável marca dos Juniores do CCFC, sob o comando de tão categorizado e implacável Treinador que prepara as suas Equipas… (só) para ganhar e… põe todos os elementos do grupo… a jogar! Dá oportunidade a todos e… ganha jogos!

2 -No último teste de 2018, na vitória de 5 a 2 sobre um candidato, o Seixal, os pupilos de José Beleza criaram uma nova espécie de dança, denominada com o nome de “Pê-Nu-Ca-Pen-Za-Za”! Com efeitos estes novos “dançarinos” dos Juniores do CCFC, através de uma dança imaginativa, entre todos os seus elementos, utilizando os ritmos, a habilidade o engenho e a eficácia dos movimentos da arte da dança “Pê-Nu-Ca-Pen-Za-Za” golearam os visitantes, vindos do Seixal, através de um querer e de uma voluntariedade extraordinária… como nunca visto, no campo do Cassapo! Pedro Nunes (Pê-Nu), fez um a zero, de grande penalidade! Foi o primeiro passo de uma nova dança. O Seixal, buliçoso, empatou! O Capitão, Carlos Cardoso (Ca) -que vem marcando golos em quase todos os jogos! -através de um chuto fantástico -leia-se pontapé forte na bola! -fez a redonda dançar no ar, ao ritmo diabólico do “Pê-Nu-Ca-Pen-Za-Za” e esta… foi aninhar-se, festiva e dançarina, nas redes contrárias! Dois a um, para o CCFC. O Seixal, teimoso e igualmente muito participativo, como par, nesta dança estonteante…, voltou a empatar a partida e… chegou o intervalo!

3 -Na segunda metade deste bailarico… só os Jogadores de José Beleza dançaram! Uma ou duas alterações, nos “Dançarinos”, fez baralhar a estratégia adversária e chegou um canto, daqueles da “Sorte”…, quando se afirma que a “Sorte” dá muito trabalho! Vasco Pendão (Pen), posicionou-se nas alturas -já sabia que a bola, dançarina, ia passar por ali…, e desferiu-lhe uma enorme cabeçada remetendo-a para o “lugar sagrado”… a baliza… guardada pelos forasteiros! Três a dois… para o CCFC festejados com os punhos no ar, numa nova dança ao ritmo de “Pê-Nu-Ca-Pen-Za-Za”!

4 -A partir deste eufórico momento… só deu CCFC e apareceu o resto desta dança mirabolante, extraordinária e surpreendente com Ricardo Zavricico (Za-Za), por duas vezes, tipo “passe-doble” (passaporte dobrado), a enviar a bola para o fundo das redes do Seixal! Cinco a dois para os Juniores do Charneca de Caparica Futebol Clube!


5 -Um dos golos do “Ricky” (Za-Za) é um hino a esta nova modalidade de dança, o “Pê-Nu-Ca-Pen-Za-Za”, inventada pelos Juniores do CCFC, que fez a bola subir aos Céus, tendo tempo para visitar os DEUSES, descer e elevar o seu próprio chapéu para cumprimentar a assistência do CCFC e após uma dança original de “Chapelada” sensacional aconchegar-se dentro da baliza adversária! Espectacular! Só ao alcance de um grande artífice! Parabéns!


6 -Final dos rascunhos. (Repórter de Ocasião – RO).

FINAL DA HISTÓRIA 
Estas crónicas quando nada dizem sobre os Árbitros dos jogos é porque eles têm competência e realizaram um trabalho perfeito! Neste caso, estão de parabéns, Tiago Rodrigues, David Cardoso e Filipe Rosário.

O menino acabou de ler os rascunhos e os apontamentos sobre a história dos “Dançarinos!”, devolveu o livro ao Senhor Zeferino e indagou: 
-Senhor Zeferino, adorei… mas isto são contos de ficção não é verdade?... E quem é este que assina como “Repórter de Ocasião – RO”!?...
-Isso vais tu descobrir… daqui a cinquenta anos! -informou, sábio, o ancião!

Eram horas do almoço e o Luís regressou a casa, intrigado, mas… FELIZ!

Até breve. (RO)

Repórter de Ocasião (01 de JANEIRO de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

DEDICATÓRIA:
A Carla Duarte vai ficar a aguardar pela crónica de “O Menino Golfinho” (a sair brevemente) porque esta “OS DANÇARINOS!” é totalmente dedicada, com um grande abraço e votos de um Feliz 2019, ao meu Amigo -Leitor assíduo e ferrenho das minhas crónicas -Carlos Cardoso (PAI).










































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.