PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 25 de setembro de 2022

🔍1.º Torneio de Problemística Policiária do Blogue RO »»» Primeiros passos dedutivos! ««« 🔎 👣 Dedicado ao “Inspector FIDALGO” 🧐Prova n.º 2 = Os Melhores!🖊👏

*Passatempo* 📖

 

 🔎 "Desafio ao Leitor!"

🔍🔦Torneio de Problemística Policiária - Seja Detective!🔍

 

🍾🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🙌

👤👥👪👫👬👭👦👧👨👩💑

⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲


 

 2.ª Melhor Solução

 

🔍1.º Torneio de Problemística Policiária do Blogue RO🔎

👣 »»» Primeiros passos dedutivos! «««

Dedicado ao “Inspector FIDALGO” 🧐

PROVA N.º 02

 

PROBLEMA POLICIÁRIO

SUICÍDIO ou HOMICÍDIO?...

Um Original de: O Gráfico

(Publicado na Secção “CÓDIGO SECRETO”

15 de Agosto de 1984

 

Joel Trigueiro (10 Pontos) – MH

Desafio N.º 2

1.º Torneio de Problemística Policiária do Blogue RO

 

Boa noite, meu amigo RO! Mais um passatempo para queimar a pestana… mas foi com total satisfação que o realizei!! Muitas leituras foram feitas e claro muitos minutos a contemplar o famoso desenho!!! Continuo a não ter muito jeito para descobertas; no entanto tenho algumas intuições em determinadas situações/realidades!!! Paradoxalmente este é um exemplo de perícia, audácia, sensibilidade …atenção!! A controvérsia inicia-se com a pergunta: Homicídio ou Suicídio? (Isto no cabeçalho do enunciado!)… ora no final da folha temos 2 perguntas:

a) -Crime ou Suicídio?

E b) -Quem matou!?

 

Pergunto: ter-se-á o autor equivocado ou deixado levar-se pela emoção e trocou os nomes (“homicídio por crime”?) -ou foi já uma pista?... Tal como a seguir: “quem matou?” -pressupõe e escorrega/denuncia o HOMICÍDIO?!!

 

Estes trocadilhos são corroborados com as falas dos intervenientes que referem com clareza que se trata de Suicídio!!! É caso para dizer que quando a esmola é grande o santo do altar desconfia!! Mas na verdade os verdadeiros culpados são: o Pedro e o Miguel!!! Estes… cúmplices nos autores do homicídio!

 

O primeiro afirma taxativamente: “SUICÍDIO”!! E… “EU VI ELE A DISPARAR” e o segundo também confirma a versão do primeiro: “Suicídio” e pormenoriza com “disparar sobre si e caiu”. Ora, no desenho não se vê nenhuma arma no chão, pois se fosse suicídio a arma estava lá caída, ao lado do corpo! Portanto, eles mentem! O Pedro matou e este (Miguel) assiste! Os outros dois são a voz do povo…o que se sabe na gíria!! Especulações…

 

A refutar a minha convicção está no processo dedutivo:

• não há arma no chão; mas sim arrumadinha;

• se fosse suicídio não deveria de haver espectadores;

• o tiro seria provavelmente na cabeça… não no coração.


Por tudo isto defendo a tese que houve HOMICÍDIO e não SUICÍDIO!! Mataram…arrumaram tudo e denunciam-se em determinados pormenores!!

 

Por isso, às vezes, mais vale estar quieto… pois, refutar a ideia de suicídio não pareceu muito inteligente! 😂😜

Abraço a toda a família do Blogue RO.

 


 

COMENTÁRIO do Blogue RO

UF! Até deu “GOSTO”… ler este requintado relatório do Joel Trigueiro… simplesmente espectacular!! Até parece que já decifra casos destes… há muito tempo… embora insista em nada se parecer… com um DETECTIVE! Análise perfeita, aos factos, escrita escorreita, ao correr da pena, com raciocínios límpidos, correctos e irrefutáveis! TEMOS DETECTIVE! Solução brilhante, meramente dedutiva… só faltando para ser uma OBRA… a descrição de pormenores balísticos, mas, aí… é preciso tempo e outras pesquisas mais temáticas! Muitos parabéns, meu Amigo Joel, por se divertir no Blogue RO! Grande abraço! É uma resposta que deu prazer… LER e classificar! TOTALISTA e… mais uma MENÇÃO HONROSA!! (RO)

2 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.