PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 25 de setembro de 2022

🔍1.º Torneio de Problemística Policiária do Blogue RO »»» Primeiros passos dedutivos! ««« 🔎 👣 Dedicado ao “Inspector FIDALGO” 🧐Prova n.º 2 = Os Melhores!🖊👏

 *Passatempo* 📖

 

 🔎 "Desafio ao Leitor!"

🔍🔦Torneio de Problemística Policiária - Seja Detective!🔍

 

🍾🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🙌

👤👥👪👫👬👭👦👧👨👩💑

⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

 


 3.ª Melhor Solução

 

🔍1.º Torneio de Problemística Policiária do Blogue RO🔎

👣 »»» Primeiros passos dedutivos! «««

Dedicado ao “Inspector FIDALGO” 🧐

PROVA N.º 02

 

PROBLEMA POLICIÁRIO

SUICÍDIO ou HOMICÍDIO?...

Um Original de: O Gráfico

(Publicado na Secção “CÓDIGO SECRETO”

15 de Agosto de 1984

 

 

Telmo Malanho Rodrigues

(10 Pontos) - MH

 

1.º Torneio de Problemística Policiária do Blogue RO

 

- Respostas de Telmo Rodrigues -

- Prova 2 -

FOTO 01 (Títulos cabeçalho)
FOTO 02 (Crimes) 

 

 

FOTO 03 (Desafio desenhado)

 

FOTO 04 (Lupa)

 

- Resposta -

 

Vendo as falas dos quatro intervenientes, não conseguimos vislumbrar se é homicídio ou suicídio. Apesar de os relatos do Pedro, Miguel e Luís poderem apontar para um suicídio. Vendo os objetos da estante, nada ajuda ao caso, excepto a arma que poderia ser a arma do crime. Para o verificar, teria de haver uma equipa de peritos a investigar se a arma tinha sido disparada há pouco tempo ou se o ferimento do morto correspondia ao tipo de munições usadas pela arma da estante. Como o problema não aborda esta parte, vamos ter de a ignorar.

 

Realmente um suicídio com um tiro no coração não será muito vulgar, visto anatomicamente não ser muito favorável a que alguém se lembre e disparar sobre o coração, havendo outras partes do corpo mais acessíveis. No entanto, é possível. Logo esta parte também não ajuda ao caso para se saber se foi homicídio ou suicídio.

 

O único pormenor que pode despoletar para que tenha ocorrido suicídio é o facto de não haver nenhuma arma na mão do morto ou perto dele. Visto que se matou sozinho, a arma teria de cair forçosamente perto do corpo ou até ficar agarrada à sua mão. Como no desenho nada disso aparece, nem se refere isso no enunciado, vou partir do princípio de que o Pedro ou o Miguel teriam sido os homicidas, pois eles alegam ter visto o suicídio in loco. Mas onde está a arma do crime? Mesmo que seja a que está na estante, como iria lá parar? Ambas as falas do Pedro e Miguel não identificam os autores do crime, mas conseguimos ver que estão a mentir. E se estão a mentir é porque escondem alguma coisa. Portanto, vamos assumir que foi um homicídio onde o autor do disparo terá sido o Pedro ou o Miguel, onde quem não disparou destes dois, foi cúmplice do crime, pois protegeu o outro.

 


FOTO 05 (Arma)

 


 

COMENTÁRIO do Blogue RO

UM excelente raciocínio do Telmo Malanho Rodrigues, sem necessitar de soluções técnicas e/ou balísticas para justificar os seus indestrutíveis raciocínios, todos muito bem justificados… terminando por culpabilizar Pedro e Miguel. O q.b. para ser totalista (10 pontos) e merecer uma “Menção Honrosa”! Parece estar “preparado” para a GRANDE FINAL do Torneio de Entretenimento… “TAÇA É TAÇA!”… onde “medirá forças”… com a prima Carla Duarte!! Boa sorte. Abraço. (RO)

2 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.