PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

🔍1.º Torneio de Problemística Policiária do Blogue RO »»» Primeiros passos dedutivos! ««« 🔎 👣 Dedicado ao “Inspector FIDALGO” 🧐Prova n.º 3 - Solução do Autor!

 *Passatempo* 📖

 

 🔎 "Desafio ao Leitor!"

🔍🔦Torneio de Problemística Policiária - Seja Detective!🔍

 

🍾🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🙌

👤👥👪👫👬👭👦👧👨👩💑

⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

🏰 “Rainhas” e “Reis”  dos “Gostos” 👸🤴

💑 HOMEM 👨 E MULHER 👩 DOS “GOSTOS"👍

😆🥂😅🙌👌💙💚💛💜❤💓💖

 


 Solução do Autor!

 

 

 

🔍1.º Torneio de Problemística Policiária do Blogue RO🔎

👣 »»» Primeiros passos dedutivos! «««

Dedicado ao “Inspector FIDALGO” 🧐

 

PROVA N.º 03

 

PROBLEMA POLICIÁRIO

O ASSALTO AO PATRIMÓNIO DE TERESA SILVA

Um Original de: O Gráfico

(INÉDITO)

 

»»» Em caso de igualdade pontual… as MELHORES Soluções/Respostas serão diferenciadas pelas classificações de Menção Honrosa, Menção Especial e Louvor!!

 


 

PRÉMIOS FINAIS

TAÇA “INSP. FIDALGO” – 1.º Classificado

MEDALHÃO “POLICIÁRIO” – 2.º Classificado

MEDALHÃO “POLICIÁRIO” – 3.º Classificado

 

NOTA: -Em caso de igualdade pontual e de “menções” os prémios serão atribuídos por sorteio! Em cada problema/prova poderão ser oferecidos prémios especiais!

 



PRÉMIOS (EXTRA) SÓ PARA ESTE PROBLEMA...

1 Livro Policial para a MELHOR Solução.

1 Livro Policial para a RESPOSTA mais original (Engraçada!)

1 Livro Policial para sortear entre todos os concorrentes

 

📖 SOLUÇÃO do AUTOR: (O Gráfico)

 

1Ora, estamos perante um caso de abuso de confiança e salta à vista que os Autores do assalto ao Património de Teresa Silva foram os seus próprios amigos, fascinados que ficaram pelas preciosidades encontradas na casinha! Improvável suspeitar-se da própria Teresa Silva ter simulado o roubo… para receber os valores do seguro e ficar, ao mesmo tempo, com os seus objectos valiosos porquanto é dito na narração do texto que ela adorava o seu “Património”, era mesmo a sua “praia” e orgulhava-se imenso daquele seu lugarzinho paradisíaco! Teresa Silva para simular o assalto nunca o faria com pessoas, suas amigas, a morar lá… porque poderia ser descoberta na sua acção… teria outras e tantas oportunidades para fazê-lo, com maior serenidade e tranquilidade!

 

1a – Os Inspectores Fidalgo e Rodriguinho antes de entrarem em casa pisaram os vidros estilhaçados que estavam nos mosaicos de mármore, no lado de fora, lá dentro o chão estava limpo… isto revela que a porta de vidro foi partida do lado de dentro… para fora! Se tal sucedesse por alguém vindo do lado de fora… os vidros estilhaçados estariam dentro da casinha!! Sintomático.  

 

1b – Neste caso… quem poderia partir a porta envidraçada de dentro de casa… para fora…!? Só os actuais ocupantes da casa… o casal amigo de Teresa Silva! São os culpados do roubo!

 

1cA porta não estava fechada, à chave, mas o casal disse que a trancou quando foi para a praia… logo, os ladrões, como poderiam entrar facilmente e sair com os produtos do roubo, pela porta envidraçada, partida, não tinham necessidade, nenhuma, de destrancá-la… até porque não tinham a chave necessária e não há sinais de fechadura danificada! Portanto, o casal mentiu!

 

1dTudo parece ter acontecido, desta maneira: O casal partiu a porta envidraçada, de dentro para fora da casa…, os vidros estilhaçados, no lado de fora, são a prova disso mesmo…, para dar a entender que os ladrões tinham entrado, por ali…, depois destrancaram a fechadura…, para dar a entender que os assaltantes a desbloquearam, para entrar e sair, mais à vontade, de porta aberta, com os utensílios “desviados”…, roubaram tudo e esconderam o produto do assalto! Depois telefonaram à sua amiga (?) Teresa Silva a contar que a casinha fora assaltada!

 

1e – Os experientes Inspectores Fidalgo e Rodriguinho é que não foram nesta “conversa”… pois os vidros partidos, no lado de fora, indicaram, no imediato, que, ali, houve tramóia… mais tarde, perante estas evidências e interrogatório “apertado”… os verdadeiros assaltantes e ocupantes da casinha… tiveram de devolver tudo… perante o assumir de culpabilidade e… a extraordinária casinha de Teresa Silva ficou como dantes… maravilhosa e magnífica!!

O Gráfico

 

PORMENORES PRINCIPAIS!

1 – Culpar os amigos (casal) de Teresa Silva.

2 – Vidros partidos do lado de fora.

3 – Porta com fechadura destrancada.

 

 

 

🖊COMENTÁRIO do Blogue RO

Estes desafios de problemística policiária são simplesmente histórias de ficção… pelo que não devem ser transportadas para a vida real… neste caso, um problema policiário que conta a história de um assalto imaginado ao “Património”, também virtual de Teresa Silva, distinguida como “Mulher dos Gostos” (2022) do Blogue RO e “Publicações-RO”! Depois de lido o texto e o desenrolar dos acontecimentos seria fácil verificar-se o pormenor principal do caso que reside no facto dos vidros, da porta arrombada, estarem do lado de fora! Depois a observação de a porta estar destrancada, sem sinais de arrombamento, só possível pelos próprios autores do assalto, de alguém que tinha a chave de casa!! E esses… foram sem sombra de dúvidas quem residia no “Património” de Teresa Silva, no momento, porquanto a própria dona… tinha um carinho especial por aquele seu lugar paradisíaco e se fosse ela a simular o roubo… o momento não era, sem sombra de dúvidas, o mais adequado… porque podia ser descoberta pelo casal amigo… ou por outras pessoas que frequentassem a praia e aquele local! Teresa Silva, por certo, para simular um assalto ao seu “Património” escolheria outra época do ano! Lógico! E no texto nada indica que a “Proprietária” vivia com dificuldades monetárias e estava a necessitar de dinheiro… pelo que a cumplicidade com os Amigos, em encenar o assalto…, também é uma hipótese ou acontecimento inadequados para esta história! Sintomático!

Blogue RO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.