🔎 Memórias do Policiário – 047 🔍
🕵️ O Gráfico
https://reporterdeocasiao.blogspot.com/
O Gráfico - Especial
📜 REFERÊNCIA 📜
Torneio de Entretenimento
Problemística Policiária
Em memória de notáveis Policiaristas:
Sete de Espadas, Detective Misterioso
M. Constantino, Detective Invisível
O GRÁFICO
Antelóquio da Etapa n.º 4
HOMENAGEM
“1.a - Em cada desafio a anteceder a publicação, um dia antes, o “Blogue RO” homenageará cada um daqueles quatro distintos Policiaristas, através de escritos actuais ou de outrora, extractados de várias Secções ou Revistas e/ou de outros Policiaristas pelo que se tratando de seis provas haverá espaço, ainda, para se fazer duas referências aos Policiaristas L. P. (Luís Pessoa – “Inspector Fidalgo”), o Amigo, Confrade, igualmente Cultor e Dinamizador do Passatempo Policiário que propôs este Torneio e ofereceu a maioria dos Prémios (!) e ao próprio “O Gráfico” outrossim com História neste inigualável Desporto Mental que exercita de sobremaneira as chamadas “Células Cinzentas” e desenvolve a perspicácia do Leitor e Decifrador!”
...uma espécie de antelóquio da quarta etapa deste certame Policiário que será divulgada amanhã, dia 2 de Agosto!
Pois é... decidi rebuscar alguns extractos de comentários de Policiaristas consagrados que sempre mencionaram “O Gráfico”... apesar do seu afastamento, algo prolongado, das actividades Policiárias e uns breves apontamentos, do presente... onde a gentileza do Confrade Paulo (Viseu) seleccionou alguma obra que representa o arranque de um estudo mais bem elaborado, pois falta, ali, ainda, muita documentação!
SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.
Luís Rodrigues - RO - 19 de Outubro de 2021
...Após alguns anos de interregno voltei, novamente, a este convívio do Policiarismo Português onde cresci e me fiz homem! Tantas saudades, mas enquanto me vou enraizando com o novo quotidiano do Policiário, cada vez me sinto mais triste... por verificar, nomeadamente através do incansável dinamismo do consagrado "L. P.", que muitos dos meus confrades de outrora... já se "foram da lei da morte libertando"... como também dizia o saudoso MESTRE "Sete de Espadas" quando alguém falecia! Lembro-me tão bem do "Tio Patinhas"... tivemos algumas divergências, mas... a amizade prevalecia e era duradoura! Que descanse em paz e olhe por nós! Um grande abraço para todos aqueles que ainda se dedicam a esta arte nobre da Problemística Policiária e aos novos que sempre vão surgindo... pois, como o Luís Pessoa (LP) afirma... "os tempos não são melhores nem piores... são diferentes!". Saudações Policiárias. (O Gráfico)
Luís Pessoa (LP) - 20 de Outubro de 2021
Todos nós, os "menos jovens" estamos à espera do regresso a tempo inteiro d'O Gráfico ao Policiário e à competição. (Sábado Policiário)
Convívios Policiários
Um dos mais desejados e frequentados, era o Convívio de Almada, organizado pela respectiva tertúlia (TPA) e que reunia muitos dos confrades do sul do país, também graças à secção policiária que o confrade “O Gráfico” orientou durante muitos anos, no Jornal de Almada. A foto que escolhemos é uma das poucas em que o Sete de Espadas aparece e foi recolhida no convívio de 1983.
CRIME PÚBLICO
https://crimepublico.blogspot.com/
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
FOTOS COM HISTÓRIA
Luís Pessoa (LP): Memórias...
1 - Duas fotos com história. A primeira é do SETE DE ESPADAS na sua tarefa de fotografar os outros!
2 - A outra foto vale por muitas palavras!
Tirada ainda nos anos 70 ou princípios de 80 do século passado.
De uma só assentada, temos o SETE DE ESPADAS com a barba branca; a PAL, de Algés (grande Mulher e Camarada, sempre disponível, infelizmente já falecida) a mostrar-se atrás; o DETECTIVE MISTERIOSO, atrás, de óculos, outro exemplo magnífico de amizade e camaradagem, de Cacilhas, também já falecido, precisamente num domingo em que o coração o traiu quando saía de casa para um Convívio Policiário; o confrade O GRÁFICO, de Almada, no extremo oposto, um dos Policiaristas mais completos, que foi Seccionista durante alguns anos em que manteve, praticamente sozinho, bem acesa a chama do Policiário.
Completam a foto dois confrades que não conseguimos identificar. Quem é a outra senhora? E o confrade ao centro (Apuleius?), quem será? Alguém nos ajuda?
*** Ora, viva! A jovem que está na fotografia, cujo nome Luís Pessoa (LP) não se recorda é LA SALETTE, então companheira do confrade APULEIUS! Abraço. - O Gráfico (RO) – 16 de abril de 2023
CRIME PÚBLICO
https://crimepublico.blogspot.com/
quinta-feira, 10 de Setembro de 2015
JARTURICE 252
Caros "Sherlocks", antes de tudo Amigos:
Como se aperceberam, "O GRÁFICO" - creio que agora mais entregue aos desportos físicos - não abandonou o gosto pelo "DETECTIVE", e de vez em quando "aparece" por aqui, mais ou menos discrecto, sempre festejado pelos amigos. "O GRÁFICO", e toda a sua família, em especial "A LAMPADINHA", o "FOTOCÓPIA" e o "CONTINUAÇÃO", fazem parte, desde há muito, da HISTÓRIA DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA PORTUGUESA.
"O GRÁFICO", para quem não sabe, dirigiu a mais "fraternal" - depois de "O GOSTO DO MISTÉRIO" (hum! hum!) - secção policiária nacional.
A secção «O DETECTIVE» "ACABOU-SE..." em 2 de Maio de 1997, deixando um largo vazio que ainda hoje se mantém, e que muitos, como eu, gostaríamos de um dia ver reaparecer, com "O GRÁFICO" talvez coadjuvado por esses dois rapazinhos da foto (que anexo) que o Pai "babado" inseriu na secção n.º 201, em 21 de Janeiro de 1994.
Como repararão, o AHPPP funciona mesmo!...
Abraços para todos, mencionados e destinatários.
Do Amigo Jartur
https://crimepublico.blogspot.com/search?q=O+Gr%C3%A1fico
"O GRÁFICO"
ISTO NÃO É UMA HOMENAGEM!
Por: Luís Pessoa (LP)
(Foto1) O GRÁFICO no Convívio de Almada de 1993, dia 30 de Maio, com o Inspector Fidalgo.
Foto do saudoso M. Lima
(Foto2) Estamos apenas a relembrar um detective que soube fazer a diferença!
A profissão deu-lhe o pseudónimo e o modo como viveu o Policiário deu-lhe o respeito de todos os confrades que pelos anos 70, 80 e 90 do século passado seguiam esta modalidade.
(Foto3) A Tertúlia Policiária de Almada era um alfobre de policiaristas e tinha uma vida muito própria, que repartia com todos os confrades num (Super) Convívio que acontecia em Maio.
(Foto4) O GRÁFICO deixou uma pegada no Policiário, que nunca poderá ser eliminada. E terá sempre o crédito de ter, praticamente sozinho, mantido a chama policiária durante muito tempo de travessia do deserto!
(Foto5) Hoje, anda por outros caminhos, segue outros sonhos, mas a certeza que o nosso saudoso SETE DE ESPADAS punha nas suas palavras quando dizia que "tal como o criminoso volta sempre ao local do crime, um policiarista volta sempre ao Policiário, mais tarde ou mais cedo", dá-nos a certeza de que a história d'O Gráfico no Policiário ainda não viu o seu FIM.
ISTO NÃO É UMA HOMENAGEM.
É APENAS UM REENCONTRO!
E UM ATÉ JÁ, COMPANHEIRO!
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
"Hoje, "O Gráfico" anda por outros caminhos, segue outros sonhos, mas a certeza que o nosso saudoso SETE DE ESPADAS punha nas suas palavras quando dizia que "tal como o criminoso volta sempre ao local do crime, um policiarista volta sempre ao Policiário, mais tarde ou mais cedo", dá-nos a certeza de que a história d'O Gráfico no Policiário ainda não viu o seu FIM." -LP (Luís Pessoa)
...Meu Caro Confrade "LP"... não sabia que além de todas as tuas qualidades demonstradas, sobejamente, no Policiário, na Amizade e na tua vida Profissional... também eras adivinho! Hoje... estou aí para as curvas... e faço uma vénia e tiro o chapéu ao teu trabalho nas actividades lúdicas Policiárias entre 1 de Julho de 1992 até 30 de Dezembro de 2018, no Jornal "Público" e depois na revista "Sábado"... onde, aliás, também tive ocasião de... APARECER! Um grande abraço.
O GRÁFICO - 16 de Abril de 2023
https://crimepublico.blogspot.com/search?q=O+Gráfico
domingo, 27 de junho de 2010 – Escreveu: Luís Pessoa (LP)
PARABÉNS A…
…O GRÁFICO, um “detective” nascido no dia 21, do ano de 1958, marcou uma época muito importante do Policiário, quando praticamente sozinho manteve a chama do nosso passatempo acesa, numa altura em que tudo estava comprometido.
Iniciou-se no “Mundo de Aventuras”, pela mão do inevitável e saudoso “Sete de Espadas”, desde logo demonstrando uma qualidade elevada, que o levou a conquistar muitos torneios, a par de uma excelente capacidade para produzir enigmas policiais.
Brilhando a grande altura no “Mistério… Policiário”, do “Mundo de Aventuras” do “Sete de Espadas”; no “Enigma Policiário” da revista “Passatempo”, do Inspector Aranha e Zé (Viseu); ou no “Cruzadex - Policiário”, da revista “Cruzadex”, de LP, cedo iniciou, no Jornal de Almada, uma secção policiária, “O Detective”, que acabou por ser praticamente o único elo de ligação até à nossa actual secção, quando todas as outras se extinguiram, algures ao longo da década de 1980.
Activo membro da Tertúlia Policiária de Almada, na altura uma das mais aguerridas e importantes, onde assumia posição relevante, ao lado de outro grande vulto, o Detective Misterioso, já falecido, O Gráfico desenvolveu, igualmente, uma importante acção na dinamização da Associação Policiária Portuguesa e como colaborador de excelência do “XYZ Magazine”.
Este confrade está há muito ausente das actividades policiárias, exigindo-se o seu regresso e dos seus temíveis desafios.
domingo, 29 de maio de 2011
POLICIÁRIO 1036 – Os Convívios Policiários de Almada
A tradição vai-se desenvolvendo e enraizando, ao ponto de todos os confrades já estarem à espera dos eventos, nas datas habituais.
Assim acontecia no passado, neste mesmo mês de Maio, em que a cidade de Almada e a respectiva Tertúlia Policiária organizavam o grande convívio anual, atraindo confrades de todo o país, tornando-se no acontecimento mais mediático da época.
Dessa forma, “detectives” do Minho ao Algarve, rumavam por todos os meios disponíveis à cidade almadense, organizavam-se locais de encontro, aqui e ali, para que a última etapa fosse feita já em franco convívio, sendo habitual assistir à chegada de grupos numerosos, uns vindos do norte, outros do sul. Para quem vinha de norte, o ponto obrigatório era a Estação fluvial do Cais do Sodré, onde quem vinha de carro, todos se juntavam à hora combinada para apanhar o barco pré-definido.
As viagens eram, então, a primeira parte do grande convívio, punham-se em ordem as conversas policiárias, discutiam-se os assuntos do momento, reviviam-se as peripécias passadas, no meio de grande amizade e alegria, trocavam-se informações sobre quem estaria presente, se um confrade tinha confirmado presença, se outro continuava doente, etc.,. Uma vez atracado o barco em Cacilhas, logo se verificava a junção aos confrades locais, ao saudoso Detective Misterioso, ao incansável O Gráfico, ao Alva, ao Satanás, ao Primo 2, à Lampadinha, a tantos e tantos residentes na chamada “Outra Banda”.
Mais tarde, já no local do convívio, era o encontro global, dos confrades do Minho, do Porto e das Beiras com os do Ribatejo, dos Alentejos e do Algarve, a verdadeira reunião de toda a enorme Nação Policiária, pela tarde fora, muitas vezes a entrar pela noite dentro, em tertúlia, até à hora do último cacilheiro para Lisboa.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
O REGRESSO!
*** Ora, viva, caríssima Maria Teresa Rodrigues!
Os Passatempos (Problemas Policiários) que irão fazer parte do “2.º Torneio de Problemística” do Blogue RO já estão todos produzidos, da autoria de “O Gráfico”, são inéditos de fácil resolução e de pormenor único... para facilitar e granjear novos decifradores esperando, ao mesmo tempo, que alguns dos antigos solucionistas -desta extraordinária arte de desporto mental, a Problemística Policiária! -que têm participado nas secções do confrade L. P. - Luís Pessoa - (Inspector Fidalgo) e no blog LOCALDOCRIME, http://localdocrime.blogspot.com/, no “Desafio dos Enigmas” de Salvador Santos igualmente possam e/ou queiram marcar presença porque, ultimamente, têm dado sinais disso mesmo, aderindo, como Seguidores, registados, no Blogue RO! Os escritos/provas outrossim estão todos identificados, por problema, com Postais Ilustrados, também da autoria de “O Gráfico” (o vosso RO!) e cada etapa irá homenagear um Policiarista, dos antigos, ideia proposta pelo Luís Pessoa que ofereceu a maioria dos prémios para a decifração que além da pontuação normal terá duas vertentes... AS MAIS ORIGINAIS e AS MELHORES que distinguirão os concorrentes que se esforcem mais... por apresentar relatórios mais bem elaborados! As soluções de cada etapa/problema policiário igualmente estão prontas, em descrição mais esclarecedora e um texto mais curto exemplificando uma resposta simples! O Blogue RO tem estado a recolher informações, fotos e alguma matéria sobre os homenageados -Sete de Espadas, M. Constantino, Detective Misterioso e Detective Invisível, infelizmente já falecidos, mas podíamos mencionar tantos e tantos, alguns ainda vivos (!) -não necessariamente por esta ordem, Policiaristas de outrora, de grande mérito, mas inevitavelmente também se dedicará a enaltecer o dinamizador Luís Pessoa (Inspector Fidalgo-LP) e o próprio “O Gráfico” (Luís Rodrigues-RO), pelo que irá ser um torneio de Entretenimento que ficará na história do Blogue RO, cujo epílogo encerrará com a entrega de prémios no próximo convívio a realizar-se em Dezembro próximo.
O Torneio terá início na última semana deste mês ou na primeira de Maio... daqui por uns dias! Só falta, mesmo, redigir-se o Regulamento! Os Problemas Policiários serão publicados, um por mês, entre Maio e Outubro. Agradecido, a todos, pela vossa espera, compreensão e vontade de marcarem uma inolvidável presença!
RO – Luís Rodrigues – O Gráfico
Pesquisa de Paulo (Viseu)
Policiarista de nome:
Luís Manuel Felizardo Rodrigues Malanho
Nasceu em 21 de Junho de 1958
Pseudónimo: O GRÁFICO
Outros pseudónimos utilizados:
Gutenberg, Bicho da Letra; The Mirmecófagos, Repórter SOU EU, Um Amigo, Tlinta e Tlês, Duo Misterioso (com o Inspector Pevides), Investigadores R&R (com o Detective Misterioso), Repórter Qualquer Coisa (entrevistas), Tommy & Tuppence (Com A Lampadinha); F. Mateus Furtado; Sr. Feliz, Ardo Feliz, “O Gráfico & A Lampadinha”, “MED VET & O Gráfico), Repórter de Ocasião.
Problemas Policiários:
Abençoada Sardinha; Torneio Quebra-Tolas 77 - Prova 7; Mistério e Aventura; Quebra-Tolas, Julho de 1977
A Mamã Detective; I Torneio Cruzadex-Policiário; Cruzadex Policiário, Cruzadex, 1977
Ligeira Distração; Torneio “Tertúlia Policiária do Palladium” (Prova 1); Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 4 de Agosto de 1977
Amigos, Amigos...; Torneio Sete de Espadas (Prova 9); Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 11 de Maio de 1978
Caldeirada de Safio; II Torneio Cruzadex-Policiário-8; Cruzadex Policiário, Cruzadex, Agosto de 1978
O Penalty Falhado; Problema n.º 3, Alvorada Policiária, Pensador, 1978
Podia ter Acontecido!...; Torneio Detective Misterioso (Prova 2); Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 8 de Fevereiro de 1979
Qual o Fim?; Torneio Repórter X, Prova 10; Cruzadex Policiário, Cruzadex, Outubro de 1979
"Évora, 14.10.79" (Q.G. ELS - R.M.S.), 1.º Grande Torneio Português de Fórmula Um e Torneio Paralelo de Homenagem a Jartur (Prova 3), Enigma Policiário, Passatempo, Março de 1980
Um Crime no Terreiro do Paço; I Campeonato Nacional de Problemas Policiários (Prova 1); XYZ Policiário; XYZ Magazine; Janeiro de 1981
Um Azar Nunca Vem Só; II Campeonatos Distritais de Decifradores de Problemas Policiários (1.ª Jornada); Clube Xis, Junho de 1983
Um Crime Entre Amigos; II Campeonatos Distritais de Decifradores de Problemas Policiários (3.ª Jornada); Clube Xis, Agosto de 1983
O Inspetor Rodriguinho Investiga em Famalicão; Cantinho da TPA; Clube Xis; Novembro de 1983
Estúpidos Assassinos; Torneio dos Polícias e dos Ladrões (Problema 2); Código Secreto; Barlavento; 1 de Fevereiro de 1984
Suicídio ou Homicídio?; Problema a Prémio (Desenhado); Código Secreto; Barlavento; 15 de Agosto de 1984
Suicídio ou Homicídio?; 1.º Torneio - Problemística Policiária do Blogue RO (Prova 2), Blogue Repórter de Ocasião; 11 de Setembro de 2022
Há Sempre um Pormenor; Problema; Detective; Jornal de Almada; 17 de Maio de 1985
Mais um Assalto!; Problema; Detective; Jornal de Almada; 18 de Outubro de 1985
A Árvore de Natal; Problema; Detective; Jornal de Almada; 20 de Dezembro de 1985
Detective, Mentiroso e... Criminoso; Supertorneio Policiário 1993 (Prova 10); Policiário; Público; 21 de Novembro de 1993
As Três Chaves; Torneio Centenário do Sete de Espadas; (Prova 6-A) Policiário; Sábado; 2 de Setembro de 2021
Problema Policiário; Torneio Centenário do Sete de Espadas; (Prova 7-C) Policiário; Sábado; 21 de Outubro de 2021
Os Fotógrafos do Blogue RO; 1.º Torneio - Problemística Policiária do Blogue RO (Prova 1), Blogue Repórter de Ocasião; 3 de Setembro de 2022
O Assalto ao Património de Teresa Silva; 1.º Torneio - Problemística Policiária do Blogue RO (Prova 3), Blogue Repórter de Ocasião; 18 de Setembro de 2022
Inspector Rodriguinho em Londres; 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária (Prova 1), Blogue Repórter de Ocasião; 2 de Maio de 2023
Testamento Encriptado; 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária (Prova 2), Blogue Repórter de Ocasião; 2 de Junho de 2023
Morte Gelada; 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária (Prova 3), Blogue Repórter de Ocasião; 2 de Julho de 2023
Testes de Cultura Geral:
O Gráfico faz um Teste; 4-Estações 79-B) Primavera (Prova 3-B); Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 3 de Maio de 1979
Palavras Cruzadas:
13x13: 4-Estações 77 D) Outono; Mistério Policiário (Prova 3); Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 10 de Novembro de 1977
17x17; Maratona Anual de Palavras Cruzadas, Prova 10-A; Mistério e Aventura; Quebra-Tolas, Novembro de 1979
11x11; Maratona Anual de Palavras Cruzadas, Prova 12-B; Mistério e Aventura; Quebra-Tolas, Dezembro de 1979
Testes de Banda Desenhada:
Um dos Chamados Maneirinhos; 4-Estações 79-D) Outono (Prova 2-A); Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 18 de Outubro de 1979
Como Repórter Sou EU:
Problemas Policiários
Brincar aos Detectives; Torneio de Outono (Problema 4); Sábado Policiário; Diário Popular, 22 de Novembro de 1986
Lista enviada ao Confrade Paulo
Problemas Policiários de “O Gráfico”
OS OITO PROBLEMAS POLICIÁRIOS DO CAMPEÃO DE PRODUÇÃO »»» O GRÁFICO (Almada)
FANZINE “CLUBE XIS” – Mensário de Desporto Mental e Literatura de Mistério
Edição da CASA DE CULTURA DA JUVENTUDE DE FARO - 1983
CAMPEONATOS NACIONAIS DE PRODUTORES (Problemística Policiária) – “CLUBE XIS”
I GRANDE PRÉMIO DE PROBLEMAS POLICIÁRIOS »»»»»»»» TIPO ELIMINATÓRIAS
(1.ª Jornada do ICNP) (Primeiros Campeonatos Nacionais de Produtores)
“...EU ERA CRIANÇA ou O ROUBO DA BOLA DE FUTEBOL” – Original de: O Gráfico
Publicado no “Clube Xis” n.º 14 (Setembro/83) – CAMPEONATO DE DECIFRADORES
– 1.ºs REGIONAIS – 2.ºs DISTRITAIS (4.ª Jornada)
CAMPEONATOS NACIONAIS DE PRODUTORES (Problemística Policiária) – “CLUBE XIS”
I GRANDE PRÉMIO DE PROBLEMAS POLICIÁRIOS »»»»»»»» TIPO CONTRADIÇÃO
(2.ª Jornada do ICNP) (Primeiros Campeonatos Nacionais de Produtores)
“CRIME EM DIA DE ANIVERSÁRIO” - Original de: O Gráfico
Publicado no “Clube Xis” n.º 12 (Julho/83) – CAMPEONATO DE DECIFRADORES
– 1.ºs REGIONAIS – 2.ºs DISTRITAIS (2.ª Jornada)
CAMPEONATOS NACIONAIS DE PRODUTORES (Problemística Policiária) – “CLUBE XIS”
II GRANDE PRÉMIO DE PROBLEMAS POLICIÁRIOS »»»»»»»» TIPO TÉCNICO
(3.ª Jornada do ICNP) (Primeiros Campeonatos Nacionais de Produtores)
“UM AZAR NUNCA VEM SÓ!...” - Original de: O Gráfico
Publicado no “Clube Xis” n.º 11 (Junho/83) – CAMPEONATO DE DECIFRADORES
- 1.ºs REGIONAIS – 2.ºs DISTRITAIS (1.ª Jornada)
CAMPEONATOS NACIONAIS DE PRODUTORES (Problemística Policiária) – “CLUBE XIS”
II GRANDE PRÉMIO DE PROBLEMAS POLICIÁRIOS »»»»»»»» TIPO TRAJECTÓRIA
(4.ª Jornada do ICNP) (Primeiros Campeonatos Nacionais de Produtores)
“UM TIRO NA CASERNA” - Original de: O Gráfico
Publicado na Secção “Badaladas da TPO” – “Jornal BADALADAS”
- CAMPEONATOS DE ATLETISMO POLICIÁRIO
CAMPEONATOS NACIONAIS DE PRODUTORES (Problemística Policiária) – “CLUBE XIS”
III GRANDE PRÉMIO DE PROBLEMAS POLICIÁRIOS »»»»»»»» TIPO ENIGMA
(5.ª Jornada do ICNP) (Primeiros Campeonatos Nacionais de Produtores)
“UM CRIME ENTRE AMIGOS” - Original de: O Gráfico
Publicado no “Clube Xis” n.º 13 (Agosto/83) – CAMPEONATO DE DECIFRADORES
- 1.ºs REGIONAIS – 2.ºs DISTRITAIS (3.ª Jornada)
CAMPEONATOS NACIONAIS DE PRODUTORES (Problemística Policiária) – “CLUBE XIS”
III GRANDE PRÉMIO DE PROBLEMAS POLICIÁRIOS »»»»»»»» TIPO OBSERVAÇÃO
(6.ª Jornada do ICNP) (Primeiros Campeonatos Nacionais de Produtores)
“SUICÍDIO ou HOMICÍDIO?...” - Original de: O Gráfico
Publicado no “Código Secreto” n.º 49 (15.Agosto.84) – Secção de FERMAN – Jornal Barlavento
CAMPEONATOS NACIONAIS DE PRODUTORES (Problemística Policiária) – “CLUBE XIS”
IV GRANDE PRÉMIO DE PROBLEMAS POLICIÁRIOS »»»»»»»» TIPO IMAGINATIVO
(7.ª Jornada do ICNP) (Primeiros Campeonatos Nacionais de Produtores)
“A MORTE DO VELHO PEDINTE” - Original de: O Gráfico
Publicado no “Jornal Badaladas” – Secção “Badaladas da TPO” – Problema Policiário n.º 6 – Torneio “SETE DE ESPADAS”.
CAMPEONATOS NACIONAIS DE PRODUTORES (Problemística Policiária) – “CLUBE XIS”
IV GRANDE PRÉMIO DE PROBLEMAS POLICIÁRIOS »»»»»»»» TIPO LIMITAÇÃO HORÁRIA
(8.ª Jornada do ICNP) (Primeiros Campeonatos Nacionais de Produtores)
“OUTRO CRIME... ou MATOU E FUGIU!!!” – Original de: O Gráfico
Publicado no “Código Secreto” n.º 107 (30.10.85) – Secção de FERMAN – Jornal Barlavento
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Problema Policiário – “O MENDIGO ROUBADO” – Original de O Gráfico – 30/NOV/1985
Secção: Sábado Policiário – Diário Popular – Problema Policiário n.º 1 (A Concurso)
Problema Policiário – “O ROUXINOL” – Original de O Gráfico – 7/DEZ/1985
Secção: Sábado Policiário – Diário Popular – Problema Policiário n.º 2 (A Prémio)
Secção: Mistério Policiário – Mundo de Aventuras n.º 541 (15 de Dezembro de 1984)
Torneio do “S. Pedro ao Natal – 1984” – Problema Policiário n.º 5 (Último do Torneio)
“A Carmen na Produção” ou “Fim-de-Semana em Burgau” – Original de “O Gráfico”
Problema Policiário: “REUNIÃO DE DETECTIVES” – Um Original de: “O GRÁFICO” (Almada)
IV CONVÍVIO POLICIÁRIO DE ALGÉS – 25 de Fevereiro de 1984
Problema Policiário: “O ROUBO NA BIBLIOTECA” – Original de: “O GRÁFICO” (Almada)
TEMPO LIVRE – CONCURSOS – O ACADÉMICO (Boletim n.º 9) – Junho de 1978 –
AIRFA - Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense
Problema Policiário: “COISAS DE UM DETECTIVE” – Original de: “Repórter SOU EU”
Secção: Sábado Policiário – Diário Popular – Torneio “T.P.O.” – Problema n.º 1 (24/Jun/89)
Problema Policiário: “O Estranho Desaparecimento das BOTAS MÁGICAS do JOÃO GALÃO”
Autor: Repórter de Ocasião (RO) – Blogue do “Repórter de Ocasião” – 24 de Junho de 2019
Publicado na Rubrica: “HOJE NÃO ESCREVO CRÓNICA” (A Concurso)
Problema Policiário: “O AMIGO DESCONHECIDO” – Autor: “O GRÁFICO” (Almada)
Publicado na Secção “O DETECTIVE” (Jornal de Almada) – 1.º Lugar em Produção
Sujeito a confirmação sobre o Torneio de Produção!
Palavras Cruzadas de “O Gráfico”
11x11 – (98 Pontos) - Palavras Cruzadas n.º 1 – Original de “O Gráfico” (Almada)
TEMPO LIVRE – CONCURSOS – O ACADÉMICO (Boletim n.º 8) – Março de 1978 – AIRFA - Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense
11x11 – (100 Pontos) - Palavras Cruzadas n.º 2 – Original de “O Gráfico” (Almada)
21x21 (Capa-Desenhado) – PASSATEMPO (Revista Mensal de Desporto Cerebral)
Novembro-1977 (N.º 42) – Óptima Colaboração de “O Gráfico” (Almada)
MELHORES SOLUÇÕES – ORIGINALIDADE – OUTROS
TORNEIOS
Buscas e Cortesia de PAULO (Viseu)
Melhor Solução; Crime no Hospital; Torneio Primeiro Passo Dedutivo (Prova 4); Mundo de Aventuras; 1976
Vencedor; Torneio Primeiro Passo Dedutivo; Mistério Policiário; Mundo de Aventuras;1976
Vencedor; 4-Estações 77-B) Primavera; Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 1977
Vencedor; Torneio Quebra-Tolas-77, Mistério e Aventuras, Quebra-Tolas; 1977
Melhor Solução; Torneio “Tertúlia Policiária do Palladium” (Prova 4); Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 1977
Melhor Solução; Torneio “Tertúlia Policiária do Palladium” (Prova 12); Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 1977
Mais Original; Torneio “Tertúlia Policiária do Palladium” (Prova 13); Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 1977
Vencedor; 4-Estações 77-D) Outono; Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 1977
Vencedor de "As Melhores" na Categoria Novos, I Grande Torneio de Divulgação, Enigma Policiário, Passatempo, 1977-1978
Vencedor; 4-Estações 78-A) Inverno; Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 1978
Vencedor; 4-Estações 78-B) Primavera; Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 1978
Melhor Solução; Crime no Parque Eduardo Sétimo; II.º Torneio Cruzadex-3; Cruzadex; 1978
Solução Mais Original; Crime no Parque Eduardo Sétimo; II.º Torneio Cruzade-3; Cruzadex; 1978
Vencedor; Torneio Sete de Espadas; Mistério Policiário; Mundo de Aventuras; 1978
Vencedor de "As Mais Originais"; II.º Torneio Cruzadex Policiário; Cruzadex, 1978
Vencedor de "Originalidade", Torneio Ubro Hmet, Enigma Policiário, Passatempo, 1979
Mais Original, O Ladrão de Jóias; Torneio Repórter X - Prova 1; Cruzadex Policiário, Cruzadex, 1979 (Com o pseudónimo Gutenberg)
Vencedor; Torneio Repórter X; Cruzadex Policiário, Cruzadex, 1979 (com o pseudónimo Gutenberg)
Mais Originais, Torneio Repórter X - Prova 1; Cruzadex Policiário, Cruzadex, 1979 (com o pseudónimo Gutenberg)
Vencedor; 1.º Campeonato de Problemas Policiais; Clube Xis, 1983
Campeão de Produtores; 1.º Campeonato de Problemas Policiais; Clube Xis, 1983
Vencedor; Torneio de Problemística Policiária "Detective Misterioso"; A Lupa, Célula Cinzenta, 1991
Como Repórter SOU EU:
Melhor Solução; Torneio Outono (Prova 2); Sábado Policiário; Diário Popular, 1986
Mais Original; Torneio Outono (Prova 2); Sábado Policiário; Diário Popular, 1986
Melhor Solução; Torneio Outono (Prova 3); Sábado Policiário; Diário Popular, 1986
Mais Original; Torneio Outono (Prova 3); Sábado Policiário; Diário Popular, 1986
»»» CONTRIBUTO, AINDA INCOMPLETO, PARA O CURRÍCULO DE “O GRÁFICO” NO POLICIÁRIO NA VERTENTE PRODUÇÃO E DECIFRAÇÃO «««
Blogue RO – 01 de AGOSTO de 2023
https://reporterdeocasiao.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.