O Gráfico
CLUBE DE DETECTIVES
Daniel Falcão
http://clubededetectives.pt/
danielfalcao@clubededetectives.pt
Domingo, 20 de Agosto de 2023
(7♠) A nossa sentida homenagem a SETE DE ESPADAS.
Na vossa companhia há 8285 dias!
© DANIEL FALCÃO, 2000-2023
Olá, Amigos!
Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme
o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7♠)
“Nesta edição especial, o CLUBE DE DETECTIVES divulga a solução de Smaluco e a Estranha Carta sem Remetente de Inspetor Boavida, última prova do Torneio “Solução à Vista!”, promovido pela secção O Desafio dos Enigmas, assim como os resultados finais deste torneio e respectivos vencedores.
E porque a competição continua bem viva, alertamos para o cada vez mais próximo dia 31 de Agosto, data limite para envio de propostas de solução para o Problema Policiário n.º 4 – Inspector Rodriguinho em Burgau - Um Corpo à Rabeleta, um original inédito de O Gráfico – do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, promovido pelo blogue Repórter de Ocasião.
Para que as células cinzentas continuem sem descanso, mesmo em tempo de merecidas férias para quem nos visita, o CLUBE DE DETECTIVES continua a recordar enigmas de “outros tempos”, concretamente: Assassínio pelo Telefone de Pais Pinto, publicado em 21 de Maio de 1981 na secção Mistério… Policiário; Exício e Arcano de Xek Brit, publicado em 6 de Fevereiro de 1987 na secção O Detective; e O Caso Keops de Abílio, publicado em 13 de Novembro de 1994 na secção Policiário.
E, para aqueles que não tiveram a oportunidade de nos visitar na passada semana, relembramos os problemas anteriormente recordados pelo CLUBE DE DETECTIVES. Foram eles: Questão à Noite... de Fong Si Yu, publicado em 30 de Abril de 1981 na secção Mistério… Policiário; A Moedinha n.º 1 de Detective Alcopas, publicado em 19 de Dezembro de 1986 na secção O Detective; e Uma História Ultra-Romântica... de Insp. Moka, publicado em 30 de Outubro de 1994 na secção Policiário.
Torneio “Solução à Vista!”
Foram 12 (doze!) as provas do Torneio “Solução à Vista!”, promovido pela secção O Desafio dos Enigmas, problemas originais com a assinatura de Alybi, Detetive Ynpru Sedent, Rigor Mortis, Bernie Leceiro, Ma(r)ta Hari, Porthos, Subchefe Ferrolho, Athos, Detetive Jeremias, Daniel Falcão, Búfalos Associados e Inspetor Boavida.
No mesmo dia em que é divulgada a solução da prova do Torneio “Solução à Vista!” – Smaluco e a Estranha Carta sem Remetente de Inspetor Boavida –, aqui estão os resultados desta última prova e a respectiva classificação geral. No topo da classificação, vencedor do torneio e distinguido com a Taça O Desafio dos Enigmas, ficou Da Vinci (134 pontos), posicionando-se nos lugares imediatamente subsequentes: Búfalos Associados (133), distinguido com a Taça Joaquim Ferreira Leite, e Detetive Jeremias (132), distinguida com a Taça Madame Eclética. Devendo ser destacados todos os 59 concorrentes que participaram neste torneio, designam-se ainda os concorrentes, distinguidos com medalhas de participação, classificados no Top-10: Paulo (130 pontos), Inspetor Gigas (122), Dona Sopas (121), Inspetor Mucaba (120) e Elisa Bethy, Inspetor Moscardo e Pim-Pim Leite (118 pontos).
Concurso “Mãos à Escrita!”
Os decifradores do Torneio “Solução à Vista!” e orientador da secção atribuíram ao enigma O Mistério da Terceira Chave, original de Búfalos Associados e correspondendo à Prova n.º 11, uma pontuação média de 7,33 pontos, ficando este posicionado no quarto lugar. E, por isso, o vencedor do Concurso “Mãos à Escrita!” foi Bernie Leceiro com Fado do Ladrão Enamorado (7,81 pontos) que irá receber a Taça Audiência GP, partilhando os lugares do pódio com Detetive Jeremias e O Roubo do Conde Barão (7,74 pontos), distinguida com a Taça Joaquim Ferreira Leite, e com Rigor Mortis e A Noite da Morte de Túlio Lavandas (7,42 pontos), distinguido com a Taça Salvador Santos. Merecem também um destaque especial os restantes produtores classificados fora dos lugares do pódio.
CONCURSO “MÃOS À ESCRITA!”
»»» PRODUÇÃO «««
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1.º “Fado do Ladrão Enamorado”, de Bernie Leceiro: 7,81 pontos.
2.º “O Roubo do Conde Barão”, de Detetive Jeremias: 7,74 pontos.
3.º “A Noite da Morte de Túlio Lavandas”, de Rigor Mortis: 7,42 pontos.
4.º “O Mistério da Terceira Chave”, de Búfalos Associados: 7,33 pontos.
5.º “Um Dia Extraordinário”, de Daniel Falcão: 7,31 pontos.
6.º “Falta Dinheiro na Caixa”, de Ma(r)ta Hari: 7,24 pontos.
7.º “Encontre as Inverdades”, de Subchefe Ferrolho: 6,73 pontos.
8.º “O Roubo no Café Cerveja Maluca”, de Porthos:”: 6,55 pontos.
9.º “Mataram o Mau-Diabo”, de Detetive Ynpru Sedent: 6,32 pontos.
10.º “Histórias… Apenas Histórias”, de Athos: 6,15 pontos.
11.º “Que 31 Policiário”, de Aliby: 6,00 pontos.
Concurso de Contos
“Um Caso Policial no Natal”
Realizado o jantar-convívio, no passado dia 21 de Maio, na majestosa vila de Sintra, e entregues os prémios das competições realizadas nos anos 2019, 2020, 2021 e 2022, promovidas pela secção O Desafio dos Enigmas (está disponível uma excelente reportagem fotográfica no blogue Repórter de Ocasião, preparada pelo confrade O Gráfico, é chegado o momento de alinhavar as próximas iniciativas da secção.
Assim, com o aproximar do final das provas em curso (Torneio de Decifração “Solução à Vista!” e Concurso de Produção “Mãos à Escrita!”), preparam-se novas iniciativas que darão arranque à Temporada 2023-2024. Entre essas iniciativas, destaca-se a realização de mais um Concurso de Contos Policiais, que neste caso terão de ter ação centrada na quadra natalícia. Aqui fica o respetivo regulamento, para que os potenciais concorrentes possam ir dando asas à imaginação.
REGULAMENTO
1. O concurso está aberto a todos, sem quaisquer condicionalismos idade, sexo ou nacionalidade, podendo cada concorrente apresentar mais do que um original.
2. Os trabalhos, na modalidade de conto policial, em língua portuguesa, deverão ter acção na quadra do Natal, terão obrigatoriamente o mínimo de duas páginas de formato A4 e o máximo de quatro, escritas a 1,5 espaços, na fonte Times New Roman e corpo de letra 12.
3. Os originais deverão ser enviados em formato digital, a partir de 1 de Setembro de 2023, para o endereço eletrónico salvadorsantos949@gmail.com.
4. Os trabalhos serão publicados por ordem de recepção, a partir de 5 de Dezembro de 2023.
5. A classificação dos contos será definida através da média da pontuação atribuída pelos seus leitores.
6. No final da publicação de cada conto, os leitores do Jornal AUDIÊNCIA GP e os seguidores do blogue Local do Crime terão 30 dias para enviar a sua pontuação, numa escala de 5 a 10 pontos, em função da qualidade e originalidade, através do email referido no ponto 3.
7. Será vencedor do concurso o conto que alcançar uma maior pontuação média, sendo distinguidos os restantes trabalhos classificados nas dez primeiras posições.
8. Serão atribuídos os seguintes prémios: 1.º a 4.º Lugar – Taças; 5.º a 10.º Lugar – Medalhas.
9. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.
Problemística Policiária - Torneios
O Gráfico participou, em Decifração, no Torneio
“Solução à Vista!”, Blogue LOCALDOCRIME...
http://localdocrime.blogspot.com/
...e foi TOTALISTA na Prova n.º 8, (10 Pontos), produção “Histórias… Apenas História” de ATHOS, um Jovem Produtor Policiarista e Etapa n.º 9, (10 Pontos), “O Roubo do Conde Barão”, Original de DETETIVE JEREMIAS, esta Policiarista é um dos melhores valores Nacionais no Policiário. No Desafio n.º 10, (08 Pontos), Problema Policiário “Um Dia Extraordinário” proposto pelo consagrado Confrade DANIEL FALCÃO, também este Policiarista um dos Melhores Produtores e Decifradores Nacionais... foram “dois pontos” ao “ar”... NÃO TOTALISTA! Não se pode acertar... sempre! Não foi “Um Dia Extraordinário”... para “O Gráfico”!
Finalmente, no histórico caso “O Mistério da Terceira Chave” da autoria dos Confrades BÚFALOS ASSOCIADOS, uma dupla que se assume igualmente como das melhores e mais temíveis a nível Nacional, tanto em Decifração como na Produção, Problema Policiário n.º 11, (10+3 Pontos), TOTALISTA, (MELHOR “Proposta de Solução”). Num grupo de 54 Solucionistas “O Gráfico”, (que está nos últimos lugares porque somente participou em cinco dos doze Problemas Policiários!) com esta melhor “Solução”, deu um ar da sua graça e conseguiu interpor-se entre os candidatos à vitória no certame e... baralhar as “contas” finais!
...Na última Prova, N.º 12, “Smaluco e a Estranha Carta sem Remetente”, original de INSPETOR BOAVIDA, igualmente um dos mais categorizados Decifradores e Produtores Nacionais, Orientador da secção “O DESAFIO DOS ENIGMAS”, “O Gráfico” acertou na “Proposta de Solução” enviada e foi TOTALISTA obtendo mais 10 pontos!
NOTA: - “O Gráfico” só participou a partir da Etapa n.º 8, inclusive.
Os Melhores Concorrentes
Vencedores das 12 Etapas
Da Vinci – Provas 3 – 9 – 12
Búfalos Associados – Provas 2 – 4 – 8
Paulo – Provas 1 – 7
Inspector Gigas – Prova 5
Detective Jeremias – Prova 6
Dona Sopas – Prova 10
O Gráfico – Prova 11
Curiosidades
UMA PALAVRA de apreço para o concorrente solucionista, decifrador, INSPETOR MUCABA, na minha modesta opinião, que terminou em 7.º lugar, mas que foi O ÚNICO que conseguiu mais pontos na competição, exceptuando os “pontos especiais” uma vez que somente deixou “fugir” UM PONTO na Prova n.º 7! É de louvar! Parabéns! Até à última Etapa DONA SOPAS manteve-se sem “perda de pontos”, mas não conseguiu manter a invencibilidade no último Desafio onde só obteve... 8 Pontos!! MALI, uma Campeã, de outros Torneios do passado, ainda foi a tempo de participar somando nota máxima na Prova n.º 12, não contando, claro, os “pontos positivos/especiais” (+3, 2 e 1) que, afinal, determinaram o CAMPEÃO do Torneio em Decifração!
Mérito para o Confrade DA VINCI. Merecido!
O Certame reuniu 59 Concorrentes! MUITO BOM!!
O Gráfico
MTR
ResponderEliminarIsto é coisa para profissionais 😂