🔎 Memórias do Policiário – 050 🔍
👣 Pegadas...
O Gráfico
O Gráfico
CLUBE DE DETECTIVES
Daniel Falcão
danielfalcao@clubededetectives.pt
Domingo, 6 de Agosto de 2023
Olá, Amigos!
Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7♠)
“É absolutamente verdade! Neste início do mês de Agosto, mês de merecidas férias para quem nos visita, o CLUBE DE DETECTIVES não pára mesmo. Logo no dia 2, numa edição especial, divulgamos o Problema Policiário n.º 4 – Inspector Rodriguinho em Burgau - Um Corpo à Rabeleta, um original inédito de O Gráfico – do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, promovido pelo blogue Repórter de Ocasião, cujo prazo para envio de propostas de solução apenas termina no último dia do mês; dois dias depois, na habitual edição semanal, apresentamos os resultados da Prova n.º 11 (penúltima) do Torneio “Solução à Vista!”, promovido pela secção O Desafio dos Enigmas, e a solução do Problema Policiário n.º 3 do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária; e hoje, numa nova edição especial, regressamos para vos trazer os resultados deste Problema Policiário n.º 3 e a actualização da classificação do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, quando nos encontramos a meio da competição.
Para que as células cinzentas continuem sem descanso, o CLUBE DE DETECTIVES continua a recordar enigmas de “outros tempos”, concretamente: O Mordomo... Indeciso! de Smasher Smile, publicado em 16 de Abril de 1981 na secção Mistério… Policiário; Crime no Museu de A Lampadinha, publicado em 5 de Dezembro de 1986 na secção O Detective; e Tempos Difíceis em 278 d. C. de Leão Pardo, publicado em 23 de Outubro de 1994 na secção Policiário.
E, para aqueles que não tiveram a oportunidade de nos visitar na passada semana, relembramos os problemas anteriormente recordados pelo CLUBE DE DETECTIVES. Foram eles: A Morte do Industrial de Inspector Zacarias, publicado em 2 de Abril de 1981 na secção Mistério… Policiário; Morte na Varanda de Rui Kid, publicado em 19 de Setembro de 1986 na secção Detective; e Bater Certo de J. C. Al, publicado em 16 de Outubro de 1994 na secção Policiário.
»»» SE O LEITOR CLICAR NOS NOMES E TÍTULOS
SUBLINHADOS VISUALIZARÁ OS DADOS REFERENTES AO MENCIONADO NO PRÓPRIO “CLUBE DE
DETECTIVES”! FAÇA UMA VISITA E ACOMPANHE O SITE! «««
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Página Cultural de Divertimento
Repórter de Ocasião é um blogue coordenado por Luís Rodrigues (O Gráfico para a Família Policiária), uma Página Cultural de Divertimento, cujos objetivos centrais são a diversão e o puro lazer, com o intuito de fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão, visando o companheirismo e fraternidade. Luís Rodrigues, o próprio Repórter de Ocasião, assume-se, na primeira pessoa (corroboramos que assim é, e muito mais!), como produtor de palavras cruzadas, charadismo e passatempos variados de entretenimento, autor de contos e problemas policiais, short story, com o pseudónimo de O Gráfico.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária –Resultados do Problema n.º 3
NOVIDADE!
“Com o Problema Policiário n.º 3, o número de concorrentes subiu para 55, se bem que “apenas” 50 concorrentes tenham apresentado propostas de solução a este problema. Destes, dois apareceram pela primeira vez e outros dois regressaram após ausência no problema anterior. Como todos eles receberam a pontuação máxima (10 pontos), a distinção foi feita a partir dos pontos especiais das melhores soluções e das soluções mais originais, eventualmente cada vez mais relevantes para a classificação final.
“No topo da Classificação Geral, continuam os mesmos cinco concorrentes com a pontuação máxima, 30 pontos, ficando apenas separados pelos pontos especiais (os quais possibilitam apenas, de acordo com o regulamento, desempatar as respectivas posições na classificação): Detective Jeremias está na liderança (com 8 pontos nas melhores soluções), logo seguida de Detetive Excalibur (6 pontos nas melhores soluções e 8 pontos nas soluções mais originais), Inspetor Moscardo (2 pontos nas melhores), Duarte Cordeiro (6 pontos nas mais originais) e Os Mosqueteiros. Com apenas um ponto de atraso, 29 pontos, regista-se uma lista de 24 concorrentes, destacando-se entres estes os que já obtiveram pontos especiais: LS e Mac Jr. (6 pontos nas melhores), Paulo (4 pontos nas melhores e 4 pontos nas mais originais), Búfalos Associados (4 pontos nas melhores), Inspector Pevides (6 pontos nas mais originais) e Inspector Ryckyi (2 pontos nas mais originais).
“E porque há mais classificações para além da geral, também a classificação das melhores soluções e das soluções mais originais está ao rubro. Na classificação das melhores soluções, a liderança está nas mãos de Detective Jeremias (8 pontos), tendo apenas a dois pontos de distância o trio formado por Detetive Excalibur, LS e Mac Jr. Numa situação semelhante está a classificação das soluções mais originais, mas com Detetive Excalibur (8 pontos) na liderança e o trio formado por Duarte Cordeiro, Inspector Onabla e Inspector Pevides a dois pontos de distância. Por fim, na nova classificação especial, Prémio Combinado, para a qual apenas contam os concorrentes classificados em ambas as modalidades dos pontos especiais e em que o número de pontos corresponde aos respectivos posicionamentos em todas as classificações (por isso, quanto mais perto dos topos, menos pontos e melhor), o líder é Detetive Excalibur (com 5 pontos – 2.º lugar no torneio, 2.º lugar nas melhores e 1.º lugar nas mais originais), tendo, para já, apenas a companhia de Paulo (com 18 pontos) nesta classificação.
2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Solução do Problema n.º 3
“ O Inspector Rodriguinho e o Ajudante Lumafero, mais uma vez, foram rápidos na resolução do caso que envolvia o enforcamento do gerente de uma fábrica de produção de gelo, mote do Problema Policiário n.º 3 – Morte Gelada de O Gráfico. Afinal, tratou-se de um suicídio, embora não se tenham determinado as razões que levaram a vítima a pôr termo à vida, se bem que foi possível concluir que esta recorreu a um enorme cubo de gelo como suporte.
2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Problema n.º 4
PODE PARTICIPAR
ATÉ 31 DE AGOSTO
“Neste mês de Agosto, mês de férias por excelência, a região do Algarve é o ponto de encontro para o Problema Policiário n.º 4 do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, organizado em memória de notáveis Policiaristas que se recordam com muita saudade – Sete de Espadas, M. Constantino, Detective Misterioso e Detective Invisível –, mais um original inédito de O Gráfico, intitulado Inspector Rodriguinho em Burgau - Um Corpo à Rabeleta. A pitoresca vila piscatória de Burgau é o destino do Inspector Rodriguinho e do Ajudante Lumafero para investigar a morte de Manel Sombrio, encontrado morto com uma faca de mato espetada no peito. Escutados os depoimentos dos três suspeitos, Joaquim Frenético Amador, Miguelito Boné Punhada e Tó dos Anzóis Lula Branca, o Inspector Rodriguinho não teve qualquer dificuldade em apontar o criminoso e desvendar o caso… apesar do maravilhoso dialecto algarvio por eles utilizado.
Relembramos que, após a leitura atenta do problema e respetiva resolução, a proposta de solução deverá ser enviada para reporter.de.ocasiao@gmail.com (outras formas de envio são indicadas no Regulamento), até ao dia 31 de Agosto, mas não esqueçam que as melhores propostas de solução e as soluções mais originais receberão pontos especiais.
O Detective (De 21 de Novembro de 1986 até 21 de Dezembro de 1989)
NOVIDADE!
“No dia 17 de Maio de 1985, surgia no Jornal de Almada a secção Detective (1.ª fase), uma secção policiária da Tertúlia Policiária de Almada (TPA), coordenada por The Punk (A. A. Oliveira). E assim continuou até ao dia 20 de Dezembro do mesmo ano. No dia 17 de Janeiro de 1986, a secção Detective apresentava-se com um novo visual e com nova orientação: “Olá, aqui estou!”, assim se apresentava O Gráfico (Luís Rodrigues Malanho). Esta 2.ª fase da secção duraria até ao dia 7 de Novembro de 1986 e terminaria imediatamente após a extinção da Tertúlia Policiária de Almada. Mas, ainda neste mês de Novembro, no dia 21, o Jornal de Almada apresentava a “Secção de problemística policiária e… não só!...” O Detective, a qual passaria a ser publicada quinzenalmente, na 1.ª e 3.ª semana de cada mês, e com a superior orientação de Luís Rodrigues Malanho (O Gráfico). Mais tarde, no dia 19 de Janeiro de 1990, com novo visual e com coordenação partilhada por O Gráfico (Luís Rodrigues) e Hannibal (Carlos Neves), “Ano Novo… Vida Nova!”, a secção assumia-se como órgão oficioso da Tertúlia Policiária de Almada e do Grupo A-Team, passando a designar-se como secção policiária O Detective / Zona A-Team. Esta brilhante aventura policiária cessaria no dia 2 de Maio de 1997. Todos os problemas publicados nestas várias fases serão aqui recordados e merecidamente integrados no Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa online.
RECORDANDO!
“No dia 5 de Dezembro de 1986 (secção n.º 12) prosseguia a 2.ª parte do Torneio de Decifração da 1.ª Supertaça Policiária - Cidade de Almada (homenagem ao Inspector Aranha; a 1.ª parte, formada pelos quatro primeiros problemas, fora uma homenagem ao Sete de Espadas), com a publicação do Problema n.º 6, um original de A Lampadinha (Feijó) intitulado Crime no Museu, o qual fora classificado em 2.º lugar (ex-aequo) no Torneio de Produção, uma homenagem a L. P. (nesta supertaça foi também homenageado o Zé no Torneio Paralelo).
http://clubededetectives.pt/
ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA
POLICIÁRIA PORTUGUESA
POLICIARISTAS - O GRÁFICO
ORIENTAÇÃO DE SECÇÕES
DETECTIVE (17.Janeiro.1986 – 7.Novembro.1986)
O DETECTIVE (21.Novembro.1986 – 21.Dezembro.1989)
PROBLEMAS POLICIÁRIOS:
LIGEIRA DISTRACÇÃO…
(4.Agosto.1977)
AMIGOS, AMIGOS…
(11.Maio.1978)
PODIA TER ACONTECIDO!…
(8.Fevereiro.1979)
HÁ SEMPRE UM PORMENOR…
(17.Maio.1985)
MAIS UM ASSALTO!...
(18.Outubro.1985)
A ÁRVORE DE NATAL
(20.Dezembro.1985)
DETECTIVE, MENTIROSO E… CRIMINOSO!
(21.Novembro.1993)
AS TRÊS CHAVES…
(2.Setembro.2021)
PROBLEMA POLICIÁRIO
(21.Outubro.2021)
OS FOTÓGRAFOS DO BLOGUE RO
(3.Setembro.2022)
SUICÍDIO OU HOMICÍDIO?...
(11.Setembro.2022)
O ASSALTO AO PATRIMÓNIO DE TERESA SILVA
(18.Setembro.2022)
INSPECTOR RODRIGUINHO EM LONDRES - ENIGMA
(2.Maio.2023)
TESTAMENTO ENCRIPTADO
(2.Junho.2023)
MORTE GELADA
(2.Julho.2023)
INSPECTOR RODRIGUINHO EM BURGAU - UM CORPO À RABELETA
(2.Agosto.2023)
http://clubededetectives.pt/
danielfalcao@clubededetectives.pt
LOCALDOCRIME
O DESAFIO DOS ENIGMAS
http://localdocrime.blogspot.com/
salvadorsantos949@gmail.com
Concurso de Contos
“Um Caso Policial no Natal”
“Realizado o jantar-convívio, no passado dia 21 de Maio, na majestosa vila de Sintra, e entregues os prémios das competições realizadas nos anos 2019, 2020, 2021 e 2022, promovidas pela secção O Desafio dos Enigmas (está disponível uma excelente reportagem fotográfica no blogue Repórter de Ocasião, preparada pelo confrade O Gráfico, é chegado o momento de alinhavar as próximas iniciativas da secção.
“Assim, com o aproximar do final das provas em curso (Torneio de Decifração “Solução à Vista!” e Concurso de Produção “Mãos à Escrita!”), preparam-se novas iniciativas que darão arranque à Temporada 2023-2024. Entre essas iniciativas, destaca-se a realização de mais um Concurso de Contos Policiais, que neste caso terão de ter ação centrada na quadra natalícia. Aqui fica o respetivo regulamento, para que os potenciais concorrentes possam ir dando asas à imaginação.
REGULAMENTO
1. O concurso está aberto a todos, sem quaisquer condicionalismos idade, sexo ou nacionalidade, podendo cada concorrente apresentar mais do que um original.
2. Os trabalhos, na modalidade de conto policial, em língua portuguesa, deverão ter ação na quadra do natal, terão obrigatoriamente o mínimo de duas páginas de formato A4 e o máximo de quatro, escritas a 1,5 espaços, na fonte Times New Roman e corpo de letra 12.
3. Os originais deverão ser enviados em formato digital, a partir de 1 de setembro de 2023, para o endereço eletrónico salvadorsantos949@gmail.com.
4. Os trabalhos serão publicados por ordem de receção, a partir de 5 de dezembro de 2023.
5. A classificação dos contos será definida através da média da pontuação atribuída pelos seus leitores.
6. No final da publicação de cada conto, os leitores do jornal AUDIÊNCIA GP e os seguidores do blogue Local do Crime terão 30 dias para enviar a sua pontuação, numa escala de 5 a 10 pontos, em função da qualidade e originalidade, através do email referido no ponto 3.
7. Será vencedor do concurso o conto que alcançar uma maior pontuação média, sendo distinguidos os restantes trabalhos classificados nas dez primeiras posições.
8. Serão atribuídos os seguintes prémios: 1.º a 4.º Lugar – Taças; 5.º a 10.º Lugar – Medalhas.
9. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.
Torneio “Solução à Vista!” – Solução da Prova n.º 11 e Resultados até à Prova n.º 11
“A apenas uma prova do término do Torneio “Solução à Vista!”, já eram conhecidas as soluções de onze das provas e, a partir de hoje, são conhecidos os resultados destas provas e a respectiva classificação geral, a qual, pode bem dizer-se, está verdadeiramente ao rubro, em que a classificação definitiva será decidida com a atribuição dos pontos especiais na última prova. E porquê? Precisamente porque Búfalos Associados, Da Vinci e Detetive Jeremias partilham a liderança com 121 pontos, com apenas um ponto a separá-los de Paulo (120 pontos). Nas posições seguintes, sem que esta décima primeira prova tivesse produzido qualquer alteração, mantiveram-se, no quinto lugar, Dona Sopas (113), no sexto lugar, Inspetor Gigas (112), no sétimo lugar, Inspetor Mucaba (110) e no oitavo lugar, Elisa Bethy, Inspetor Moscardo e Pim-Pim Leite (108) – o top-10!
Problemística Policiária - Torneios
O Gráfico está a participar, em Decifração, no Torneio
“Solução à Vista!”, Blogue LOCALDOCRIME...
http://localdocrime.blogspot.com/
...e foi TOTALISTA na Prova n.º 8, (10 Pontos), produção “Histórias… Apenas História” de ATHOS, um Jovem Produtor Policiarista e Etapa n.º 9, (10 Pontos), “O Roubo do Conde Barão”, Original de DETETIVE JEREMIAS, esta Policiarista é um dos melhores valores Nacionais no Policiário. No Desafio n.º 10, (08 Pontos), Problema Policiário “Um Dia Extraordinário” proposto pelo consagrado Confrade DANIEL FALCÃO, também este Policiarista um dos Melhores Produtores e Decifradores Nacionais... foram “dois pontos” ao “ar”... NÃO TOTALISTA! Não se pode acertar... sempre! Não foi “Um Dia Extraordinário”... para “O Gráfico”!
Finalmente, no histórico caso “O Mistério da Terceira Chave” da autoria dos Confrades BÚFALOS ASSOCIADOS, uma dupla que se assume igualmente como das melhores e mais temíveis a nível Nacional, tanto em Decifração como na Produção, Problema Policiário n.º 11, (10+3 Pontos), TOTALISTA, (MELHOR “Proposta de Solução”). Num grupo de 54 Solucionistas “O Gráfico”, (que está nos últimos lugares porque somente participou em cinco dos doze Problemas Policiários!) com esta melhor “Solução”, deu um ar da sua graça e conseguiu interpor-se entre os candidatos à vitória no certame e... baralhar as “contas” finais!
...O mesmo poderá suceder na decifração da última prova, “O Gráfico” também tem esperanças de ter solucionado o enigma da Prova n.º 12, “Smaluco e a Estranha Carta sem Remetente”, original de INSPETOR BOAVIDA, igualmente um dos mais categorizados Produtores Nacionais!
Aguardemos!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.