👮🦉☝Este é o vosso Blogue RO! ✌📜
🔖🔍🌷🚦
https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ ️🖊📲
Intróito 🖋
"JUNTOS... SOMOS MAIS FORTES!" ...É um chavão de sempre, agora muito em voga, por tudo quanto é sítio, mas que assenta como uma luva... neste projecto “Borda D`Água do Conto Curto” idealizado, com extraordinário mérito, por uma dupla de Policiaristas que ilustram na perfeição a elite de todos aqueles que ao longo dos tempos se foram interessando pelo POLICIÁRIO, pela cativante Problemística Policiária e seus gratificantes derivados! Falo-vos de “Detective Jeremias” a gigantesca e deveras colossal revelação Policiária do século XXI e do nada, nadinha mesmo, sorumbático e incomparável “A. Raposo” – esse mesmo que um dia me ofereceu um quadro com um “MOUXO”, original, num dos Convívios Policiários de Almada e me disse que “podia ter muitos, na minha colecção, mas nenhum... com “X”!” Só por aqui dá para entender a criatividade e o modo divertido como o Confrade “A. Raposo” encarava o Policiário, a Problemística, os Contos, etc... – que baptizaram, outrossim de um modo jocoso esta esplendorosa iniciativa de “Edições Fora da Lei”!
...Somente conheci a “Detective Jeremias” em 2023, no habitual Convívio de S. Pedro de Sintra e dei de caras com as “Edições Fora da Lei”, mas percebi, no imediato, que se tratava de algo de interessantíssimo valor Policiário no seio da famosa “Tertúlia Policiária da Liberdade”, isto sobre o pequeno Fanzine porque em relação à “Detective Jeremias”... já a tinha conectado a “Búfalos Associados”, “Inspetor Boavida”, “Bernie Leceiro”, “Inspector Moscardo”, “Rigor Mortis”, entre outros... como qualificados, excelentes e valorosos Policiaristas deste novo século, graças à dinamização auspiciosa do “LP” (Inspector Fidalgo) na estrondosa Secção do “Público Policiário”!
“Borda D`Água do Conto Curto”, “O CASO (sério) DA RUA das TRINAS” e “ O LIVRO DE PANTACRUEL” são TRÊS MARCOS do POLICIÁRIO que o “Blogue RO” pretende recordar e memorizar no seu humilde “espaço” para a posteridade! Nesta trilogia de “especialidades policiárias”... o “selo” (cunho pessoal) de “Detective Jeremias” e de “A. Raposo”, entre outros elementos da TPL (Tertúlia Policiária da Liberdade) está bem documentado e vistosamente expresso num lacre majestoso e indestrutível.
Começando pelo “Borda D`Água do Conto Curto” – que se completaram 4 edições, com a última a (re)nascer, agora, em 2025 (!), – inicialmente o primeiro número, de 2018, só apresentou os “Contos Curtos” de “A. Raposo” e “Detective Jeremias”, mas depressa a ideia foi muitíssimo bem recebida pelas hostes Policiaristas pelo que as Edições de 2019 (2.ª) e 2020 (3.ª) já usufruíram das participações de enormes figuras do Policiário, tais como: Abrótea, Filipa Wilson, Maria Cristina de Aguiar, Peter Pan, Rigor Mortis, Inspector Moscardo, Búfalos Associados, Zé (Viseu), Inspetor Boavida, João Artur Mamede (Jartur), Arnes (Loki), Inspector Aranha, Inspector Mokada, Ma(r)ta Hari e Rui Mendes (Búfalos Associados).
As “Edições Fora da Lei” de 2025... obedecem, finalmente, a uma ideia original dos seus criadores... que exigiam, ao princípio, um pequeno Conto curto, mas mesmo curto, por página, respeitando uma produção literária por cada mês do ano que não excedesse as 287 palavras, mas os seus Autores, desta vez, não estão identificados, de um modo enigmático, “cobardemente sob a capa do anonimato”, como, de uma maneira hilariante, se refere na contra-capa, respeitando a essência do Fanzine!
...Há quem desconfie e opine, nos bastidores do Policiário... – aqueles que já receberam o exemplar de 2025 (!) porque o respectivo irá ser oferecido a todos os presentes no habitual Convívio de S. Pedro de Sintra a realizar-se em Maio, próximo – que estes 12 novos Contos... serão, todos, da autoria da nobre “Detective Jeremias”, mas isso... serão as “más-línguas” a sussurrar, pois “más-línguas” existem em todo o lugar...
Esperamos pelos anos de 2026 ou... 2027, quando se comemorar os 100 Anos da Problemística Policiária em Portugal, para ver se a nova Edição do “Borda D`Água do Conto Curto” – “Edições Fora da Lei” revelará os nomes/pseudónimos dos Autores da Edição de 2025. Sim... porque como “as coisas estão”... acreditamos que a “Detective Jeremias”, com novo fôlego Policiário, não vai parar...
Então... já ficam a saber... aos Domingos... por aqui no “Blogue RO”... os Leitores vão “levar” com os "Contos Policiários" do "Borda D`Água do Conto Curto" – “Edições Fora da Lei”, uma Obra Policiária lançada em 2018 pela competência de "Detective Jeremias" e a "irreverência policiária" do saudoso "A. Raposo" Mestre em escrita policial repleta de sarcasmo (!), diria "humor negro"... que nunca se encontrou noutro apaixonado pelo POLICIÁRIO! Outros Policiaristas de nomeada, ainda vivos e alguns (já) "afastados" e "desaparecidos" do nosso Convívio serão recordados nas "Edições Fora da Lei" que irão ficar perpetuadas no "Blogue RO"!
Saudações Policiárias.
O Gráfico (RO)
Luís Rodrigues
As Edições Fora da Lei apresentam o primeiro Borda d'Água temático:
BORDA D' ÁGUA DO CONTO CURTO
Apesar de trabalhar na clandestinidade, com esta publicação de textos muito curtos, a editora vai ao encontro da vontade dos leitores.
Em rigorosa exclusividade, A. Raposo e Detective Jeremias escreveram 12 contos ricos em suspense, elementos insólitos e com um desfecho que é uma imagem de marca dos autores.
As Edições Fora da Lei apostam em literatura policiária de elevada qualidade e narrativas breves, para deleite do leitor que agora nos lê.
Edições Fora da Lei
ANO NOVO, VIDA NOVA
Ruben Costa é um produto típico dos anos 90. Filho e neto único foi desde sempre habituado à satisfação imediata dos seus caprichos. Quando criança usava a técnica da birra estridente, na adolescência pressionava com ameaças de actos de rebeldia, nunca concretizados, e actualmente era um “jovem adulto” que votava os pais ao desprezo quando estes não respondiam aos pedidos de financiamento a fundo perdido.
Os dias de Ruben Costa - sem estudos e sem emprego - eram preenchidos alternadamente com sessões intensas no ginásio, perdão, no Clube de Health & Fitness, ou com outras sessões também intensas, no Tatoo Art Studio. Os dois locais serviam para aperfeiçoar o físico e melhorar a imagem.
Quanto à actividade mental, Ruben dedicava-se a publicar vídeos no Youtube e a fazer downloads ilegais de jogos e outras cenas.
Ruben cumpria ainda um outro ritual com fervor religioso — candidatava-se a todos os reality shows da nossa praça televisiva. No fundo, tinha um sonho: queria ser famoso, ser reconhecido por todos, fazer presenças em discotecas, sair nas capas das revistas e ser entrevistado por todas as estações em prime time.
Neste primeiro dia do ano de 2018 chegou um sinal de esperança: um anúncio no placard do centro comercial, com uma franja de contactos telefónicos pedia um voluntário para “ensaio científico de âmbito internacional”. Arrancou logo o anúncio, impedindo a sua divulgação: - O lugar ia ser dele. Tinha a certeza de que a sua visibilidade mundial estava naquele projecto.
Adeus, mediocridade, adeus anonimato, adeus família, adeus bairro!
Fama, aqui estou eu!
Seguiram-se meses intensos para a equipa de investigação e para os voluntários: Clinical trials, Studies design, análises, exames, terapêuticas, exercício físico e alimentação padronizados, ensaios fase I, II, III, Certifications, e por aí fora.
Ruben Costa saboreava já o sucesso que se avizinhava e antecipava até o prazer de se ver num outdoor gigantesco.
Mal sabia ele que, passados doze meses, foi a única cobaia que respondeu com sucesso absoluto aos testes de invisibilidade total, permanente e irreversível do Dr. H. G. Wells.
Detective Jeremias
=====================================================
MORAL DA HISTÓRIA
FAMA SEM PROVEITO, ATÉ FAZ MAL AO PEITO
AI MADRINHA...
Ai madrinha inté hoje...
inté hoje...
ficava descrossoada por vossemecê nã comer nunca a 'nha broa de milho...
inté p'racia que vossemecê queria mangar comigo...
broa loirinha a sair da boca do forno...
quentinha... quentinha...
tã quente qu' inté nos queimava a cabeça dos dedos...
e o che'rinho...
che'rinho de crescer áuga na boca...
ai madrinha
ai madrinha, hoje q'ando malevantei `tava um frio de rachar...
saí `inda o sol nã tinha nascido...
o gelo das poças p'racia uma vidraça pronta p'ros cachopos aos pinotes a p'ratiram cas botas cardadas 'inté ficarem incharcados...
q'me valeu foi o calor do forno...
foi q'ando 'tava a prantar à lenha q' eu m'alembrei da cachaporrada q` aviou o tigrado.
ai madrinha...
maldito padrinho... maldito seja...
inté lh'apredoei ter-me desonrado q'ando “inda era criança,
inté lh'apredoei o mau vinho e as bubadêras de caixão à cova...
inté lh'apredoei nos encher de porrada q'ando `tava de maus fígados....
mas o tigrado... o tigrado...
ai madrinha foi por mor disso q'eu me quedei arregalada q'ando vi o padrinho alambazar-se cum a broa de milho 'cabadinha de cozer...
quentinha qu' inté queimava a cabeça dos dedos...
ai madrinha
osdespois foi vê-lo caído a escumar p'la boca... por mor do pó dos ratos q'eu misturei na farinha...
o padrinho aviou o gato e eu aviei o padrinho
ai madrinha...
Detective Jeremias
=====================================================
MORAL DA HISTÓRIA
QUANDO É DE MORTE O MAL, NÃO HÁ MÉDICO PARA CURAR TAL
»»» NO PRÓXIMO DOMINGO, 20 DE ABRIL SERÃO DIVULGADOS MAIS DOIS CONTOS DESTA EDIÇÃO DE 2018, DA AUTORIA DE "A. RAPOSO"!
ÍNDICE
ANO NOVO, VIDA NOVA - Detective Jeremias ............................ 1
AI MADRINHA... - Detective Jeremias.......................................... 3
UMA ANDORINHA NÃO FAZ A PRIMAVERA - A. Raposo ............. 5
HISTÓRIA DA FAMÍLIA ALCOFORADO - A. Raposo ...................... 7
UMA QUESTÃO DE NOME - Detective Jeremias ......................... 9
UMA HISTÓRIA INACREDITÁVEL - A. Raposo ............................ 11
ALICE JÁ NÃO MORA AQUI - Detective Jeremias ...................... 13
O GANG DOS SEIS - A. Raposo ................................................... 15
CINEGÉTICA – Detective Jeremias ............................................. 17
COMO “HENRIQUE SER” ATRAVÉS DA ESCRITA - A. Raposo ..... 19
NOVEMBRO SANGRENTO - Detective Jeremias ........................ 21
O MENINO JESUS DE ALVALADE - A. Raposo ............................ 23
BORDA D' ÁGUA DO CONTO CURTO
2018
Escrevemos estes contos nas margens da Borda de Água, sonhando com o seu sorriso ao lê-los, levando-nos, com amizade, até à foz do nosso contentamento.
A. Raposo
Uma escrita mano a mano com A. Raposo levou a um resultado final divertido e bem diferente das parcerias público-privadas que
desgastam os contribuintes.
Detective Jeremias
Uma edição que responde de uma vez por todas à pergunta de os
contos curtos serem ou não também literatura.
Anónimo
Borda d' Água do Conto Curto muitíssimo melhor do que o Nortk
American Water Edge.
The New York Times Book Review
Um conjunto magnífico de contos, todos sérios candidatos para as
nomeações ao britânico Short Story Dagger.
CWA Dagger Awards
📝BOM Domingo!
MUITO BOM PARABÉNS👏👏👏👏👏👏👏👏
ResponderEliminarAdorei os contos! Realmente, bons demais para não serem partilhados 😉 Excelente iniciativa, Gráfico! Que venham os próximos 👏👏👏👏
ResponderEliminarobrigado JEREMIAS, tenho os outros entregues em Sintra, não sei onde, rsrsr
ResponderEliminar