PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIABO... E TOURO... NO MESMO FILME!

PONTAPÉS – DE – CANTO    ( 9 )

O FILME... 

Por: Repórter de Ocasião 

   C
OM o mesmo Realizador, com os Artistas Principais do Costume, com os Protagonistas Secundários a serem os mesmos e com os Figurantes a repetirem-se, o ZOO do Cassapo voltou a fazer História na Charneca, vencendo um adversário oponente, de grande mérito, duma outra Escola e Formação ou não se tratasse do Clube Desportivo da Cova da Piedade! Ganharam os Iniciados do CCFC ao CDCP por um resultado que não oferece dúvidas: 5/1. Paradoxalmente esta Formação do ZOO, ocupando, agora, na Tabela Classificativa um honroso 2.º Lugar, ainda, atrás do Sporting Vinhense, é a Equipa que Mais Golos tem obtidos fora do seu habitat natural! Quero dizer que os “Animais” fora do seu terreno pelado já marcaram Nove (9) Golos! Até ao momento nenhuma outra Equipa conseguiu obter tantos tentos fora do seu reduto habitual.

O MELHOR ATAQUE
            De momento e decorridas seis (6) Jornadas, o ZOO tem a melhor performance de golos marcados, em relação a todos os adversários, porque conseguiu concretizar Dezanove (19) Golos! Uma vénia Especial para Rafael Cândido (Diabo da Tasmânia) e Rui Freixo (Touro) que, à sua conta, já marcaram por Quinze (15) Ocasiões. Oito golos para o primeiro, Sete para o segundo. É obra! São os ARTISTAS PRINCIPAIS do ZOO, num Filme que se vai repetindo, desafio, após desafio. De salientar, desta vez, perante o Cova da Piedade,  o “Hat-Trick” fenomenal do DIABO DA TASMÂNIA que arrasou completamente os miúdos visitantes. Saiu da contenda, momentos antes do termo da partida –para receber a ovação merecida dos adeptos! –dando oportunidade ao TOURO de se aproximar do seu pecúlio, aproveitando, este, para obter dois golos. Estivemos perante um “Diabo Entourecido” e um “Touro Endiabrado”! E, quando assim é, não existe opositor que lhes resistem... Parabéns, a ambos.  

OS DUPLOS 
            Este Plantel de Iniciados, cognominado, por mim, de ZOO do Cassapo, não vive somente dos seus principais Goleadores... Tenho que enaltecer e dar relevo aos Protagonistas Secundários –que são aqueles que fazem quase toda a “Papinha” para os terríveis se esbanjarem fartamente!... Neste jogo, o Cavalo Branco de Corrida (RELÂMPAGO), o jogador Gonçalo Vasques, aquém da evidência dos matadores foi um dos que elaborou a escrita para os brilhantes assinarem. De um seu passe único e magistral, o Diabo recebeu a bola no peito, virou-se e chutou... a redonda ganhou as asas do Cavalo Branco e anichou-se comodamente nas covas das redes da baliza do Piedade. Foi um golo soberbo que merecia repetição, à noite, na Televisão! Depois de uma lesão inconveniente o Cavalo Branco de Corrida está de regresso para fortalecer o ZOO. Pena que o Touro não tenha aproveitado aquela cavalgada desenfreada e descomunal, pela direita, do Relâmpago, para fazer o seu próprio “Hat-Trick”... Deslumbrou-se, o Rui Freixo... e atirou ao lado!
            A Raposa, Ricardinho, manhosa, como sempre, também, num Papel Secundário, fez das suas... com “bombas” contra a baliza contrária e passes certeiros para os dianteiros fazerem o gosto às botas mortíferas!... Pernalonga, como sempre, com transições exemplares também contribuiu para o volume do marcador! Trovão, o Cavalo Preto de Corrida é um fenómeno a Capitanear a Equipa! A braçadeira está bem entregue. Grita e gesticula dentro do Campo perante glórias ou adversidades e dá enormes reprimendas aos seus comandados quando metem a pata na poça... E, se isso não chegar, aproxima-se do Simba-Mor e transmite-lhe o seu descontentamento! Assim mesmo é que é... Viva o Pedro Victor! Grande Capitão. Faltam-lhe golos. Talvez numa próxima grande penalidade, a nosso favor... Alvitro.   
 
OS FIGURANTES 
            Também têm Valor, sim senhor, são elementos do ZOO, pertencem ao Grupo e vão entrando no decorrer das partidas, conforme é necessário e útil ao desenrolar dos acontecimentos!... Eu, quando costumo chegar junto deles – estão os “Animais” sentados no Banco dos Suplentes –habitualmente digo em voz alta que temos um “BANCO DE LUXO”! Ao princípio sorriam e achavam piada... agora, por vezes, ficam cabisbaixos e... refilam! Meus meninos tenham calma e paciência, digo-vos EU, por experiência, que a VOSSA VEZ há-de chegar. Para aqueles que acompanham o Site do CCFC (www.omeuclube.org/charneca) aconselho-os a lerem em “Conferências de Imprensa” no ARQUIVO/CRÓNICA OCASIONAL (1), a história do TELMO. Foi um menino que nunca teve uma oportunidade, até chegar aos JUVENIS e, aí... após a segunda Época e mais tarde já JÚNIOR fez uma carreira brilhante!!! A história é conhecida pelos mais antigos do Charneca de Caparica Futebol Clube! E aquela narração é um facto verídico, relatado, porventura há outros idênticos que aconteceram. Atenção, pois: TIGRE, LOBO, LINCE, ZEBRA, GORILA, ESQUILO, CAMALEÃO, BÚFALO... não desanimem! Eu prevejo um futuro risonho para o Fábio Veloso, André Batista, Diogo Pires, José Pereira, Jorge Matos, João Loureiro, Miguel Cravo, André Carvalho e... para todos vocês! Escrevo e digo, por experiência... Leiam, por favor, aquela história.  

O REALIZADOR  
            Como é do conhecimento de um qualquer e entusiasmado cinéfilo todo e qualquer Bom ou Mau Filme tem obrigatoriamente um Obreiro, o Homem que mexe os cordelinhos ao desenrolar das acções, por muitos que sejam os seus Colaboradores, Costureiros, Músicos, Motoristas, etc, etc... No ZOO do Cassapo há um Responsável-Mor, já por diversas vezes aqui referenciado. É um Homem Bom! Sabedor, REI! Aceita todas as Opiniões, dos Conselheiros e dos Insatisfeitos, todavia é ELE quem toma sempre a última decisão e... não há volta a dar...! É quase como se diz na gíria: TEMOS PENA! E... NÃO CHORAMOS!
            Que ninguém tenha dúvidas que este HOMEM (Simba-Mor) defenderá sempre os seus MENINOS (Animais) e ninguém os trata melhor do que ele!... Ele tem uma meta... É ganhar jogos e educar jogadores. Por tal, terá sempre o meu APOIO sem sobretudo me sentir refém das minhas opiniões e comentários!  

ESTÍMULOS AOS ARTISTAS 
            MACACO  -És Único, entre os Postes. Bom Guarda-Redes.
            SUPER RATO  -O costume, sem comprometer. Certinho.
            GIRAFA  -Para o 1.º Ano de Iniciado estás Impecável. 
            TROVÃO  -Já foi dito. Um Proeminente Capitão. 
            GAZELA  -Parece que não corres, mas, Estás Lá! 
            RELÂMPAGO  -Impressionam as tuas corridas. És um ÁS!   
            DIABO DA TASMÂNIA  -Regressaste para Vencer! Obrigado. 
            PERNALONGA  -Classe, Sobranceria e Irrequietismo. 
            RAPOSA  -O Menino que não sabe Jogar Mal... Inteligente.
            BÚFALO  -Rápido e Veloz! Merece a Titularidade. 
            TOURO  -Artista de Grande Inspiração. Génio! 
            GORILA  -Lembra-te que não sofreste Golos no Monte!...   
            LOBO  -Brevemente ouviremos os teus Uivos de Vingança! 
            LINCE –Sempre disponível com Vista Penetrante... 
            ESQUILO  -Aos poucos vai Roendo os adversários.   
            TIGRE  -Que Cara Medonha! Guarda-te para as próximas lutas!... 
            ZEBRA  -Divergente mas, ao mesmo tempo, concordante. 
            CAMALEÃO  -Confunde e Arrasa o inimigo, quando entra em Campo.   

UM ESPECTADOR
            Abraços Filmados, deste Amigo, para todos. (R. O.) – 16.Nov.201

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.