PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

BOLA FORA... (001) - Uma nova secção, por: LMFR

ARBITRAGEM

Sem me querer armar em “treinador de bancada” epíteto muito utilizado na gíria futebolística venho hoje a terreiro com uma nova secção à qual dou o nome de “Bola fora...” e na qualidade de director desportivo porque entendo, de uma vez por todas, que todos aqueles, cidadãos numa Sociedade livre (?), se devem manifestar e dar a sua opinião sobre qualquer assunto, especialmente quando estão no Movimento Associativo, nomeadamente no meio do futebol, de uma maneira gratuita e com absoluta carolice alheia de interesses de alguma espécie!   
            Ora, o tema escolhido, nesta primeira aparição, é precisamente as arbitragens no futebol, mais concretamente nos campeonatos Distritais, uma vez que represento e defendo o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC). 
            Uma vez prometi a um amigo meu, ex-árbitro de futebol, que nunca mais escreveria e falaria de arbitragens porque no futebol todos erramos e não é justo justificarmos as derrotas dos nossos clubes com os juízes das partidas mas, ao mesmo tempo, também não entendo muito bem... quando me dizem que o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) a “dizer mal dos árbitros...” desse modo, não vai chegar a lado nenhum!? Então se falarmos constantemente bem de todos os árbitros, quer eles, erram ou não, é por esta via que o CCFC vai ganhar campeonatos? Entenda quem quiser! A Direcção e os Corpos Sociais do CCFC têm feito um esforço enorme, grandíssimo até, para tratar bem as equipas de arbitragem –até somos amigos, no bom sentido da amizade e companheirismo, de muitos! –e, como tal, mesmo quando nos sentimos injustiçados nalguns jogos... temos conseguido manter o silêncio em prol do “fair-play” e bom senso no desporto! Não queremos ser beneficiados, por este caminho, entenda-se, pretendemos, somente, igualdade e mais competência, melhor rigor e imparcialidade nas arbitragens. 
            Há muitos anos, que se costuma dizer, no meio do futebol, que... “é tudo contra o Amora!” agora, tenho razões para afirmar que até parece que “está tudo contra o Charneca!” todavia, apenas vou escrever e opinar sobre factos, com provas... o leitor que observe  e tire as suas devidas conclusões.   
            Hoje, na Amora, os Seniores do CCFC perderam com a equipa local, por um golo sem resposta, através de uma grande penalidade assinalada pelo juíz da partida, já nos descontos da 1.ª parte, porque uma bola rematada por um jogador da formação da casa embateu violentamente numa parte do braço, logo a seguir ao ombro, do defesa “amarelo” (Davitson Silva –hoje, jogou pela primeira vez, esta temporada!) que se encolheu, como pôde, dado estar posicionado a escassos metros (um ou dois, não mais...) do autor do remate! Não discuto. Foi a opinião do árbitro.
            Há duas semanas atrás, em Santiago do Cacém, com o resultado zero a zero... Edson Semedo, do CCFC, marcou um livre contra o União e um dos dois jogadores da localidade, que faziam barreira, dentro da área, salta e ao mesmo tempo desvia a bola com os próprios punhos ou com os antebraços que estavam juntos em frente do seu tórax! Os jogadores do Charneca gritaram “penalty” mas... o jogo continuou perante a passividade do bandeirinha e negligência do árbitro do encontro! Não discuto. Foi a opinião do árbitro. (ver vídeo).
            Nesta temporada 2015-2016 já se tornou moda corrente, no campo do Cassapo, os assistentes da casa exclamarem... “-bem, agora só falta aparecer o “penaltyzinho” do costume, contra nós!...” quando o CCFC está a vencer um adversário por duas bolas... a zero! E... não é que isto, tal situação, já aconteceu por quatro ou cinco vezes!? Isto é verdade. Não é invenção. As grandes penalidades têm-se sucedido, justas, ou não... (não discuto. Foi a opinião dos árbitros). E, nestes casos, o Charneca, nunca ganhou nenhum daqueles jogos! São as coincidências do futebol... dizem os entendidos, mas, eu estou com a estranha sensação que já começa a estar “...tudo contra o Charneca!” 
E... porque será? Como dizia o outro... 

Luís Manuel Felizardo Rodrigues
Presidente da Assembleia Geral do Charneca de Caparica Futebol Clube
Biénio: 2015 - 2017
 
Nota: Ver vídeo do lance Santiago vs CCFC, em:
www.facebook.com/rodrigues.1958

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.