PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

(O)utras (R)eportagens - 004 - Uma Viagem a Santarém



Uma Viagem... a Santarém!

E
M 1988, quando o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) foi fundado viam-se na TV “Os Heróis de Shaolin” com três jovens famosos de Shaolin da Dinastia Ching. Agora, vinte e oito anos depois, o CCFC também tem os seus Heróis que defendem o Emblema do Clube com a melhor das suas forças e vontades! Entre os seus distintos e valorosos guerreiros, distribuídos por variados Escalões, destacam-se os aguerridos “Pernas-de-Pau” que nunca viram a cara à luta e representam o famigerado Grupo de “Benjamins (B)” nascidos no ano de 2006. Esta temporada de 2015-2016 são perto de trinta (30) valentes aqueles que combatem e defendem a Freguesia da Charneca de Caparica, do Concelho de Almada, Distrito de Setúbal, sob o Comando de Ana Patrícia Agostinho (Directora, que dá a sua própria vida, também, pelo Emblema e pelos seus “meninos”!); Tiago Carpinteira (Treinador, no seu primeiro ano ao leme deste Esquadrão) e “EL-REI” “D. Ricardo Sebastião” (Chefe-Supremo, Líder-Máximo, Único, Comandante-Absoluto e Imperioso, o Treinador mais antigo, em funções da NAÇÃO CCFC, contendo o nobre e indelével Estatuto de ter dirigido, coordenado, instruído e melhorado as maiores virtudes de muitos dos jovens atletas da vida actual do Charneca de Caparica Futebol Clube).  



  
         Os “Pernas-de-Pau” têm nomes e apenas meia formação do seu Exército esteve presente no dia 7 de Fevereiro de 2016 em Santarém para dignificar com muito mérito e orgulho a NAÇÃO CCFC! Eis os nomes dos seleccionados: Gonçalo Ferreira; David Pina; Tiago Jorge; Bruno Rufino; Guilherme Rosa; Salvador Videira; Leandro Marques; Rodrigo Sebastião; Diogo Gomes; Gonçalo Favinha; Guilherme Barbosa; Diogo Favita e Luís Reis. A acompanhá-los para ver e aprender como é... esteve também o novato Francisco Cardoso (Kiko) e os combatentes, com mais idade, Guilherme Cardoso (Gui) e Daniel Sebastião. Gustavo Campos (Guga) que igualmente é soldado devoto dos Benjamins (B), permanecendo em convalescença de batalhas anteriores, não deixou de vincar a sua digna presença entre os seus companheiros de guerra. 

Repórter de Ocasião (12 de Fevereiro de 2016)
Nota       O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

OS MUNICIADORES  
         Estes Heróis do CCFC, Escalão dos Benjamins (B), nascidos em 2006, têm um numeroso Grupo de municiadores que os apoiam em todas as frentes e batalhas e são precisamente os seus queridos Familiares. No passeio a Santarém, numa viagem que ficou para a História do CCFC, para participarem no “2.º Torneio Soccer Scalabis Cup”, os municiadores deste Exército transportaram consigo um rol de provisões que dava para alimentar todas as Equipas que disputaram o Certame! Todavia, como ninguém é perfeito... só lá faltou um Fogareiro, utensílio observado e notado noutros rivais mas, no total dos abastecimentos, todas as formações presentes e os seus apoiantes levaram “uma abada...” do Grupo dos Benjamins (B) porque no que toca a comer e a beber... ninguém os bate! São verdadeiros campeões na matéria! Alberto Ferreira, Helder Cardoso, Carlos Videira, Anselmo Rosa, Rui Barbosa, Nuno Favinha, Jorge Campos, Luís Cardoso, Carlos Rufino, Gertrudes Palma, Teresa Maria Alves, Carla Cardoso, Cristina favinha, Sandra Rosa, Sandra Palma, Marisa Lopes, Ana Patrícia Agostinho, Cláudia Palma, Elsa Videira, Sónia Jorge, Mónica Cardoso e outros elementos cujo nome ainda não me habituei a fixar infligiram uma pesada derrota aos convivas opositores por uma grande diferença de golos!... Tiraram-se milhares de fotografias.













ESPECIALISTAS
(...) Depois, cada um deles é especialista numa determinada matéria e no que toca a elas ainda se destacam mais... porque Sandra Palma em disputa com os Homens, no que toca a beber “Ice Tea” (uma espécie de Moscatel... até tem o sabor deste e... tudo!) mandou às malvas aqueles copitos pequeninos e desajustados para o momento e vai daí... após 3 ou 4 tentativas de treino... começou a ingerir aquele precioso líquido num daqueles copos dos “penaltys” de tinto ou branco! Mónica Cardoso fez uma sangria ao garrafão de 5 litros da... Sangria! Tudo bem porque umas fartas cabeleiras postiças de Carnaval disfarçaram a alegria e o enorme contentamento! Um grupo de magníficos, porém.. até parecia que tinham uma barriga de aluguer pois, não ficando contentes com cervejas, moscatel, vinho branco, tinto e rosé, sangria, águas e sumos, leitão, frango, pastéis, bolos, batatas fritas, grão, ovos, presunto, torresmos e queijos, ainda tiveram a lata de dirigir-se ao Bar da Festa e degustar uma extraordinária Sopa da Pedra! Fantástico. Só não digo os nomes destes comilões porque... parece mal! Mais tarde ainda fui dar com eles, após breve passeata, num Café da localidade sentados numa mesa que ostentava, uns lustrosos balões de aguardente! Se aquelas tarefas valessem prémio de certeza que ganhariam o 1.º lugar, não tenho dúvidas.
No “apita o comboio” da praxe podia ver-se na dianteira Ana Patrícia Agostinho seguindo-se nas carruagens traseiras Cláudia Palma, Mónica Cardoso, Gertrudes Palma e Manuela Teresa Alves. Marcos Lourenço, Cristina Favinha, Dona Emília, Carla Cardoso e Sandra Rosa, não participavam na Festa mas riam-se a bom rir! Festa é Festa... e o Grupo dos Benjamins (B) não deixa a sua boa disposição por mãos alheias. Mais tarde, na viagem de regresso, num Autocarro de luxo, já noite, é que foi o bom e o bonito...




OS JOGOS, OS JOGADORES, O TORNEIO
       Carlos Rufino não conseguiu acertar nas balizas adversárias, quando a bola ia ao centro depois do CCFC sofrer um golo! O seu pé-canhão, desta vez não funcionou e ele bem tentou! Rodrigo Sebastião, quanto a mim, foi o elemento mais completo da Equipa e obteve o melhor golo do Torneio, na marcação de um espectacular livre directo! Tiago Jorge surpreendeu-me pelos golos que marcou e também gostei muito do Leandro Marques que me pareceu ser um jogador talentoso a jogar ali, no centro da defesa! No geral, os jogadores estiveram sempre bem e a garra, força e vigor de todos eles esteve saliente na genica demonstrada pelo Salvador Videira, Luís Reis e Diogo Favita. Assim mesmo é que é! Parabéns a todos.  









         Gostei da organização do Torneio e só lamento o facto do mesmo ser composto por muitas equipas! Com menos três ou quatro delas, o evento nunca perderia qualidade e mesmo com alguns atrasos tudo terminaria ainda de dia e bastante cedo! Tive desgosto por não assistir à entrega dos prémios por compromissos inadiáveis e de força maior do nosso Motorista relacionados com o seu contrato de trabalho. O sacrificado foi Tiago Carpinteira que ficou em Santarém para presenciar a cerimónia de encerramento do Torneio. 








LUGAR PACATO E TÍPICO 
         O local onde se realizou o Torneio pareceu-me um lugar muito ordeiro, sossegado, calmo e pacífico! Dei uma volta por lá e tirei algumas fotografias. Lembrei-me do meu Burgau onde as pessoas até têm vasos com flores à porta de suas casas. Num cantinho até descobri uma pequena horta com hortelã já crescido e também vi um nome de Jornalista numa rua: João Arruda. Numa pequena loja fotografei uma bicicleta que estava para venda e num Café que visitei o lavatório era deveras original moldado com um alguidar de barro lembrando o antigamente. Francamente, gostei.



MELGA, VARETAS, CORNETA E “BEBESSEM ÁGUA” 
         No regresso, no Autocarro, Jorge Campos com a sua voz nada dócil que mais parecia ter engolido uma vareta da sua bicicleta não deixou ninguém dormir... para desespero do Rui Barbosa que chegou a pedir para darem uma cacetada no gajo! Ao menor sinal de alguém fechar os olhos ouvia-se um som agudo e irritante duma corneta que quase nos fazia saltar os... tornozelos! Grande melga, diziam alguns referindo-se ao JC. Ana Patrícia Agostinho ainda cantou “Bebessem água... lá, lá, lá...” mas o som da corneta manteve-se.
         Luís Cardoso e Carla Cardoso é que não conseguiam ficar quietos nos seus lugares porque cá para trás gritava-se em uníssono: “beijo”, “beijo”, “beijo” e eles iam lá ver o que se passava... preocupados!                              
         Rodrigo Sebastião de olhos esbugalhados... todo curioso e sorridente, perguntava: “-Deram?, Deram?? Deram???” Vá lá saber-se o quê?...  
         Em conversa amena com Rui Barbosa chegámos à conclusão que somos Mestres do mesmo ofício. Artes Gráficas!
         Chegámos ao Cassapo muito cansados... mas, alegres e felizes. Adorei. (RO)   

4 comentários:

  1. palavras para que voçe e unico gr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. »»» OLá! Além de registar o teu comentário, que muito me orgulha, concluo que és um leitor assíduo das minhas crónicas e reportagens! Obrigado. Os comentários, aqui no BLOG, são muito raros e, como tal... eu fico sempre muito satisfeito quando surgem... alguns! (RO)

      Eliminar
  2. Exelente reportagem como sempre muitos pararabens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. »»» OLá! Além de registar o teu comentário, que muito me orgulha, concluo que és um leitor assíduo das minhas crónicas e reportagens! Obrigado. Os comentários, aqui no BLOG, são muito raros e, como tal... eu fico sempre muito satisfeito quando surgem... alguns! Desta vez, NUNO FAVINHA e RICARDO SEBASTIÃO... marcaram digna presença. GOSTEI. (RO)

      Eliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.