PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Crónica Ocasional n.º 138 - Humildade e Trabalho!



“-P
ARTIMOS de noite e chegámos à noite!” Foi a frase que ouvi quando regressámos ao Campo do Cassapo, após um dia muito bem passado, em Santarém, na salutar companhia do Grupo Benjamins (B) – 2006, que participaram activamente e de um modo honroso no “II Torneio Soccer Scalabis Cup”, um bem organizado e dinamizador Encontro de Futebol (com algumas excepções de outra natureza!) que contou com a presença calorosa de Equipas de enorme gabarito como Benfica (desculpem colocar o SLB em 1.º lugar...) Sporting, Belenenses, União de Leiria, Sacavenense, Linda-A-Velha, Fabril, Barreirense e Académica, para somente falar destes.    
            Na verdade, abalámos às seis e trinta da manhã e voltámos quando passavam alguns minutos das vinte e uma horas! Valeu a pena. Eu já vivi e usufrui de muitos momentos de felicidade, sã camaradagem e bom convívio, com vários Grupos do CCFC, Familiares de Jogadores de variados Escalões... visitámos Parchanas, Karting, ZOO de Lisboa, Badoca Park, fizemos Festas de Natal, realizámos animados Convívios na Sede-Bar do Cassapo e Torneios de Carnaval e Páscoa, assámos Porcos no Espeto e outras coisas mais...  e, por isso, estou muito à vontade para afirmar que este Grupo dos Benjamins (B) é deveras original, divertido e muito amigo do seu amigo! Não fazem distinções entre as Pessoas que os acompanham e dão tudo o que têm, em alma, comida, confraternização e amizade! Sem querer fazer comparações com o antigo Grupo do “ZOO do Cassapo” (lá estou eu a falar destes!) afirmo que a Equipa dos Benjamins (B) são o  seguimento da boa disposição e exemplar organização de como as Pessoas, além do Futebol, onde se gesticula, gritamos e nos arreliamos, no meio da festa dos golos, entre sorrisos e abraços, conseguem reunir-se, conversar sobre qualquer tema e... beber-se e comer até... cair de cu! (Desculpem o termo mas usa-se muito no Algarve, na minha Terra (Burgau) quando festejamos até mais não aguentar...).  

TANTA COMIDINHA TANTAS BEBIDINHAS 
            No meio de tanta, tanta, tanta, mas mesmo tanta, tanta e abundante comida, onde todos participam levando qualquer coisinha... (EU, nada levei!) e depois da mesa posta é tudo ao barulho... entre comidas e bebidas e sem querer ferir susceptibilidades, entre aqueles que transportaram consigo frangos assados, leitão da Bairrada (se não era... parecia!) toda uma enorme quantidade de pastéis para todos os gostos, fatias de torresmos, presunto, queijo e fiambre, mil variadíssimas qualidades de sobremesas, batatas fritas, saladas de polvo e atum, ovos cozidos com grão e já não sei que mais... eu quero realçar a bonita e gulosa mesa de queijos que o Rui Barbosa enfeitou e colocou à disposição de todos; os bons vinhos tintos que o Carlos Videira apresenta sempre nestes convívios (devem ser caríssimos!) e as geleiras das “minis” que nunca mais acabavam! O Marcos Lourenço (já não me parece bem estar sempre a escrever “Senhor Marcos”, não acham?...) além da sua original salada de polvo ofereceu a todos, também, a sua tradicional bola... aquela que muitos dizem estar à venda no “Pingo Doce” (não ganho nada... com a publicidade!) mas que todos sabemos ser habilmente confeccionada pela D. Emília, sua adorável Esposa! A Bola é sempre feita com ovos caseiros diz repetidamente o ML, sempre com um gigante sorriso nos lábios! A este propósito quero dizer ao Marcos Lourenço, o meu 2.º Secretário da Mesa da Assembleia Geral do CCFC, que aquele apetitoso bolo se escreve mesmo assim: BOLA! Deve é ler-se com um acento circunflexo na letra ó (Ex: Bôla) para não se confundir com uma bola de desporto, por exemplo... mas escreve-se sem acento, dizem os léxicos que consultei. Com estes esclarecimentos fica descansado o Marcos Lourenço porque estava irrequieto ao não saber como se escrevia correctamente o nome do seu incomparável bolo.  


PRESIDENTE JMS LEMBRADO – O COMBOIO INFERNAL – AS RIFINHAS – OS CICLISTAS 
            Não sei o que acontece nos outros Clubes (ou melhor, até sei... mas não quero divulgar esse tema nesta crónica!) mas, no Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) o nosso Presidente é sempre lembrado quando não está presente! A sua falta foi notada neste convívio, nesta viagem, neste dia magnífico e o assunto até já foi ventilado, na hora, com duas fotos que publiquei de outros tantos jogadores... o Manuel e o Santos! Só lá faltou, em Santarém... o José! Resta-me acrescentar que as fotos foram de minha autoria mas quem reparou nos nomes nas costas dos miúdos foi o Marcos Lourenço! Eu costumo dizer que quando o Presidente José Manuel Santos está presente... não há sossego mas, em Santarém, calma e quietação não aconteceram em momento algum derivado ao espírito petulante, no bom sentido, evidenciado por toda a comitiva dos Benjamins (B). A determinada altura do dia, enquanto se esperavam os resultados classificativos dos jogos fui dormitar para o Autocarro que nos transportou mas, nunca conseguir fechar os olhos porque, ao longe, lá andava o “apita o comboio”... do costume, construído pelo Grupo infernal dos Benjamins (B).
            Logo pela manhã, à entrada do recinto onde se realizou este inovador certame de futebol, um casal de jovens simpáticos, vendia rifas para angariação de fundos do Clube Organizador! O Marcos Lourenço chamou-me, à pressa, para se deixar fotografar e exclamar com alegria e satisfação que ali estavam os seus colegas-do-ofício pois, na Charneca é ele quem realiza estas tarefas do género. 
            Tentando imitar o “Zé da Burra” (José da Costa), a dupla de ciclistas Jorge Campos e Luís Cardoso partiu às 8.30 horas da Charneca e pedalaram até Santarém onde chegaram às 13.15 horas! Não chegaram primeiro do que a comitiva que foi no Autocarro mas... foram os HERÓIS-DO-DIA! Brilhante. Parabéns pela carolice. São campeões.

OS JOGOS DA EQUIPA BENJAMINS (B) – 2006 
            Esta considero-a uma crónica imperfeita porque estaria aqui a escrever durante 10 ou 12 horas e nunca relataria convenientemente todos os felizes momentos deste brilhante dia... porque os acontecimentos foram únicos, excepcionais e sensacionais! Por isso seleccionei uma dúzia de vídeos onde mostro alguns golos e momentos da Festa dos adeptos destes jovens jogadores do CCFC que defendem as cores do Clube com alegria, vontade, dedicação, muita emoção e muitos choros à mistura porque choram, na realidade, quando se sentem contrariados pelos árbitros das partidas que efectuam e que erros, meus Deus(!) eles cometem mas, eu não pretendo ir por aí... Quero agradecer a simpatia do Ricardo Sebastião que não hesitou em convidar-me para ir acompanhar a Equipa, dentro do campo, em alguns dos jogos que realizou! Um gesto bonito que ficou registado e o “El-Rei” “D. Sebastião” fez questão de referir que me escolheu por ser eu, ali presente, o Órgão máximo da NAÇÃO CCFC... ou não fosse o Luís Rodrigues o Presidente da Assembleia Geral do Clube! Gostei. Muito obrigado.

UMA VITÓRIA, UM EMPATE E TRÊS DERROTAS 
            Os resultados pouco importam e dada a qualidade dos intervenientes o CCFC acabou por ser apurado na sua série, onde somente perdeu um jogo (Sacavenense). Os meninos tiveram um comportamento exemplar destacando-se Tiago Jorge, porque marcou 5 golos e Rodrigo Sebastião que obteve 4. Favita e Luís Reis também marcaram um golo cada um. Embora jogando com a equipa anfitriã (Soccer-Santarém), Sacavenense, Geraldinhos (Évora), Barreirense e União de Leiria, os “Canarinhos” conseguiram uma proeza que foi terem marcado golos em todos os desafios para a alegria estonteante dos seus fãs e adeptos! Notei que o Charneca de Caparica foi uma Equipa apreciada pelos assistentes anónimos e por observadores do Sporting Clube de Portugal. Mais uma vez o nome do CCFC ficou bem visto além fronteiras! Eh lá... grande frase. 

CRÍTICAS CONSTRUTIVAS
            Vou terminar com a sensação de que me esqueci de mencionar alguns factos importantes desta epopeia (Benjamins B) mas, antes de escrever já sabia que iria ser assim... apenas acho que devo opinar sobre alguns pormenores que observei para que esta crónica não sejam só rosas e bons comportamentos...
            Penso que os participantes neste Evento (Jogadores, Amigos e Familiares) mereciam melhor sorte com as casa-de-banho pois apenas existia uma única casita do século passado em que era necessário os seus utilizadores serem peritos em abrir portas com segredo... pois, aquela fechadura mais parecia ser um teste às nossas capacidades de manuseamentos mágicos! Para compor a aventura daqueles que não conseguiram evitar as suas necessidades fisiológicas... na dita casinha-de-banho não existia papel higiénico! Julgo que a Organização, da próxima vez, tem que estar mais atenta a esta questão.
            Em relação aos nossos “pernas-de-pau” (he, he, he!) embora seja do conhecimento de todos que em 1.º lugar está o passeio, divertimento e o convívio, notei que enquanto os atletas das outras Equipas, nos intervalos dos jogos, descansavam junto à relva e observavam, concentrados, os desafios dos restantes adversários... os nossos “guerreiros” brincavam nos baloiços do jardim e corriam uns atrás dos outros saltitando e brincando conforme lhes apetecia!... Não tenho nada contra. Parabéns, a todos, por este dia magnífico.
            Estou muito orgulhoso por juntos fazermos parte da NAÇÃO CCFC! (RO).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.