PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O Jornalista SOU EU n.º 62 - Os Mágicos dos "Hat-Tricks" do CCFC


O Jornalista SOU EU (62)
Por: Repórter de Ocasião
Os Mágicos dos “Hat-Tricks” do CCFC
S
EI que nunca escreverei, no devido tempo, sobre todos os talentos do Charneca de Caparica Futebol Clube. Sinto que, por vezes, sou injusto em relação a alguns jogadores, especialmente aqueles que não marcam golos (!), que se evidenciam, jornada após jornada, por não relatar as suas façanhas e os seus nobres feitos em prol da NAÇÃO CCFC. Mas também reconheço, e percebo com muita sensibilidade, que sempre é melhor escrever para enaltecer alguns, nem que seja por imensas vezes, sobre os mesmos, porque se ficasse alheado e abstraído ao progresso deste mediático Clube, a Vida no CCFC... não seria a mesma coisa!... (RO)  
         Em Janeiro de 2009, no início das minhas crónicas e reportagens, em prol da Família CCFC, escrevi nas “Crónicas Ocasionais” números 04 e 06 sobre vários jogadores do CCFC...  OS NOSSOS ARTISTAS DO “HAT–TRICK” e OS NOSSOS ARTISTAS DA BOLA... E MAIS MÁGICOS DO “HAT-TRICK”!” Mencionei muitos atletas que marcaram naqueles tempos e por diversas vezes 3 golos por desafio! Dois deles, Ricardo Araújo (Ricardinho) e Rafael Cândido (Rafa) estão presentemente incluídos no plantel dos Seniores do Charneca.  
         Passaram sete anos e como no último fim-de-semana registei um trio de “Hat-Tricks” lembrei-me de voltar a falar no assunto. Os homenageados de agora são, Rodrigo Sebastião (Benjamins B); Jorge Lopes (Juniores) e Edson Semedo (Seniores).

Repórter de Ocasião (24 de Fevereiro de 2016)



CRÓNICA OCASIONAL N.º 4

Por : Repórter de Ocasião

OS NOSSOS ARTISTAS DO “HAT – TRICK”

        A palavra “hat-trick” teve a sua origem e formação, melhor dizendo, o seu valor etimológico, nos tempos da Rainha Vitória de Inglaterra e, consistia, quando nos truques de mágica, os seus obreiros, retiravam consecutivamente TRÊS COELHOS DE DENTRO DUM CHAPÉU ALTO e... normalmente de cor preta! 
        Facilmente, como não podia deixar de ser, naquele País, a ideia, pensamento, representação ou outra coisa que lhe queiram chamar... foi associada às modalidades desportivas, incluindo o Futebol! E, assim se passou a apelidar de “hat-trick”, ao feito inédito e curioso, sempre que um jogador de futebol marcasse 3 golos num único jogo!! O três, respeitante, certamente, ao número de coelhos que saíam da trivial CARTOLA, já que “hat”/Chapéu e “trick”/Truque vulgarmente lhe chamaríamos, nós, TRUQUE do CHAPÉU.   
        Todavia, logo, logo, surgiram discussões e divergências sobre o MODO de homenagear aquele FEITO, designado por “hat-trick”, pois, os críticos do momento  (há-os em todo o lado!...) rapidamente rebateram a ideia sobre o que deveria ser UM  VERDADEIRO “HAT-TRICK”, opinando as mais variadas formas para o mesmo ser considerado PERFEITO, não bastando, portanto, o jogador marcar 3 golos num só jogo!...Teriam que ser SEGUIDOS... EM DETERMINADO TEMPO DE JOGO... NENHUM DOS GOLOS PODERIA SER DE GRANDE PENALIDADE... NEM MARCADOS  NOS PROLONGAMENTOS... TODOS SÓ DE CABEÇA... OU SOMENTE COM OS PÉS, Etc...                        
        (...) Ainda hoje, as teimas prevalecem... por isso, quanto a nós, que escrevemos estas linhas, um “hat-trick” será sempre uma proeza para se COMEMORAR e ENALTECER quando um jogador marcar 3 golos numa partida de futebol (!!!) seja de “penalty”, com a cabeça, com o pé, de calcanhar ou com o cu, sentado, de joelhos, com a barriga e até com a mão –se o árbitro o permitir –nos descontos dos jogos ou nos prolongamentos!!!
Janeiro de 2009 – Repórter de Ocasião – in Crónica Ocasional n.º 4

                        

»»» RODRIGO SEBASTIÃO (Rato Mickey) é uma Estrela das mais jovens que abundam no Charneca de Caparica Futebol Clube. Diz-se na NAÇÃO CCFC que “O Tal Rodrigo” -conforme está identificado na sua página do Facebook -já por diversas vezes foi convidado para abandonar o seu Clube de origem e que ele responde sempre, de igual modo, com um rotundo e eficaz “NÃO”!   
“-EU NÃO QUERO SAIR DO CHARNECA”.   
É a sua forte convicção. Falamos de um menino nascido em 2006.   
Rodrigo Sebastião é um elemento preponderante e muito activo do Escalão dos Benjamins B (2006) e marca golos em quase todos os jogos! No último desafio, realizado no Campo do Cassapo, assinalou três às Estrelas de Santo André, quando a sua Equipa venceu por 6-0.  
         “Rato Mickey” foi, assim, um dos Mágicos dos “Hat-Tricks” do prazenteiro fim-de-semana do CCFC. Parabéns. Contamos com ele e obrigado por gostares do Charneca de Caparica Futebol Clube.     


»»» JORGE LOPES ou JORGE DUARTE, chegou há pouco tempo ao Charneca de Caparica Futebol Clube, com a idade de Júnior! Rapidamente ganhou lugar nos postos mais avançados da Equipa liderada por Luís Esteves, Fernando Rocha e Fernando Bento. É um ponta-de-lança alto e forte, daqueles que metem medo aos defesas e é raro o jogo que passa sem marcar golos. No último Sábado, também no Campo do Cassapo, perante o aguerrido Arrentela, obteve um “Hat-Trick” de luxo obtendo 3 dos 6 golos com que os Juniores do CCFC brindaram os congéneres da Arrentela.  
         Jorge Lopes é igualmente um excelente marcador de livres e já vimos algumas das suas obras-de-arte no Cassapo! Este novo Mágico dos “Hat-Trickcs” do CCFC estreou-se, no passado Domingo, pelos Seniores do CCFC, num encontro que resultou numa igualdade 3-3 com o rival Beira-Mar de Almada. Estreia positiva, portanto.    
         Temos aqui mais um talento para o futuro. Parabéns.
                                                                            

         »»» EDSON SEMEDO, o “Extra-Terrestre” (ET), como diversas vezes já o alcunhei, dispensa apresentações é a Estrela-Maior, presente, no Charneca de Caparica Futebol Clube. Marcou 3 golos ao Beira-Mar de Almada e... que golos! Assinalou um “Hat-Trick” puro... três golos seguidos e todos aqueles que a sua Equipa conseguiu obter neste duelo. O terceiro, então, é um HINO ao Futebol levando alguém, ao meu lado, que assistia à partida, a gritar muito antes do seu remate mortífero...
        -Golo! É golo!! Grande golo!!! 
        Parabéns.
Edson Se(m)medo quando puxa a culatra atrás... é tiro certeiro! Ele que, outrossim, foi um Militar exemplar. Edson Semedo é um dos melhores goleadores do seu Campeonato e já marca golos há três jornadas consecutivas: Alfarim, Santiago do Cacém e agora na Charneca de Caparica, ao Beira-Mar de Almada. 
        “ES” (Edson Semedo) ou “ET” (Extra-Terrestre), o Capitão dos Seniores do CCFC, nunca conheceu outro Clube e mantém o extraordinário estatuto de jogador com mais anos de actividade no CCFC. É um adorável Mágico refinado, um Mago-da-Bola do CCFC, um Feiticeiro especialista de “Hat-Tricks”... de ontem, de hoje, de amanhã e... de sempre!  
        Como ele... não temos outro igual.

NOTA: Texto escrito pela ortografia antiga. (RO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.