PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 8 de maio de 2020

### SOLUÇÃO DO AUTOR (RO) E COMENTÁRIOS... »»» 1.º Torneio de Entretenimento do Blogue RO" «««


"1.º Torneio de Entretenimento do Blogue RO"
PROVA n.º 05

“As meticulosidades do Senhor Fulgêncio”

PROBLEMA DEDUTIVO
(Descobrir as inverdades no texto)

Um Original de: Repórter de Ocasião (RO)

 
DEDICATÓRIA:
Com um forte abraço, este “Desafio” é destinado a NUNO NÓBREGA BATISTA o Self-made man da Prova n.º 02! -RO.

*** Solução do AUTOR:

Volta a Portugal de 2012 - (02 pontos)
Origem: Wikipédia, a Enciclopédia livre.

A 74.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta foi disputada entre 15 e 26 de Agosto de 2012.

A primeira novidade anunciada foi a de que a prova partiu pela primeira vez da Cidade de Castelo Branco, apesar de ter sido primeiro anunciado que a partida seria em Viseu. Outro facto a registar é que, pelo terceiro ano consecutivo, a "Portuguesa" teve o seu final na Capital do País, Lisboa. A prova foi apresentada oficialmente a 25 de Junho de 2012, e aí houve mais novidades relevantes em termos de percurso: as partidas de Etapas inéditas em Vila Nova de Cerveira (3.ª etapa) e em Armamar (5.ª etapa); também de destacar a presença de 16 Equipas - mais três que em 2011 - e as datas mais tardias do que o habitual devido aos Jogos Olímpicos.

A Volta a Portugal em Bicicleta é uma corrida de longa distância, realizada por etapas, em Portugal. A 1.ª edição realizou-se em 1927 e é considerada a maior prova do Ciclismo Português, seguida pela Volta ao Algarve. É uma das competições por Etapas mais antigas do Mundo.








Nossa Senhora da Assunção - (02 pontos)
Origem: Wikipédia, a Enciclopédia livre.

Nossa Senhora da Assunção é a Virgem Maria em alusão a sua assunção aos Céus, também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.

A Festa da Assunção é comemorada no dia 15 de Agosto. É uma comemoração originária de Portugal, mais propriamente de Trás os Montes, sendo Feriado Nacional. É Padroeira das Cidades de Fortaleza e Viçosa do Ceará, no Estado do Ceará, de Jales e Jundiaí do Estado de São Paulo, de Caçapava do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, de Cabo Frio e Valença, no Estado do Rio de Janeiro, de Cabo Verde (Minas Gerais), Bom Despacho e Belo Horizonte, Alhandra, em Minas Gerais (da qual a sua Festa comemora-se junto com a Festa de Nossa Senhora do Rosário), de Acari no Rio Grande do Norte, de Maringá no Estado do Paraná, em Cruzeiro do Sul no Estado do Acre e em Oeiras do Pará no Estado do Pará. A sua Festa é também celebrada como Feriado Municipal na Cidade de Campo Belo, no Estado de Minas Gerais.








Guerra Colonial Portuguesa - (02 pontos)
Origem: Wikipédia, a Enciclopédia livre.     

Designa-se por Guerra Colonial ou Guerra de Libertação (designação mais utilizada pelos Movimentos de Libertação Africanos), o período de confrontos entre as Forças Armadas Portuguesas e as Forças Organizadas pelos Movimentos de Libertação das Antigas Colónias — Angola, Guiné-Bissau e Moçambique — entre 1961 e 1974. A designação Guerra do Ultramar era designação não oficial utilizada durante o período do Estado Novo — o regime ditatorial não reconhecia a existência de um conflito armado, considerando os levantamentos armados dos Movimentos de Libertação como actos de Terrorismo. Também é a designação utilizada atualmente por alguns antigos Combatentes e Associações de Veteranos de Guerra. Na Época, a Guerra era também referida vulgarmente em Portugal como Guerra de África.

O início deste episódio da História Militar Portuguesa e da História do Colonialismo Português ocorreu em Angola, a 15 de Março de 1961, na zona que viria a designar-se por Zona Sublevada do Norte, que corresponde aos Distritos do Zaire, Uíje e Quanza-Norte. A Revolução dos Cravos em Portugal (25 de Abril de 1974), e que põe fim à Ditadura do Estado Novo, resulta em grande parte dos desenvolvimentos Políticos, Sociais, Militares e legais da Guerra. A mudança do rumo Político do País permitiu que se pusesse fim a uma Guerra que durava há treze anos e dar início ao processo de Descolonização. Os novos Dirigentes anunciavam a Democratização do País e predispunham-se a aceitar as reivindicações de Independência das Colónias. Entre 1974 e 11 de Novembro de 1975 o Estado Português negoceia com os Movimentos de Libertação a transição para a Independência dos Territórios Africanos sob o domínio Colonial Português.

Durante o Conflito Armado, o Estado Novo aumentou progressivamente a mobilização das Forças Armadas Portuguesas, nos três Teatros de Operações, de forma proporcional ao alargamento das frentes de Combate que, no início da Década de 1970, atingiria o seu limite crítico. Aumento que decorre da mobilização de Contingentes Africanos num processo denominado "Africanização da Guerra". O Estado Novo defendia desde o seu princípio a integridade dos Territórios Coloniais Portugueses. A Guerra sustentava-se pelo princípio Político da defesa daquilo que o Regime considerava Território Nacional por via da revisão Constitucional de 1951. Ideologicamente, baseava-se no conceito de Nação Pluricontinental e Multirracial a partir da Instrumentalização das teses de Gilberto Freyre sobre o Lusotropicalismo. Os Movimentos de Libertação defendiam a Independência dos Territórios sob o Domínio Colonial Português com base no princípio inalienável de Autodeterminação e Independência. O seu posicionamento foi defendido num Quadro Internacional de apoio e incentivo à luta e apoiado nos Movimentos Internacionais de Negritude e Pan-Africanismo.

 
*** COM 54 ANOS EM 2012, NO 25 DE ABRIL DE 1974, O SENHOR FULGÊNCIO TERIA ENTRE 16 e 17 ANOS! NUNCA PODIA TER CUMPRIDO SERVIÇO MILITAR NA GUERRA COLONIAL PORTUGUESA!










Primeira Liga de 2011/2012 - (04 pontos)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Primeira Liga do Campeonato Português de Futebol de 2011-2012 foi a 78.ª edição do principal Escalão do Futebol Português e contou com dezasseis Equipas. Esta Edição teve início a 14 de Agosto de 2011 e terminou a 13 de Maio de 2012. O F. C. PORTO sagrou-se Bicampeão a duas Jornadas do fim, terminando com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica. O Sporting de Braga voltou a terminar um Campeonato Nacional entre os 3 grandes, terminando a Liga no 3.º lugar e Classificando-se pela 2.ª vez na História para a Liga dos Campeões.
F. C. PORTO CAMPEÃO e não Benfica = 02 Pontos.
78.ª Edição da Liga ZON Sagres e não 77.ª = 02 Pontos.







Relva Sintética do Campo do Cassapo - (02 pontos)
Inauguração no dia 10 de Novembro de 2012.
A 15 de Agosto de 2012 ainda o Campo era Pelado.
O Senhor Fulgêncio não podia ir correr na relva!










FALTAM AS CUECAS NA LAVAGEM DA ROUPA!
“…Para a máquina de lavar roupa foram 5 pares de peúgas brancas, 5 pares de calças e 5 camisas.” (02 pontos)






DE VERÃO NÃO SE USA CAMISOLA DE LÃ GROSSA!
“…Para a máquina de lavar roupa foi… Uma camisola de lã grossa…”
(02 pontos)






DE VERÃO NÃO SE USA NA CAMA COBERTOR PESADO!
“…Para a máquina de lavar roupa foi… Um grande e pesadão cobertor.”
(02 Pontos)






FALTAM AS COLHERES DA SOPA NA LAVAGEM DA LOIÇA!
“…Além da refeição, sempre diferente, à noite, (que nunca saía de casa!) não dispensava uma apetitosa sopa, variada, onde se sentia um especialista na sua confecção!” (02 Pontos)





NOTA:
OS COMENTÁRIOS... SÃO PUBLICADOS NOUTRA MENSAGEM! (RO)

5 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.