PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Crónica Ocasional n.º 89 - (O CORPO HUMANO)



CRÓNICA OCASIONAL N.º 89

CORPO HUMANO

Por: Repórter de Ocasião

Dedicatória:
»» Com especial apreço para o José Teixeira, treinador dos Juvenis

                                                                                                                                
VITÓR(IA) COM CABEÇA, TRAVE E MEMBROS
            Foi mesmo assim, com cabeça, trave e membros... que os Juvenis conseguiram mais uma vitória num terreno difícil como é o Parque Desportivo J. Caetano, campo de futebol de terra batida do Vale de Milhaços. As vitórias desta geração de jogadores, naquele terreno, têm sido, ao longo dos anos... sofridas, históricas... mesmo, e vividas com muita emoção! Luís Vasques, uma vez, ganhou ali um jogo, como treinador, por um a zero, com um golo soberbo do Rui Freixo (o então “Touro Sagrado do Cassapo”!) que originou uma crónica espectacular do “RO” sob o título: “ÉS TOURO!” Isto, a propósito do jogo encaminhar-se para o final e o treinador dos “azuis” -por sinal, ainda é o mesmo, o meu amigo Paulo! –gritar para os seus jogadores que o Charneca havia dado o estouro... incentivando, assim, os seus jogadores para atacarem em força! Foi, então, que o Rui Freixo pegou na redonda... galgou metros e metros de terreno, fintou meio-Mundo e marcou um golo fenomenal!! Há registos disso. Daí o “És Touro!” (estouro).
            Desta vez, os agora (já!) Juvenis do CCFC, ganharam por 3-2 mas a vitória não foi fácil. No início do desafio os da casa, mais afoitos, encostaram os visitantes às suas redes e no primeiro quarto de hora, através de um livre directo, inauguraram o marcador, após recarga de “Nery” (um jogador do Vale de Milhaços, entre um lote de sete ou oito (!?) que se iniciaram nas escolas de formação do Charneca de Caparica... é verdade!). Toda a primeira parte pertenceu aos visitados mas, mesmo assim, e timidamente, o Charneca foi lá à frente... antes do intervalo e conseguiu empatar o jogo através de Fábio Veloso (O “Tigre” do Cassapo!) depois de eu próprio gritar mil vezes: -Sobe, sobe, sobe! -É assim mesmo que se joga à bola! Gritei. Um dos treinadores do Vale de Milhaços, o nosso conhecido Carvalho, olhou para mim de soslaio e sorriu com malícia, num ar trocista, facto que não me beliscou... nem um bocadinho. Com cabeça, pouco tronco e acanhados membros o CCFC lá chegou à igualdade. Na segunda metade do jogo Ricardo Araújo e Rafael Cândido foram gigantes e além de participarem activamente no 3.º golo da sua equipa ainda enviaram duas bolas à trave da baliza do guarda-redes do Vale de Milhaços.

ESQUADRO, RÉGUA E COMPASSO
            E... assim se constrói uma vitória desmesurada! Os jogadores do Charneca iniciaram a 2.ª parte do desafio com muita vontade, garra e empenho, com cabeça, tronco e membros e por isso, com essa atitude surpreenderam o Vale Milhaços que em poucos minutos se viu a perder por 1-3, sofrendo um golo mágico do “Tigre”, novamente, desta vez a desviar, sublime, com a bota do pé direito, a bola que vinha da marcação de um livre, para a baliza (des)povoada do guarda-redes contrário. Segundos depois o CCFC ganha um canto e quem vai marcá-lo é o Ricardo Araújo que antes de pontapear a bola ouviu atentamente as indicações do seu treinador que foram mais ou menos, assim: -Ricardinho mete a bola ao segundo poste, no meio da confusão, para a cabeça do “Rafa”! (Esquadro). Ricardo disse que sim com a cabeça e olhou para a grande área do Vale de Milhaços. Fitou o Rafael e visionou a redonda. (Régua). Fez um compasso de espera e depois, de forma cadenciada, chutou a bola. Esta, bem medida, num modo curvilíneo foi parar à cabeça do “Falcão” que se elevou o necessário para encostar a testa e enviar a bela “menina” para o fundo das redes dos “azuis celestes” que atónitos... nem queriam acreditar. (Compasso). 3-1 para o CCFC.

VITÓR(IA) CANTAROLADA
            Depois do 3-1 os anfitriões voltaram à carga e quase dizimaram os forasteiros que se apresentaram com uma defesa quase desmembrada, de papel mesmo... (coisa pouco habitual neste conjunto...) vieram os nervos à flor da pele... na cabeça, nos troncos e nos membros! Contudo, os jogadores da defesa foram bravos e tiveram, os Juvenis do Charneca, no seu guarda-redes (Vitor Cantarelo) a sua melhor unidade... mal batido, quanto a mim, no 3-2, evitou nos momentos finais, mesmo nos últimos segundos, que os caseiros empatassem a partida efectuando uma defesa de sonho, espectacular, fantástica, na realidade! Foi uma vitória de meia voz, sim senhor, talvez não muito bem cantada! Mas... valeu 3 pontos. Gostei do encontro que me fez lembrar outros tempos quando, também eu... ali me sentava, como director do CCFC, no banco dos suplentes.

Repórter de Ocasião »»  4 de Março de 2013  »» 23h 30m.

Fotos: XICO, RO e ANA PAULA VASQUES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.