PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Crónica Ocasional n.º 94 - (ALMAS GÉMEAS...)




A
SSOCIAÇÃO Recreativa Casaense (ARC) é um modesto clube de futebol de Casais do Campo, uma pequena localidade dos arredores de Coimbra, onde o treinador José Teixeira -actualmente no comando dos Juvenis do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) –conviveu e realizou alguns dos seus melhores momentos vividos na carreira de treinador. Por sugestão do próprio e com organização do Charneca uma comitiva do CCFC foi ao Casaense no dia 30 de Março de 2013 para realizar dois encontros de amizade levando duas equipas dos seus escalões, Juvenis e Juniores!
            Tem chovido muito neste molhado e húmido terceiro mês do ano mas toda a gente já sabia que no sábado, dia 30, as águas não cairiam em abundância e assim aconteceu... não houve chuva para ninguém pelo que a viagem e estadia foram magníficas o que vem provar que, afinal... Deus é do CCFC mas também se orgulha de proteger o Casaense, quando recebe visitas.

UMA CALDEIRADA... A 100 À HORA!
            Num trajecto harmonioso, sem complicações e com o autocarro da Câmara Municipal de Almada a ser conduzido por um magistral motorista que não deu hipóteses aos azares... não guiando a mais de 100 à hora evitando, assim, acidentes que nesta Páscoa voltaram a bater recordes em vítimas mortais e outras coisas mais... deu para os convivas repousarem num transporte tranquilo. O pai do Tiago Ramos, um camarada na perfeição, foi quem animou o pessoal que se acomodou nos primeiros bancos da frente e deu-se ao trabalho de exemplificar, com orgulho, a maneira como se faz uma boa caldeirada! No fim de justificar tão apetitoso manjar disse engraçadamente que depois de cozinhada... nem era preciso comer o peixe... desde que houvesse azeitonas e vinho! Deu... para rir.

RECEBIDOS COM GALHARDIA
            José António Teixeira já nos tinha informado que em Casais do Campo e propriamente no Casaense só existia boa gente tal e qual como na Charneca de Caparica e no CCFC –ao qual respondi que para quem é boa pessoa... só se pode dar bem com igualmente pessoas bondosas –mas, não estava nada à espera de encontrar naquela pequena Terrinha um clube, instalações, sintético, directores, sócios, treinadores, e... cozinheiros com semelhanças tão ternurentas às quais tenho encontrado na freguesia da Charneca de Caparica e também no clube de futebol que a rodeia.
            O nosso sintético do Cassapo foi inaugurado no dia 10 de Novembro de 2012. O campo do Casaense foi requalificado com também relva sintética no dia 01 de Outubro de 2011. Na sala do bar deste amistoso clube pode ler-se num quadro exposto na parede, um recorte de jornal que diz o seguinte: “SOMOS UM CLUBE DIFERENTE! A linha de conduta do Casaense está virada para o futebol de formação. O piso sintético é uma prioridade, a construir com determinação e empenho de todos.” A reportagem foi publicada no jornal “Diário das Beiras”, numa quinta-feira, dia 05 de Novembro de 2009, na secção Desporto, página 24. Tal como no CCFC o sonho tornou-se realidade. Na placa comemorativa da inauguração do relvado sintético do Cassapo pode ler-se: Assim nasceu uma Obra ao Serviço da População; Com Empenho, Esforço e Dedicação; Este sim... é um Clube do Coração!”

ALMOÇOS E... CACHECÓIS
            O José Teixeira emocionado como estava não parou, o dia todo... sempre a entregar cachecóis do CCFC aos seus bons amigos do Casaense! A Graça Mendes e o Luís Vasques ficaram limpos... e mais aliviados por não terem de carregar com os mesmos de volta! O esparguete à Bolonhesa que foi confeccionado para os jogadores estava divinal e para os seus acompanhantes foi servido um lombo de porco, com cenoura enfiada (!) que se apresentava espectacularmente bem apresentado, com muita quantidade de carne, batatas e arroz! Vinho caseiro, com abundância, broa de milho incomparável, papo-secos de trigo gulosos, torta de morango e chocolate, mousse, cafés e digestivos completaram um repasto difícil de igualar e eu, depois, desta saborosa e qualitativa refeição não sei como é que o Presidente José Manuel Santos (JMS) vai conseguir impressionar o seu homólogo do Casaense, senhor Luís Gaspar, com as sardinhas assadas que lhe prometeu na retribuição da visita que o clube de Casais de Campo (ARC) pretende fazer ao Charneca (CCFC) lá para meados de Junho ou Julho! Espero estar cá, com saúde e boa disposição... para ver. 

OS JOGOS E... OS RESULTADOS
            Pela manhã jogaram os Juvenis e na parte da tarde realizou-se a partida entre os Juniores de ambas as colectividades. As equipas apresentaram-se com indumentária amarela (as nossas) e todos de vestimenta preta, as do Casaense. Os mais novos do Charneca empataram o seu desafio por 4-4. Marcaram os golos: Ricardo Araújo, Rafael Cândido, João Neves e David Luís, pelo Charneca. Enquanto os jogadores Diogo, Peralta, Seiça e Dinis concretizaram pelo Casaense. Para se escrutinar um vencedor procedeu-se à marcação de grandes penalidades e... aí... o nosso “Macaquinho” esteve imparável! António Vicente (O tal “Macaco” do “ZOO do Cassapo”!) defendeu um penalty e marcou um outro com genica e tranquilidade. Como o Casaense rematou uma bola para as nuvens e o Ricardo Araújo tranformou um outro penálti os amarelos ganharam nos penalties por 2-0.
            Os Juniores perderam o seu desafio por 2-3, depois de terem estado em vantagem por 2-1, com dois golos apontados pelo avançado Nuno Anjos. Na parte da tarde estava muito calor e os atletas ressentiram-se disso mesmo... mas, o tempo quente serviu para as duas equipas! Enfim, tudo acabou em festa, com uma vitória para cada lado e assim mesmo é que é bonito. Os encontros serviram para os conjuntos de ambos os clubes utilizarem todos os jogadores convocados porque o que mais interessava, naquele momento, era o bom ambiente, camaragem e espírito limpo de confraternização. Não me levem a mal por revelar estas duas distinções: Gostei, sobretudo, nos Juniores, de ver actuar Carlos Viana e David Luís Castro. Deram nas vistas... daí o destaque. Quanto aos Juvenis... O “João Moutinho da Charneca” (apelido revelado pelos adeptos do Casaense ao jovem jogador Ricardo Araújo!) distribuiu por todo o campo a sua arte e beleza... outra coisa não sabe ele fazer. É um jogador que não precisa de olhar para a bola... porque ele sabe que a mesma está sempre ali... aos seus pés! António Vicente, já escrevi... foi herói.

A SOPA... E O GOLO!
            Costuma-se dizer que guardado está o bocado para quem o há-de comer! É um velho ditado popular. Ora... nas habituais brincadeiras do Presidente do Charneca, JMS, quando os jogadores ou algum conviva está a comer e ainda tem o prato cheio... o JMS chega-se perto da pessoa e pergunta-lhe, mais ou menos, assim: -Você, já não quer mais, pois não? O interrogado, como tem o prato cheio e pensando que o Presidente se refere a uma segunda dose... responde amigavelmente que “não”! –Não senhor, não quero mais! Rapidamente, a brincar... JMS tenta retirar o prato do comer à pessoa que diz não querer mais e, aí... o inquirido agarra-se ao prato com sofreguidão e não deixa o José Manuel Santos “roubar-lhe” a comida! Depois da acção... as gargalhadas são ouvidas por quem assiste à paródia! Nesta visita a Casais do Campo o JMS brincou do mesmo modo com um jogador dos Juniores do Casaense... que, com força e assustado, se agarrou rapidamente ao seu prato da sopa! A moral da história é que... guardado estava o melhor... para quem o iria saborear! É que o jogador a quem o JMS quis “roubar” o prato da sopa... foi precisamente aquele que mais tarde, no jogo dos Juniores... marcou o terceiro golo (o da vitória!) da equipa visitada. Desta vez o JMS... saiu-se mal. O fotógrafo estava lá... e registou os acontecimentos.
            Repórter de Ocasião (31 de Março de 2013 – 22h15m)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.