PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

(R)eportagens (O)riginais n.º 33 - CHARNECA de... PRIMEIRA!


(RO - 25 de Maio de 2014).


      (R)eportagens  (O)riginais n.º 33

  Charneca... de Primeira!
Escreveu:
Repórter de Ocasião

  SORRISO   AMARELO
          
LEGITIMAMENTE o leitor reconhece que “sorriso amarelo” significa um sorriso que só serve para agradar a alguém... um sorriso que é forçado e que esconde o desconforto de quem o mostra e indicia. Todavia até no “sorriso amarelo” o Charneca de Caparica Futebol Clube se assume como um clube diferente... porque no CCFC o “sorriso amarelo” representa, em grau elevado, satisfação, alegria e contentamento pelos triunfos alcançados nos jogos de futebol que as suas equipas praticam! (RO).

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

CHARNECA... de Primeira!
         Depois da subida de divisão dos Juniores do CCFC e a respectiva consagração de campeões foi agora a vez dos Seniores conseguirem mais uma proeza porque também subiram de divisão! Faltam somente ascender a um patamar acima da competição os Juvenis e os Iniciados para que numa época ímpar e pouco encontrada em clubes similares o Charneca de Caparica Futebol Clube consiga subir de divisão todas as suas equipas de futebol de 11 juntando a este feito histórico a conquista do Torneio Complementar da sua equipa de Infantis (A) no futebol de sete (7). É obra!
Temos, portanto, um Charneca ... de Primeira!                                              (RO - 25 de Maio de 2014).                                                                                                                                                 ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

-Olá!
-!?!?!?!?
-Sou eu!
-!?!?!?!?
-A Árvore.
-Depois de ter uma luta arreliadora com o meu rato do computador –que não estava nada habituado a dirigir-se, com a “mãozinha”, às tabelas de “Apuramento de Campeão” e tais acções têm acontecido, esta temporada futebolística com as equipas do CCFC de Seniores, Juniores, Juvenis e Iniciados (!?!) –estou mesmo a adivinhar as apoquentações que vou ter com o raio do rato, na próxima época... quando todas estas equipas disputarem os campeonatos de 1.ª Divisão à excepção, claro, dos Iniciados que irão jogar, acredito eu, no Distrital da 2.ª Divisão. Ai... mas ele vai ter de se habituar... ai, isso vai... tenho toda a certeza... o rato vai ter muito que clicar na linha de 1.ª Divisão porque os Juniores e os Seniores já lá estão, na primeira divisão, e aos Juvenis e outrossim aos Iniciados só falta mesmo “um pontinho”, para subirem de divisão, quando ainda têm mais dois jogos para disputar! Está-se mesmo a ver... no que isto vai dar! Ainda por cima, todas as festas de subida têm-se feito e realizado em casa, no Cassapo, ali mesmo no meu jardim! Depois dos Juniores, ontem, dia 24, sábado, foi a vez dos Seniores que ganharam à Quinta do Conde por 3-2 e, daqui por duas ou três semanas os Iniciados e os Juvenis vão disputar os últimos jogos da época igualmente no campo do Cassapo. Com tudo isto, Adeus segundas divisões... estamos perante, sim senhor, de um Charneca... de Primeira! E, logo à primeira... depois da implementação do Sintético no Cassapo! Ninguém... mas, mesmo ninguém... consegue parar este temível CHARNECA!    (A Árvore)

O JOGO CCFC vs ADQC
-Começou tudo bem para os jovens do Cassapo com o endiabrado Fábio Carvalho a fazer gato-sapato dos visitantes. Dois golos marcou este menino intercalando com o 3.º do Charneca que foi concretizado pelo Edson Castro. E, assim, ao intervalo já se fazia a festa de subida! Três a zero, não restavam dúvidas... a ninguém! Só que, com o futebol não se brinca e, os jogadores da Quinta do Conde melhoraram muito a sua prestação com a entrada em campo do seu jogador n.º 3 que foi pau para toda a obra... bom jogador! Conheço aquela cara de qualquer lugar e quando reparei bem no seu olho negro... fez-me lembrar alguém que também já vi no Cassapo... igualmente com um olho negro!... Este jogador e aquela pessoa... são mesmo iguaizinhos. A ADQC reduziu o resultado para 2-3 e a emoção e a incerteza no desfecho final pairou no ar até ao apito final do árbitro. Toda a gente estava alvoraçada num misto de angústia e alegria porque ganhando o CCFC por 3-2... a subida estava garantida... mas, um empate deitava tudo a perder e quem subia de divisão seria o Vasco da Gama de Sines que vencia, em casa, o Olímpico do Montijo por 2-1. Toda a gente estava muito nervosa e também me pareceu que aquela substituição do Fábio Carvalho pelo “Fred” não trouxe grande empolgamento à equipa... pois, o FC estava com a corda toda e o Frederico  nunca se conseguiu compenetrar no desafio. Enfim... terminou o jogo e o Charneca na próxima época vai jogar na 1.ª Divisão. Depois... foi a festa. (A Árvore)

O RESPEITINHO É MUITO BONITO
-Com o guarda-redes Francisco Palas a comandar o pelotão de jogadores deu-se início às banhocas do costume... no relvado ou transportados ao colo, para dentro dos balneários, vários ilustres do CCFC e do grupo dos Seniores não escaparam a banhos indesejáveis! Tiago Morais, o Treinador, andou pelo ar, bem refrescado e molhado e o Presidente JMS não se livrou de duas ou três molhadelas que o levou a mudar de indumentária por mais do que uma vez! Na caça-ao-homem para os banhos da praxe nem o Treinador de guarda-redes Fernando Bento escapou e a sorte do Roupeiro Piteira foi ter tropeçado e caído quando foi abalroado pelos jogadores porque, deste modo, jamais o conseguiram içar do chão! Mesmo assim, ali deitado, tomou uns valentes duches. A determinado momento, da festa, quando Francisco Palas e os seus temíveis seguidores andavam em busca de mais vítimas alguém proferiu em surdina... que só faltava o “RO” ir ao banho!... Os jogadores pararam... contiveram-se e o Palas olhando sabiamente e de soslaio para o “Repórter” comentou: -“Não! O “RO” é para escrever, tirar fotos e fazer a reportagem!” -Uf! Observei o “RO” suspirar de alívio. Afinal o respeitinho ainda... é muito bonito!
-Por falar em respeito e todos sabemos que o respeito é muito bonito... também observei lá do meu pedestal onde sempre me encontro que entre lágrimas e sorrisos o “Repórter de Ocasião” teve o ensejo de abraçar o António Mendes e o Tiago Morais enquanto proferia, “OBRIGADO”!
-Parece começar a ser moda... na Era Moderna do CCFC... Treinador que ganha e sobe de divisão ou é Campeão... sai de cena... vai embora! Aconteceu com José Beleza, nos Juniores e... pelo que já é notícia, inclusive escrita... Tiago Morais também não ficará no Charneca, nem como Treinador, nem como Coordenador! Nesta altura Paulo Canhola, Treinador dos Juvenis e João Ramalho, Mestre dos Iniciados já estarão a pensar se valerá a pena... serem Campeões!? Será?... Eu sei bem que não... porque nem sempre estou a dormir e vejo obrigatoriamente todos os treinos no Cassapo, de dia e de noite, e como ouço de tudo e de todos... para mim não há segredos... sei perfeitamente que João Ramalho e Paulo Canhola estão de pedra e cal no CCFC! Talvez seja por isto que o respeitinho é... muito bonito. O Presidente do Charneca de Caparica Futebol Clube, senhor José Manuel Santos, já justificou em Comunicado que as saídas dos Treinadores se consumaram unicamente por pequenos “pormenores” ou talvez por “pormaiores”... acrescento eu! (A Árvore)

INFANTIS (A) CAMPEÕES
-Ganharam no Monte de Caparica por 4-1, com golos de Ruben, Calapez, Lança e Henrique e antes do final do Torneio Complementar sagraram-se campeões! Que pena não ter ido ver este jogo mas estarei cá, no Cassapo, para mais uma festa! Parabéns. (A Árvore)

A OUTRA MÃO DO JACINTO
-Mais um passo em frente, na caminhada dos Iniciados para subirem de divisão, na vitória clara por meia-dúzia de golos sobre os Ídolos da Praça! João Nuno que ficou célebre no CCFC quando duas épocas atrás marcou o golo 200 do clube, entre todos os escalões e foi alvo de reportagem do “RO” marcou 1 golo ficando os restantes a expensas do Jacinto Gomes que, mais uma vez marcou cinco (5) golos num só desafio! Foi a outra mão do Jacinto.

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

DEDICATÓRIA
Esta edição de (R)eportagens (O)riginais é dedicada ao Vereador da Câmara Municipal de Almada, senhor António Matos, devoto leitor e Amigo dedicado das crónicas do “RO”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.