PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 30 de dezembro de 2018

»»» (R)eportagens (O)RIGINAIS n.º 142 - Por: RO ««« *** TRINITROTOLUENO! (T-N-T) *** (JUVENIS - B) ***


*** FOI o último jogo, de 2018, das Escolas de Formação do Charneca de Caparica Futebol Clube, realizado no Campo do Cassapo, ontem, Sábado, 29 de Dezembro, parte da tarde, entre os Juvenis B, do CCFC com a congénere do Atlético Clube Arrentela e ficou memorizado, na retina de todos aqueles que assistiram à partida, especialmente aos elementos da Nação CCFC, como o MELHOR JOGO DO ANO presenciado naquele recinto desportivo! (RO).


»»» O Trinitrotolueno original é um explosivo que possui coloração amarela pálida…, desmaiada, macilenta, fraca, frouxa, onde se nota a falta de vigor e animação, mas… está inventado um novo tri·ni·tro·to·lu·e·no, da mesma substância química, que faz parte de várias misturas explosivas (TNT), transformado, agora, em 2018, pelos Juvenis B, do CCFC, em AMARELO-VIVO, colorido, tipo Arco-íris, Pujante, Altivo, Viçoso (com o vício de comer a relva e não a terra!), Portento e Robusto, Enérgico e Eficaz! (RO)



(R)eportagens (O)riginais (142)
     


DEDICATÓRIA:
Com um forte abraço para José Teixeira e Jorge Fernandez que regressaram ao CCFC para completar o trabalho que não foi feito anteriormente! Parabéns!
 

 


TRINITROTOLUENO
TNT – Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)


TNTTOMÁS - NUNES - TALENTOSO



FOI o último jogo, de 2018, das Escolas de Formação do Charneca de Caparica Futebol Clube, realizado no Campo do Cassapo, ontem, Sábado, 29 de Dezembro, parte da tarde, entre os Juvenis B, do CCFC com a congénere do Atlético Clube Arrentela e ficou memorizado, na retina de todos aqueles que assistiram à partida, especialmente aos elementos da Nação CCFC, como o MELHOR JOGO DO ANO presenciado naquele recinto desportivo!

Na verdade os visitantes surpreenderam a Equipa da casa e dominaram o jogo durante os 40 minutos de toda a primeira parte, ganhando, quase sempre, as “chamadas” segundas bolas, os ressaltos, os “choques”, as disputas de bolas, em virtude de terem mais presença(s) no meio do terreno! Com mais posse de bola… os forasteiros partiam em perigosos ataques na direcção da baliza à guarda de Eduardo Estevens que esteve sublime com duas ou três defesas, “à queima”, como se diz na gíria “futebolística”… evitando o golo visitante! Contudo, de permeio, os pupilos de José Teixeira e Jorge Fernandez também tiveram possibilidades de marcar em uma ou duas ocasiões o que seria injusto, diga-se, com sinceridade, para o Conjunto que veio da Arrentela!

Antes do intervalo, que terminou zero a zero, com alguma aflição para os Juvenis B, do CCFC, já os adeptos da casa viam Guilherme Pinto, o n.º 6 do Charneca, em exercícios de aquecimento! E até mesmo, antes do término da 1.ª parte, foi notório ver este jogador ser chamado junto de José Teixeira para receber instruções, conforme indicaram os gestos do Treinador a apontar para o rectângulo de jogo!

Veio a 2.ª metade e… tudo mudou! Guilherme Gaspar Pinto rendeu, logo no seu início, o n.º 16, José Guilherme Sousa. Agora, o CCFC com mais gente no meio do terreno, surpreendeu o adversário e tornou-se “senhor” do jogo! Os ataques foram constantes, o Arrentela defendia-se conforme podia, a área forasteira era permanentemente visitada até que o enérgico Capitão Pedro, n.º 8, “Casacão-Amarelo”, sofreu um toque, por trás, de um defesa alheio e… é assinalada uma grande penalidade indiscutível! João Miguel Offerman, com o n.º 21, o “Pistoleiro” da Equipa -que já não marca há alguns jogos (!) -partiu convencido que ia concretizar, mas… falhou! Nem tão pouco acertou na baliza para regozijo do “guardião” contrário! A bola foi para à “Árvore do Cassapo” e o desafio continuou a zeros… -(acontece aos melhores e o Offerman é um dos melhores!) -contudo, por pouco tempo pois… “à hora certa!”… aos 58 minutos da “luta”… o Cassapo explodiu quando o talentoso Tomás Costa Nunes, o n.º 7, detonou mais um dos seus tenebrosos explosivos! Não foi a primeira vez, nem a segunda… que o TNT dos Juvenis B fez “estragos” desta maneira… é daqueles jogadores que antes de receber a bola… já sabe o que vai fazer com ela e, deste modo, chutando, de ressaca, a redonda, que tinha sido repelida da área do Arrentela desferiu-lhe um pontapé monumental que a “querida”… desenhando um “Arco-íris” colorido, mas mortífero, explodiu, certeira e letal, dentro das redes da Equipa da Freguesia do Concelho do Seixal! O Campo do Cassapo explodiu, outrossim, de alegria, gritou-se grande golo, entre abraços e sorrisos! Uma a zero para o CCFC!

O EMPATE COMO PRENDA DE NATAL VENENOSA
Os Juvenis B continuaram a dominar o encontro mas tinham pela frente um valoroso adversário, bem orientado e estruturado, com cada elemento a revelar que tinham a lição bem estudada e, numa jogada inimaginável, conseguiram empatar, com um golo incrível, também com imenso mérito devido ao acreditar e à perseverança do seu autor!

O jogo continuou renhido e muito disputado mas o perigo continuou a rondar mais a baliza do Arrentela porque o CCFC nunca desistiu e só… uma equipa com um grande valor anímico, com uma alma fenomenal intelectual e extraordinária consegue resistir a um “penalty” falhado e a um golo estranho para continuar em cima do opositor e desferir-lhe o remate fatal… marcando, de novo e ganhar a batalha!...

O TRABALHO NA VITÓRIA
Aos 69 minutos… T-N-T sai de cena, com o resultado numa igualdade (1-1), para surpresa (!) dos assistentes, afectos à Nação CCFC. Soube-se, mais tarde, que os músculos do n.º 7 estavam fatigados com contracções involuntárias e dolorosas! Entrou para o seu lugar o pequeno “Miccoli”, o n.º 10, Henrique Santos, que tem nome de Pessoa gentil, cortês e ao mesmo tempo aguerrida (é contigo… Henrique Santos… ACCA!) e foi sobre este pequeno/gigante jogador que os Juvenis B ganharam uma falta…, no lado esquerdo do ataque “Amarelo”…, que viria a resultar no 2.º golo, aos 71 minutos, do CCFC, após uma cabeçada oportuna e fulminante do ligeiro e possante, agora defesa central, João Pedro Lopes, o n.º 22! Com apenas 2 minutos em campo, no terreno do jogo, Henrique Santos dinamizou a estratégia da casa com os resultados que ficaram conhecidos! Foi sorte? Dirão… alguns e… voltamos à mesma “velha” história que… “a sorte dá muito trabalho!”

Aos 73 minutos, Rúben Ferreira, “Tipo-Travão”, (n.º 13) rende o “Homem-Flecha”, Martim Gonçalves (n.º 11) e 4 minutos depois João Offerman dá o seu lugar ao n.º 3, Guilherme Carvalhão, que com a notabilidade que o caracteriza não permitiu mais veleidades ao Arrentela!

Com uma excelente arbitragem terminou o desafio: CCFC vs ARRENTELA (2-1).
Ficou registado como o JOGO DO ANO NO CAMPO DO CASSAPO!

UM BOM 2019 PARA TODOS! (RO)

Repórter de Ocasião (30 de DEZEMBRO de 2018)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

 
OS JOGADORES UM A UM
EDUARDO ESTEVENS (N.º 12) - Seguro e (quase) intransponível!
ALEXANDRE SANTOS (N.º 4) - Muito forte e concentrado! 
MANUEL CANDEIAS (N.º 17) - Muro de betão. Corajoso! 
JOÃO LOPES (N.º 22) - Possante e ágil. Determinado!   
DIOGO COVITA (N.º 5) - Uma tábua sem buracos. Bravio e destemido! 
RODRIGO NASCIMENTO (N.º 15) - Sem dar nas vistas. Trabalhador! 
TOMÁS NUNES (N.º 7) - Explosivo TNT! Talento NaTo!
PEDRO CASACÃO (N.º 8) - O humilde comandante! 
JOSÉ SOUSA (N.º 16) - Voluntarioso. Saiu por estratégia!   
JOÃO OFFERMAN (N.º 21) – Não desanimou. É dos melhores! 
MARTIM GONÇALVES (N.º 11) – O “Homem-Flecha”! 
SIMÃO AZEVEDO (N.º 18) - Fez parte do Grupo. 
GUILHERME CARVALHÃO (N.º 3) – Sereno para colocar ordem na casa! 
GUILHERME PINTO (N.º 6) - O “Homem” que fez mudar… tudo! Bom. 
FRANCISCO CUNHA (N.º 2) - Suplente não utilizado. 
HENRIQUE SANTOS (N.º 10) - Dos fracos não reza a História! Raçudo! 
RÚBEN FERREIRA (N.º 13) - Um tampão. É guerreiro! 
RODRIGO VIEIRA (N.º 9) – Desta vez não jogou mas… já marcou!


JUVENIS B – SUB/16 – 2004 – ÉPOCA: 2018/2019




Trinitrotolueno (TNT)
Composto químico
Descrição:
O Trinitrotolueno é um explosivo. Possui coloração amarela pálida e sofre fusão a 81°C. Faz parte de várias misturas explosivas, como, por exemplo, o amatol, uma mistura de TNT com nitrato de amônia. É preparado pela nitração do tolueno, tendo a fórmula química CHCH(NO).
Bibliografia: Wikipédia (Google)

Fórmula: C7H5N3O6
IUPAC: 2-methyl-1,3,5-trinitrobenzene
Massa molar: 227,13 g/mol
Densidade: 1,65 g/cm³
Ponto de fusão: 80,35 °C
Solúvel em: Água

C7 = CORAGEM (Tomás Nunes 7)
H5 = HONRA (Diogo Covita 5)
N3 = NOTABILIDADE (Guilherme Carvalhão 3)
O6 = ORGULHO (Guilherme Pinto 6)





»»» O Trinitrotolueno original é um explosivo que possui coloração amarela pálida…, desmaiada, macilenta, fraca, frouxa, onde se nota a falta de vigor e animação, mas… está inventado um novo tri·ni·tro·to·lu·e·no, da mesma substância química, que faz parte de várias misturas explosivas (TNT), transformado, agora, em 2018, pelos Juvenis B, do CCFC, em AMARELO-VIVO, colorido, tipo Arco-íris, Pujante, Altivo, Viçoso (com o vício de comer a relva e não a terra!), Portento e Robusto, Enérgico e Eficaz! (RO)
 































  







Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.