PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

002 - (O)utras (R)eportagens - Freixo de Numão


XXIV CONVÍVIO DE FREIXIENSES
8 de Julho de 2012       

                                                                                                Escreveu:
                                                                                                   Luís Rodrigues
Um Algarvio entre Freixienses

  F
REIXO DE NUMÃO, por muito estranho que possa parecer o nome, é uma Freguesia Portuguesa de Vila Nova de Foz Côa, que tem uma área de 47,42 km²  com 502 habitantes registados no ano de 2011.  A História e os seus Antecedentes relatam que a sua ocupação humana vem desde a pré-história no Período Neolítico. Supõe-se que um Castelo dos Lusitanos ali tenha sido erguido e mais tarde fosse desenvolvido pelos Romanos. Quando os Muçulmanos invadiram a Península Ibérica também ali ergueram uma enorme Fortificação porque aquele lugar se situava num ponto estratégico para avistar os inimigos invasores. Com o passar dos anos e dos tempos as gentes de Freixo de Numão continuam fortes, aguerridas e sublimes, daí o nome de Freixo que se assemelha a uma árvore da Família das Oliveiras, que gosta de solos frescos e profundos, de alto porte, que chega a atingir os 25 metros de altura!
         Estamos no século XXI... mas os Convívios dos Freixienses já são realizados desde o século passado! Já são 24 e eu, Algarvio de nascença... já participei em alguns deles... mas, desta vez, por ter ficado deslumbrado por tamanha Solidariedade, Confraternização, Convívio e muita Amizade... não resisti a escrever umas quantas linhas para homenagear o Povo de Freixo de Numão... Amigos meus com quem lido e convivo há cerca de quarenta anos!
         As gentes de Freixo de Numão são um Povo espectacular e têm o mérito de conseguir reunir, quase todos os anos, os conterrâneos da Aldeia, com Convívios extraordinários, onde juntam muitos deles, vindos de todos os lugares do País e, às vezes, do Estrangeiro para, entre “comes e bebes” e muita música, confraternizarem lembrando tempos antigos, vivendo recordações e fortalecendo laços de União e Amizade entre Famílias! Os Convívios são para todas as idades, desde crianças de berço até aos decanos da Aldeia mas, o mais importante, nestes Encontros/Convívios que maravilham os seus participantes é verificarmos que as Pessoas, num único dia, conseguem colocar de parte as suas quezílias e mazelas do trabalho quotidiano... e, todos unidos... dão as mãos para uma Festa, ano após ano... inesquecível! Devia ser sempre assim!..
                              
                                                                       
O CONVITE, O CONVÍVIO, A LOCALIDADE
            Duas ou três semanas antes do Convívio, na Tipografia Lobão, não se fala de outra coisa... e todos da Família Lobão... convidam toda a gente! Eu próprio fui aguentando a pressão e por estratégia... só confirmei a minha presença... com uma condição: -irem-me buscar e levar a casa! Dito e feito. O José Silvério nem hesitou. Às 9 horas da manhã, do dia 8, lá estava em minha casa para me dar boleia. Ninguém reparou... mas, o Rei da Festa fui EU! Viajei de borla... comi... bebi... diverti-me e não gastei um tostão! A viagem até Sintra, Fontanelas, Gouveia, não correu lá muito bem mas ainda bem... porque com voltas e mais voltinhas... fomos apanhando Convivas pelo caminho, incluindo o Autocarro que veio propositadamente com Pessoal de Freixo de Numão. Mas, mesmo assim, não fomos os últimos a chegar ao destino porque o José Luís Lobão só chegou a Fontanelas às quatro da tarde!...  
            Fontanelas foi a localidade escolhida para a realização do 24.º Convívio de Freixienses e Amigos, dia 8 de Julho de 2012. Reparem no nome do título do cartaz: Freixienses e Amigos. Com isto está tudo explicado... A malta de Freixo é fixe e não esquece os Amigos! (Atenção que eu, com toda a certeza absoluta, me vou esquecer de relatar algum dos assuntos importantes ventilados na Festa/Convívio e certamente não vou escrever sobre alguns nomes de Pessoas mas, por isso... não vou deixar de ser Amigo!). Fontanelas porquê?... Porque ali reside um Freixiense de gema, o Senhor Joaquim Moreira, que se prontificou para Organizar a Festa deste ano. No cartaz outros Organizadores habituais se identificavam, tais como: António Sá Coixão, César Augusto Lobão, José Silvério Lobão, Luís Lobão e Manuel Costa.
            O que eu sabia e percebia de fontanelas é o que se chama, normalmente, à moleirinha dos bebés que os Pais evitam tocar por considerarem ser muito mole e frágil. Agora fiquei igualmente a saber que Fontanelas é uma Aldeia da Freguesia de São João das Lampas que está situada entre as também Aldeias de Gouveia, Janas, Azenhas do Mar e Arneiro dos Marinheiros pertencentes ao Concelho de Sintra.  


ANTÓNIO NASCIMENTO SÁ COIXÃO (ANSC)

           (A) mizade.
         (N) obreza.
         (S) olidariedade.
         (C) amaradagem!

            Já todos os leitores repararam que esta minha reportagem é um contributo às gentes de Freixo de Numão, no entanto, entre todos eles, eu faço questão de incluir este acróstico para distinguir o Senhor Coixão, uma pessoa que dispensa apresentações entre os Freixienses. Quero dizer-lhe com toda a franqueza que admiro e aprecio imenso o seu trabalho em prol de Freixo de Numão e por conseguinte sou um leitor assíduo dos seus editoriais do Jornal Notícias de Freixo de Numão. Confesso que já bebi algumas águas dos seus pareceres. Tenha calma e paciência porque ninguém consegue arranjar novecentos Amigos sem fazer pelo menos meia-dúzia de Inimigos! Por aquilo que eu conheço dos habitantes de Freixo de Numão eu notei pessoalmente que o Autocarro se apresentava... ou pouco vazio!...     

A CHEGADA
            Fanfarra, muita música e foguetes presentearam os Convivas quando chegaram a Fontanelas! Espectacular. Lindo. Tudo começava bem. Magnífico. Brilhante ideia. O Grupo de Percussão de Santa Maria do Magoito, banda fundada em 15 de Agosto de 2002, vestidos num tom azul celeste e com Porta-Estandarte, deu as boas-vindas aos visitantes com muito barulho e animação. Parabéns. Passados breves minutos, após cumprimentos, beijos e abraços já o José Silvério me puxava para o Lótus Bar, local de recepção para um Porto-de-Honra! Nunca tinha apreciado um Porto-de-Honra com Moscatel, Tinto e Branco, Vinhos Licorosos, Cerveja, Sumos, Águas, Coca-Cola, etc, etc... Com o Pessoal de Freixo... é assim! Extraordinário lugar para receber os visitantes. O Lótus Bar tem um ambiente acolhedor. Logo ali, começaram a tirar fotos, os Repórteres-de-Serviço. Fui fotografado com os meus Amigos, entre eles, o António, o Silvério  e o Paulo Lobão (ex-Bolas).

                                                                                 
FLORES PARA O POETA    
          Nesta pequena Aldeia de Fontanelas/Gouveia (Sintra) nasceu e faleceu um distinto Poeta Popular de seu nome José Valentim Lourenço (1941-2002) que mandou decorar, com poesias suas gravadas em Azulejo, todas as placas que identificam as ruas da localidade. Também conhecido por “Zé Massano” este Poeta foi o principal reponsável e dinamizador do Teatro da localidade. O anfitrião da Festa/Convívio aproveitou a oportunidade para homenagear uma pessoa da Terra. Joaquim Moreira na presença de um dos herdeiros do Poeta e num momento solene e de grande compaixão e ternura depositou junto à estátua de José Valentim Lourenço uma Coroa de Flores como reconhecimento do seu bem em prol da Aldeia de Fontanelas. Um gesto bonito que caiu bem entre os Convivas.

O LOCAL DO CONVÍVIO
          Após uma pequena caminhada os participantes chegaram ao local do Convívio onde já se encontrava o Amigo Zacarias e Companhia a tratar do Porco-no-Espeto. A União Recreativa Desportiva de Fontanelas e Gouveia (URDFG) cedeu o seu espaço para a realização da Festa. Ali, todos começaram a escolher uma mesa ou um cantinho para colocarem a sua merenda. De imediato começámos a beber e a comer e... nunca mais parámos. No meio de muita música, animação, divertimento e salutar Convívio situavam-se as Barraquinhas com produtos da Região e de Freixo de Numão. Tomei nota: 1 –Arroz Doce com Mel e Requeijão (URDFG); 2 –Adega Regional de Colares (Vinhos); 3 –Azeite Casa Grande (Freixo); 4 –Estandarte da Banda Filarmónica de Freixo de Numão (I.º Convívio – 1983). 5 –Vinhos e Moscatel de Freixo. 6 –Doces e Amêndoas.
          Entre todos os Petiscos destacaram-se: Porco no Espeto; Sardinha Assada; Queijos; Bolos; Arroz de Legumes; Saladas Diversas; Frango Frito e Assado; Entremeadas; Febras, Bifes de Perú e Camarão. Bebidas: Cerveja; Whisky; Sumos; Coca-Cola; Águas; Laranjadas e Café. Comeu-se, bebeu-se, cantou-se e dançou-se.... muito!

OS MÚSICOS
          Vieram de Santarém, Rui Carvalho e Marco António para a Música Ambiente mas quem realmente animou grande parte das danças e cantares foi a dupla inesperada de cantoras, as manas Mafalda e Catarina Trabulo! Essas... mesmo, as netas do Companheiro e Amigo César Lobão e filhas da Xana e do Prudêncio. Foram um Espectáculo... dentro do Espectáculo! Fiquei pasmado! Tanto mérito e tanta categoria. Podiam fazer carreira. Parabéns! Estas meninas cantaram, à vontade e sem timidez: Aperta, aperta com ela!; Mas... quem será o Pai da Criança?; É amor, é amor, é amor! E... a Bela Morena... dedicada à prima Patrícia! Fenomenal! Só posso qualificar a actuação desta dupla improvisada como Espantosa! Fascinante! Fantástica! Zacarias e o Concertinista Alfredo Cerqueira animaram o bailarico durante todo o dia onde brilhou o dançarino Vasquinho... que até comia e bebia a dançar! Grande Homem!
                                                                                                                                     
                                                                                   
HOMENAGENS, SORTEIOS E... O BORREGO
          Uma Festa e um Convívio sem homenagens não é Festa não é nada! E depois de na parte da manhã se ter lembrado o Poeta morto... foi a vez de se homenagear os Vivos! Enquanto se vendiam rifas para o sorteios de vários cabazes, com Produtos de Freixo de Numão e da Região de Sintra, António Sá Coixão, como principal mentor destes acontecimentos, chamou ao palco várias personalidades para a entrega de Diplomas. As Frases sonantes e sentidas de ANSC:


>> SEM PESSOAS... NÃO HÁ PROGRESSO!
>> A AMIZADE NÃO TEM FRONTEIRAS!

          O palco apresentava-se decorado e pintado com figuras lendárias do Povo Português, tais como: Infante D. Henrique; Vasco da Gama; Luís de Camões; Amália Rodrigues e Fernando Pessoa. Sítio mágico e a condizer com os homenageados. Foram lembrados os trinta anos (30) de existência do Jornal de Notícias de Freixo de Numão com os devidos agradecimentos à Tipografia Lobão, Lda. e foram entregues Diplomas de Dedicação e Mérito a José Silvério Lobão Ameão e Luís António Lobão. António Sá Coixão agradeceu, ainda, a outros nomes, entre muitos, todos colaborantes no progresso de Freixo de Numão: José Coelho; Joaquim Moreira; César Lobão; Família do Moscatel; Fernando Acácio; Zé Antero; Dionísio Ribeiro; Zacarias e Amigos e muito mais.
          E chegou o momento dos sorteios, enquanto se vendiam umas Queijadas “Constança” muito apetitosas, cujos cabazes foram compostos pelos seguintes ofertantes: LOJA GOURMET; ACDR; BANDA DE MÚSICA; URDFG; CENTRO DE DIA e CASA GRANDE. Para quem gosta de jogar na lotaria aqui se registam os números para os curiosos: 1282; 0292; 0137; 0604 e 1419. Um dos cabazes continha um garrafão de vinho e uma garrafa de azeite que foram atribuídos aos seguintes números: 3892 e 3956. Outros sorteios foram efectuados porque alguns premiados não apareciam com o bilhetinho da sorte.
          Finalmente chegou o leilão do borrego (vivo!): Por sessenta euros (60€) ficou em casa tendo sido adquirido por um habitante de Fontanelas. 

O HINO DE FREIXO
          Um dos momentos mais entusiasmantes da Festa do 24.º Convívio de Freixienses e Amigos foi quando se cantou no palco o... Hino de Freixo! Fui apanhado desprevenido porque ainda não o conhecia! Sensacional. Até eu gritei, cantei e bati palmas como se eu próprio tivesse nascido em Freixo de Numão! A letra é linda e formosa e o Hino foi escrito há quarenta anos por Marcelino e Carlos Belo. A música cativa qualquer ser e é vibrante! Foi um  momento único! Toda a gente se levantou e saiu das sombras para cantar e bater palmas! Lucinda Ameão aproveitou para dedicar o Hino de Freixo de Numão aos seus falecidos Pais: Maria Odete Lobão e José Augusto Ameão. Como o nosso Freixo não há igual... Terra de encanto e Beleza... Frases do Hino que muito sinceramente gostei e admirei e até me senti arrepiado com tamanha beleza!
          No culminar da Festa aprendi... mais uma: -Como é que se faz uma bengala? Alguém sabe?... Faz-se uma bengala dum pau direito! Porque de um pau torto já está feito! Boa. Todos rimos às gargalhadas.
          Mais tarde o autocarro partiu rumo a Freixo de Numão mas ainda houve quem ficasse a petiscar para acabar com o vinho tinto e as sardinhas. De boleia ainda fui visitar a Praia das Maçãs e tirámos mais umas fotografias. Cheguei a casa... cansado mas feliz!
          Esta reportagem só foi escrita quinze dias depois da realização do 24.º Convívio de Freixo porque foi o tempo que demorei a beber o garrafão de vinho que o meu amigo Luís Lobão me ofereceu. Uma autêntica especialidade! Aliás... tudo o que vem de Freixo... É BOM!
          »»Texto: Luís Rodrigues     »»Fotos: Anita e Patrícia Ameão

1 comentário:

  1. Meu avô, Antônio Maria Freixinho, nasceu em Freixo de Numão no ano de 1879. Fiquei sensibilizada ao me deparar com o relato dessa festa. E me lembrei do apelido que meu avô tinha aqui no Brasil: VIDA ALEGRE. Estava na veia. Parabéns pela matéria. Saudações ao povo de Freixo.

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.