PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

*** CRÓNICA OCASIONAL N.º 203 - SAÍRAM DA CASCA! *** Dedicada à Leitora/Seguidora KATYA NOGUEIRA ***




RODRIGO ALEXANDRE PINTO TEIXEIRA
A Época anterior participou no Escalão de Infantis B-2. Treinou, jogou, evoluiu. Esta Temporada o Futebol de Nove (9) proporcionou-lhe a “chamada” a uma nova “montra”... a mostrar-se mais e… no Sábado passado a magia aconteceu quando foi obreiro de um magnífico golo, na recepção da sua Equipa (Infantis A – Futebol de 9) aos congéneres de Sesimbra, desafio que terminou numa igualdade a três bolas.



Saíram  da 

Casca!
Crónica Ocasional n.º 203
Por: Repórter de Ocasião (RO)

J
Á escrevi em variadas ocasiões que a obtenção de um golo… pode mudar o destino de um Jogador! Por vezes os talentos abundam pelo Campo do Cassapo, nas Escolas de Formação do Charneca de Caparica Futebol Clube…, sem que eu me aperceba deles porque… são imensos e… cada vez existem muitos mais a “sair da casca”, que é como quem diz, deixam de lado a possível timidez, com o decorrer e o acumular dos jogos…, tornam-se extrovertidos, evoluem com a prática dos ensinamentos recolhidos e… os golos aparecem! Depois, quando estes momentos sucedem… é sempre difícil falar de todos ao mesmo tempo... No entanto é necessário compreender que... quando se noticia apenas... UM... é como se se tratasse de... TODOS (!) embora alguns Leitores (?) continuem a ficar surpreendidos e algo desconfortados (!), nota-se, por vezes, pelo facto de o “RO” não escrever sobre os seus Escalões preferidos… esquecendo-se que no CCFC existem dezoito Escalões a competir e… o “Repórter de Ocasião” é… apenas UM!


RODRIGO ALEXANDRE PINTO TEIXEIRA
A Época anterior participou no Escalão de Infantis B-2. Treinou, jogou, evoluiu. Esta Temporada o Futebol de Nove (9) proporcionou-lhe a “chamada” a uma nova “montra”... a mostrar-se mais e… no Sábado passado a magia aconteceu quando foi obreiro de um magnífico golo, na recepção da sua Equipa (Infantis A – Futebol de 9) aos congéneres de Sesimbra, desafio que terminou numa igualdade a três bolas.


UM GOLO MÁGICO PARA A FAMA
NUM DIA HISTÓRICO DE PORTUGAL
O jogo Charneca de Caparica com o Sesimbra, de Futebol de 9, entre as Equipas de Infantis, Sub/13, 2006, iniciou-se à hora correcta, 9.30h, no Sábado, 1.º de Dezembro -Feriado Nacional, comemorativo da Restauração da Independência de Portugal ou Restauração de Portugal um processo que procurava a autonomia Portuguesa, após sessenta anos de União Ibérica (1580-1640) -e poucos minutos depois a bola foi enviada, em carta fechada, com um selo decorativo de Natal, mostrando uma imagem… de golo, para a corrida de Rodrigo Pinto Teixeira que a recebeu, na sua ala direita, do ataque do CCFC! O extremo/atacante recebeu-a, abriu-a e… percebeu a mensagem! Depois de se soltar… da carta, a bola, de olhos esbugalhados, e surpreendidos, falou para o receptor e disse-lhe de um modo sorridente: -Então!? Do que é que estás à espera!?... A baliza é ali… Chuta-me! (e apontou para aquela que fica situada no lado dos Balneários!).
Rodrigo Pinto Teixeira não se fez rogado… olhou para o destino indicado pela redonda… e de olhos bem abertos, consciente que aquele momento, seria mágico, famoso e eterno para ele…, afinfou-lhe um pontapé genuíno e ela, a bola, lá partiu, linda, misteriosa e contente… rumo à sua missão! Pelo airoso caminho quis ser vaidosa e matreira e decidiu-se a passar, a alta velocidade, pelos “Pontos de Contacto com a Segurança” (PCS)” que cumpriam, como habitualmente, a guarda do recinto desportivo e costumam colocar-se à entrada do Campo do Cassapo, após a saída dos Balneários, e pavoneou-se até com modos sensuais por Anselmo Rosa, Paulo Piedade, José Manuel Santos, Marcos Lourenço e Jorge Silva Coelho, -tentando transmitir-lhes vivacidade e memória para que registassem esta proeza para a posteridade! -claro, sem sair fora do rectângulo de jogo porque este relato é uma história de ficção e as linhas que o definem acompanharam a bola no seu trajecto de ostentação! Depois destas enigmáticas e peripécias mirabolantes… a bola dirigiu-se, maliciosa, em direcção à baliza do Sesimbra! Hipnotizou e fintou o atónito “Guardião” forasteiro e infiltrou-se, de modo bombástico, dentro das suas redes! Goooolo de Rodrigo Pinto Teixeira. Correrias, gritos, abraços e festejos! Um a zero para o CCFC! André Duque, o Árbitro, confirmou o golo e apontou o centro do terreno enquanto anotava o número 2 incrustado no dorsal do Autor do fabuloso GOLO!


GUILHERME OLIVEIRA ROSA – AFONSO SILVEIRA MARQUES
Um destaque especial para os Guarda-Redes, neste jogo, GUI & AFONSO que estiveram muitos concentrados a evitar males piores para a sua Equipa especialmente o GUI-ROSA que realizou uma exibição espectacular, a dar nas vistas, saído-da-casca, facto que foi comentado pelos adeptos adversários!



GONÇALO FAVINHA E TIAGO JORGE
*** OS Infantis (A), Futebol de Nove (9), 2006, no último Sábado, no Campo do Cassapo, depois de estarem em vantagem no marcador, por duas vezes... após o 2-1, (golos do CCFC marcados por Rodrigo Teixeira e Gonçalo Favinha) o visitante SESIMBRA conseguiu a reviravolta e ganhava por 3 a 2... a escassos segundos do final do jogo... quando o Tiago Andries sofreu uma falta aparatosa, dentro da área forasteira..,. e foi projectado no ar! Grande penalidade, indiscutível, assinalada por André Duque um dos melhores na sua especialidade! Quem vai marcar (?) perguntou-se! Eu disse: -Só pode ser o Tiago Jorge! E... foi.
No momento da decisão... alguém reparou que o Gonçalo Favinha (CCFC) estava, de joelhos, a rezar... para que o seu Capitão fizesse golo e... empatasse o jogo (3-3). Tiago Jorge conseguiu meter a bola dentro da baliza adversária e o jogo terminou segundos depois!
No final do vídeo conseguimos verificar que também... um Jogador do Sesimbra... estava de joelhos a rezar... neste caso... a pedir, entende-se, para que... não fosse golo!
*** O Futebol não se rege por regras... tenta-se rezar... para se ter SORTE, mas... a SORTE... DÁ MUITO TRABALHO!
(Blog-RO).


BENJAMINS B-2 (SUB/10) 2009
»»» SAÍDOS DA CASCA
Já tinham mostrado a sua vontade em sair do anonimato com o brilhante empate conseguido com o Cova da Piedade (3-3) em jornada anterior e escolheram precisamente o 1.º de Dezembro para, também, fazer HISTÓRIA ganhando, pela 1.ª vez, esta Época, um jogo oficial e… logo ao BARREIRENSE por… 3 a 2! Dois golos de Rodrigo Lopes e… um Auto-Golo. Tomás Sampaio, um Guarda-Redes com futuro, efectuou inúmeras defesas, é o exemplo destes talentos que alinham neste Escalão e que têm idade inferior, como foram os casos, neste jogo, de João Encarnação, Eduardo Duarte, Salvador Mendes, Tomás Dantas (que já tem uns anitos de CCFC!) e Rodrigo Ventura Carvalho. Todos estes, na companhia de Rodrigo Andrade Lopes, Leo Leal Dias, Rodrigo Patrício Gomes, Francisco Reis Viegas e Tiago Cruz Vaz.
TODOS “SAÍDOS DA CASCA”… a revelar e enaltecer o óptimo trabalho que os Treinadores Tiago neves e João Encarnação estão a realizar. Parabéns!


BENJAMINS A-1 (SUB/11) 2008 – APURADOS!
No Seixal, confirmando o apuramento para a fase seguinte, os Benjamins A-1 venceram por 5-0, com lugar a novidades nos marcadores dos golos, todos “saídos-da-casca!” HONRA para Eduardo Fileno (2 golos), Lourenço Ribeiro, Isaac Baltazar e Hugo Nogueira (de Guarda-redes a ponta-de-lança, goleador!), com um golo cada. (Notícias enviadas por Paula Luís – Luís Antunes).

Repórter de Ocasião (04 de Novembro de 2018)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.









































1 comentário:

  1. Agradeço desde já a dedicatória desta excelente cronica,Parabens ao Sr.Ro e aos miúdos todos desta cronica com um carinho muito especial pelos nossos Benjamins A1. E venham mais 😀

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.