PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

*** Por enquanto… não vou desistir… de nada! *** (RO)


Carta aberta à nação CCFC
(vulgo Charneca de Caparica Futebol Clube)
»»» A propósito das fotografias «««

No passado dia 16, domingo, à noite, fui confrontado com um comentário, anónimo, no Blog “Repórter de Ocasião” -escrito, com data de 14 de dezembro, na publicação do mesmo dia…, “*** HOJE NÃO ESCREVO CRÓNICA! *** (n.º 007) *** RO *** O NATAL está à porta e o final do ANO aproxima-se! (sexta-feira, 14 de dezembro de 2018)” -que copio, na íntegra: “Anónimo 16/12/18, 11:54 Ter atenção as fotos publicadas sem autorização dos pais! Estão mts miúdos os quais não existe QQ autorização para expor assim ... Reveja a situação expecialmente com elementos / miúdos”


A publicação referia-se ao “ritual” semanal dos jogos de futebol de vários Escalões do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) que se realizam no Campo do Cassapo e apresentei o assunto com fotografias das Equipas de 2007, sub/11, Benjamins A, do CCFC e ACDC, desafio que terminou com vitória dos visitados por 4 a 3.

Não fiquei surpreendido com o comentário/tema (as fotografias) porque me pareceu sereno… tipo “aviso à navegação” (não o interpretei como uma mensagem/quezília entre Clubes!) e não foi a primeira vez, nem a segunda, nem tão pouco a terceira…, que me tocaram com o assunto porém, sempre verbalmente, nunca por escrito e, como tal, não podia ficar indiferente! Embora o comentário tenha sido produzido de forma anónima decidi-me a procurar informação sobre as tais “fotografias divulgadas sem autorização dos pais” interrogando-me se o comentário teria sido escrito por pessoa de dentro ou fora da nação CCFC contudo, com a quase certeza de que o seu autor(a) não será elemento e frequentador habitual do sítio CCFC nem tão pouco elemento pertencente ao Escalão Benjamins A, deste Clube, porque conheço e dou-me muito bem com as pessoas que o acompanham!

Não encontrei legislação bem documentada e em vigor sobre o “crime” de se obter fotografias de menores e publicá-las, sem a devida autorização dos Pais… na vertente desportiva embora já exista alguma regulamentação e condenações em tribunal sobre casos familiares e de natureza pessoal, também outros casos de dados pessoais de crianças até aos 13 anos que não na componente desportiva!

As minhas fotografias obtidas e publicadas, ao longo dos anos, em favor do CCFC, sempre visaram o elogio, a graça e o enlevo das crianças, orgulho e contentamento dos seus pais e familiares esse, sim, o principal objectivo mas…, agora, reconheço que o mundo, por vezes, é perverso e que o aparecimento da internet e das consequentes redes sociais, desde que aproveitadas para o mal e a crueldade dos seus procedimentos podem molestar significativamente aqueles que trabalham em prol da comunidade e do bem comum!

Mediante esta matéria vejo e sinto-me no meio de uma encruzilhada de decisões a tomar porque, paradoxalmente à questão, sou aconselhado, e às vezes até mandado, por muitos pais e familiares, dos meninos que praticam futebol no CCFC, para tirar e publicar essas mesmas fotografias! Em vários casos… até tenho sido “castigado” e acusado por outros (!) de não publicar fotos dos seus mais queridos em prol de muitos! É verdade: também tenho sido apontado por nada fotografar e publicar sobre muitas crianças!

Não pretendo nem quero ser “apanhado” nesta teia de arame farpado onde a tramóia pode surgir a qualquer momento pelo que pondero, muito sinceramente, sobre a publicação de fotografias futuras porque o universo do futebol é muito disperso e enredado! Ter autorização dos pais para publicar fotografias dos seus educandos não garante falhas ocasionais porque os miúdos não jogam futebol sozinhos e o processo parece-me muito complexo e quando se pretende agir com maldade é muitíssimo fácil conseguir-se motivos para se causar danos ou prejuízos a vítimas e/ou inocentes!

Da mesma maneira não intento fazer disto um drama mas confesso que não tenho a mesma capacidade espiritual e de liderança do enorme e capaz presidente da Direcção do CCFC para governar estas e outras conjunturas mas por vezes dou comigo a pensar que tenho dois filhos já formados que praticam outra modalidade desportiva num grande Clube Nacional e que… nunca os vejo actuar nem os acompanho… enquanto me desgasto no engrandecimento do Charneca de Caparica Futebol Clube, consciente, todavia, do bom gosto, paixão e prazer que me proporcionam instalado na sua vivência! Será hora… de mudar!?

Para terminar desejo afirmar que estas palavras não são um choradinho para que receba, em troca, apoios, confortos e solidariedade, nada disso, é simplesmente uma constatação de factos reais sobre os quais estou a meditar e assim continuarei nos próximos dias passando a ter o devido e mais cuidado com a publicação das fotografias!

Por enquanto… não vou desistir… de nada!

Contudo…  não quero ser “apanhado” nesta teia de arame farpado onde a tramóia pode surgir a qualquer momento…

Com votos e desejos de uma óptima e feliz Quadra Natalícia, abraça-vos o vosso Repórter de Ocasião (RO), Luís Rodrigues, presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCFC.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.