PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 1 de maio de 2020

*** Viva o 1.º de MAIO! O DIA DO TRABALHADOR! ***


Viva o 1.º de MAIO!



*** DESDE muito novo que me habituei a festejar o 1.º de MAIO como dia do TRABALHADOR… até mesmo antes do 25 de ABRIL de 1974! Porque.. vim trabalhar para Almada em Setembro de 1969, com 11 anos de idade, para a Tipografia GRÁFICA ALMADENSE! O DIA DO TRABALHADOR foi sempre celebrado pelos Tipógrafos!

…COM três dias de trabalho e com 11 anos… (era proibido) fiquei com um braço preso numa Máquina Manual de Cortantes… fui parar ao Hospital e… ia ficando sem o braço!
Chorei…, gritei, aflito e com medo…, queria voltar para BURGAU!

…Reformei-me aos 60 anos… com 48 legais de descontos para a Segurança Social, portanto… já são uns aninhos!

…Em 2006 a GRÁFICA ALMADENSE abriu insolvência… fiquei DESEMPREGADO e em 2009 ingressei a efectivo na TIPOGRAFIA LOBÃO! Estive lá… até Junho de 2018!

…Na minha querida PROFISSÃO… aprendi e fiz de tudo! Compositor Manual, Impressor Tipográfico, sou do tempo dos caracteres de letra a letra, do Linotype (que fundia em bloco linhas de caracteres em chumbo), Película, Fotolito, Impressão em Offset, Computadores e Gravação de Chapas em CTP, Revisor de Textos, Impressor Manual e Automático, Corte e Vinco, Relevo Branco, Impressão a Ouro Quente e… já não sei que mais!

…AINDA estava em condições de trabalhar em tudo isto… porque sinto que usufruo de uma mente jovem… e não sei, sinceramente, se em PORTUGAL ou em todo o MUNDO existiu alguém… como eu a trabalhar e a ser conhecedor e sabedor em todas estas especialidades! Mas… estou e sinto-me muito bem… EM CASA!

… OBRIGADO GRÁFICA ALMADENSE e TIPOGRAFIA LOBÃO por tudo aquilo que me proporcionaram… Victor Afonso, João Fernandes, Migalhas, Áurea Afonso, Luís Barral, Luís Lobão, José Silvério, Paulo Lobão e José Luís!!
… MESMO EM CASA E SEMPRE… FESTEJAREI O 1.º DE MAIO PORQUE SINTO NA MINHA ESSÊNCIA O SENTIDO DA LIBERDADE!

… OBRIGADO, AOS MEUS LEITORES, POR ACEITAREM ESTES MEUS DEFEITOS! (RO – Luís Rodrigues)


Américo Nunes - Miguel Almeida - Luís Rodrigues - José Silvério
reunidos nos festejos do 1.º de MAIO

2 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.