PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

🔎 🏆 Torneio "TAÇA É TAÇA!" - A GRANDE FINAL...🏆🔦 *Nenhum dos 2 Finalistas tem a melhor Resposta 🖊🔖

🖊🎖💑 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🎉

🏆TAÇA É TAÇA!🏆

 Torneio Análogo

"A Grande Final"

👑🏹🗡🛡😘😎🎇

👪👫👬👭👥👤💑

📚 Este é o vosso Blogue RO!📚👀

🏰 “Rainhas” e “Reis”dos “Gostos”👸🤴

💑 HOMEM 👨 E MULHER 👩 DOS “GOSTOS"👍

😆🥂😅🙌👌💙💚💛💜❤💓💖

 

A TAÇA PARA O VENCEDOR! OFERECIDA PELO "INSP. FIDALGO"!

 

“PRESENTES”

»»» Carla Duarte; Joel Trigueiro; Maria Teresa Rodrigues; Telmo Malanho Rodrigues e Ricardo Matos «««

»»» ÚNICOS A PARTICIPAR EM TODAS AS ETAPAS!! «««

  “OS NOTÁVEIS”

 »»»E ainda... MALI (em estreia no torneio!); Jorge Torbolento (regressado) e Zablita Mariazita!!! «««

 

 *** FINALISTAS »»» Carla Duarte e Telmo!!

 


»»» NENHUM DOS DOIS FINALISTAS... Carla Duarte e Telmo Malanho Rodrigues tem a Melhor Solução/Resposta nesta Etapa... a Grande Final... ora, isto significa que ambos podiam ter sido eliminados numa Prova anterior se... este Problema Policiário "AMIGOS, AMIGOS"... tivesse sido inserido numa dessas eliminatórias!!

»»» QUANDO um problema Policiário tem uma data qualquer é preciso, sempre, muita atenção... traz água no bico... e neste caso... o dia 15 de Agosto é Feriado Nacional... NÃO PODIA HAVER CORREIO... logo... SEUGIRDOR mentiu... se mentiu... é CULPADO! Só o(a) Concorrente que teve A MELHOR SOLUÇÃO desta Final... reparou e mencionou este pormenor!!

»»» APENAS três Solucionistas indicaram como culpado... o SEUGIRDOR e, um deles, foi UM DOS FINALISTAS!! 

»»» ALÉM do pormenor do FERIADO... também era importante referir que as BATATAS e TOMATES não se regam em AGOSTO!! Nesta altura já estão prontos, ou quase, para serem apanhados!! 

»»» O MÓBIL DO CRIME... foi o ciúme... e também poucos descortinaram esta possibilidade!

»»» A FERIDA da vítima apresentava-se "redonda e limpa"... (pormenor técnico)... significava que o disparo da arma foi efectuado a uma distância de 2 a 4 metros!!

»»» ESTES eram os pormenores mais importantes!! NINGUÉM acertou na TOTALIDADE!!

»»» VEJAM atentamente como o Policiarista e Confrade ZÉ (Viseu), em 1978, respondeu a este Problema Policiário, da Autoria de "O Gráfico" (RO).

 


Solução apresentada por Zé (Viseu) em 1978

Amigos, amigos… com licença! Com «amigos» daqueles não vai um tipo longe. Olha se um dos meus amigos de pesca resolve fazer-me, a mim, o que o Rodrigues fez ao Felizardo!!!... Felizardo é como quem diz, porque:

 

a) 1.º – O autor chama-lhe Odrazilef o que lhe dá um ar exótico, assim a modos que oriental – polaco, checoslovaco ou para esses lados!...

 

b) 2.º – Não se pode considerar felizardo um tipo que é morto assim, logo de manhãzinha… Que raio de maneira de começar o dia, hem! É o que se chama meter uma coisa na cabeça de outrem, pela via mais directa e mesmo à força. Safa, é melhor passar a chamar-lhe Odaraza que lhe quadra muito melhor ao tom da pele!!!

 

Bom, deixemo-nos lá de especulações mais ou menos mórbidas e passemos aos factos.

O facto é que – Pum! O Odrazilef era uma vez!

 

E agora que temos uma vítima urge encontrar o criminoso. Não é difícil. Foi o Seugirdor, (04 Pontos) outro nome ao contrário, este com um sabor mais húngaro, com czardas e tudo!!! Siga a música!

 

Pois o amigo (salvo seja!...) Rodrigues ao contrário (eu cá sou portuguesinho de cepa. Cepa e bago, ora essa! Sobretudo bago espremido e fermentado… Só! Porque bago destilado é lá com os meus amigos «Sete» e Detective Misterioso que em termos de bago destilado, com licença, 3 pontinhos… reticências! Andando que se faz tarde!); pois o amigo Seugirdor mente que nem um ruim vilão! (Ó «Sete», esta é que é mesmo de 5.º acto de um dramalhão dos antigos!...). E quem mente… é mentiroso! Irra que hoje estou cheio de veia Lapalissiana! Quem mente, nestas coisas de problemas policiários, está tramado… É logo candidato n.º 1 à Comissão de Moradores da Penitenciária de Lisboa (Ora até que enfim que saiu uma original… Já conhecia esta, «Sete»?). E porque mente o mentiroso? (Sem comentários!). Porque é mentiroso! Toma lá esta!

E é mentiroso, meus senhores, porque mente! Aí valente… Até pareço um deputado na Assembleia a dizer coisas tão profundamente profundas!

E é mentiroso, porque, meus senhores, mente…

(Ó pá, cala o rádio!)

Ora o indígena da terra dele diz que se levantou cedo para ir para às hortas (Onde é que eu já ouvi isto? Nalgum fadinho dos castiços, ‘tá visto!) regar a hortaliça, que é como quem diz, as batatas e os tomates!!! Ó «Sete», é o que lá vem escrito, não sei para que se está a rir!... Diz o homem que regou lá essas coisas e recebeu o correio para ler a carta da miúda. Aí, parou! O caso passou-se em 15 de Agosto do ano de 1977 (como se vê na capa do dossier). E vai daí, nesse dia, foi Feriado Nacional e os CTT não trabalham nos feriados (02 Pontos) (nem em outros dias que não são feriados, mas isso não é desta música!) Logo, o ignóbil cavalheiro mentiu. Tenho dito!

Mentiu, sim, meus senhores e a mentira, irmãos meus, é um pecado.

Mente porque é um criminoso assassino! E ele a dar-lhe!... Já disse para desligarem o rádio!

Matou por vingança, por despeito, por dor de «corno», (02 Pontos) em bom português. Roubaram-lhe a pequena! Um caso de amor desencontrado. A ama B; B ama C, logo A mata C… E esta? Agora dá-me para a Filosofia, hem!...

O tipo pensou-a bem. Como o Leunam queria caçar um emprego no género do da vítima, nada mais propício para o incriminar do que matar o Odrazilef e deixar que as pessoas pensassem que fora o Leunam. Tanto mais que este e o Siul iriam buscá-lo de manhã.

 

Ora o criminoso entra na casa da vítima com a maior das calmas (até tem a chave!), surpreende-a preparada para ir para a pesca (daí a sua indumentária!), «arrefinfa-lhe» um balázio na caixa das minhocas (Cabeça, entenda-se) aí a uma distância entre 2 a 4 metros (ferida de buraco redondo e limpo) e sai, calmamente, à espera que culpem o outro (ou outros!). (02 Pontos)

 

Só que Leunam está «limpo». Estava no café (e há dezenas de cafés abertos nos dias feriados). Aí teria certamente testemunhas (o Siul e o Seugirdor podem comprovar que o foram chamar lá). Seja como for, não há nada que o incrimine.

 

No Siul também não se vê nada que o incrimine nas declarações.

Quanto ao fato envergado pela vítima, nada tem de especial. Trata-se de uma vulgar indumentária de pescador!!! E o homem ia para a pesca, já está dito.

 

Ainda voltando ao Seugirdor, há algumas coisitas erradas nas suas declarações (ou, pelo menos, pouco correctas). Primeiro, o facto de o fulano estar com baixa e trabalhar em casa não é, infelizmente, motivo de reparo, tão corriqueiro o facto é. Porém, num problema policiário, pode valer algum pontito, sei lá!!!... E até ajuda a justificar o facto de o criminoso se esquecer que o 15 de Agosto foi feriado. Com baixa, habituado a estar na sorna, para ele todos os dias eram «de férias»… Nem se apercebeu que era «feriado» e não havia correio… Também o próprio estado de nervosismo do crime o ajudou a baralhar-se.

 

E as tais «hortaliças»? Ora bem. Os tomates não se semeiam nessa época, é um facto. (02 Pontos) Porém, ou isso é mais uma «galga» que incrimina o Seugirdor ou então até pode nem ser. Pode muito bem acontecer que haja alguma variedade de tomates que se plantem nessa altura, tal como as batatas (há tantas variedades de legumes!!! E depois, onde estamos?...) ou então o irmão do fulano poderia perceber tanto de agricultura como eu e ter plantado tomates e batatas fora dos tempos. Não é proibido!!! Se crescem ou não, isso é problema de quem os planta… Porém, com esta história dos «pontinhos» é preciso um tipo estar atento e responder a tudo. Há sempre um pormenor desconhecido que espera por nós!

 

E pronto. Mais um problema de O Gráfico, feito com a habitual honestidade do produtor. Não será dos mais brilhantes do autor mas está correcto. Não há rasteiras, nem subtilezas. O que é, é. Eis uma virtude desse jovem, tão bom como decifrador como camarada. Um dos melhores! Para ele vai o meu abraço «Ad Hoc». E o do costume para o «Sete». A propósito, amigo «Sete»: é muito feio não responder à correspondência (2 ou 3 missivas!) dos amigos. Está, porém, perdoado.

ZÉ - Viseu

2 comentários:

  1. MTR
    Que pena nenhum dos finalistas não conseguirem os 12 pontos, contudo não-de ter sido boas conclusões que darão excelentes histórias!

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.