PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 26 de novembro de 2022

🔎 🏆 Torneio "TAÇA É TAÇA!" - A GRANDE FINAL...🏆🔦 Termina hoje o prazo para envio de resposta! 🏹🗡 🖊🔖

🖊🎖💑 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🎉

🏆TAÇA É TAÇA!🏆

 Torneio Análogo

"A Grande Final"

👑🏹🗡🛡😘😎🎇

👪👫👬👭👥👤💑

📚 Este é o vosso Blogue RO!📚👀

🏰 “Rainhas” e “Reis”dos “Gostos”👸🤴

💑 HOMEM 👨 E MULHER 👩 DOS “GOSTOS"👍

😆🥂😅🙌👌💙💚💛💜❤💓💖

 

TAÇA É… TAÇA! - 2022

Torneio de Entretenimento do Blogue RO

Desafios/Provas por ELIMINATÓRIAS

 

»»» Em caso de igualdade pontual vence a Melhor Resposta!

 

»»» A GRANDE FINAL «««

CARLA DUARTE vs TELMO MALANHO RODRIGUES

 

»»» Em caso de igualdade pontual vence a Melhor Resposta!

 

* Ora, viva! O Blogue RO sempre foi a favor das Tertúlias virtuais e o que é que... isto significa!? Representa que mediante uma Prova, Teste, Passatempo e/ou Desafio proposto neste lúdico espaço... os concorrentes possam trocar impressões e comentários... entre si!! Podem e devem discutir os pormenores e as possíveis soluções de cada caso... e cada elemento, individualmente, dá o seu parecer e opinião! Depois... no momento de enviar a respectiva resposta/solução... cada um, cada participante, escreve e documenta o relatório... À SUA MANEIRA... utilizando a criatividade e originalidade que melhor entender... respeitante à sua imaginação! No entanto… é necessário muito cuidado na apresentação das respostas… onde… nalguns casos… é preciso justificar… as descobertas e/ou deduções!! COPY PASTE... É QUE NÃO!! NUNCA!!! DURA LEX, SED LEX!

 

A GRANDE - FINAL

PROVA N.º 05

(12 Pontos)

 

Problema Policiário

AMIGOS, AMIGOS…

Um Original de:  O Gráfico

Publicado em:  11 de Maio de 1978

 

 

O

 Detective João Valentim, acabara de gozar as suas férias. Vindo da Ilha da Madeira nos primeiros dias de Setembro, logo se preparou para resolver alguns «casos» que o seu substituto Viegas Matoso lhe apresentara.

 

Matoso: – Caríssimo amigo, na sua ausência aconteceu um caso muito mau, o qual, penso já ter resolvido… Mas como isto se passou a quinze de Agosto e já faltavam poucos dias para o seu regresso, resolvi aguardar a sua chegada a fim de se mandar prender o criminoso… Tenho tudo aqui arquivado.

 

O Detective João Valentim, pegou então no «dossier» que, na capa, dizia: «Casos Problemísticos de 1977», e pôs-se a ler…

 

a) Segunda-feira, o dia do crime…

 

b) Concluiu-se logo ter havido crime visto junto do morto nada se encontrar que pudesse motivar a sua morte…

 

c) A vítima foi encontrada por um seu amigo, cujo nome era Siul…

 

d) Jazia de barriga para o ar, com um buraco redondo e limpo a perfurar-lhe a fronte… O sangue era pouco…

 

e) Local do crime: a sua vivenda, onde desde há alguns anos vivia. Era solteiro, morava só…

 

f) O morto encontrava-se vestido com roupas velhas e com botas de borracha que lhe chegavam até ao joelho…

 

g) Segundo as primeiras declarações de Siul, inimigos não tinha!!! Tinha sim, três grandes amigos, e que ele era um deles…

 

h) Declarações do médico legista, indicavam que a morte ocorrera entre as 7 e 10 horas…

 

i) Foram interrogados os três amigos, cujos depoimentos (na íntegra), estão a seguir transcritos:

 

Siul: -Eu e o Odrazilef, estávamos hoje de folga. Ontem tínhamos combinado, uma vez que dispúnhamos do dia livre, irmos hoje pescar. Temos um barco que comprámos a «meias»… A hora de partida estava marcada para as 8 horas. Bem, era suficiente partirmos às 9, mas eu disse às 8, porque ele costuma chegar sempre atrasado aos compromissos… Porém, desta vez já eram mesmo 9 horas e ele não aparecia!... Estranhei e resolvi vir a casa chamá-lo. Pensei que por certo, ele teria adormecido. Mas quando deparei com ele estendido no chão mal abri a porta, fiquei louco de raiva… Estava morto e pensei em assassínio: junto dele não se encontrava qualquer espécie de arma que indicasse o suicídio! Depois de me acalmar, telefonei à Polícia…

 

Leunam: -Actualmente estou desempregado. Não tenho a sorte de «apanhar» um emprego como o do Siul e o de Odrazilef. Eu era capaz de fazer tudo para conseguir um emprego como aquele… Trabalha-se cinco dias e descansam-se dois. E ainda por cima é de turnos. Foi pena ter acontecido isto ao Odrazilef, pois ele tinha uma bela vida o gozar. Ele era um grande amigo; tinha tanta confiança nos três, que até nos deu uma chave da sua vivenda a cada um de nós; assim, quando precisássemos de lá ir a casa, podíamos fazê-lo à vontade sem qualquer espécie de problemas. Hoje de manhã, levantei-me bastante cedo e encontrava-me no café do costume quando o Seugirdor e o Siul me foram dar a má notícia…

 

Seugirdor: -Sempre fui amigo do Odrazilef. Estivemos uns tempos zangados, porque ele namoriscava a miúda que eu amava… Depois, isso passou e continuamos amigos como dantes, pois compreendi que a moça não gostava de mim. É de lamentar o sucedido, ainda ontem estivemos todos reunidos a conversar… olhe, está aqui a chave da casa dele, já não necessito dela… Infelizmente, estou há perto de 10 dias com «baixa»; ultimamente tenho andado adoentado. Mas como isto já vai passando, hoje de manhã levantei-me um pouco cedo pelo que estive regando umas batatas e uns tomates que há poucos dias o meu irmão semeou… Tomei o pequeno-almoço e entretanto chegou o correio. Sabe, é que namorisco uma miúda… Encontrava-me ainda a ler a carta, quando ouvi tocar à campainha. Era o Siul a dar-me a triste notícia e a convidar-me a vir aqui, para, tal como ele e o Leunam, que depois fomos chamar, prestarmos declarações…

 

Depois de ter lido tudo isto, o Detective João Valentim começou a sorrir. Bebeu uma cerveja quase de uma só vez e olhou para Matoso…

 

Viegas Matoso:

– Então, não acha que o criminoso se incrimina infantilmente?

– Claro! – retorquiu ele.

– Amigos hem!?… Bem, pode dar conhecimento à Polícia…

 

PERGUNTA-SE:

1 – Quem foi o assassino? (04 Pontos)

2 – Diga porque o incrimina. (08 Pontos)

 


ALERTA!
ENVIAR A RESPOSTA/SOLUÇÃO, IMPRETERIVELMENTE, ATÉ AO
DIA 26 DE NOVEMBRO, SÁBADO, 24 HORAS! TODOS OS INTERESSADOS QUE QUEIRAM PARTICIPAR, MESMO QUE NUNCA TENHAM RESPONDIDO ANTERIORMENTE, PODEM E DEVEM ENVIAR UMA RESPOSTA E ENTRAR NA DIVERSÃO! OS PARTICIPANTES QUE JÁ FORAM “ELIMINADOS” NAS ELIMINATÓRIAS ANTERIORES DEVEM CONTINUAR A CONCORRER PARA SOMAR PONTUAÇÃO NO TORNEIO ANÁLOGO”… ONDE SE ENCONTRARÁ, TAMBÉM, UM(A) VENCEDOR(A)!! TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS!! O BLOGUE RO CONTA COM TODOS!!

 

ENVIAR AS SOLUÇÕES POR VIA MESSENGER PARA LUÍS RODRIGUES OU POR VIA EMAIL:

reporter.de.ocasiao@gmail.com

DIVIRTAM-SE!!! (Blogue RO)

 

 »»» Em caso de igualdade pontual vence a Melhor Resposta!

 

»»» Em caso de igualdade pontual vence a Melhor Resposta! «««

Os Concorrentes podem utilizar nas suas Respostas/Soluções alguma originalidade e criatividade, documentando-as com recortes, extractos, desenhos, fotos, opiniões, etc, para melhorar as suas deduções... porque, em caso de igualdade pontual, A MELHOR SOLUÇÃO VENCERÁ O “DESAFIO”… DESTA GRANDE FINAL!!

 

»»» ESTÁ APRESENTADO o Teste/Desafio da PROVA N.º 05 “A GRANDE-FINAL” do Torneio de Entretenimento “TAÇA É TAÇA!”, HOJE, Sábado, 12 de Novembro de 2022, e a valer 12 pontos para a classificação do “TORNEIO ANÁLOGO”! (Soma de todas as pontuações). Carla Duarte ou Telmo Malanho Rodrigues… dos dois… SÓ UM PODE GANHAR!! Coragem!!

 

»»» Trata-se de um Problema Policiário, muito simples, embora parecendo de resolução difícil (!), escrito pelo “Repórter de Ocasião” (O Gráfico) em 1978… só passaram 44 anos!!! O autor tinha 20 anos!!

 

NESTA “GRANDE FINAL” apura-se O VENCEDOR do Torneio “TAÇA É TAÇA!” e o respectivo Campeão do “Torneio Análogo”!! Apenas o Telmo Malanho Rodrigues ou a Carla Duarte podem ganhar a TAÇA!! No torneio Análogo há mais candidatos!! Joel Trigueiro, Ricardo Matos e Maria Teresa Rodrigues ainda poderão triunfar!! Felicidades!!

4 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.