PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Crónica Ocasional n.º 124 (Espinhos e... ESPINHA)



Crónica Ocasional n.º 124
Pinturas, Espinhos e Espinha...
Por: A ÁRVORE

"...Uma ESPINHA acutilante e autoritária dizimou, sem (e com) piedade..., por completo, todos os ESPINHOS que proliferavam... no Campo do Cassapo! (Não foi só... pintar! Houve manutenção e desbaste continuado de todos os espinhos e ervas-azedas que de quando em vez... nascem de um modo selvagem e tentam desfeitar a beleza que existe no Cassapo!) Safei-me eu... porque estava do outro lado do muro... estive quase para pedir ao querido, formoso e bem equipado ESPINHA para me dar uma aparadela... aos meus espinhos!... (A ÁRVORE)"
A
FINAL... parece que o confrade ESPINHA não conseguiu, no passado Sábado, exterminar todos os espinhos que abundavam pelo Campo do Cassapo... consta-se que algumas ervas daninhas ainda se mostram relutantes e teimam em desfigurar um bom e aprazível ambiente que reina naquele espaço que é a luz-do-dia do diferente CCFC! No próximo dia 1 de Agosto... pelos vistos... vai haver mais uma concentração com nova receita... e, então, estou em crer que o, agora, Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos Órgãos Sociais do CCFC e Director operacional do futebol Sénior, desta vez, munido da sua temível e terrível máquina maquiavélica... destruirá, por completo e definitivamente todos os espinhos maléficos que por ali se mantêm e, finalmente, terminará o nosso sofrimento, embaraço e aflições...
            Eu nunca tinha presenciado tamanha reunião de Directores (quase todos os 14 elementos do biénio 2015-2017 marcaram presença!) para trabalharem, em conjunto, na manutenção do terreno que engloba o forte do Charneca de Caparica Futebol Clube! Reparem bem: José Manuel Santos; Pedro Gomes Teixeira; Manuel José Cachado; Carlos Silva Cardoso; João Manuel Marques; António Campos; Joaquim Café Nisa; Patrícia Agostinho; Luís Rodrigues; António Espinha; Sandra Teixeira e Marcos da Silva Lourenço. Já contaram?... São doze. De todos os Corpos Sociais só faltaram Sérgio Marques e Rodolfo Rodrigues... por motivos justificados, penso eu! Além destas pessoas notei também que estiveram presentes nas pinturas, limpezas, corte de ervas, arranjos de torneiras e fechaduras, soldaduras, etc, etc... outros senhores e senhoras que não sendo Directores do Clube nunca viram a cara à luta... e, porque também gostam de ajudar, colaboram, sempre, nestes trabalhos. Eu, desta vez, não participei nas tarefas mas, cá do meu pedestal, estive sempre muito atenta aos acontecimentos do dia... e temendo ser colhida pela arma do Espinha... lá consegui tomar nota daquilo que vos vou contar... (A ÁRVORE).

Repórter de Ocasião (30 de Julho de 2015)
Nota: O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.



O Fotógrafo, os escaldões e os tomates do Senhor Marcos
            Se fiquei um pouco surpreendida com a participação dos Directores, Pais e Familiares de Jogadores, Treinadores e igualmente do Coordenador do Clube nesta jornada de trabalhos em prol do CCFC outrossim de Companheirismo, Confraternização e Amizade e, a Festa do aniversário do Rodrigo Sebastião, agendada para a parte da tarde não serve de desculpa para atrair gente porque, depois do almoço é que a maioria dos convivas apareceram..., mais admirada fiquei quando as primeiras notícias e fotografias surgiram nas redes sociais e deparei com palavras de árbitros de futebol que se sentiam agradecidos por tal iniciativa! E, como tal, cheguei à conclusão que também é por aqui... que o CCFC se pode considerar como um Clube DIFERENTE... não tenho dúvidas!
No início das pinturas, quando a equipa da bancada, andava por lá empoleirada com os pincéis e rolos na mãos... o engraçado Presidente do CCFC... eh, há quanto tempo não me saía esta, do “engraçado”...? JMS, dizia eu, munido do seu telemóvel obtinha as primeiras fotos do dia... Ricardo Sebastião, Carlos Cardoso, Pedro Teixeira, Sandra Teixeira, Ana Patrícia Agostinho, Marisa Lopes, Luís Rodrigues, entre outros eram fotografados... até que, deparei comigo a observar o JMS a fotografar uma escada...!? Uma escada?... Curiosa espreitei de soslaio... até porque, entretanto, várias pessoas se aproximaram da dita escada... Ouvi a conversa:
           -Caiu?...
           -Magoou-se?...
           -Não morreu... está a falar!...
           -Espera lá... porque pode ainda estar... quente!?! (como se conta na anedota)
Mas que brincadeira, afinal... seria aquela!? Percebi depois... o Amigo José Luís Moura estava em cima da escada, a pintar um dos pilares da bancada, quando a mesma cedeu e o próprio caiu... precisamente no momento em que o Presidente do CCFC o fotografava... levando o mesmo a exclamar: -Mas... onde é que o Moura se meteu!? Felizmente que tudo não passou de um susto... e o Amigo Moura caiu bem, não se aleijou e rapidamente tranquilizou os assistentes proferindo: -Eu estou bem! Eu estou bem!! Uf, graças a Deus!, murmurei eu.
Alguns dos repetentes, nestas andanças, não têm emenda... a emoção é tanta e o desejo de ajudar é tão grande que se esquecem deles próprios e não se protegem convenientemente do calor... Ricardo Semide e Luís Rodrigues apanharam um escaldão no Torneio da Páscoa, de Juniores, do ano passado, que mais pareciam duas lagostas, conforme referi, na altura, desta vez LR foi repetente e Pedro Teixeira... faço ideia... de como estará, neste momento... No final do dia, daquele Sábado, estavam mais vermelhos do que a camisola do Benfica!...
Enquanto Marisa Lopes, Sandra Teixeira e Ana Patrícia Agostinho (que mulheres!!!) pintavam tudo o que de azul encontravam... chegou o Senhor Marcos com os seus tomates tal e qual como anunciara... só que devido à sua quantidade e tamanho (!) teve que os transportar num caixote e... deixou-se fotografar pelo repórter! Abençoados tomates, cebolas e batatas que serviram para a salada do dia... O Marcos Lourenço é portanto, o Homem das cebolas, das batatas e dos tomates grandes... e isso notou-se na sua prestação das tarefas do dia pois, sozinho, foi buscar cimento, areia e água e andou a tapar tudo quanto era buraco... Grande Homem! Gostei. João Marques e António Campos foram os voluntários das últimas pinturas dos varões da bancada porque José Luís Moura voltou-se, depois, para as portas dos balneários e Luís Rodrigues descansou depois das tonturas do costume... se calhar aquilo é uma desculpa para não fazer... mais nada! Eu desconfio. Ah... Carlos Cardoso fartou-se de trabalhar... sempre muito atarefado... pareceu-me. Ricardo Sebastião e Pedro Teixeira foram soldadores.

Azul é azul e... sobraram “minis”...

Por incrível que possa parecer e achar-se estranho... nesta reunião sobraram cervejas... “minis”! Bem... se pensarmos melhor... talvez nem seja assim tanta surpresa porque, desta vez, o “RO” estava semi-desmaiado... o Campos tinha a mulher ao pé dele e... o Sérgio Marques estava a banhos... no Algarve!  (A ÁRVORE).

            Desde que eu, bela, frondosa e formosa Árvore... (já que ninguém me gaba) me conheço e sempre que houve pinturas e obras no Campo do Cassapo... quando é preciso comprar-se nova lata de tinta azul, quer seja para parede ou metal... o Presidente do CCFC nunca adquire uma tinta da mesma cor!! Ou o azul é mais claro... ou é mais escuro! A malta refila, protesta e gesticula... mas, o José Manuel Santos responde, sempre, do mesmo modo, com o seu tom calmo e sereno: -Então não é azul!? Azul é... azul! E toca de pintar... Por causa dos azuis o António Campos e o João Marques, “Novato” e “Maçarico” nestes convívios... tiveram que pintar e repintar várias vezes, os pilares da bancada... mesmo assim, a bancada ficou tão colorida, tão colorida, tão brilhante, iluminada e multicolor, bonita, no entanto, sem dúvida, que ficou muito parecida, lembrei-me, com o coreto lá da Terra da minha avó e eu... já tenho para aí... uns 100 anos! Ah, ah, ah... estou a brincar como é evidente... isto foi só uma piada.
            Quem se safou com uma das tintas azuis... foi o companheiro José Luís Moura, esse mesmo, o Homem do Bar do CCFC... que aproveitou para igualmente pintar o pára-choques do seu magnífico e bem composto carro! Há fotografias para comprovar! Espectáculo. Deu para tudo, brincaram e ao mesmo tempo fartaram-se de trabalhar. Almoçaram sardinhas assadas e comeram também bifanas e entremeadas! Na parte da tarde foi a festa animada do aniversário da jovem Estrela do CCFC Rodrigo Sebastião que dispensa comentários... devido ao alto valor dos ilustres e excelentes elementos que compõem o Grupo dos Benjamins BB (2006). Não conheço todos os nomes deles e delas mas... já comecei a notar alguns como: Elsa e Carlos Videira (este, brilhante no assador!); Cláudia Palma; Sandra Palma; Alberto Ferreira; Jorge Varetas; José Centúrio; Teresa Manuela Alves; Barbosa; Rufino; Paulo Silva; Susana Fernandes; Marisa Lopes e Nuno Favinha, como exemplo.
            Lá dentro da Sede/Bar... houve jogo de “Sueca” e também caracóis... no entanto, nada consegui observar mas, como nada transpareceu cá para fora e... não houve “crónica”... talvez o “RO” tenha perdido! Por incrível que possa parecer e achar-se estranho... nesta reunião sobraram cervejas... “minis”! Bem... se pensarmos melhor... talvez nem seja assim tanta surpresa porque, desta vez, o “RO” estava semi-desmaiado... o Campos tinha a mulher ao pé dele e... o Sérgio Marques estava a banhos... no Algarve!
            No dia 1 de Agosto... não vai sobrar nada... aposto! (A ÁRVORE).

 Como estava... a bancada!
 Como ficou a... bancada!
 Nas cadeiras pode ler-se... CCFC!
 EL-REI D. SEBASTIÃO...
 Ana Patrícia Agostinho
 Marisa Lopes
 A Árvore admira os Tomates do Senhor MARCOS!...
 Marisa Lopes; Patrícia; JMS e Espinha...
 ANTÓNIO ESPINHA... contra espinhos...
 A ÁRVORE e José Luís MOURA
 Sandra Teixeira... CCFC !!
 As Pinturas e as Batatas...
 Ricardo; Teixeira; Campos e Cardoso...
 A ÁRVORE observa os trabalhos do Marcos Lourenço...
 PAULO PIEDADE (Coordenador) e RICARDO SEBASTIÃO
 José Luís Moura pinta o Pára-Choques com Espinha...
 ALEGRIA... do dever cumprido!
 Bancadas em forma... com João Marques, Ricardo, Campos e Paulo Piedade
 Pintura e Serralharia...
 Carlos Cardoso, Sandra Teixeira e Marisa Lopes
 Uma ESPINHA para tantos... espinhos!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.