PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Crónica Ocasional n.º 123 - (Sob o Signo do 12...)



          Por: Repórter de Ocasião            >>>>>>>>>>>>           

 Sob o Signo do 12...
Crónica    Ocasional    n.º  123

         Os Golfinhos da Praia do Ouro, os Pernas de Pau do Vale da Abelha, o Hipopótamo do “ZOO do Cassapo” e o desaparecimento do “Ti” Aníbal Luís, foram ocasiões de muitas alegrias e enorme tristeza vividos na NAÇÃO CCFC no passado Domingo, 12 de Julho.
Em Sesimbra, apoiando e aplaudindo o Futebol de Praia, em Paio Pires, acompanhando, talvez, os últimos jogos da época dos Benjamins BB e na Charneca da Caparica, assistindo ao encerramento das Festas da Vila da localidade e de permeio tomando conhecimento do falecimento de um grandíssimo Sócio e ilustre decano que se dedicou, sempre, de alma e coração ao CCFC, foram momentos que eu seleccionei, ocorridos no último fim-de-semana, Domingo, para escrever a crónica da semana em prol do CCFC. De propósito escolhi o título de “Sob o Signo do 12...” onde, por diversas e variadas vezes as comparações e semelhanças envolvidas em todos estas passagens incluem este número (12) por casualidade e, se o leitor estiver atento, verificará que o próprio título contém onze (11) letras mais o número 12! Ora... onze mais um é igual a doze. Coincidências...  

Repórter de Ocasião – 15 de Julho de 2015

Nota: -O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

T
UDO começou na manhã de Domingo quando na companhia do meu inseparável Amigo José Manuel Santos viajamos até Paio Pires para assistir a um Torneio Quadrangular organizado pela equipa da casa (PP) onde participavam também os Benjamins BB (2006) do CCFC mais o “Fusco” e o Arrentela. No primeiro jogo os “Pernas de Pau” defrontaram o “Fusco” e empataram um a um (1-1). (Confesso que não gostava deste epíteto mas... já me habituei... lembrando-me que quando alcunhei um Grupo Famoso do CCFC, há para aí meia dúzia de anos, de “ZOO do Cassapo”... também as pessoas não gostavam –porque chamava Raposa, Hipopótamo, Tigre, Macaco, Gorila, Pantera, Lince, Lobo, Girafa, etc, etc... aos miúdos... neste caso, igualmente tiveram de se habituar... depois já gostavam! Como tal cheguei à feliz conclusão de que apelidarem de “Pernas de Pau” os Benjamins BB (2006) não vem mal ao Mundo... e, de modo gracioso, acabei por perceber a mensagem! Parabéns a quem teve a ideia e, agora que já têm um brasão muito bonito..., jamais serão esquecidos! Gostei).
         Voltando a escrever sobre o primeiro desafio deste Torneio, os Benjamins BB sofreram um golo, com o “Fusco”, logo nos instantes iniciais do jogo, por mera infelicidade e, até ao final do mesmo, tomaram conta do “assunto” acabando por serem felizes com o talentoso jogador e mais pequenino da equipa, Guilherme (Gui) -12 letras – Barbosa, a marcar o golo da igualdade precisamente quando faltavam 12 segundos para a contenda terminar. 



         Seguiu-se o segundo encontro, com o Paio Pires e quando os assistentes pensavam que “Os Pernas de Pau” iam golear este adversário aconteceu o insólito... Favinha, o miúdo da franja, inaugura o marcador, após excelente e magnífica jogada do “Rato Mickey” (Rodrigo) e, depois, foi a vez do Paio Pires jogar... até que empatou o jogo através de uma grande penalidade! Aqui aconteceu precisamente o contrário da primeira partida e, mesmo assim, não rematando à baliza os Benjamins BB ficaram com dois jogos disputados e... dois empates. Veio o terceiro encontro, com o Arrentela, as equipas estiveram muito iguais até que quando faltavam doze (12) segundos para o seu final... aconteceu um livre para o CCFC. Rufino foi para junto da bola e quando recebeu ordens para rematar... saiu “bomboka”... à Rufino! Foi cá um tiraço que levou a bola a entra na baliza contrário e a ficar presa nos ferros da mesma! Até parecia que não tinha beijado as redes! Grande golo, parabéns! Já não via “daquilo” desde o Torneio da Páscoa deste ano! Com esta vitória os miúdos acabaram por classificar-se em 2.º lugar... o que já não foi mau! Muito bom, na realidade! A equipa apresentou-se com onze jogadores... o Afonso Centúrio esteve de folga... mas, para completar o doze (12) os “Pernas de Pau” apresentaram uma mascote que posou juntamente com eles... na fotografia! Já vi, também, aquela carinha laroca... na apresentação do “Troféu Almada”.



         Depois dos jogos vieram as surpresas e o “Rei Sebastião” (12 letras) premiou a dedicada Directora do Grupo, a excelentíssima Ana Agostinho (12 letras) com uma fotografia da equipa e também com uma camisola que continha o brasão dos “Pernas de Pau” e onde se podia ler que “A Melhor Directora É NOSSA!...” Seguiram-se várias fotografias em ambiente de festa.





E
STE ano, na Praia do Ouro, em Sesimbra, apareceram uma espécie de Golfinhos que se têm divertido imenso na arte de jogar Futebol de Praia... é mesmo! São onze, não doze... é pena... mas, na foto que eu próprio lhes tirei estão lá... doze... coincidências... porque, além de Gonçalo Salgueiro, Pedro Barral, Rui Cunha, Pedro Pinheiro, Sandro Pessoa, João Oliveira, Luís Ramalho, Miguel Palas, Fábio Carvalho, Nuno Fernandes e Francisco Palas, estes, os nomes dos onze Golfinhos... também andam com o grupo, nesta aventura, Sérgio Marques, João Fonseca e Paulo Paiva que os orientam e tratam das suas mazelas!
         Nos jogos de futebol de praia, com as outras equipas, estes Golfinhos fazem malabarismos constantes e marcam golos acrobáticos e, um deles, Pedro Barral, teima em marcar, sempre, três golos por partida... ora, como já disputaram quatro jogos... quantos golos já obteve o Barral... quantos?... É isso mesmo... precisamente... doze (12).
         Eu (RO) já assisti a duas exibições destes Golfinhos que ostentam na sua pele o emblema do CCFC... e, como sempre... dou sorte! Ganharam os dois encontros, como não podia deixar de ser. O primeiro derrotado pela arte e magia destes Golfinhos foi o Zambujalense e no Domingo passado, dia 12, foi a vez da Praia de Milfontes sentir as mil maravilhosas habilidades destes mágicos que os venceram por doze (12) golos contra cinco (5) sofridos. Pela 1.ª vez chegaram aos dois dígitos... e, tinham que ser logo... 12. Coincidências. Por sinal as três partes dos jogos têm 12 minutos mas, bastaram apenas 12 segundos do período inicial para o Golfinho Luís Ramalho realizar uma tesourada “abicicletada” a meia altura... e marcar um golo excelente para gáudio do público assistente! Magnífico.
Rui Cunha, o Golfinho “Ruizinho”, na presença do Milfontes, conseguiu um golo mágico ao marcar através de um pontapé-de-canto...(!?) como foi isto possível?... Eu... vi, mas, registo... nunca tinha visto. Extraordinário!
João Oliveira parece ser o mais forte do grupo e neste jogo quando as coisas pareciam não animar a população... entrava no espectáculo e fazia golos... Pelo menos contei três! Por acaso João Oliveira tem 12 letras no seu nome mas... isto é pura coincidência... com a crónica!
         A defender a baliza encontram-se Nuno Fernandes e Francisco Palas que fazem defesas... impossíveis e para enaltecer a força, raça, dedicação e a criatividade deste original grupo de Golfinhos destaco o desejo do Fábio Carvalho em participar neste último jogo, mesmo estando lesionado... Quando passavam 12 segundos dos 3 minutos finais do 3.º tempo este Golfinho entrou em campo com desejos de marcar um golo... Passados outros doze segundos... eis que FC se eleva no ar e com uma bicicleta primorosa remata com convicção e garra... gritou-se golo mas... a bola, teimosa, saiu ao lado!... Foi pena mas... valeu a atitude. Grande jogo de todos os jogadores. Gostei.
         Ao não relatar as peripécias de todos os Golfinhos... não significa que estejam esquecidos... voltaremos a encontrar-nos. Pedro Barral, com 12 golos; Rui Cunha-oito (12 letras) e Luís Ramalho-6 (11 letras e um dígito = 12), são os melhores marcadores destes excepcionais... Golfinhos!

D
URANTE o almoço, em Sesimbra, recebemos a triste notícia da morte do “Ti Aníbal Luís” (12 letras), um dedicado Amigo que muito contribuiu para o crescimento do CCFC. Este ancião, um decano do CCFC, juntou-se, assim, “Aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando...” –“Os Lusíadas” (Canto I) de Luís de Camões (12 letras), e consequentemente o Charneca de Caparica Futebol Clube ficou mais pobre. Aníbal Luís era quem se aprestava a içar as bandeiras, à entrada do Campo do Cassapo, quando haviam Festas e Torneios no CCFC. Ajudava sempre nas pinturas anuais nas paredes e muros da colectividade e colaborava nas obras e remodelações do clube. Que descanse em Paz porque será eternamente lembrado. Em vida recebeu o Emblema de Prata do CCFC pelos seus 25 anos de Associado (2015) e foi Galardoado com o “Canário de Ouro” do “Trinar dos Canários” em 2012.



  F
OI num ambiente acolhedor e de enormíssima Festa que terminaram as Festas da Vila da Charneca de Caparica 2015 precisamente no dia 12 de Julho como inicialmente previsto. A Sociedade Recreativa Musical Trafariense (SRMT) abrilhantou o último momento musical, sob a batuta do extremamente afectuoso Mestre Rui Miguel Sampaio, tocando uma dúzia (12) de melodias entre as quais destacamos obras de José Carlos Ary dos Santos, Sérgio Godinho e Paulo Carvalho, entre outros. Um dos trompetistas deste Agrupamento Musical é o João Rodrigues, outrora o “Hipopótamo” do “ZOO do Cassapo” (12 letras). Terminei, assim, um dia de alegrias e tristeza na Nação CCFC.
         Saudações Desportivas, para todos os meus leitores. (RO)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.