PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 1 de julho de 2015

(R)eportagens (O)riginais n.º 61 - O ROMENO



N
O último Domingo, mesmo sem querer..., na companhia do Presidente da Direcção do CCFC, fui assistir à segunda parte do jogo dos Juvenis (A) com o anfitrião Olímpico do Montijo. Vitória justa dos nossos jogadores, com alguma felicidade porque, depois do jovem talentoso Luís Ramalho ter falhado vários golos, com a baliza à sua mercê... após passes e centros primorosos da coqueluche “Kanukovic” (André Sequeira) foi o próprio LR quem fez o endosso mágico ao Daniel Santos, depois de fintas magistrais, para este jogador (DS) enfiar a bola nas redes do Olímpico depois de ter entrado na contenda meia-dúzia de segundos antes. Parabéns ao Grupo que terminou, deste modo, com uma vitória fora de portas, uma época algo titubeante mas, ao mesmo tempo, brilhante. 

O ROMENO 
            A graça deste jogo, além do resultado obtido, residiu no facto de um assistente, a determinada altura do desafio, ter perguntado ao Treinador João Ramalho se o próprio era natural da Roménia!...   
            -Desculpe, o senhor é Romeno!? –inquiriu o espectador que bebia, em simultâneo, uns goles de água que tinha num copo ilustrado com publicidade da marca Coca-Cola, aparentando ter passado mal a noite ou, então... talvez nem tenha descansado na véspera... João Ramalho, algo surpreendido com a pergunta, mas sempre sorridente, desviou-se por momentos da partida pela segunda vez, para responder ao indivíduo, nestes termos:     
            -Eu!? Romeno?... Sou um chapado Alentejano!  
            Rimos todos, evidentemente, eu, Presidente JMS e Ricardo Sebastião que marcávamos presença ali, junto do banco dos suplentes do CCFC onde cavalheiramente fomos cumprimentados pelo Massagista Jorge Monção. A outra ocasião em que JR desviou o olhar do desafio foi para gentilmente me saudar, a mim e ao Presidente José Manuel Santos (JMS), comportamento que lhe assentou bem, como sempre, e depois disto... até ao final do jogo... lá voltaram os seus gritos peculiares e altivos para dentro do campo, dirigidos aos seus jogadores: “-VAMOS LÁ... PÁ!” Com a ajuda precária do “Google Tradutor” lá consegui perceber, com imensas dificuldades e dúvidas (!), como se pronuncia “Vamos lá... pá!” na Língua Romena: “... lasa acolo, omule ! Teria sido isto, pronunciado pelo João Ramalho (O Romeno)... que aquele sujeito percebeu?... O João Ramalho que vá treinando esta frase... 
  





HADIL DAUDALI                 
            Foi mesmo muito próximo, em frente, e na presença da Árvore do Cassapo que... Hadil deu dali a vitória aos Seniores do Charneca de Caparica Futebol Clube no emotivo e bem discutido jogo de futebol que a sua equipa realizou com o Comércio e Indústria de Setúbal. A bola veio de um canto, a favor do CCFC e muito perto do segundo poste, perante o olhar arguto da Árvore do Cassapo, Hadil Daudali elevou-se e, de cabeça, enviou a redonda para o fundo das redes do conjunto visitante. A Árvore do Cassapo ficou muito contente de certeza absoluta. Um a zero para o CCFC, resultado final. Excelente jogo, disputa de bola em todo o terreno, importante vitória e manutenção garantida e assegurada na 1.ª Divisão Distrital de Seniores da Associação Futebol de Setúbal (AFS). Objectivo conseguido. Parabéns ao Grupo e à Direcção do Clube especialmente nas pessoas do seu Presidente (José Manuel Santos) e Vice-Presidente (António Manuel Espinha) que iniciaram o projecto no início da temporada.    
            Costuma-se dizer que a última imagem de qualquer acontecimento é sempre aquela que mais prevalece para memória futura e sendo assim, depois dos Seniores do CCFC terem conseguido outras dignas vitórias, com o realce evidente de mais marcadores de golos foi, no entanto, Hadil Daudali quem obteve o golo mágico da desejada manutenção do CCFC. Será recordado, obviamente. 
            Lamento não ter comigo a minha querida máquina fotográfica que ficou danificada na Quinta do Conde -porque a deixei cair sobre o chão quando efusivamente comemorava um golo dos Juniores obtido pelo Filipe Neri... -porque aquele majestoso abraço, fraterno, agradecido e amigo que Hadil Daudali veio dar ao seu carinhoso Pai, festejando a marcação do seu golo, mesmo nas minhas barbas, merecia sem sombra de dúvidas... uma recordação para a posteridade! Fica para a próxima porque já tenho nova “máquina” para o Montijo e Palmelense.  
Quem não se livrou do “Bar-Aberto” foi o Pai do autor do golo e, desta vez... meteu caracóis e... tudo! Não foi exagero porque, já em Alcochete, uma semana antes... a mesma gentileza de Pessoa tinha escapado por um fio... e por conseguinte se livrou de encostar a barriguinha ao balcão! Lucrou, assim, também, o Amigo José Luís Moura.   



ONZE CONTRA ONZE 
            Alguém comentou no Campo do Cassapo que a equipa do Comércio e Indústria jogou desfalcada de 4 ou 5 jogadores... tentando desvalorizar, mesmo que inconscientemente, a feliz vitória do CCFC mas, eu lembrei que no jogo da 1.ª  volta o Charneca de Caparica apenas perdeu por uma bola a zero (1-0) aos 94 minutos do desafio!... No relvado vi 11 jogadores contra 11 e recordei aos presentes que, desta vez, ficaram fora da convocatória do CCFC jogadores talentosos como Paulo Costa (Paulinho), Ruizinho, Nuno Anjos e Sérgio Pires, entre outros, para só falar destes... e, no banco de suplentes, sentaram-se Jenny, Miguel Costa, Cláudio Soares, Davitson Silva, Elias, Serginho e Pedro Santos, todos eles, também pedras influentes no conjunto... onde já foram titulares esta temporada! Sintomático. (Ops!)   



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.