PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

CRÓNICA OCASIONAL n.º 69 - XIFÓPAGOS (JM & MJ)



Crónica Ocasional  N.º  69
Por: Repórter de Ocasião
Xifópagos

  E
U já tinha prometido que o MJ e o JM andavam a pedir crónica... então, aqui está ela! Só não saiu mais cedo porque, desta vez... fiz de propósito... para ser mesmo a crónica com o número 69 (sessenta e nove!). Não vejam qualquer possibilidade irrisória de malandrice no porquê de escolher o número 69 para homenagear os meus amigos Manuel José e José Manuel porque a intenção é de juntar o 6 com o 9 e vice versa... mesmo que o número esteja ao contrário... será sempre 69! Tal e qual como o MJ e o JM, cuja simetria de nomes se coaduna com a própria maneira, de cada um deles, de estar na vida... quotidiana, de trabalho... no CCFC!
            Escolhi para intitular a crónica o substantivo “xifópago” em vez da facilidade de optar por “siameses” porque parecendo querer significar a mesma coisa, este último termo não representa, na realidade, aquilo que JM e MJ são... um para o outro! Xifópago qualifica as pessoas que estão cordialmente ligadas, umas às outras, quer seja por temperamento, inclinação, gosto, maneiras de pensar e divertir-se... admirarem os mesmos “Clubes”... etc, etc. Ao passo que “siameses” já engloba nascimentos do mesmo sangue, com os gémeos ligados entre si e também umbilicalmente inseparáveis... etc, etc.
            A simetria das letras iniciais dos seus próprios nomes: JM vs MJ revela a cumplicidade que existe entre ambos e por tudo aquilo que dos dois eu conheço temos ali um admirável exemplo duma verdadeira e dignificante amizade... de fazer inveja a todos aqueles que se acham e chamam amigos a toda-a-gente... e, depois... borram-a-pintura... com atitudes menos altruístas... e, por-dá-cá-aquela-palha... se esquecem negligentemente do genuíno sentido filantrópico da palavra AMIZADE!
            Curiosamente... na ocasião em que descobri o CCFC e o Cassapo... talvez em 2002 ou 2003... Manuel José e José Manuel já lá residiam. E, quando cheguei com o meu filho David (vindo das Escolas de Formação do extinto ARCAS, do Laranjeiro) indicaram-me aqueles dois Treinadores que orientavam os miúdos mais pequenos do Charneca no bem composto Pelado... (Velhos... tempos!). Esta dos “velhos tempos” do Pelado é para acharem piada e... sorrir à vontade! Fui ter com o José Manuel (JM) e ele disse-me que o assunto... não era com ele. Levei o meu filho junto do Manuel José (MJ) e obtive a mesma resposta! Fiquei logo à coca!? Mas... o que é que se passa... aqui!? José Manuel...? Manuel José..? Estes dois... devem ser coniventes... O meu filho David Rodrigues acabou por ser endereçado para o Escalão de Iniciados... eu é que era maçarico naquelas andanças e não percebia nada daquilo... mais tarde e no decorrer dos anos pude realmente confirmar a salutar união que existe entre MJ e JM e concluir igualmente... se o CCFC é na verdade um Clube diferente é porque também lá estão e continuam Manuel José e José Manuel e, esta é a melhor homenagem que eu lhes posso prestar... se outrossim me considerarem vosso amigo!
            Não me alongo mais... porque todos os dedicados leitores das minhas crónicas ocasionais são puramente legítimos conhecedores destas simples palavras sinceras sobre os xifópagos... do CCFC (mas... que palavra tão feia!)... JM e MJ...

Repórter de Ocasião (22 de Setembro de 2012)  


JOSÉ MANUEL (SANTOS) e MANUEL JOSÉ (CACHADO)... representam, respectivamente, o CCFC, no Biénio 2015-2017, nos Cargos de PRESIDENTE da DIRECÇÃO e TESOUREIRO. (RO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.