PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Crónica Ocasional n.º 118 - (As diferenças... do CCFC!)



H
Á dias, um dos meus Amigos, felizmente, tenho muitos... Questionava-me sobre o que era “isso” do Charneca (CCFC) ser... diferente!? Eu... sorri. Ele... quase arreliado e, ao mesmo tempo, muito curioso... exigiu que eu lhe mostrasse ou me justificasse com dois exemplos... bem elucidativos que o convencessem, realmente, sobre a DIFERENÇA que se apregoa existir... no CCFC!   
Bem... a princípio... quase engoli em seco... não, por não saber ou não conhecer perfeitamente e de ginjeira o REAL e VERDADEIRO sentido de tal “diferença”... mas, sim, porque se lhe fosse narrar com calma e paciência todas as razões que num ápice me preencheram o pensamento... nunca mais saímos do tema... e, o meu Amigo, então exausto... acabaria por não ligar importância à minha aborrecida (para ele, talvez!) lenga-lenga!... No entanto veio-me à memória, dois pequenos exemplos que espelham, na sua plenitude, a tal DIFERENÇA que se canta e que se exige no CCFC... e, de imediato, me aprestei a descrevê-los ao meu  Amigo... ele, percebeu... mas, digo, com sinceridade... não sei se todos aqueles que vão ler e debruçar-se sobre esta crónica... (sem ofensa) a irão compreender!...  
No desejo de escrever esta crónica, os dias foram passando, muita coisa aconteceu e, entretanto, outra pequena demonstração da DIFERENÇA que, extraordinariamente, prevalece na Nação CCFC, me sucedeu, na vida quotidiana do Charneca de Caparica Futebol Clube... onde se prova que... nem tudo é assim tão mau como, por vezes, as Pessoas possam pensar...
Sendo assim, são três os exemplos que vos vou transmitir sobre o porquê do CCFC se considerar na sua melhor e mais perfeita consciência de... UM CLUBE DIFERENTE... (RO) 

ÉLIO SANTOS (Primeira fotografia)  
            O Treinador do Escalão máximo do CCFC chegou ao Clube, se bem me lembro, após realizadas cinco jornadas da competição onde os Seniores estavam incluídos. Com um currículo vasto e prestigiante, conseguido e apreciado noutros Clubes de maior gabarito, pelo menos, em termos históricos e de maior dimensão (!) treinar o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) era uma novidade para si. Nos finais dos jogos é normal e corrente -porque se tornou num hábito muito revelante, dedicado e profissional, -os Treinadores das Equipas Seniores da 1.ª e 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) concederem uma pequena entrevista ao BLOG do companheiro e Amigo José Pina onde elaboram a sua opinião e dão o seu sensato parecer sobre aquilo que sucedeu no decorrer dos desafios! Tudo correcto e bem trabalhado pelo colega José Pina. Sempre que é publicado um texto, de um Treinador, com os ditos comentários, os mesmos são ilustrados com uma pequena fotografia do mesmo... o qué lógico, racional e prático embelezando os dizeres do seu autor! Ora, desde que chegou ao CCFC, quando prestava opiniões sobre o seu novo Clube que treinava, a fotografia de Élio Santos que era escolhida pelo José Pina era antiga e o Mister do Charneca de Caparica aparecia sempre... equipado com o emblema do Almada Atlético Clube! Para muitos... podia não ter importância... mas, depois de uma vez, duas, três e não sei quantas mais vezes... para nós... CCFC... não considerávamos que a foto estivesse correcta!... Não tinha lógica nenhuma o Élio Santos ser Treinador do Charneca e publicarem-se comentários seus... com fotografias do Almada, distinto e honrado Clube, aliás, onde trabalhou anteriormente! Ora... como no Charneca nos consideramos de diferentes... tomámos a liberdade de solicitar ao treinador Élio Santos que se disponibilizasse para lhe tirarmos uns “bonecos” e explicamos-lhe qual o fim... pretendido! Élio Santos concordou de imediato, no seu modo educado e afável e, sem pestanejar... lá obtivemos as fotografias. Depois... remetemos as mesmas para o destinatário José Pina e justificámos a... ousadia! Resultado: José Pina exultou com a iniciativa, deu-nos os parabéns e, a partir daí... Élio Santos começou a aparecer todo pomposo no seu indispensável BLOG que apoia o desporto na Margem Sul.    

            Ora, então... aqui está um primeiro exemplo, simples, muito pequeno e insignificante, para alguns... mas, muito importante para a NAÇÃO CCFC (...porque pretendemos, sempre, ir ao encontro da perfeição, disponibilidade e coerência!...) da diferença que existe e é apregoada no CCFC! Élio Santos poderia aparecer a comentar jogos do Charneca... equipado com o emblema do Almada... até ao final da temporada... muitos reparavam no facto... outros, nem por isso e, ninguém fazia nada... a ser verdade, não advinha mal ao Mundo por esta ineficaz incongruência mas... na realidade... se Élio Santos não equipasse à CCFC... NÃO SERIA A MESMA COISA!

A CAMISOLA (Terceira fotografia)        
            Miguel Luís, um activista do Desporto, dinamizador do Futebol Regional, através de BLOGS e outras páginas relacionadas com esta modalidade, residente em Portimão, há tempos contactou comigo (Luís Rodrigues – RO), via “Facebook” (sem me conhecer...) solicitando uma camisola antiga, de jogo, do CCFC, para ilustrar a sua gigantesca colecção explicando que era um apaixonado devoto por Clubes Regionais! Ao mesmo tempo contava-me uma história... de já ter pedido uma outra camisola a Direcções antigas do Charneca de Caparica e, entre muitas trocas e baldrocas... promessas, sugestões de pagamentos (?) e imensas mentiras... o “negócio” nunca se chegou a consumar!...     
            De uma forma desinteressada, como é timbre dos responsáveis e/ou gestores das Direcções do CCFC, desde há uma dezena de anos a esta parte... prontamente acedi à comunicação do companheiro Miguel Luís afirmando que ele... desta vez, iria ter a sua camisola mas, não prometi sem lhe afirmar que, primeiramente, tinha que fazer eu próprio o pedido ao Roupeiro do Clube, Senhor Amílcar Piteira e também ao actual Presidente José Manuel Santos! Só que os dias iam passando e... eu nunca mais me lembrei deste assunto, porque... quando chego ao Campo do Cassapo... esqueço tudo... mas, mesmo tudo... tal é a benção que recebo por fazer parte daquela Família... agora elitizada como... Nação CCFC!    

            Até que um dia, depois de mais conversas com o Miguel Luís... porque ficámos Amigos... o inevitável aconteceu: Horas antes do já histórico jogo entre os Seniores do CCFC e o Comércio e Indústria de Setúbal, no Domingo passado... histórico, pelos motivos que são conhecidos... eu estando na entrada do Bar do Cassapo dei de caras com o Amílcar Piteira e com o Presidente JMS e aí... lembrei-me da camisola!... Contei a história e... quinze segundos depois... Amílcar Piteira entregava-me uma camisola do Charneca, antiga, para oferecer ao Miguel Luís. Simples. A mesma não tinha o emblema do CCFC... pormenor que resolvi no dia seguinte e... na última Quarta-Feira enviei-a, via postal, para Portimão. Confirmo que nem os portes de correio eu exigi ao Miguel Luís e, assim... se faz a DIFERENÇA no CCFC... com mais este exemplo repleto de simplicidade, gosto em servir o próximo... sempre com intuito de boa vontade.        
            Podem afirmar que qualquer indivíduo fazia um gesto destes, em qualquer Clube... mas, o qué certo é que o Miguel Luís... há perto de 10 anos que estava à espera duma camisola do CCFC... se não tivesse batido à porta certa... NÃO SERIA A MESMA COISA!

SEBASTIÃO E RAMALHO (Segunda fotografia)
          O terceiro exemplo que surgiu depois de ter pensado naqueles outros dois, que representa a DIFERENÇA reinante no CCFC... é também um gesto simples que residiu numa acção no seio da própria NAÇÃO CCFC, protagonizada por Amigo comum (Daniel Reis) que vem provar que, quando as Pessoas querem percorrer um caminho onde não haja espinhos e que seja composto de compreensão e bom senso onde se afastam os “fantasmas” do egoísmo e insensatez... tudo, afinal... é carinhoso e fácil e, com gestos simpáticos e felizes iguais a este, igualmente muito fáceis para alguns... como foi o facto de me ter enviado duas fotografias do jogo dos nossos Juvenis (A) contra o Olímpico do Montijo, por saber, Daniel Reis, Pai do jovem defesa “Aranha” esquerdino Gonçalo Reis que eu não tinha máquina fotográfica... e, provavelmente as fotos seriam necessárias para crónica futura... são atitudes desta natureza, dizia, eu... que me levam a concluir que honestamente acompanho o trilho certo e correcto daqueles que também o percorrem em prol da NAÇÃO CCFC.  Obrigado, Daniel Reis.      
            Para dar ênfase ao meu raciocínio tomo a liberdade de transcrever as palavras sinceras do Amigo Daniel Reis:         


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.