PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 4 de julho de 2015

O Jornalista SOU EU (45) - Festas da Charneca de Caparica 2015




Festas da Vila da Charneca de Caparica 2015
O Jornalista SOU EU (45) – Por: Repórter de Ocasião
         
        Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) mais uma vez presente nas Festas da Vila da Charneca de Caparica 2015, como já vem sendo costume desde há muitos anos ininterruptamente! Não é uma norma corrente da “Era Moderna do CCFC” porque foi um hábito copiado e seguido das Direcções anteriores ao ano de 2009. Eu comecei a participar de um modo activo nestas Festas em 2008, 2009 mas foi em 2011 que me dediquei de alma e coração a estes eventos. De 3 a 12 de Julho os festejos vão ser enormes, animados e muito divertidos e o CCFC lá estará, todos os dias, bem apresentado e documentado com o seu “stand” luzidio como é seu apanágio em comemorações do género. 
         No primeiro dia demos início à nossa peculiar montagem e embelezamento do nosso espaço e tivemos o privilégio de receber os calorosos cumprimentos e as boas-vindas de Joaquim Judas, Margarida Luna de Carvalho e António Faustino, entre outros elementos dos Órgãos Autárquicos do Concelho de Almada.    
         Fomos visitados, se bem me lembro, -porque por diversas vezes me ausentei do nosso stand para visitar outros lugares da Feira... -por muitos simpatizantes, amigos e adeptos da “Nação CCFC” entre os quais realço: Família Campos; Família Teixeira; Família Piteira; Família Peralta; José Luís (Vale Cavala); José Guilherme; Família Diogo Hilário (Piri); Família Rodrigo; Família Jorge David; Família Marques e Família Vitorino... já sei que me esqueci de mencionar algumas pessoas e pela omissão apresento as minhas sinceras desculpas.          
         Como refere e muito bem o meu Amigo Sérgio Marques... as reportagens e crónicas nunca serão perfeitas... embora a finalidade seja, sempre, engrandecer o nosso querido, diferente... e muito estimado CCFC !!  
         Até ao dia 12, último dia, vamos lá permanecer e terminaremos emocionados porque, desta vez, no encerramento, a Banda da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) vai actuar e todos os amantes do CCFC poderão ver actuar, tocando magistralmente trompete, o jovem João Luís Rodrigues, outrora atleta do CCFC, jogador do “ZOO do Cassapo”! Vai ser lindo... Um momento para mais tarde se recordar!...     

Repórter de Ocasião (04 de JULHO de 2015)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

12 de Julho | 21:00H
Banda Filarmónica da SFUAP - Sociedade Filarmónica União Artística Piedense
Corria o ano de 1889 quando "um grupo estóico de rapazes, havidos pelo desenvolvimento associativo", resolveu fundar a Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, constituindo, desde logo uma banda de música. Os primeiros instrumentos e utensílios vieram da Sociedade Musical União Artística do Caramujo, que nesse ano se extinguiu.
Decorridas algumas semanas sobre a data de 23 de Outubro de1889, a SFUAP inaugura a sua primeira sede, na chamada "casa dos frades", ao lado da capela existente a sul do jardim Público da Cova da Piedade. Artur António Ferreira de Paiva, o primeiro regente da Banda da SFUAP, pôde iniciar os ensaios.
A primeira sai da (conhecida) da nossa Banda verificou-se na Quinta dos Frades, onde os novos executantes foram aprender a marchar ao som da música.
Os anos passaram, dezenas de jovens aprenderam música na SFUAP, desfilaram com a sua banda e participaram em manifestações musicais. Em 1934, os registos assinalam a existência de 33 executantes.
Em 1932, Fernando Marques Francisco havia sido inspirado autor do primeiro hino da SFUAP conhecido.
Longa é também a lista dos músicos que passaram pela Banda da SFUAP, como largo é o rol daqueles que se tornaram músicos profissionais e ingressaram em bandas militares e orquestras.
Em 2015, a Banda da SFUAP encerra as festas da Vila da Charneca de Caparica, cumprindo a tradição do concelho de Almada e prestigiando a Freguesia com a presença dos seus músicos.
Domingo, dia 12 de Julho.
Com a devida vénia, in Programa das Festas da Vila da Charneca de Caparica 2015




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.