PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

»»» A Loja das Crónicas ««« (Edição 05 - Por: RO) *** “As Meninas muito Feias e os Rapazes que eram Bonitos!” »»» Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)


*** DEDICATÓRIA:
 »»» Com um grande abraço de amizade, muito respeito, respeito, respeito e respeito…, enorme consideração, consideração, consideração e consideração…, às bonitas manas, gentis e todas maravilhosas, do Presidente da Direcção do CCFC, José Manuel Santos! (RO)




ALGUNS PERSONAGENS DA HISTÓRIA
 TAMBÉM TÊM NOMES ESQUISITOS:
Pabrantes – Soelho – Jeixeira – Lodrigues – Jomasa - Clopes – Celizal Elches - Dinosta – Céloure




A Loja das crónicas

 

Histórias de Natal!
Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)

A Loja das Crónicas

As Meninas muito feias e os Rapazes que eram Bonitos

*** Histórias de Natal!

Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)


...E
RA UMA VEZ… umas meninas que eram irmãs, mas… eram tão feias, tão feias, tão feias, tão feias… que até metiam medo… ao susto! Ao contrário delas, tinham um único irmão que era… muito bonito, muito bonito, muito bonito! De tanto horríveis que eram… tinham muitos ciúmes, muitos ciúmes, muitos ciúmes, do seu bonito irmão porque este… sendo muito giro, muito giro, muito giro… só procurava brincar com os meninos mais bonitos… lá da Terra onde nasceram! Elas... eram para aí… umas seis ou sete, todas iguais, iguais, iguais… até os mais velhos, do sítio delas, diziam… que as meninas feias, feias, feias… só tinham um bilhete de identidade para cada uma delas… porque apesar de serem muito feias, feias, feias… também eram iguais, iguais, iguais… embora com idades diferentes… pareciam gémeas!!

öööööööööö

BURGAU, finais dos anos 60, o menino Luiz, com 10 Primaveras completas, como sempre, dirigiu-se à Loja das Crónicas, a Barraquinha do Senhor Zeferino, no intuito de procurar mais alguma história, do ancião, para ler! Ele que rascunhava os seus escritos em velhas Sebentas, antes de as produzir em Obra de Livro, numa Tipografia que se situava na Cidade de Lagos! Após solicitação do gaiato, o velho atirou-lhe com uns rabiscos e disse-lhe:

“-Olha… podes ler esta história, do futuro, que escrevi há poucos dias, que se passa no ano de 2019, na Charneca da Caparica, onde tu, se lá chegares…, e é provável que sim…, também ficarás com umas orelhas do tamanho do Comboio que faz as viagens de Lagos ao Barreiro!”

O menino, intrigado, e algo assustado e também sem ter noção das palavras do Senhor Zeferino… pegou nas folhas de papel e começou a ler o que estava escrito nelas… mas primeiro fixou o nome, por sinal, extenso, da suposta crónica: “AS MENINAS MUITO FEIAS E OS RAPAZES QUE ERAM BONITOS!”

öööööööööö

…Os meninos que eram muito bonitos, muito bonitos muito bonitos, na presença do irmão das manas… que eram muito feias, muito feias, muito feias, troçavam delas e não lhes ligavam importância… preferindo brincar com outras meninas que tal como eles… eram outrossim… muito giras, giras, giras, giríssimas! Até que um dia a mana Celizal, já muito arreliada por se sentir menosprezada, resolveu combinar com a mais nova das irmãs, a Clopes, que tinham de preparar e fazer uma travessura aos vaidosos dos meninos… para que eles caíssem na realidade e percebessem, de vez, que cada um é como cada qual… e que a beleza não está nos rostos de cada um… mas, sim, no coração bondoso que mostram com as suas acções! As irmãs Elches e Céloure quando souberam da tramóia em equação… alinharam logo no complô e a mana Dinosta até bateu palmas quando teve conhecimento do assunto! O objectivo era castigar os mais malandros e irrequietos dos rapazes que davam pelos nomes de Pabrantes, Soelho, Jeixeira e Lodrigues e até o mano Jomasa também merecia a “partida” e uma grande lição… porque estava do lado dos meninos que não brincavam com as suas irmãs! Dito e arquitectada… a tramóia resolveram consultar o bruxo lá da Região que dava pelo nome de “MEDO”! Este… ouviu as meninas mas não pretendeu meter-se em tal tarefa… porque as profecias podiam dar para o torto e os meninos ficarem com mazelas para toda a vida!... Elas não ficaram satisfeitas, nem convencidas, e determinadas com a sua missão… decidiram ir conversar com… o “SUSTO”! Ora… foi o melhor que fizeram. O “SUSTO”, velho ancião e Feiticeiro da Charneca da Caparica decidiu-se a colaborar com as manas para tramarem os rapazes! Pensaram, pensaram, pensaram e chegaram à conclusão que os meninos que eram muito bonitos, muito bonitos, muito bonitos…, também tinham defeitos e um deles, talvez o pior de todos, é que… eram muito gulosos!

öööööööööö 

Chegou o dia do aniversário do mano Jomasa e as manas, muito amigas, decidiram fazer-lhe uma Festa, com um lanche extraordinário, com muitos doces e onde se destacava um BOLO extravagante muito atraente e extraordinariamente luzidio, vistoso e bastante apetecido! Os meninos que eram muito bonitos, muito bonitos e excepcionalmente muito giros… não hesitaram em comparecer, quando foram convidados, porque… se era para comer doces… podiam contar com eles… até faziam o sacrifício de conviver com as manas feias, feias, feias e muito feias do seu companheiro… Jomasa! O que eles não sabiam… era que o BOLO DE ANIVERSÁRIO estava confeccionado com uma artimanha mágica que só produziria efeitos nocivos nos rapazes que eram muito bonitos, muito bonitos e sensacionalmente giros! Ratoeira preparada com os feitiços do velho “SUSTO”! Toda a gente podia alambazar-se com o BOLO que apenas aqueles quatro meninos iriam ficar com diferenças e modificações em alguma parte dos seus bonitos corpos! Da reunião que as manas tiveram com o Feiticeiro “SUSTO”, na preparação maquiavélica, para prejudicar os meninos bonitos…, nem vou relatar tudo… porque umas queriam que lhes crescessem os dedos dos pés até terem um metro de comprimento! Uma mana queria que um dos órgãos ou membros dos corpos dos rapazes encolhesse tanto, tanto, tanto, que ficasse do tamanho de uma azeitona para o resto da vida deles (!)… -nunca cheguei a saber, no entanto, qual o nome do órgão ou membro que uma das irmãs feias… queria que encolhesse nos rapazes, depois de comerem o Bolo!

Uma outra menina queria que o feitiço resultasse em fazer crescer o cabelo dos meninos, tanto, tanto e tanto… que depois de cortado servisse para produzir colchas para o casamento delas! E outra também queria que a barriga dos rapazes bonitos também se tornasse muito grande, grande, grande, cem vezes maior, comparada com o “JABBA” do Filme da “Guerra das Estrelas”! Por fim… o bondoso e caridoso Coração das meninas feias… prevaleceu e decidiram pregar, apenas, um valente susto… aos meninos bonitos! Resultado: 24 horas após comerem o dito bolo… cresceram-lhe as orelhas de tal maneira que mais pareciam ser irmãos do Topo Gigio! A travessura demorou uma semana… e foi esse o tempo que os meninos se refugiaram nas suas próprias casas! Quando o efeito da tropelia passou… os meninos voltaram a brincar na rua… continuaram bonitos, bonitos, bonitos… mas, deixaram de reparar que as manas eram muito feias, muito feias, muito feias… porque os seus olhos, vidrados, só para elas se viravam! O velho Feiticeiro, de nome “SUSTO”, tinha feito outra magia, na preparação do Bolo, sem elas saberem, que consistia... em produzir um efeito no sentido de humanidade dos meninos... que embora as meninas aparentemente fossem feias, feias, feias, era importante que eles compreendessem e as vissem que… todos e todas diferentes… mas TODOS E TODAS IGUAIS! Cresceram juntos, meninos e meninas e foram felizes os restos das suas vidas!

ALGUNS PERSONAGENS DA HISTÓRIA
 TAMBÉM TÊM NOMES ESQUISITOS:
Pabrantes – Soelho – Jeixeira – Lodrigues – Jomasa - Clopes – Celizal Elches - Dinosta – Céloure

Repórter de Ocasião (17 de OUTUBRO de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.







6 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.