PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 30 de abril de 2011

ENTREVISTAS... (09)

OCASIONALMENTE...

AS NOSSAS ENTREVISTAS (AOS DA CASA!)

Elaboração de: Repórter de Ocasião



Entrevistado: DÁRIO JESUS (DJ) - (Jogador dos Seniores do CCFC)

                                 
CHARNEQUENSES (Por Amor ao Clube) DE GEMA: 
Frases Sábias do Entrevistado: 


= Gostaria de convidar todos os adeptos, simpatizantes e sócios do CCFC, a “Gostarem” do   Charneca de Caparica no “Facebook”.

= ...bora lá Equipa! (Batendo palmas e incentivando os colegas, durante os jogos).
           
= Carrega... Charneca !! 

(Charneca, 8  - Grandolense, 2 (Juniores)
DÁRIO, habitual Capitão de Equipa: “-Tomei a decisão, neste jogo, de dar a braçadeira de capitão ao Rafael/Rafa por ele ser o elemento mais antigo deste plantel e também para fomentar e fortalecer, mais ainda, a nossa UNIÃO e ESPÍRITO DE GRUPO! Ganhámos muito bem, porque fomos a melhor equipa!! Mostramos que temos capacidade para virar resultados e nunca desanimamos, mesmo estando a perder –acreditamos SEMPRE num resultado positivo!!! Quanto ao 3.º golo, a bola sempre entraria na baliza, rematada por mim, mas o marcador foi o David Rodrigues, porque apareceu muito bem e foi oportuno a cabecear, dou-lhe os parabéns!”
Palavra de CAPITÃO.
(Janeiro de 2009)

                                                                          



12 QUESTÕES DE OURO



Nome: Dário Alexandre Prata de Jesus
Idade: 20 Anos
Profissão: Estudante
Um “Clube de Sonho”: Sport Lisboa e Benfica
Naturalidade: Lisboa
Residência: Vale Fetal (Charneca de Caparica)
Signo: Sagitário
Família: Pais e Irmão
Jogo de Futebol da sua Vida: Portugal - Inglaterra (Euro’ 04) e Benfica - Porto
(Taça de Portugal 2004)
Jogador da Actualidade que mais admira: Manuel Fernandes e Fábio Coentrão
Jogador do Passado que mais gostou: Edson Semedo e Michel Preud'homme
Comportamento de um ser humano que mais aprecia: Sentido de Humor e Humildade



ENTREVISTA:



Repórter de Ocasião:  -O vosso Projecto de divulgarem o Charneca no “Facebook” é para se levar a sério ou não passa unicamente de uma brincadeira?...

Dário Jesus: -Bem, a ideia partiu do meu colega Diogo Mareco, e todos sabemos da notoriedade que ganhou o nosso Site em pouco tempo, portanto o objectivo passa por manter o Charneca num Clube de primeira linha ao nível das redes sociais. Já temos algum “Gosto” mas queremos mais e também vamos tentar actualizar o Facebook com maior regularidade, ou seja, é sem dúvida para levar a sério!

R. de O.: -Como é jogar nos Seniores? Achas diferenças em relação aos tempos dos Juniores?

DJ: -Para mim jogar nos Seniores é bom, pois encontramos adversários completamente diferentes, todas as jornadas. Nos Juniores as equipas eram mais homogéneas, miúdos que estudam ou trabalham em part-time e que têm a mesma vida que nós, nos Seniores apanhamos jogadores com 30 e muitos anos e com muita experiência de Distrital, por isso, acho que é um grande desafio para nós que temos uma média de idades de 24, se tanto, e para mim, pessoalmente, que tive um ano parado e voltei ao activo, sendo este o meu primeiro ano de  Sénior.  

R. de O.: -Sentes saudades daqueles brilhantes dois anos, quando fizeste parte duma magnífica equipa de Juniores treinados pelo José Guilherme?...

DJ: -Claro que sim. É engraçado recordar, pois no primeiro treino do Mister José Guilherme éramos 6 a treinar. Eu, o David Rodrigues, o Formiga, o David Pacheco (Oui!), o Ricardo e o Alexandre. A maior parte do pessoal ou estava de férias ou tinha pensado em deixar; treinámos 2 semanas no Parque da Paz porque o campo do Charneca estava em obras! Chegámos a ir correr para a mata que há por trás do Cassapo, SEMPRE, SEM BOLA! Acabámos por juntar uma boa equipa mas quase toda de primeiro ano, com o Edson a comandar as tropas ofensivamente e o Alexandre defensivamente. No segundo ano foi tudo mais fácil, o pessoal de primeiro ano ficou todo, vieram ajudar: O França, Brites, Bruno Russo e Filipe (G.R.). Tínhamos, então, uma grande equipa, na primeira volta só sofremos uma derrota e goleámos o Palmela por 7-1; O Montijo por 4-1 e o Alcochetense por 3-0. Para além da magnífica vitória sobre o Sindicato, na sua própria casa, por 0-2. A defesa era fortíssima com o Taveira/Paulinho à direita a dupla Rodrigues/Espinha e eu!... Apenas sofremos 10 golos na primeira volta. Foram duas Épocas marcantes, até tínhamos claque, os grandes “Yellow Devils”, tempos que ainda hoje são recordadas por quem fez parte do balneário.

R. de O.: -Quem foi, para ti, o Treinador que mais te marcou em toda a tua Carreira?...

DJ: -Foram muitos... positivamente e apenas um, negativamente, mas as coisas más ficam no passado. Destacaria o Mister Mário Rui que foi meu Treinador no G.C.Corroios, juntamente com o Mister Moedas, o primeiro a dar-me a braçadeira e o Mister José Guilherme, por ainda hoje manter contacto e o considerar um Amigo extra-futebol.

R. de O.: -Como Jogador Sénior sentes o apoio da Direcção actual do CCFC ou pensas que neste último Biénio, em relação aos Seniores,  poderiam ter feito melhor?...

DJ: -É sempre muito fácil apontar falhas e defeitos. Mas sei do esforço que a Direcção faz para manter os Seniores, e acredito que tentem estar sempre presentes e a apoiar ao máximo! Mas as maiores dificuldades, não enquanto Sénior, mas enquanto jogador do Charneca, são o Campo, que devia ser mais vezes passado e regado no tempo seco e as bolas que são más!

R. de O.: -O que sentes, pessoalmente, quando se fala em acabar com os Seniores no CCFC?... Qual é a tua opinião quando ouves dizer que os Seniores só dão prejuízo?...

DJ: -Compreendo obviamente esse ponto de vista, mas estes Seniores são maioritariamente da casa; são miúdos que como o Rafa, o Flora, o Mareco, o Ruizinho e o Russo só conhecem um Clube, que fazem parte desta casa há demasiado tempo e que como muitos podiam ter saído para Clubes com melhores condições mas pelo Charneca... ficam! Nós, Seniores, damos muito pelo Clube, e todos queríamos estar a dar uma imagem mais positiva mas, por isto ou por aquilo, não temos conseguido. É fácil lembrar quando, no meu segundo ano de Juniores, tínhamos miúdos dos Escolinhas ou Infantis, a irem ao balneário para ver os seus “favoritos” e depois a estar no Sábado a apoiar a equipa com as respectivas famílias! Tínhamos o Cassapo todo nosso hoje, isso não acontece, nem de perto, nem de longe, e o fosso entre os Seniores e as restantes Equipas é maior. Os Seniores voltaram há 3 anos, creio que uma boa ideia era deixar o Projecto assentar, colher frutos dos Juniores e Juvenis e depois fazer o balanço da situação. Acho que 3 anos é pouco para efectivamente tirar boas conclusões. Quanto ao facto de darmos prejuízo porque não utilizar o modelo do Barcelona? Um Plantel Sénior com 19/20 Jogadores, mais 5/6 miúdos dos Juniores que treinam regularmente com os Seniores e até podem fazer uns jogos ganhando experiência, seria talvez uma boa solução e creio que mais barata. Do meu ponto de vista, acabar com os Seniores seria dar um passo atrás...!

R. de O. : -Apoias, em simultâneo, todos os Escalões do Charneca de Caparica ou tens preferência somente pelos Seniores?...

DJ: -Charneca de Caparica F.C. somos todos NÓS! Acompanho mais os Seniores mas é com grande orgulho que vejo os miúdos irem a França disputar um Torneio e tento acompanhar também as reportagens do R.O. sobre os outros Escalões no Site.

R. de O.: -Lembras-te do jogo com o Grandolense, no tempo dos Juniores, quando ganharam por 8/2 e deste a tua braçadeira de Capitão ao Rafa?... Diz-me lá, com sinceridade: Ficaste convencido que o 3.º golo foi de facto do David Rodrigues ou o mesmo pertenceu-te, a ti, na realidade?...

DJ: -Eu lembro-me do jogo, o Rafa já queria ser Capitão há algum tempo e dei-lhe esse brinde! Esse golo creio que foi o 3º ou 4º. Nas bolas paradas o David Rodrigues ficava na zona do segundo poste; eu bati o canto puxado ao segundo poste é bem possível que a bola tivesse entrado sozinha, sendo um canto directo, mas acho mesmo que o David encostou, cheio de oportunidade, a cabeça à bola!... Nesse jogo, eu já tinha feito um golo de penalty portanto, para mim, aquele golo é do David Rodrigues.

R. de O.: -Qual foi o melhor Companheiro/Jogador com quem mais gostaste de jogar, desde os Escolinhas até aos Seniores?...

DJ: -Bem, eu acho que ao longo deste percurso fiz bons amigos mantendo ainda contacto com alguns, desde os tempos do Corroios, Vale Milhaços e agora Charneca. Tenho colegas que hoje são profissionais e fico contente por eles, mas há um jogador/amigo que me enche as medidas: Edson Semedo, humilde, trabalhador e companheiro, de longe o melhor jogador com quem joguei. Um pé esquerdo que metia a bola onde fosse preciso, podia ter sido jogador de Primeira Liga.

R. de O.: -Sempre aceitaste bem as opiniões e os conselhos dos teus Treinadores?...

DJ: -Sim, os Treinadores são como Pais para nós. Pessoas com muito mais experiência e dispostos a ensinar e transmitir conhecimentos. À semelhança do que sou na Escola, nunca tive problemas com Treinadores/Professores pois gosto de aprender e saber mais. Com excepção ao Treinador que se seguiu ao Mister José Guilherme que, a meu ver, me faltou ao respeito e isso não permiti!

R. de O.: -Gostavas de voltar a ser Treinado pelo “REI” José Guilherme?...

DJ: -O apelidado “REI” José Guilherme é como o Mourinho da Margem Sul, toca os Jogadores por onde passa e, por isso, tínhamos jogadores do Vale Milhaços que o acompanharam ao Charneca de Caparica e o Fábio que foi treinado por ele no Costa. Portanto, claro que sim! 

R. de O. : -Achas que há gente capaz e suficiente, na actual Direcção do CCFC, com possibilidades de Elevar o Clube a uma Grandeza Maior ou preferes as “coisas” como estão?... Podes também falar do desejado “Sintético” a ser colocado no Cassapo.

DJ: -O conformismo nunca foi a “minha cena”, eu acho que a Direcção tem que ser muito pró-activa para chamar pessoas ao Charneca e procurar sempre o melhor para os seus Atletas. O Charneca tem crescido de um modo quase exponencial, mas é preciso sempre procurar inovar e tocando no tema do Sintético é sem margem de dúvida a maior barreira que encontramos. Porque a base dos jogos é o treino, e bem sei que muitos jogadores não se sentem motivados por pisarem aquele pelado com areia a mais e com pó, e por conseguinte os treinos têm menos qualidade e isso acaba por se reflectir nos jogos, apesar de não ser uma desculpa para tudo acho que o Sintético tem que ser visto como uma necessidade, mais do que como uma vantagem, pois todos os clubes do concelho de Almada têm, só faltamos nós. Num dos jantares de Juniores disse e repito “-Nós, com as condições que temos, não temos a obrigação de ganhar, temos é a obrigação de lutar e de dar tudo em campo!”. Espero que venha o mais depressa possível o tapete verde!

R. de O.: -Tens um irmão a jogar contigo (Paulo Jesus), nos Seniores do CCFC! Preferes jogar ao mesmo tempo, com ele na equipa, ou gostas mais de jogar sem ele perto de ti?...

DJ: -A primeira vez que jogámos juntos, foi nos Juniores. Eu era Juvenil, e o Bruno estava meio lesionado, por precaução, fui convocado pelo Mister Paulo, ele acabou por sair aos 20 e poucos minutos, o meu irmão jogava no meio-campo e fizemos os dois um grande jogo que acabámos por ganhar aos Pelezinhos de Setúbal por 3-2, acho! Aqui para nós... ele, comigo, era titularíssimo a lateral esquerdo eu apenas tento picá-lo ao máximo para conseguir tirar o melhor do seu rendimento, mas acho que eu sou um jogador mais versátil pois também gosto de jogar a médio-centro ou médio-esquerdo. Ainda assim, lá dentro, quero é jogar e ganhar, “amigos amigos, negócios à parte”.

Paulo Jesus (KEVIN)
R. de O.: -És Sócio do Charneca de Caparica (CCFC) ?...

DJ: -Curiosamente, nunca me lembrei de tal, para ser sincero, mas deixo uma ideia... Ser obrigatório cada Atleta ser Sócio, ou seja, no princípio da Época, pode pagar as suas quotas anuais (com desconto para Atleta, obviamente) ou ir pagando todos os meses, acaba por não fazer diferença a ninguém 1€ ou 2€ por mês, mas acaba por ser uma receita para o Clube do qual o Atleta faz parte.

R. de O.: -És leitor assíduo do Site do CCFC?... O que pensas sobre o mesmo?...

DJ: -Acho muito boa a ideia do Site, aproxima as pessoas ao Clube. Hoje em dia passamos muito tempo no computador e porque não, ver as novidades do nosso Clube no Site?... Ver os resumos dos jogos, através das reportagens do grande R.O.!? Sempre que o tempo me permite dou uma espreitadela ao Site! Claro, não sou muito de deixar comentários mas gosto de ler o que diariamente é escrito no famoso “Livro de Visitas”.
 
R. de O.: -Continuas com os Estudos ou estás a Trabalhar?...

DJ.: -Continuo a Estudar... estou no 1.º Ano de Faculdade e também trabalho num “call center” a “chatear” pessoas. Fico com três actividades que me levam o tempo todo, mas que me dão um gozo brutal!

R. de O.: -Quando eu te dava boleia, nos tempos dos Juniores... lembras-te qual foi máximo de pessoas que, numa única vez, metemos dentro do Clio?... (Ah, ah, ah!)

DJ.: -Bem, esta é a pergunta mais difícil, eu recordo-me que para aí, desde o meu segundo ano de Charneca... já era o Senhor Rodrigues a ir buscar-me a casa e depois a trazer-me de volta! É também dessas alturas que temos saudades, íamos 5,6,7 e até 8 num pequeno veículo até ao Charneca, raramente o carro ia vazio, o Senhor Rodrigues nunca deixou ninguém na mão e depois eram as brincadeiras no banco de trás próprias de miúdos de 16/17 anos, desde já, agradeço imenso, por tudo, pedindo desculpa por toda a maçada que acarretou ser o nosso “motorista”.

R. de O.: -Ficaste surpreendido com esta Entrevista?...

DJ.: -Fiquei, apesar de já ter lido algumas entrevistas anteriormente realizadas! Mais uma vez o R.O. surpreendeu pela positiva.

R. de O.: -Como gostarias de terminar esta Entrevista?... Diz da tua justiça...

DJ: -Bem, antes de mais, quero agradecer ao Charneca por me ter ajudado, numa altura em que não tinha muita confiança em mim, como jogador, depois de dispensado pelo Corroios e uma época menos conseguida no Vale Milhaços. Depois, agradecer ao R.O. pelo convite para ser entrevistado. Dirigir uma palavra aos meus colegas dos Seniores, de que nada está perdido, nós temos um plantel brutal, cheio de qualidade, mas falta a União, lá dentro, a entreajuda, para que consigamos tapar as falhas uns dos outros porque, todos falhamos, é “jogar, jogar, jogar”! Apelar também à Direcção para que não deixe fugir os Melhores Jogadores pois, são inúmeros os jogadores “nossos” espalhados por outros Clubes, que tente tratar do Campo porque um Pelado não tem necessariamente de ser tão mau e também das bolas, não faz sentido estarmos a treinar com bolas dos Benjamins!! E, por fim, convidar os Adeptos/Sócios/Simpatizantes/Familiares a estarem presentes nos Jogos, aos Domingos, para dar uma força aos Seniores pois, são muitas as vezes que jogamos fora... dentro do nosso campo!
Carrega Charneca!! 

Hugo Café; David Rodrigues; Diogo Fonseca; Dário Jesus; Tiago Candeias; Hugo Rafael (Rafa)
                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.