PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Renasceu a Esperança do Apuramento!


                                  PONTAPÉS – DE – CANTO  (41)
                                                                                                
                                                                               A MATEMÁTICA… OU
                               UMA NOVA FORÇA NASCEU!



   N
ÃO me custa nada admitir que o “ZOO do Cassapo” se tivesse tido em todos os jogos, que disputou até agora, neste Campeonato de Iniciados de Futebol de 11, 3.ª Divisão Distrital, da Associação de Futebol de Setúbal, a mesma sorte que desfrutou nos dois encontros que realizou com o Vale Milhaços, então, caros leitores, ninguém tenha dúvidas… a esta hora, estavam, isolados, no 1.º lugar da competição e com o apuramento conseguido! Com esta introdução estou também a valorizar a equipa que visitou, no passado Domingo, o “Cassapo”! Os Iniciados do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) voltaram a vencer a partida, entre ambos, por 1/0! A sorte esteve, novamente, com o “ZOO do Cassapo” e, assim, como que num acordar repentino, o “ZOO” voltou a depender de si próprio para estar na Fase Final de Apuramento. Agora, feitas as contas, como a matemática é insuperável, bastará o “ZOO” vencer em Paio Pires, numa casa emprestada, o Leão Altivo e, depois, no último jogo, ganhar também, ao já qualificado Vinhense! (De notar que neste Campeonato, o líder Vinhense só não conseguiu vencer os Iniciados do CCFC -2/2, no jogo da 1.ª volta). Para os Iniciados do CCFC se apurarem para a Fase Final, bastará, depois, o Leão Altivo não vencer no terreno do 1.º de Maio Sarilhense, no último jogo! Quem diria?... Depois de terem “desistido” do apuramento, uma vitória brilhante, perante o Vale Milhaços, fez ressurgir o sonho do apuramento! 

VI-TA-LI-NO!  VI-TA-LI-NO!!
            Quanto a mim, esta Equipa do “ZOO do Cassapo”, foi aquela que mais interiorizou o desgosto causado pela morte abrupta do Vice Presidente do CCFC –Vitalino Chitas. No Domingo passado, logo fizeram uma exibição brilhante, perante o Beira-Mar de Almada. Agora, com o Vale Milhaços, todos os Jogadores foram Gigantes numa União Total cheia de crença e vontade indómita de mostrarem que, afinal, são os mesmos atletas do início do Campeonato! Sou levado a crer que com a morte deste Velho Companheiro uma Nova Força Nasceu neste Grupo! Por isso, não foi, por coincidência, que depois desta brilhante vitória, perante tão magnífico e distinto rival, o Plantel se reuniu no centro do terreno do Cassapo e gritou em alto e bom som: VI-TA-LI-NO! VI-TA-LI-NO!!
            Há vicissitudes nas nossas Vidas que o tempo não Cura porque as feridas se tornam profundas... mas poderemos, sempre, reduzir o sofrimento se formos dignos e capazes de, enquanto vivos, lutarmos, com todas as nossas forças, para que os males que nos atormentam se desvaneçam mesmo que lentamente, nesse mesmo tempo... Então, as feridas sararão paulatinamente. É o que o “ZOO do Cassapo” vai tentar fazer nos dois últimos jogos que faltam que é: -Ganhá-los! Assim, a privação que sofreram de poderem conviver com o seu querido Vitalino Chitas tornar-se-á aprazível e menos sofredora porque, entretanto, lutaram para que tal acontecesse, com bravura, dignidade, motivação, orgulho e... empenho! Força, miúdos!

OS MENINOS DO “GUERREIRO”!
            Foi um prazer ver e abraçar o velho “Guerreiro” no Cassapo! Foi uma alegria enorme observar os seus meninos (que já foram nossos, do CCFC!) a jogarem à bola!... Tanto talento: DANNY (um senhor na baliza!); NERY (extremo de respeito); AFONSO (continua pequenino, mas inteligente…); QUARESMA e FAUSTINO (uma dupla de sucesso… só estes dois… iam ganhando o jogo na 1.ª parte! Deram cabo da defesa do “ZOO”. A sorte esteve connosco). 


Os "SIMBAS" do "ZOO do Cassapo": Henrique; Rodrigues; J. Paulo e Vasques

JOGADAS… DE MESTRES!
(Saber ler bem... o jogo!)
            Ao intervalo, tudo mudou. Os “Simbas” conversaram entre si e fizeram as alterações necessárias, rumo ao sucesso! Saiu a “Gazela” (Miguel Dias)… (a unidade mais fragilizada neste jogo) e recuou o astuto “Diabo da Tasmânia” (Rafael Cândido) (regressado ao Plantel) para o seu lugar –defesa esquerdo! Para o centro do terreno entrou o irrequieto “Pernalonga” (Bruno Silva –um outro “menino”, dos preferidos e.. descoberto pelo velho “Guerreiro”, mas… por enquanto, jogador do CCFC!). A ideia era reforçar o sector defensivo da nossa equipa e dar maior resistência, com músculos, altura e habilidade, na posse de bola, ao centro do terreno, com ordens constantes ao “Pernalonga” para ser trabalhador e.. agressivo e, logo que pudesse, aliviasse bolas para a velocidade supersónica,  na frente de ataque, do nosso “Jacaré”!...

“JACARÉ”… METE O PÉ!
            Cinco minutos bastaram para que as cogitações se tornassem realidade! Bruno Silva, com autoridade e perseverança, ganhou cinco ou seis ressaltos no meio-campo… e conseguiu aliviar a bola para a proximidade da área visitante… aí, apareceu, lesto e rápido (tinha recebido ordens… para  isso…) o temível e terrível “Jacaré”… foi só rematar e enviar a bolinha, rasteira e na diagonal, para o fundo da baliza azul celeste… Um a zero! Estava feito o resultado final!
            João Paulo, Luís Rodrigues e Luís Vasques (Os “Simbas”) abraçaram-se efusivamente e emocionados, enquanto um deles gritava: -O que é que eu disse?... O que é que eu disse?...
            Para aqueles que nunca acreditaram no valor indiscutível deste Jogador... a resposta, à questão do seu valor, veio no momento certo... –foi dada dentro do campo! Parabéns, JP.

O FAUSTINO E... A “RAPOSA”!
            Pedro Faustino, o menino que começou a jogar à bola, federado, no “Cassapo” está um “senhor” ponta-de-lança! Grande evolução! Podia, sozinho, por mais do que uma vez... ter resolvido o jogo, a favor da sua Equipa! Remates ao lado, com “selo” de golo... foram constantes... mas os Deuses vestiram-se, naquele Domingo, com roupa amarela.
            Ricardo Araújo, a “Raposa” maliciosa do “ZOO do Cassapo” também poderia ter aumentado a vantagem para os “Canários”, por duas vezes!... Os remates sairam ao lado, com os adeptos a gritarem golo e os “Simbas” a levarem as mãos à cabeça!...

DIAS FELIZES!
            E, assim chegaram, agora, os dias do “ZOO do Cassapo”! Possam ser eles abençoados! Não alcançaram este momento... com uma só voz, com um só elemento!... Ascenderam a esta ocasião com uma força colectiva! E vai ser com esta nova força que se vão diligenciar para vencer os dois últimos jogos que faltam... Depois... Deus que faça... as contas!
            A chama que estava apagada... renasceu das cinzas!
            R. O. (13 de Abril de 2011)  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.