PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ENTREVISTAS... (2)

 OCASIONALMENTE...

AS NOSSAS ENTREVISTAS (AOS DA CASA!)

Elaboração de: Repórter de Ocasião


 

Entrevistado: 
JOSÉ GUILHERME (JG) - (Treinador dos JUNIORES)

CHARNEQUENSES (Por Amor ao Clube) DE GEMA: 
Frases Sábias do entrevistado:  

= O Verdadeiro Inimigo do Sucesso não é o Fracasso mas sim o Conformismo e a Mediocridade.
= Quem quer Ensinar não pode deixar de Aprender. 
= As Tácticas só são boas quando se ganham jogos!
= Não é necessário ser um Génio para se fazerem Grandes Coisas. 
= O Futebol é muito mais do que o 4x3x3 ou o 4x4x2. 
= Já vejo horas há muito tempo e não consigo montar um relógio!...



12 QUESTÕES DE OURO


Nome: José Botelho Guilherme
Idade: 52 Anos
Profissão: Funcionário Público
Um “Clube de Sonho”: SLB/Benfica 
Naturalidade: Leirós/Vila Real
Residência: Vale de Milhaços 
Signo: Aquário
Família: Mulher e Três Filhos
Jogo de Futebol da sua vida: Benfica/3, Porto/2, Anos 70, na “Recuperação à Benfica”! Estávamos a perder por 2/0 e nos últimos 10 minutos virámos o resultado!
Jogador da Actualidade que mais admira: Leonel Messi, a nível Profissional e Hugo Rafael/RAFA, jogador do momento! 
Jogador do Passado que mais gostou: Maradona 
Comportamento de um ser humano que mais aprecia: Frontalidade, Honestidade e Sinceridade!!    



ENTREVISTA:  



Repórter de Ocasião:  -José Botelho Guilherme, Treinador de 3.º Nível, iniciou a sua carreira em 1996 começando no Ginásio Clube de Corroios. Sempre treinou Júniores ou já passou por outras experiências, noutros Escalões?...  

José Guilherme: -Já treinei também Juvenis, além dos Juniores, porque foram as oportunidades que surgiram até ao momento! Agradeço, do fundo do coração, a Benvindo Assis a primeira oportunidade que me deu para treinar uma equipa de Futebol.
 
R. de O.: -Quais são os seus objectivos pessoais para treinar no futuro?... 

JG: -Sou ambicioso e tenho por objectivo treinar uma equipa Sénior, desde que haja um projecto aliciante, com bases e bem estruturado e claro, se a oportunidade surgir e me proporcionar algo de bom! Os treinadores andam à velocidade do Sol. É o objectivo de qualquer treinador treinar ao mais alto nível e eu não fujo à regra! Acredito nas minhas possibilidades e capacidades. Fiz cursos com Carlos Carvalhal, Luís Campos, Professor Arnaldo Cunha, Professor José Morais, entre outros. Gosto de beber em fontes com credibilidade e formação Académica. Ninguém pode ensinar aquilo que não sabe.

R. de O.: -No seu vasto currículo já treinou pelo menos, oito clubes diferentes, todavia, nunca esteve três anos seguidos no mesmo lugar...! Estando, presentemente, a treinar os Júniores do charneca pelo segundo ano consecutivo apresta-se para renovar contrato pela terceira vez, neste Clube, batendo, assim, um “record” pessoal, na sua carreira?... 

JG: -Tudo indica que sim, embora no futebol se viva o momento –é o momento! –e... nunca se sabe o que vai acontecer no dia de amanhã...! O meu carácter,  personalidade e maneira de estar na vida não permite nem se compadece com determinadas situações alheias onde impera a falta de coerência e frontalidade! Sou muito frontal e perservo imenso a minha relação com os jogadores. Defendo-os sempre e, quando se geram conflitos, sou sempre o primeiro a estar ao lado deles dando-lhes o meu apoio! Penso que no Charneca, neste momento, estão reunidas as condições para continuar com um espírito de grupo, forte! O clube precisará, ainda... de um safanão! Formação, sem vitórias, não existe!!

R. de O.: -Por detrás da sua notória atitude, viril e agressiva, nos treinos e nos jogos... (observamos à distância) existe um Homem com bom coração que apoia e acarinha os jogadores?...  Esta era uma pergunta programada, pois, já referiu anteriormente que está sempre ao lado dos jogadores!  

JG: -Consigo mudar, sempre, o carácter, para melhor!, dos jogadores que oriento. Consigo ser amigo de jogadores problemáticos, pois, existem em todas as equipas! As minhas reacções, no banco, são  uma característica minha porque quero ganhar sempre. Apercebo-me até que ponto um jogador aguenta a pressão exercida por mim...  Os jogadores, mesmo em situações de algum inesperado desacordo comigo, jogam sempre, desde que façam falta à equipa! A amizade entre nós manteve-se em todas as equipas por onde passei!

R. de O.: -Em todos os Clubes que já treinou onde se sentiu mais respeitado e/ou acarinhado?...

JG: -Fui respeitado em todos os Clubes que treinei. Nunca me mandaram embora! As minhas saídas foram sempre decisões minhas.

R. de O.: -É Treinador de Futebol por gosto, vontade e prazer... ou anda nesta actividade por uma questão de dinheiro?... 

JG: -Ando nisto por paixão ao futebol!! Por dinheiro... não, porque só em telefonemas e transportes de jogadores, de cá para acolá... vão-se os ordenados! Veja-se o caso dos Júniores, deste ano, que me têm dado muitas despesas, em vários aspectos!... ESTA EQUIPA É MINHA! CONSTRUI-A COM SACRIFÍCIO E DESPESA!!!  

 R. de O. : -Já alguma vez ganhou algum Campeonato? Acha que pode ser Campeão, este ano, pelos Juniores do Charneca?... 

JG: -Fui Vice-Campeão da Taça da Associação de Futebol de Setúbal, pelo Costa de Caparica disputada em 1999/2000, prova que já não existe! O ano passado, aqui no Charneca, atribuiram-nos a Taça de Disciplina do Campeonato e esperamos ganhá-la, novamente, este ano! Tenho tido enorme sucesso em recuperação de equipas! Nunca me deram equipas de topo, peguei sempre em grupos que estavam nas “lonas”!! Fiz grandes recuperações em equipas onde ninguém dava nada por elas e valorizei jogadores que se sentiam desmoralizados! Tudo isto, para mim, tem mais mérito do que ser Campeão!!! Este ano, estou muito satisfeito com este plantel e tenho feito “aparecer” jogadores que nos anos anteriores jamais se evidenciaram no Charneca! Igualmente tenho sido valorizado pelo trabalho, empenho e atitude deles! É gratificante, para mim, ser abordado por Jornais e Rádio e por pessoas que gostam do Clube que me elogiam pelo trabalho desenvolvido!  Por tudo isto, estou grato aos meus jogadores.

R. de O.: -Os Juniores do Charneca, este ano, como todos sabemos e já aqui foi referido, estão a realizar um bom Campeonato, continuando nos primeiros lugares da classificação!... Como é isto possível se, estes mesmos jogadores, há cerca de dois anos, representando, então, os Juvenis, em toda a época, só ganharam um único jogo!? Há mérito no seu trabalho ou os jogadores evoluiram sozinhos?...

JG: -Quando aqui cheguei tinha seis jogadores! Apercebi-me que, mais uma vez, iria ter muitas dificuldades. Muitos queriam ir embora para outros clubes. Recuperei alguns e fomos construindo a equipa. Mantive a estrutura e, este ano, após a saída de elementos, por limite de idade, ninguém acreditava na equipa, porque consideravam que ali faltavam peças fundamentais!... Eu tive confiança e tracei objectivos que não passavam pelos lugares cimeiros da classificação devido aos adversários com outras estruturas como, por exemplo, o Almada, Alcochetense, Montijo, Palmelense, Quinta do Conde, Sindicato, entre outros... Planeamos sim, RENDIMENTO, TÁCTICA, TÉCNICA e RESISTÊNCIA! Evoluimos bastante, os resultados apareceram e hoje somos uma equipa perigosa e temida pelos opositores! Somos humildes com espírito de grupo e sendo ambiciosos conseguimos estar no cimo, no entanto, reconheço, temos sectores, ainda, de menor rendimento e qualidade! Não assumimos a “subida”, logo veremos lá mais para a frente, agora há que tentar manter o mesmo rendimento.  As vitórias são importantes para os treinadores e estes são quem mais beneficiam das mesmas, enquanto os jogadores permanecem menos referenciados e notados! O sucesso está no esforço. Não aparecem vitórias sem permanente trabalho continuado!!

R. de O.: -Guarda os louvores do sucesso, todos somente para si ou quer referir e destacar algum jogador ou alguém, em especial, sobre o seu trabalho, nesta Época Desportiva?... 

JG: -Gosto de todos os jogadores, os que jogam mais habitualmente e os menos utilizados –conto com todos! Para mim, os Suplentes são iguais aos titulares... dou tanto valor ao David Pacheco como ao Renato, para servir de exemplo. Ainda, em relação à pergunta, destaco também o trabalho do Rosinha em ajudar o grupo e quero salientar a aplicação do director António Espinha pela sua influência, dedicação e apoio que dá à equipa contribuindo, assim, para o bom momento que atravessamos. O guarda-redes Marcos, dos mais jovens, também foi acarinhado pelo plantel, sem problemas! Um agradecimento ao Sr. Piteira pela forma zelosa e ímpar como tratava dos equipamentos e se preocupava constantemente para que nada faltasse aos Júniores e acima de tudo enaltecer a relação de amizade que mantinha com os nossos atletas. Ao Repórter de Ocasião, na pessoa de Luís Rodrigues, -qual Joaquim Rita! –que muito aprecio, estamos gratos com as reportagens e pareceres impressionantes que em muito estão a contribuir para o desenvolvimento do Charneca, como também vão marcar, e de que maneira!, principalmente, as camadas mais jovens deste Clube!! Digo, também, que nos sentimos sensibilizados, eu e o grupo, pela forma como somos elogiados pelo trabalho que estamos a desenvolver fazendo com que os índices de confiança e motivação aumentem! Tais argumentos são muito importantes para o rendimento dos jogadores. Por último, para os convalescentes Diogo Gregório (Pepe-Rápido) e companheirão Filipe, rápidas melhoras e cá vos esperamos! O banco precisa de calor!... (Esta é p’ra rir e dar moral ao Barreto!). 

José Guilherme (O REI!)
R. de O.: -Palavras de REI.                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.