PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 9 de abril de 2011

ENTREVISTAS... (5)

 OCASIONALMENTE...

AS NOSSAS ENTREVISTAS (AOS DA CASA!)

Elaboração de: Repórter de Ocasião

 

Entrevistado: PAULO RIBEIRO (PR) - (Coordenador do CCFC)


CHARNEQUENSES (Por Amor ao Clube) DE GEMA: 
Frases Sábias do entrevistado: 

= Chamo-me Paulo Ribeiro e sou com muito orgulho, profissionalismo e satisfação o Director Desportivo do Charneca de Caparica Futebol Clube.
= Os meus miúdos podem perder por 17/0 mas andam contentes!
= Os Dirigentes do Charneca, São Fortes, Sinceros e Honestos!
 Nunca vi Igual.
= Eu conheço os outros Clubes e estou à vontade.
= O Charneca Caparica Futebol Clube, Instituição de carácter desportivo fundado em 01 de Janeiro de 1988, tem como princípios fundamentais a prática saudável de desporto e a inserção social de crianças e jovens da zona envolvente.


12 QUESTÕES DE OURO
 
Nome: Paulo Ribeiro
Idade: 35 Anos
Profissão: Militar/Treinador  
Um “Clube de Sonho”: S. L. Benfica
Naturalidade: Braga
Residência: Charneca de Caparica
Signo: Capricórnio
Família: Casado e 1 filho
Jogo de Futebol da sua vida: Vieira S. C.  –  Amares (subida a 2.ª Div. Nacional)  
Jogador da Actualidade que mais admira: Xabi Alonso (o jogador que todo o treinador deseja ter).
Jogador do Passado que mais gostou: Rui Costa (não só pelo jogador que foi, mas acima de tudo pelo grande ser humano que é!).
Comportamento de um ser humano que mais aprecia: Honestidade, frontalidade e respeito pelos outros. 

ENTREVISTA: 


Repórter de Ocasião:  -Paulo Ribeiro era um Sonho seu ser Coordenador de Futebol do Charneca de Caparica Futebol Clube?

Paulo Ribeiro: -O Charneca de Caparica F. C. sempre foi um clube pelo qual nutro um grande respeito e carinho. Como tal é normal que um dia ambicionasse trabalhar neste clube, mas acima de tudo o que me levou a aceitar este projecto foi sem dúvida as pessoas que fazem parte da Direcção do Clube, principalmente o seu Presidente.

R. de O.: -É do conhecimento geral que já passou por muitos Clubes, qual foi aquele que gostou mais de trabalhar?

PR: -É uma pergunta difícil (risos). Como Director Desportivo é sem dúvida o CCFC. Como jogador o Vieira e como Treinador aquele que mais me marca é o A C Arrentela por tudo o que consegui ganhar nesse clube.

R. de O.: -Que episódio “rocambolesco” foi aquele de ter abandonado o Cargo a meio da Época e depois voltar a ser o Coordenador, novamente, do CCFC? Pediram-lhe para sair ou colocou o lugar à disposição?...

PR: -Esta é fácil de responder. O que se passou foi que a certa altura da época apareceu alguém com um “projecto” novo para o clube, projecto esse com o qual eu não me identificava e assim sendo eu decidi colocar o meu lugar á disposição, pois quem me conhece sabe que eu serei sempre parte da solução e nunca do problema. Mais tarde apurou-se que o tal “projecto” não seria assim tão profícuo e idóneo para o clube e depois de uma conversa com a Direcção decidimos que eu deveria regressar ao meu cargo. Que fique claro que neste processo nunca me foi pedido quer da parte da Direcção, quer de qualquer outra pessoa que saísse do clube. Mas eu decidi que nesse momento seria o melhor para todos da mesma forma que quando decidi regressar, fi-lo porque achei que nesse momento estavam novamente reunidas as condições para executar o meu trabalho.

R. de O.: -Sente-se bem na Coordenação do Charneca de Caparica e pensa continuar no Clube por muitos anos?...

PR: -Sim. Sinto-me bem aqui, acima de tudo, porque tenho uma relação não só profissional, mas também de amizade com a Direcção do Clube. Mantenho uma relação óptima com os treinadores, atletas, pais e associados, por isso só tenho motivos para me sentir bem aqui. Quanto ao futuro eu espero continuar aqui, mas sou alguém que faz disto uma segunda profissão e como tal não poderei dizer como será o dia de amanhã. Tanto mais que no mundo do futebol as incertezas são muitas. 

R. de O.: -Já alguma vez foi mal tratado pelos Clubes onde assumiu a tarefa de Coordenador? Saiu sempre a bem desses Clubes?

PR: -Não. Em todo o lado existem pessoas que dizem mal só porque não têm mais nada para dizer e também nunca agradamos a todos, mas por todos os clubes por onde passei felizmente sai sempre a bem com todos.

R. de O.: -Sei também que tem o Curso de Treinador de Futebol. Preferia ser actualmente Treinador ou gosta de estar nesta posição de Coordenador do Charneca de Caparica Futebol Clube?... Já ganhou Títulos como Treinador?...

PR: -Tenho o 2.º nível do Curso de Treinador e frequento o curso de gestão desportiva, mas considero-me um treinador, pois é no campo que eu me sinto verdadeiramente bem. Apesar de em todos os clubes por onde passei ter acumulado sempre as funções de treinador com as de coordenação, com excepção do CCFC onde exerço em exclusivo as de coordenação o que também é aliciante, mas faz-me falta o terreno de jogo e o contacto directo com o treino. O ideal apesar de dar muito trabalho é conciliar as duas.
Quanto a títulos já conquistei alguns quer como atleta, quer como treinador (só subidas de divisão já tenho 3), mas os meus maiores títulos são quando me cruzo no meu dia-a-dia com antigos atletas e eles vêm falar comigo e eu sinto que lhes transmiti alguns valores que lhes vai servir para a vida isso é que são os meus grandes troféus, bem como o elo de amizade que me une a muitos deles e às suas famílias.

R. de O. : -Apoia, em simultâneo, todos os Escalões do Charneca ou tem preferência em acompanhar algum, em Especial?...

PR: -Para mim todos os escalões do CCFC são iguais, pois todos fazem parte de um só que é o Clube, por isso todos têm o meu apoio da mesma forma.

R. de O.: -O que pensa sobre os Seniores? São necessários para a imagem do Clube ou seriam facilmente dispensados com a supressão deste Escalão?...  

PR:  -Os seniores são fundamentais em qualquer clube com uma estrutura como a do CCFC. São uma forma de representação do clube, são o garante de mais entradas de receitas, desde que sejam geridos de uma forma mais empresarial e menos desportiva (procurar antes do início de cada época um financiamento empresarial que permita fazer a época sem custos muito onerosos para o clube, quer através da associação a grupos empresariais quer de um sistema de merchandising elaborado e dinâmico). E os seniores permitem ao clube um aproveitamento dos atletas dos escalões de formação do clube (Juniores) que de outra forma se iria perder com graves custos desportivos para o próprio clube.

R. de O.: -Qual é, na realidade, a função devida que um Coordenador Desportivo deve desempenhar num Clube de Futebol como o Charneca de Caparica?

PR: -Como a própria palavra diz a sua função primordial é a de coordenar toda a actividade desportiva do clube através de um intercâmbio permanente com a Direcção do clube, fazendo de ponte entre os órgãos directivos e as diversas equipas técnicas e jogadores do clube. Tem também a função de criar laços de aproximação entre os pais e sócios do clube com a própria orgânica do clube, ou seja tentar que estes façam parte activa da dinâmica do dia-a-dia do clube, não só nos jogos, mas também nos treinos. Deve também elaborar planos de actuação para os diversos escalões do clube em conformidade com os objectivos propostos pela Direcção, tendo uma palavra activa na escolha das equipas técnicas, bem como dos jogadores que irão compor os quadros competitivos do clube. 

R. de O.: -Já alguma vez se sentiu ofendido ou foi ameaçado pelas Funções que representa no Charneca de Caparica Futebol Clube?... Sente o apoio da Direcção? 

PR:  -É normal que não agrademos a todos e por esse motivo existem sempre pessoas que atiram a pedra e escondem a mão e quem não tem a hombridade de me encarar de frente e dizer o que pensa eu não posso apelidar de pessoas por esse motivo nunca me senti ofendido muito menos ameaçado por qualquer pessoa que seja.
Sobre a Direcção só tenho a dizer bem, apesar de nem sempre estarmos de acordo em tudo, pois mal corria se assim fosse, sinto o apoio total da Direcção e enalteço os apoios que têm disponibilizado a todos os meus sectores de trabalho.   

R. de O.: -Como explica as histórias contadas... de abraçar os jogadores adversários que defrontam o Charneca, no Cassapo?... É verdade que pediu um cartão amarelo para um jogador do Charneca, no jogo dos Juvenis contra o António Pica!?... 

PR: -É muito normal eu abraçar jogadores não só no Cassapo, mas em outros campos também porque muitos deles foram atletas que já me passaram pela mão e pelos quais eu tenho grande carinho, o que é recíproco da parte deles e como eu disse anteriormente são esses os troféus que eu pretendo ganhar no futebol. Faz muito bem ao ego encontrar no Cassapo ou em outro campo qualquer um atleta que nos vem abraçar é sinal que nós lhe transmitimos algo de positivo para a vida. Um dos momentos mais bonitos da minha vida de treinador aconteceu-me na época transacta quando fui observar um jogo no terreno do Seixal e um jogador que já tinha sido meu atleta há quatro anos marcou um golo e dedicou-mo, confesso que as lágrimas me toldaram a vista.
O que se passa é que por vezes as pessoas não compreendem a minha forma de estar no futebol, que é a mesma com que eu encaro tudo na vida. Sou frontal! Por isso se um jogador meu cometer um acto que leve a ser admoestado pelo árbitro de forma justa não vejo porque não o deva ser. Acontece que muitas vezes os adeptos não gostam que eu lhes diga que este ou aquele jogador deva ser punido, mas eu nas funções que desempenho tenho muitas vezes de deitar água na fervura e acalmar os adeptos, pois mesmo que a equipa de arbitragem nos prejudique eu nunca posso incitar os adeptos a actos de violência ou falta de respeito para com os intervenientes no jogo sejam eles quais forem. Em relação ao jogo em questão não me recordo se disse que o nosso jogador deveria ter sido admoestado, mas é provável que o tenha feito conforme faço para com os nossos adversários quando eles cometem as mesmas infracções. Mas, uma coisa é certa, ninguém me pode acusar de falta de frontalidade e sentido de justiça, quer gostem ou não da minha forma de ser.     

R. de O. : -Acha que há gente capaz e suficiente, na actual Direcção do CCFC, com possibilidades de Elevar o Clube a uma Grandeza Maior?... Acredita no Projecto do desejado “Sintético”... para o Cassapo?  

PR: -Claro que existe gente capaz na actual Direcção. Sempre disse e mantenho, o CCFC é um clube que dentro de pouco tempo pode ser o maior clube do concelho, mercê da gestão cuidada que esta Direcção tem levado a cabo e do seu elevado espírito de trabalho e empreendedorismo o CCFC tem capacidade para subir patamares bem mais altos. Em relação ao número de elementos da Direcção, como em todos os lados, quantos mais melhor, mas desde que os que vierem tragam mais-valias e vontade de servir o clube e nunca servirem-se do clube, pois com a melhoria de condições do clube (sintético) existe a tentação de muitos “pára-quedistas” aparecerem, para tirarem dividendos do trabalho que outros fizeram em prol do clube, para benefício próprio.
Sobre o projecto do relvado sintético acredito que é a maior necessidade do Clube neste momento e como exemplifiquei na pretérita Assembleia Geral do clube é uma obra viável, essencial e de importância vital para o crescimento do CCFC. Em suma, VAMOS EM FRENTE COM O PROJECTO DO SINTÉTICO CHARNEQUENSES.  

R. de O.: -Compete ao Coordenador Desportivo ser ele o Organizador Principal de todos os Torneios de Futebol que o Clube realize?...

PR: -Compete ao coordenador em consonância com a Direcção e respectivas equipas técnicas elaborar a organização dos torneios que se realizem e que devem estar preconizados no plano definido no início da época para os diversos escalões do clube.

R. de O.: -Um Coordenador de Futebol tem autoridade suficiente para despedir um Treinador e repreender um Jogador?

PR:  -Em relação ao despedimento do treinador apesar de ter essa autoridade nunca a deve usar, ou seja, o Coordenador deve informar a Direcção do problema existente e de seguida em conjunto com a Direcção tomar as medidas mais convenientes para o Clube.
Sobre o repreender um atleta, é essa uma das funções do coordenador. Não só deve repreender como se necessário for -tomar medidas mais graves zelando para que os regulamentos do clube sejam cumpridos por todos. 

R. de O.: -Como gostaria de terminar esta Entrevista?... Diga de sua justiça...

PR: -Antes de mais quero agradecer à Direcção pelo facto de ter confiado em mim para conduzir este Projecto, principalmente ao Presidente pelo convite que me endereçou. Quero também agradecer às equipas técnicas que comigo têm trabalhado ao longo da época pela dedicação e esforço em prol deste Clube. Agradeço a todos os atletas do clube pela entrega e abnegação com que têm defendido o CCFC e por último, mas não menos importante a todos os pais, sócios e simpatizantes do CCFC por todo o apoio e carinho que têm tido para comigo e restantes elementos da minha equipa. A todos um bem-haja!
Para finalizar desejo que o CCFC prossiga de forma vitoriosa e sustentável o seu crescimento rumo a patamares de excelência.

NOTA FINAL:
 Não me poderia despedir sem antes enaltecer uma pessoa que eu tive o prazer de conhecer ao longo deste ano de trabalho no CCFC, que dá pelo nome de Luís Rodrigues (Repórter de Ocasião) por tudo o que tem dado a este Clube, não só com o seu trabalho, mas também com os seus exemplos. Rodrigues, tu és a força aglutinadora e dinâmica que move este Clube, e sendo o CCFC grande como é tu não és menor. É um prazer enorme trabalhar a teu lado, MUITO OBRIGADO AMIGO!    


                                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.