PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

*A NATUREZA É... LINDA! 👩 🏝 🏡 Colaboração de: ZAB 💝💟💞💓💗💖💕💓💙💚😍💛💜 🙆🦉🥳🖊📚 ⛄🎤📣 🤩 Saudações, Satisfação, Sintonia, Saúde e 🍀 Sorte... Sensibilidade, Sorrisos, Simplicidade, Sublime Sucesso e Solidariedade... 🎓 Sabedoria, ✨ Sonhos, Segurança, Sinceridade, Simpatia e Serenidade... 👩 Senhoras e 👨 Senhores Seguidores! 🍾 👣🙋👳🙌👱👲👴👵👮👸👷👣

*** Um Cumprimento Especial para Todos os Admiradores do Blogue RO! 

 🍾🤩🙆🦉🥳🖊🔖

 🎦 Colaboração do LEITOR 👨👩

 ⚖️ ...🌾 Zablita Mariazita e a Natureza! 🌄🖼🏜🏝🏡🎑 

 📚 ⛄ Este é o vosso Blogue RO!💑👀

🎤🌲https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

“Rainhas” e “Reis”🏰 dos “Gostos” 👸🤴

💑 HOMEM 👨 E MULHER 👩 DOS “GOSTOS"👍

 📸👏😆😅🙌👌📣📖 📚💖

A NATUREZA É... LINDA! »»» TRAFARIA (Foto 02 - Autora Zablita Mariazita-ISA)

 

 Colaboração para o Blogue RO de Zablita Mariazita, Seguidora n.º 170, apresentamos a sua Fotografia número 2, da Rubrica "A Natureza é... Linda!". -RO

 

 🌜🎋🌾🌞🌻🌙

🌎🌍🌏

 Partilha de Zablita Mariazita 

 👩   

História: 

Ao que tudo indica a origem da Trafaria remonta a um pequeno aglomerado de pescadores, sendo hoje aliás uma das actividades da população da Trafaria, se bem que em número reduzido.

Em 1565 (7 de agosto), o cardeal D. Henrique, mandou edificar um lazareto na Trafaria. No dia 20 de Dezembro de 1695, estabeleceu-se na Trafaria, um Lazareto destinado às quarentenas.

Em 23 de Janeiro de 1777, teve lugar, na Trafaria um episódio tristemente célebre. Um destacamento às ordens de Pina Manique e enviado pelo primeiro-ministro Marquês de Pombal (no reinado de D. José I) lançou fogo no aglomerado de cabanas, conhecido por "abarracamento", na Trafaria. A povoação da Trafaria foi entretanto reconstruída.

Entre a Trafaria e a Costa de Caparica existe um grande pinhal, de plantação relativamente recente (século XVIII), pertencente ao Estado, com o qual se pretendeu fixar as dunas da costa e com duas valas de drenagem enxugaram-se as terras pantanosas entre a Arriba Fóssil e o Oceano Atlântico.

Na Trafaria existem vários fortes desactivados, estavam incluídos no conjunto defensivo da barra e porto de Lisboa: Alpena, 1 e 2 e Raposeira (lugar da freguesia de Trafaria) 1 e 2.

Em 1873, estabeleceu-se na Trafaria, a fábrica de dinamite do engenheiro francês Combemale. No ano de 1901, a rainha D. Amélia (esposa do rei D. Carlos I) deslocou-se à Trafaria com o objectivo de inaugurar a primeira colónia balnear que existiu em Portugal.

Em 7 de Outubro é criada freguesia da Trafaria, com território desanexado da freguesia de Caparica. Na década de 1950, acentuou-se a recessão das areias do litoral da Cova do Vapor que irá fazer perder algumas centenas de hectares de praia e floresta de pinheiros. Em 1970, a Trafaria tinha 6 145 habitantes, para dez anos depois ter 6 489. Foi elevada a vila pela lei 79/85 de 26 de Setembro de 1985.

TRAFARIA – Wikipédia, a enciclopédia livre



👇 Clicar no link e ver fotos 📸 no Blogue RO:

🏷 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 📲

3 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.