PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

»»» UMA VIAGEM À MAIOR NAÇÃO DO MUNDO: CCFC! ### Participação de JOÃO PERES - N.º 017 ###

017 – Escreveu: JOÃO PERES
(Ex-Director dos Corpos Sociais do CCFC)




Viva o futuro! Viva o CCFC!




…E FOMOS À PROCURA DO CAMPO DE FUTEBOL…

ESTAVA a decorrer o ano de 1977, tinha o meu filho Tiago Santos 6/7 anos e andava há umas semanas a pedir-me que queria jogar Futebol num campo a sério com balizas! Ele até tinha jeito para a coisa, lá arranjei um tempinho… fiz-lhe a vontade e lá fomos… informaram-nos que o Campo dos “Canários” ficava próximo do “Depósito da Água”… Depois de algumas rotundas encontrámos o “Depósito”! Pensava eu, cá para comigo, que me tinha perdido! Ao lado da Torre, um amontoado de Placas de Zinco presas lado a lado a servir de muro, mais parecia um Estaleiro de obras! Para lá das Placas vi um magnífico Pelado e duas balizas! Olhei para o meu filho e ele perguntou-me “-Pai onde está a relva?” respondi-lhe que deviam de estar a tratar disso… devia estar a chegar… lá entrámos, empurrámos a Porta de Zinco… do lado esquerdo um Contentor ferrugento… com o chão todo podre… que diziam ser a Secretaria!

…E o Tiago Santos começou a treinar!

Passado um ano convidaram-me para Director da Equipa do Tiago! Aceitei com todo o prazer pois, assim, era “obrigado” a acompanhar o meu filho! Fui ficando… tomei-lhe o gosto! Era fixe ser Director dos “putos”… era vê-los crescer, ano após ano, com alegria e o meu filho ia fazendo novos Amigos… tudo o que é bom para o crescimento de uma criança! Só gostava de ter em moedas de 50 cêntimos… a quantidade de Sandes de Chourição que fiz para eles! Neste Clube só não lavei Equipamentos! Ah, ah, ah! Os “putos” foram crescendo… foi-se a pouco e pouco construindo uma equipa! Ou melhor… uma Família! Sim… porque havia tempo para tudo. E como eu me divertia com eles… quando era para brincar, brincava-se… quando era para trabalhar lá iam eles… sabendo o que cada um tinha que fazer.
Era fácil ser Director destes miúdos. Todos de uma correcção e humildade gritante. Nunca recebi uma má resposta de nenhum destes “putos”! É muito gratificante ser bem tratado! Fui sempre o primeiro a defendê-los… eram miúdos, eram Jogadores, mas acima de tudo eram crianças que já pensavam e tinham sentimentos! Sempre disse e continuo a pensar o mesmo… só existem Clubes e Directores se existirem Crianças! Para mim sempre estiveram acima de tudo!

Um episódio engraçado onde tive de puxar pelos “galões” de Director de Equipa (muita gente não teve conhecimento do que se passou) estávamos a jogar em Almada… o Senhor Árbitro estava a prejudicar-nos um “bocadinho” (na minha opinião) já era costume… éramos pequenos… o Mister na altura, Mister L… virou-se para os Jogadores e gritou-lhes: “-Pessoal vamos embora… já chega de “roubo”!” Eu ao ouvir isto, disse-lhes: “-Maltinha o Charneca não vai abandonar o jogo… ficamos até ao fim porque eu acredito em vocês!” Perdemos mas saímos de cabeça bem erguida e a dignificar o emblema do CCFC!

O tempo passou… para grande desgosto meu, o meu filho, por causa das namoradas, desistiu de jogar! Era já… Júnior de 1.º ano! Continuei como Director porque quando estamos de Corpo e Alma não custa nada! No ano seguinte os “putos” foram Campeões de Juniores, venceram o Torneio Complementar, ganharam a Taça de Disciplina… tudo o que se podia ganhar… eles ganharam!  

A Família, a Equipa Campeã, Pais, Directores, Equipa Técnica, Roupeiro, Massagista, todos foram Campeões! Porque todos trabalharam para o mesmo objectivo! Ao longo destes anos que passei pelo CCFC aprendi muito e posso dizer que até com os “putos” aprendi. Eles também nos ensinam!
No CCFC aprende-se a gostar e a aprender a Vida! É diferente? Claro que é! Só quem passa por esta casa pode testemunhar isto!

Não podia deixar passar o momento sem agradecer publicamente ao Presidente José Manuel Santos que num momento menos bom da minha Vida (desempregado), na altura em que andávamos a colocar a relva sintética, todos os dias, pagava-me o almoço! E muitas vezes já depois da relva colocada ia almoçar a casa dele! Obrigado por tudo, Zé! O Clube e os “putos” estão bem entregues. Pessoas como o “Zé Manel” há muito poucas! Obrigado a todos por me terem aturado! E desculpem qualquer coisinha…

Viva o futuro! Viva o CCFC!

JOÃO PERES
- 18 de Fevereiro de 2020 -
























3 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.