PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 16 de fevereiro de 2020

# Benjamins B-2 empataram com Fair-Play em Almada

A lição do Paulo Claudino
e… do Roberto Alves!

UM EXEMPLO!


»»» Fair play é uma filosofia adoptada no Desporto que se distingue pela conduta ética dos seus praticantes e Pessoas envolvidas em todas as Modalidades. A palavra “Fair-Play” que significa “procedimento leal” e o “respeito pelas regras desportivas” nasceu em 1896, em Atenas, nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna pelo Organizador dos Jogos, o Barão de Coubertin, que proferiu a expressão no meio de uma frase: "-Não pode haver jogo sem fair play. O principal objectivo da vida não é a vitória, mas a luta."  (RO)




*** O que é o Fair Play:

Fair Play significa jogar com transparência e pureza, jogar com autenticidade e de boa-fé, ser verdadeiro e ter espírito desportivo no modo leal de agir.

O conceito de fair play está enraizado nos fundamentos da moral desportiva, onde os seus praticantes devem tentar e procurar participar de maneira que não prejudiquem nem diminuem o valor do adversário de forma propositada.

Os praticantes de todas as Modalidades Desportivas devem procurar somente  empenhar-se e disputar os jogos cumprindo e assumindo com lealdade, sem subterfúgios, as regras estabelecidas, sob julgamento de serem penalizados e desclassificados.

Este dever do fair play é utilizado e serve de modelo, nos tempos correntes, e no consequente dia-a-dia, não apenas nas Modalidades Desportivas, pelos seus praticantes e Gestores do Desporto, na sua generalidade, mas igualmente em praticamente todas as vertentes da Sociedade Moderna.

A FIFA, (Federação Internacional de Futebol Associação, a Associação Internacional que administra as Associações de Futsal, Futebol de Praia e Futebol -este, o Desporto Colectivo mais Popular do Mundo -dá muita importância ao fair play, revelando-se num dos seus principais lemas:
My Game is Fair Play, que significa O Meu Jogo é Fair Play. (RO)

Bibliografia utilizada:
* Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
* Significados. Google.



»»» O FAIR-PLAY foi "REI" esta manhã, no Campo do Pragal n.º 2, quando Almada Atlético Clube (# CARREGA ALMADA) e Charneca de Caparica Futebol Clube (Benjamins B-2, Sub/10, 2010) (# SOMOS DIFERENTES # SOMOS CHARNECA) se defrontaram na 3.ª Jornada do Torneio Complementar de Benjamins - 1.º Ano - AFS e empataram 2-2!  

»»» O encontro esteve empolgante com os meninos Treinados por Edgar Bento e Rodrigo Cardadeiro (OS EDGARZINHOS) a "dar cartas"... e a falhar imensas oportunidades de golo. Jogo electrizante. (Palavras da nossa Colaboradora Teresa Claudino).

»»» No confronto "feroz" entre Adeptos, Claques e Familiares dos Jogadores, Roberto Alves, PAI de Dinis Alves (AAC) e Paulo Claudino, PAI de Rodrigo Claudino (CCFC) deram um gigante exemplo de Amizade e Solidariedade... merecedor dum "CARTÃO BRANCO" pela excelente Arbitragem de António Santos. No intervalo do jogo... abraçaram-se e posaram para a fotografia vestidos, a rigor, com os slogans dos seus Clubes! Parabéns! EXEMPLO! "Isto sim... é Fair-Play!" Comentou também Teresa Claudino

»»» Um aceno, especial, para os marcadores dos golos, apesar da Equipa ter estado muito bem, do CCFC: Daniel Assunção e Diogo Dias, Craques já conhecidos... do Blogue RO e da Nação CCFC!

5 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.