PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Crónica Ocasional n.º 84 - »»» !!! Não Choveu em Santiago !!! ««« - 2 de Dezembro de 2012



CRÓNICA OCASIONAL N.º 84
                                                                                                         
Por: Repórter de Ocasião

Dedicatória: Para Jorge Fernandez e José Teixeira

Não choveu em Santiago

  D
ESTA vez, ao contrário do golpe militar que ocorreu no Chile em 1973 e que deu origem ao filme “Chove sobre Santiago”... não choveu em Santiago! E não foi preciso nenhum golpe militar nem outras acções do género para os Juniores do CCFC irem a Santiago (do Cacém) vencer o líder do campeonato distrital da 2.ª divisão da Associação de Futebol de Setúbal por três bolas a uma. O dia apresentou-se seco, com muito frio mas... não choveu. Recambiados para o pelado de Santiago para não se estragar o relvado destinado aos Seniores virou-se o feitiço contra o feiticeiro e os jovens do Santiago do Cacém perderam pela primeira vez, depois de terem vencido sete jogos em outra tantas partidas: pior, para eles, porque sofreram metade dos golos de quantos tinham sofrido até ao momento! Vitória 3-1 para o CCFC sem margem para dúvidas.

AS BOLAS PARADAS
            Fazia-me uma certa confusão quando se  dizia que uma equipa ganhou um jogo de futebol com bolas paradas! Então se as bolas estão paradas... como é que entram na baliza adversária? Foi preciso ir a Santiago do Cacém, com os Juniores, para desmitificar este meu imbróglio. É que Pedro Santos, com dois golos, e Matheus Silva, com mais um, foram os autores dos golos que ditaram a vitória sobre o Santiago do Cacém. “Pedrão” (José) marcou dois golos directos através de livre e o jogador Brasileiro do CCFC marcou igualmente, após recarga, depois de um livre directo executado por Márcio Araújo que levou a bola a embater na trave da baliza do União Sport do Cacém. Três golos maravilhosos, três momentos mágicos, que foram fotografados por mim.
            Se não estivesse atento quem ficava parado no Cassapo era eu... porque as carrinhas do clube já se aprestavam para partir e ainda estava o RO distraído na sede/bar. Também lhes digo uma coisa... esquecerem-se do repórter... não lembra ao diabo!...
            No regresso de Santiago do Cacém o cicerone que explicava o caminho ao motorista Manuel José deu-lhe umas dicas erradas e... fomos parar a Cercal do Alentejo! Valeu... pelo passeio. Ainda voltámos a tempo de socorrer os pais do jogador Tiago Martins que ficaram parados na  via rápida com falta de água para o seu veículo. João Peres, o outro condutor, de uma outra carrinha, estava também parado mais à frente enquanto António Espinha, o terceiro motorista, da 3.ª carrinha, já estava parado no Cassapo à nossa espera. O jogo de equipa é assim: abalamos todos ao mesmo tempo e quem não tiver mãozinhas... fica para trás.
            Chegámos ao Campo do Cassapo para, em convívio, jantarmos e comemorarmos o aniversário do Presidente JMS. Também ficámos parados, à espera... que um outro grupo iniciasse o seu jantar. Estão mesmo a ver que foi um dia de “bolas paradas”! Mais tarde, já à mesa, também estivemos parados à espera do pão e lá conseguimos comer dois bocadinhos de carne, à jardineira, com quarenta batatas! Foi bom. Mais saboroso, ainda, foram os camarões e as sapateiras providenciadas pelo Presidente José Manuel dos Santos. No final fui dos poucos que paguei cinco euros... uma pechincha, nos tempos que correm... mas estranhei a surpresa do gerente do bar ao receber o dinheiro. Não estávamos a jogar à “sueca” pelo que se dispensavam (e não percebi) os bem visíveis sinais.
  
O RESULTADO DO JOGO
            Vitória meritória dos Juniores do CCFC. Sempre bem posicionados no terreno nunca deram espaços aos fortes jogadores da casa que me pareceu necessitarem de larguezas para realizarem as suas perfeitas qualidades. Mesmo assim foi, de novo, Rui Logrado, quem evitou o golo inaugural do União Sport, logo no início da partida. Depois vieram os livres directos superiormente executados por Pedro Santos que resultaram nos golos do CCFC. Ao intervalo já venciam por 2-0 com um golo de PS e outro de MS. Logo no início da segunda metade “Pedrão” matou-o-jogou com o 3.º golo. O União Sport do Cacém nunca desistiu e quando reduziu para 1-3 ainda acalentou esperanças... mas ao faltar meia-hora para o jogo terminar o CCFC segurou o resultado.
            Astutas as substituições do técnico Jorge Fernandez, primeiro quando trocou “Dudy” (Ruben Andrade), ao intervalo, por Nuno Anjos. E mais tarde quando mandou entrar Quelton Sanches para o lugar de Manuel Correia (Caló). A entrada e João Madeira já no declinar do encontro somente serviu para ganhar mais alguns segundos.

OS JOGADORES
            Rui Logrado (Quando não se desorienta é um guarda-redes seguro! Forte e personalizado).
            André Rasteiro (Raça e atitude colocada no campo. Nunca desiste de uma bola).
            Márcio Araújo (Continua a evoluir... já consegue misturar técnica com a sua força).
            Nuno Pinela (Doses de eficácia... apenas o necessário! Está sempre no lugar certo).
            Tiago Santos (Lindo menino. Cresceu. Tem força, garra e vontade).
            João Dias (Sempre rápido e acutilante. Nunca desiste de lutar).
            Silvino Reis (Uma abelhinha mestra. Sempre no caminho certo na recuperação da bola!).
            Matheus Silva (Ágil, tecnicista e oportunista. Raramente perde uma bola. Bom no passe).
            Manuel Correia (Um poço de energia. Saiu esgotado quando já não podia mais).
            Ruben Andrade (Fraco jogo. Não mostrou o que realmente vale como jogador. São dias...).
            Pedro Santos (Todos o conhecem. Excelso marcador de livres. A bola dança nos seus pés!).
            Nuno Anjos (É sempre melhor a entrar... depois! De início... não rende. Esteve bem).
            Quelton Sanches (Fez o mesmo que o “Caló” um barreira para os visitados).
            João Madeira (Uma estreia... apenas para ganhar tempo).

SUPLENTES
            Não foi necessária a sua utilização nesta partida mas também são heróis: Tiago Martins; Carlos Viana e João Espinha. João Cachado não se equipou por estar lesionado.

            Repórter de Ocasião.
         2 de Dezembro de 2012                      


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.