PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 4 de outubro de 2015

(R)eportagens (O)riginais n.º 27 - A Páscoa dos Pequeninos (2014)



(R)eportagens (O)riginais (27)

                                      A Páscoa dos Pequeninos
                                                    Por: Repórter de Ocasião


A
DIANTEI eu trabalho na sexta-feira escrevendo sobre a primeira metade do Torneio de Páscoa dos Juniores do Charneca -o primeiro “Almada Cup” -pensando descansar no sábado de manhã, para depois me preparar convenientemente para observar e fotografar os jogos finais de encerramento do mesmo que estavam agendados a partir das 14,30 horas... mas, mais uma vez e outra vez... de nada me valeu! Quero dizer: Valeu! Porque, se não fosse assim, ficava tramada!... Então não é que as gentes do CCFC resolveram realizar, nesta manhã de sábado, 19 de Abril, mais um Torneio de Futebol de Sete!? Impressionante. Os tipos não param. São irrepreensíveis. Completos. Perfeitos. Em cima do trabalho colocam mais trabalho. Adeus descanso. Lá tive eu de me lavar e arranjar à pressa porque logo às 7 horas da manhã já o portão de entrada do Cassapo abria as portas às equipas convidadas... novamente cinco –no CCFC não fazem por menos! Os Benjamins B -creio que do ano de 2004 –convidados para este Torneio dos Pequeninos foram o Cova da Piedade; Academia de Corroios; Arrudense; Os Amarelos e os Pescadores que juntamente com os meninos do CCFC, orientados pelos monitores Rui e Sérgio completaram o lote de seis (6) participantes no Torneio. Os jogos começaram às 9 horas e terminaram às 13 com a oferta dos prémios. (A Árvore)

CHARNECA NA FINAL
            Foi uma manhã magnífica de futebol, apoio familiar, confraternização e camaradagem entre todos os elementos das equipas, incluindo jogadores e técnicos e, mais uma vez, o Charneca de Caparica Futebol Clube foi anfitriã de uma jornada de futebol Infantil promovendo a modalidade no Concelho de Almada. Trocaram-se galhardetes e cachecóis entre as equipas, em ambiente fraterno de salutar convívio e quem ficou a ganhar foi o CCFC. Foi um regalo observar os miúdos a divertirem-se, brincando e jogando futebol mas, ao mesmo tempo, levando os jogos muito a sério chegando ao ponto de todos quererem ganhar! As lágrimas surgiram nos rostos daqueles que não conseguiram o 1.º lugar, como foi o caso do CCFC que apenas perdeu a final com o Arrudense na marcação das grandes penalidades! Lágrimas e choros que justificam emoções naqueles que, agora pequeninos, um dia serão grandes, Homens e Campeões! Senti-me também emocionada até porque a final foi um grande desafio de futebol com bolas nas traves e no poste, com mérito para ambas as equipas... mas a sorte sorriu ao Arrudense que também apresentou excelentes miúdos a praticarem futebol. (A Árvore)

OS NOMES DOS BENJAMINS B DO CHARNECA
            Fixem estes nomes porque daqui por uns anos estes super-miúdos vão tornar-se distintos jogadores: Tiago Pina (12) e Gonçalo Tomás (1), guarda-redes. Ricardo Vitorino (15); Miguel Caeiro (18); Guilherme Barbosa (2); João Caeiro (8); Hugo Letras (7); Miguel Prates (11); Gonçalo Pereira (13); Geovanni Muanza (9); Guilherme Tomás (22); Bernardo Geraldes (3) e Guilherme Cardoso (20), atletas de campo. (A Árvore)

A ESTRELA DA COMPANHIA
            Geovanni Muanza parece ser o elemento deste grupo para onde todos os olhos se fixam e têm razão... porque numa jogada espectacular, Muanza, sozinho, abalou pelo corredor esquerdo, levou toda-a-gente atrás dele... rematou e fez um golo esplendoroso empatando o jogo (1-1) e transportando a sua equipa para as grandes penalidades para se saber quem seria o vencedor deste Torneio de Páscoa – Futebol 7 – Benjamins B, organizado pelo CCFC. É mais uma estrela a considerar no Charneca, na senda de Hélio Varela; Serginho; Jacinto; Ruben e Edson Semedo, entre outros talentos que tenho visto jogar no Charneca. (A Árvore)

A MESA DE CONTROLO
            Quero aqui igualmente deixar uma palavrinha de apreço para um homem baboso e muito orgulhoso dos seus filhos que jogam nos Benjamins B, o senhor Nuno Tomás que é o pai dos irmãos Gonçalo Tomás (Gonças) e Guilherme Tomás. O primeiro executou, na final, defesas espectaculares e o segundo atirou uma bola à trave... perdendo-se um golo esplêndido! Disputada a final “Gonças” foi dos meninos que mais chorou pelo desgosto de ter perdido!...
            Nuno Tomás é outrossim o Treinador dos guarda-redes dos Benjamins B e também ajuda os guardiões de outros escalões. Foi o homem da mesa de controlo dos jogos, golos e marcadores. No final bateu tudo certo. Tiago Morais e António Mendes os obreiros de mais esta pequena “loucura” do CCFC coordenaram os acontecimentos e os detalhes do Torneio. O “RO” andou por lá a imitar-me tirando fotos e a identificar-se com os Benjamins B. Reparei nisso... porque, afinal, o homem não acompanha somente os jogadores do futebol de onze. Parabéns a todos. (A Árvore)

O DOUTOR GIL E OS ÁRBITROS
            Fábio Carvalho (Jogador Senior) e André Sequeira (Kanukovic-Juvenil) foram os árbitros dos jogos e estiveram muitíssimo bem na sua função... além de bons executantes da bola gostei de vê-los a arbitrar. Serenos e competentes não ligando aos desabafos do público. Temos gente.
            O “Doutor” Gil foi o massagista de serviço na sua mais completa perfeição ele que quando algum jogador do CCFC fica magoado vai ter com ele e sempre lhe pergunta, com o seu modo característico e peculiar: -Queres gelo ou spray? (A Árvore)

FAVAS AO ALMOÇO
            Parece que desta vez houve favas guisadas ao almoço... porque o pessoal tinha que retemperar forças para os jogos do “Almada Cup”, em Juniores, a realizarem-se na parte da tarde. O Torneio dos Benjamins B foram favas contadas para a organização o que me leva a crer que começam a estar habituados a estas andanças... por isso, deixo aqui a minha fava branca às boas iniciativas deste género. Continuem, continuem. Eu almocei, também, de forma rápida, uns ovos de gralha que estes pássaros conirrostros puseram num ninho que fizeram num dos meus ramos... Eram pequeninos porque os de corvo... nunca mais os vi!
            Teve de ser assim porque não queria perder pitada daquilo que iria suceder na parte da tarde... na fase final do “Almada Cup” e ainda por cima com os Juniores do CCFC a serem os primeiros a jogar com o Monte de Caparica para o apuramento do 5.º e 6.º lugares. Bom... mas isso é assunto para a minha próxima conversa. (A Árvore do Cassapo)

Repórter de Ocasião (19 de Abril de 2014)
           

Nota  –  O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.                  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.