PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

(R)eportagens (O)riginais n.º 71 - Pedra(da) no Charco - inédito!



(R)eportagens (O)riginais (71)
Por: Repórter de Ocasião
Pedra(da) no Charco

N
O passado Domingo, pela manhã, fui ver o jogo dos JUVENIS (A) do CCFC que defrontavam o Pinhalnovense na Vila de Pinhal Novo e foi a 1.ª vez que visitei o Campo de Jogos Santo Jorge pertença deste Clube que já conta com 67 anos de modalidade pois, foi fundado em 1948. É mais um Clube, entre tantos… que olha para o Charneca de Caparica Futebol Clube vendo-o como uma criança (a caminho dos seus 28 anos…) e que, por vezes, pensando ser “favas contadas…” ganhar ao CCFC… lhes sai o “tiro pela culatra” e acabam por não consegui-lo… e foi precisamente o que sucedeu neste encontro… quando se apanharam a ganhar por dois a zero (2-0), ao intervalo, o Clube Desportivo Pinhalnovense, do Concelho de Palmela, Distrito de Setúbal, não conseguiu vencer os Juvenis (A) do CCFC… porque acabaram empatados… dois a dois… (2-2). Na segunda parte do desafio houve uma “pedrada (gigante) no charco” sobre o sintético do Campo de Jogos Santo Jorge e o seu Clube residente que também se faz representar com Basquetebol, Cicloturismo e Ginástica…  utilizando, como artimanha, na táctica de jogo, uma “pedra de escândalo” que consistia em retardar o envio das bolas para dentro do campo, nas paragens de jogo… sofreu as consequências disso mesmo porque “pedra a pedra” e com “pedra por pedra” os pupilos de João Godinho (Um Mestre semelhante a uma “pedra filosofal” que conseguiu achar como uma “pedra angular” repleta de fundamentos, o modelo precioso para, pelo menos, não perder este desafio!) aos poucos e de forma consistente foram levando a água às “pedras preciosas” do seu Moinho!
            Algumas “pedras soltas” da primeira parte foram substituídas, outras mudaram de posição e algumas foram “lascadas” no intuito de serem utilizadas como “pedras infernais” para assolar as redes contrárias! É que... os dois golos sofridos... tinham sucedido através de duas “ofertas”, em bandeja dourada... depois do Pinhalnovense ter rematado uma bola ao poste... embora, “Jacca”, com um disparo cruzado e muito perigoso tivesse também permitido uma defesa   in extremis” ao guardião contrário!

SERENATA  À  CHUVA  
            A manhã apresentou-se e permanecia chuvosa e o sintético do Santo Jorge, inaugurado em 2011, mostrava-se aos visitantes quase liso, sem relva, com muitos charcos (?) aqui e acolá… fazendo lembrar o antigo Pelado do Cassapo. A Claque do CCFC sentada na bancada, mantinha os chapéus de chuva… abertos e… não arredava pé… outros adeptos e simpatizantes, incluindo alguns Directores do Clube, situados em redor da bancada, ainda acreditavam… o jogo ia decorrendo… os minutos avançavam… até que as “pedras fundamentais”, dos Juvenis (A) do Charneca de Caparica, emergiram daqueles minicharcos luzidios e a primeira pedrada, de raiva, perante o desenrolar dos acontecimentos…, foi atirada pelo jovem “JACCA” que, na cobrança de um livre imperial, lançou a bolinha para o fundo das redes azuis e brancas! Já começa a tornar-se trivial mas, simultaneamente, magistral... o modo como este jogador consegue marcar golos neste género de lances! Bem vindo, José (Jacca), ao CCFC. Temos génio! 
            O livre directo que origina o 1.º golo  dos Juvenis do CCFC foi uma serenata à chuva… a bola cantou nas redes do Pinhalnovense e além da arte, engenho e competência do seu executante/marcador (Jacca-José) notou-se, no vídeo já mostrado, que há, ali, naquela modesta Equipa, “trabalho-de-casa”  pois, a inclusão de 2 jovens do CCFC na barreira dos visitados e o movimento subtil e arguto de Rodrigo Rodrigues que se baixou para a bola passar, certeira e mortífera… provam isso mesmo! Parabéns aos artistas e ao seu Mentor! 


UM “CENTRALÃO” INCONFORMADO
                Depois de reduzirem a diferença no marcador... tudo era possível e as pedras dos Juvenis (A) do CCFC tornaram-se mais incisivas e acutilantes... até que André PEDRA, o corajoso e irresignado capitão da equipa, redimindo-se de um pequeno deslize que resultara no 2.º golo dos caseiros... foi lá á frente e... empatou o jogo! Foi um delírio. Foi inequivocamente a “pedra(da) no charco”... definitiva! Os da casa nem queriam acreditar e quem não sabia o que estava muito bem a acontecer era a Mãe do André PEDRA que, observando os saltos de contentamento do seu filho, dentro do campo, perguntou, surpreendida:    
            -O que foi?... Foi golo!?...  
            -Foi, sim... e foi o seu filho que marcou! -respondi eu, com um ar risonho. A Senhora continou indiferente, aparentemente... 
            Gostei do que vi. João Alves; O defesa direito; Pereira; Pedra; Gonçalo Reis; O jogador com o n.º 6; “Jacca”; O nº 11; Ruben Miguel; Tomás Maia; Tomás Pereira; O ponta-de-lança que entrou na 2.ª parte; Rodrigo Rodrigues e muitos outros jovens talentos que ainda não conheço... pareceram-me muito empenhados, dedicados e concentrados, com garra e atitude, não se deixando abater pelas adversidades do próprio jogo e revelando um forte e apreciável espírito de Grupo. Acheios-os muito bem orientados e dirigidos. Volto a repetir: Gostei! TEMOS EQUIPA.

Repórter de Ocasião (20 de OUTUBRO de 2015)

 Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.                  

 Golo magistral, de livre directo! Autor: JACCA
 Os charcos do Campo Santo Jorge (Pinhalnovense)
 Claque do CCFC: Reconhecem-se: Paulo Pedra; Vitor Franco - Lina Reis
 Presidente do CCFC (José Manuel Santos) sempre presente!
 Marcação de um livre...
 Ruben Miguel numa disputa de bola...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.