PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Crónica Ocasional n.º 93 - PEDAGOGIA - 20 de Março de 2013



Crónica Ocasional N.º 93

PEDAGOGIA

Escreveu: Repórter de Ocasião

            O que é a pedagogia? Todos podem consultar um léxico e concluir que se trata da ciência da educação que incide nos métodos sobre o ensinamento. Hoje, 20 de Março de 2013, comemora-se o dia internacional de se contar histórias! Eu, sensibilizado, escrevi uma crónica sobre um miúdo que marcou um golo pelo CCFC, um jogador que veio para o Charneca... para aprender a jogar futebol. Se é bom, útil, ou não... se vai ser craque ou se deixará o desporto num futuro próximo... quanto a isso, ninguém poderá opinar e responder... mas, de uma coisa, todos devem ter a certeza... enquanto este jogador e todos os outros atletas, que representam o CCFC, vestirem aquelas camisolas amarelas ou azuis... consoante jogarem em campos pelados ou sintéticos... terão que forçosamente ser educados ensinados e respeitados! Aqui aparece a pedagogia. Os métodos da educação e dos consequentes ensinamentos. Os treinadores, que estão mais próximos dos jogadores, são os principais responsáveis pela sua evolução.
            Hoje... fiquei pasmado e revoltado... muito indignado mesmo, com algumas notícias que me foram transmitidas em relação à vertente treinador-jogador. Mas, também recebi notícias boas, de bom agrado e satisfação pela crónica que escrevi (retocada) sobre o golo do Filipe Espada. Sete minutos depois de enviar, via e-mail, a crónica para os meus leitores, Ricardo Sebastião estava a escrever-me, comentando, assim: -Rodrigues você é um grande homem como há poucos no Mundo! Deixou-me com as lágrimas nos olhos, ao ler esta crónica. Receba um grande abraço deste amigo que o estima: Ricardo Sebastião.
            À noite recebi as palavras amigas do Vitor, que escreveu o seguinte: -Boa noite Amigo Rodrigues. É verdade... o Filipe lá marcou o tal golo... vamos a ver se agora ele tem mais confiança em si próprio! Obrigado pela crónica, mas gostaria de salientar mais uma coisa: além do gosto natural que temos em ver os nossos filhos a jogar e a tornarem-se homenzinhos saliento o espírito que se cria... cada vez que vamos ao campo de futebol, seja para assistir aos treinos ou ver os jogos!... O espírito de equipa e companheirismo entre crianças e pais é magnífico. Neste ponto agradeço a todos os pais que estiveram no campo do Amora pois todos fizeram um grande festejo quando o Filipe fez o golo e agradeço, principalmente, aos Místeres João e Ricardo que estão a criar esta equipa com uma mentalidade de convívio e amizade. Quero enaltecer neste jogo... que a equipa dedicou a vitoria à mãe do Abdul porque tinha estado doente. Quanto às fotos... tiro sempre muitas porque penso sempre em obter umas melhores do que outras... como depois não sei qual delas poderá servir  resolvo enviar todas. Mais uma vez muito obrigado.
Grande abraço. Vitor Espada
            Ora, a isto chama-se pedagogia ou se preferirem: Amizade, dedicação, solidariedade, fraternidade, sensibilidade, companheirismo, camaradagem e... não sei que mais... Estava a jantar quando tomei conhecimento desta mensagem de um treinador do CCFC para um seu jogador do seu grupo de trabalho: -Tive conhecimento pelo teu pai que infelizmente já não vens mais treinar, só queria deixar bem claro que nunca tive nada de pessoal contra ti, pois se assim fosse não tinha apostado em ti e apostava no jogador que vou apostar agora; eu não te utilizava porque não tinha mais ninguém mas sim porque eu queria!  Sem dúvida que os pais são os melhores amigos do mundo e deves sempre apoiá-los em qualquer circunstância mas ninguém é perfeito e para os pais os filhos são sempre os melhores do mundo mas na realidade isso não é bem assim, mas pronto desejo-te tudo de bom.
            Estou arrepiado, ainda... com estas palavras! Isto não é pedagogia! Isto, para mim, a ser verdade, tal e qual como está escrito... é uma afronta! Estes escritos revelam uma insensatez quase inqualificável!! E... não digo mais nada! Senhor treinador... se foi o senhor que escreveu esta mensagem... por favor: DEMITA-SE!!!
            Repórter de Ocasião (23h51m)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.