PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Crónica Ocasional n.º 98 - FACTOR P

»»» Porque estamos numa "onda"... de ESTRELAS... lembrei-me que uma das mais reluzentes do CCFC... FAZ ANOS... HOJE !!! Daí... tal facto dar azo a que se publique no meu BLOG, pela 1.ª vez, a "Crónica Ocasional n.º 98, escrita em 15 de Abril de 2013... onde se escreve sobre PEDRO SANTOS.
MUITOS PARABÉNS !!!
(RO)

Factor... P
CRÓNICA OCASIONAL N.º 98
Escreveu: Repórter de Ocasião

UMA DÚZIA DE CONSIDERAÇÕES SOBRE O JOGO DE JUNIORES REALIZADO PELO CHARNECA (CCFC) NO VALE DA AMOREIRA, COM A EQUIPA DO C. R. I. CUJO RESULTADO TERMINOU COM UMA IGUALDADE: 1- 1. TODAS AS ALÍNEAS COMEÇAM PELA LETRA “P” DE PEDRO SANTOS, DE HOMENAGEM AO JOGADOR E... TAMBÉM, DEVIDO A ESTA CASUALIDADE, DENOMINAMOS ESTA CRÓNICA COMO: “FACTOR... P” !!


»»» PEDRO SANTOS... É um jogador considerado, e visto por todos, como um atleta “acima-da média”, como normalmente se diz e até para aqueles que são acusados de não perceber nada de futebol... quando opinam sobre determinado assunto relacionado com um jogo qualquer... dá mesmo para se ver... que está ali um óptimo jogador e, aqui... ninguém duvida, porque, quando a bola esbarra nos seus pés ela fica, ali, coladinha tipo “pega-monstro” –aquela espécie de gelatina peganhosa que os miúdos atiram às paredes e lá fica colada se ninguém a for buscar! Quando a bola está nos pés do Pedro Santos... o jogo pára... fazem uma pausa os companheiros... olham perspicazes os treinadores... ficam curiosos os adversários... presenciam admirados os árbitros... enchem-se de júbilo os adeptos e até os pássaros que circundam ocasionalmente no ar... planam e deixam de voar! E... isto porquê? Porque quando a bola está dominada pelas chuteiras do “Pedrão”... ninguém sabe o que vai acontecer... Os adeptos do Charneca esperam coisa boa... o público adversário adivinha desgraça e reza em surdina para que nada de mal... advenha, no imediato... às suas equipas... perante o génio, sagacidade e habilidade do jogador –Pedro Santos.
         Ora, perante todas estas conclusões e estes factores... somos obrigados a concluir que quando o Pedro Santos está em campo... os Juniores do CCFC, neste caso concreto... jogam de uma maneira... e quando este jogador está fora da equipa, esta, naturalmente... sente a sua falta e o jogo nunca mais é a mesma coisa! Nós, aqui, não temos dúvidas... mesmo sem percebermos nada de futebol.
         Foi precisamente isto que sucedeu no Barreiro... com Pedro Santos em campo a equipa ganhava por 1-0... quando ele saiu lesionado... os Juniores nunca mais foram os mesmos... depois, subiram de rendimento os adversários... que estavam a perder... substituições, coisa e tal... e este jogo deu num empate (1-1).
»»» POSTES... O desafio começou bem para o CCFC, com muita sorte para o CRI, quando o agressivo atacante Rafael Cândido (ainda o melhor artilheiro de todos os escalões do Charneca, esta temporada) rematou, logo no começo, uma bola, com força, levando esta a embater, consecutivamente, nos dois postes da baliza dos visitados (!!) sem que a mesma entrasse nas redes à sua guarda.

»»» PRIMEIROS MINUTOS... O Charneca de Caparica entrou muito bem no jogo e pertenceram-lhe as melhores ocasiões, para inaugurar o marcador, por três ou quatro vezes, enquanto no primeiro quarto-de-hora por apenas uma única vez os jogadores do CRI incomodaram Rui Logrado, guarda-redes do CCFC, que esteve muito bem posicionado defendendo as redes dos visitantes.

»»» PÉ-QUENTE... Nuno Anjos foi aposta ganha -pelos treinadores que no presente momento orientam a equipa dos Juniores do Charneca -ao jogar como avançado de centro, pois, o jogador vinha marcando golos nos últimos jogos... tem andado com o pé-quente e, como tal, aqueceu o encontro ao inaugurar o marcador, com um remate inesperado, perto da meia-hora de jogo! Correu de imediato para abraçar o seu anterior mister: Jorge Fernandez!

»»» PRIMEIRA PARTE... foi totalmente subjugada pelo Charneca de Caparica, com posse de bola, pressão e domínio absoluto sobre o adversário, bola no espaço vazio, ocasiões soberanas de golo, trocas de bola, consistência defensiva, meio campo talentoso e atacantes perigosos. Gostei. Pedro Santos descaído pela esquerda abria espaços dando azo a ataques maciços do CCFC. Silvino Reis à frente da defesa foi um pilar e a velocidade de Quelton Sanches baralhava o CRI.

»»» PANCADA PENOSA... Mesmo à beira do intervalo, Pedro Santos dedicou-se com entusiasmo e garra a obstruir um remate de um opositor e... recebeu uma forte pancada no pé!... Ficámos afligidos. Apercebemo-nos, na hora, que seria uma dor difícil de suportar... O jogador do CCFC fica coxo mas, mesmo assim, regressa na segunda parte... para ser substituído de imediato. Não aguentou.

»»» PONTA-DE-LANÇA... Saiu Pedro Santos, mais tarde Rafael Cândido e depois... acabaria, também, por ser substituído o dianteiro Nuno Anjos! Entraram João Neves, Eduardo Dionísio e já não lembramos quem mais... mas a equipa após a saída do PS nunca mais foi a mesma... Na 2.ª parte apenas fizeram um remate, sem perigo (!) à baliza do Clube Recreio e Instrução de Alhos Vedros. Como curiosidade registamos o facto de o Charneca ter ficado, no decorrer da partida, sem Pedro Santos e Rafael Cândido (que já marcaram esta temporada: 21 e 26 golos, cada, respectivamente!) e também sem Nuno Anjos que tem sido dos mais produtivos do plantel. Com João Neves no meio-campo e Manuel Correira (Caló) sentado no banco dos suplentes, habitualmente avançados... para nós foi uma novidade ver Quelton Sanches ter sido colocado a ponta-de-lança, mesmo sabendo que é um jogador rápido e acutilante que pode desequilibrar a qualquer momento. A ideia não resultou talvez devido à supremacia revelada pelo CRI.

»»» PARADA... Foi de bola parada, através da marcação de um livre, a meio do meio-campo do Charneca, que os nossos Juniores sofreram o golo do empate iam decorridos 60 minutos de jogo. Raul Martins elevou-se muito bem e marcou de cabeça antecipando-se a Rui Logrado que, pareceu-nos, chegou tarde à bola!...
Só no final do campeonato saberemos se ganhámos 1 ponto ou... perdemos dois.
»»» PRIMEIRO JOGO... Para Tiago Morais e António Mendes que se sentaram no banco e orientaram os jovens Juniores do CCFC, neste encontro, e cremos que Filipe Lage. Este desafio, o do próprio jogo e igualmente o desafio dos cargos assumidos... não é tarefa fácil, pois, o CRI revelou-se uma equipa difícil e está com mais de meia-dúzia de pontos de vantagem em relação ao Charneca. Vai ser um campeonato sofrido até ao fim... mas, enquanto há vida... há esperança! De realçar a benéfica atitude dos treinadores por terem convocado todos os elementos seleccionados para esta partida, creio que 24 ou 25 (!). A medida revela uma intenção clara de fortalecer o grupo. É preciso compreender isto.

»»» PÚBLICO... A mudança de treinadores, dos Juniores, tinha acontecido dias antes, no decorrer da semana que antecedeu este jogo, para surpresa dos apoiantes da equipa, todavia, os adeptos mantiveram-se serenos e respeitosos, aplaudindo sempre a equipa nos bons e maus momentos... Os pais, familiares, sócios e simpatizantes do Charneca... deram uma lição... à CCFC!!!

»»» PARTIRAM... Jorge Fernandez e José Teixeira, treinadores cessantes deste grupo de jogadores e escalão Júnior do CCFC, partiram e o que podemos afirmar, sem ponta de ironia é que... deixaram saudades! Sim senhor... deixaram saudades. Não cometemos nenhuma afronta se expressarmos que estes amigos se enquadravam na mais completa perfeição no espírito familiar e reinadio que desde há alguns anos... foi implementado e dinamizado no Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC).

»»» PARABÉNS!... Para os jogadores que, no momento da verdade, souberam ser Homens e foram muito dignos quando no final do jogo e após o golo inaugural correram, primeiro para Jorge Fernandez e depois, também, para José Teixeira, abraçando-os com forte emoção. Além disso portaram-se galhardamente dentro do campo recebendo e obedecendo, com humildade e destreza, às ordens dos novos treinadores... treinadores esses que, outrossim, foram bravos e nobres, aplaudindo e incentivando o grupo mesmo quando este estava a abraçar JF e JT.

(Repórter de Ocasião – 15 de Abril de 2013 – 23,30 horas).

Fotos: José Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.