PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 4 de outubro de 2015

(R)eportagens (O)riginais n.º 29 - A manita do Jacinto...




      A Manita do Jacinto

                                                       Escreveu: Repórter de Ocasião

(R)eportagens  (O)riginais N.º 29

O JOGO É...

U
MA matéria sem fim... quase enigmática... sensível, inteligente... ao alcance de todos, onde os mais fracos e inexperientes na espécie ou modalidade se podem superiorizar aos supostamente... mais fortes! Um vício de jogar... O jogo é um passatempo ou exercício entre duas ou mais pessoas das quais uma ganha e a outra, ou as outras, perdem... e, no futebol, ou noutro acontecimento desportivo (não em todos...) podem empatar! Para se jogar é necessário astúcia, perícia, habilidade e, por vezes, manha... sempre utilizando a verdade... mas, num jogo de futebol, ou mesmo noutro qualquer, de cartas ou moedas, por exemplo, por vezes, na ambição ou intuito de se atingir um objectivo... emprega-se o sofisma... a ilusão e o logro e, aí, então... está tudo adulterado! Uns, os jogadores, abrem o jogo, mostram e revelam segredos escondidos... entram no jogo e, na maioria das vezes escondem o próprio jogo, ou arte, com diversas dissimulações... porque estando em jogo, correm sempre o risco de depender do atrevimento e argúcia contrária... Há também o jogo de palavras onde os exímios oradores são mestres no trocadilho das mesmas baralhando os ouvintes... conseguindo obter determinados propósitos... Nos jogos da “sueca”, em cartas, quando se faz uma vaza é porque os jogadores foram espertos, calculistas e ao acaso triunfaram... No jogo da moeda, cada jogador emprega o seu estratagema e tenta subtilmente confundir os adversários... Existem actualmente os jogos de vídeo, na televisão ou PlayStation, através de vários instrumentos onde os jogadores comandam os movimentos electronicamente... Os jogos Olímpicos que se realizam de quatro em quatro anos são um grande acontecimento desportivo, em várias modalidades, que se realizam em Países diferentes e alternados, desde o ano de 1896. Também existem, mais recentemente, os jogos ParaOlímpicos que são preenchidos por atletas com algum grau de deficiência.
            Resumindo: Jogar... é arriscar-se num jogo de qualquer género, classe ou qualidade fazendo-se uma disputa ou várias partidas de qualquer matéria... jogar é aventurar, brincar, ser obediente a determinados meios, dirigir e ser comandado.
            No Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) joga-se futebol... como tal, com maior ou menor habilidade, com mais e menos manha... porque também faz falta... com melhor ou pior matreirice... os vários escalões do clube... ganham jogos... empatam... ou perdem porque, nesta modalidade, todos estes resultados são possíveis! Ganhar... sempre! Ah, ah, ah! Isso é que era bom! Era bom e era bonito, como diz um amigo meu! O Charneca de Caparica, entre todos os seus variados escalões, nos últimos tempos, na Era Moderna do CCFC (já estão os leitores... a pensar) habituou-se a ganhar... mais vezes... do que perde... mas, tudo isto... faz parte do jogo! Hoje, Domingo, 27 de Abril de 2014, Juvenis, Iniciados e Seniores, do CCFC, respectivamente perderam... ganharam e... empataram! Nada de surpreendente... porque... estes resultados... fizeram parte do jogo! Surpresa... verdadeira surpresa é todas estas equipas... estarem, actualmente, a disputar jogos em fases finais para SUBIDAS E CAMPEÕES DE DIVISÃO! Aqui... lembro o meu amigo João Pais... que é meu colega de trabalho, quando diz: -É BOM... E... É BONITO!

=====     OOOOO     =====

            A”manita” do Jacinto Gomes -dos Iniciados do CCFC -é o destaque da capa de hoje, das minhas reportagens e também é bom e é bonito que os leitores se comecem a habituar e a apreciar os cabeçalhos das minhas crónicas porque nada é feito ao acaso! Na foto acima podem contar-se, visivelmente, oito pares de mãos mas... a que valeu mesmo foi a “manita” do Jacinto, o goleador-mor dos Iniciados que marcou cinco (5) golos ao Seixal, na vitória da sua equipa por 6-2!!! Aqui ganhámos... e demos avanço porque os visitantes entraram no jogo e marcaram de imediato... 2 golos! Com arte, engenho, garra, atitude, manha, querer, raça e muito bem dirigidos... os miúdos dos Iniciados do CCFC deram a volta ao resultado e triunfaram por seis a dois somando por vitórias todos os quatro (4) jogos disputados, até ao momento, na fase final para apuramento do Campeão da 3.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal.
            “Didi” (Wilson Cabral), o n.º 25 dos Iniciados foi a chave-mestra da segunda metade do desafio porque foi ele que abriu as portas de mais este sucesso dos antigos e indomáveis “Aranhas” do CCFC agora reforçados com Dorivaldo Bute; Francisco Varela; Jacinto e “Didi”, mais os dois “Coelhos” –Tiago e João –entre outros, estão temíveis, como nunca! Hoje também gostei de ver o Vasquinho Pendão, a titular, ao lado do gigante “Centralão” André Pedra. Já cheira... (de novo!) a campeões... no CCFC.

Repórter de Ocasião (27 de Abril de 2014)

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.
              

BARALHAR... E DAR DE NOVO
            Tal como num jogo de cartas... os Juvenis vão ter que baralhar e dar de novo... porque no jogo da Piedade contra o Cova da Piedade voltaram a perder por 2-1, tal e qual, igualinho... ao último desafio da primeira fase da competição! Ao contrário dos Iniciados começaram a ganhar com um golão do “Nery” (n.º 7) logo aos sete minutos do jogo... mas várias desatenções no jogo... permitiram ao adversário empatar, nos instantes finais da primeira parte e, depois do intervalo, os “grenás” mais subtis e argutos marcaram o golo da vitória perante a infelicidade e pouca sorte dos jogadores “amarelos” sim... porque embora a sorte se conquiste com trabalho e dê, inclusivamente, trabalho... num jogo... a sorte e o azar... também fazem parte desse mesmo jogo... se num jogo de “sueca” -só para comparar... –um dos 2 parceiros não usufruir do Ás de trunfo... nunca poderá essa mesma equipa ganhar 4 parcelas numa só partida!...
            As contas dos Juvenis não estão furadas... ainda vão haver muitos jogos para colocarem as contas-em-dia... aqui perdemos... mesmo começando a ganhar... É o jogo!
                                                                                                 
O JOGO DOS SENIORES
            Os Seniores do CCFC empataram na Moita, com a equipa local, por 1-1 e também aqui começaram a ganhar... mas empatámos! Já não foi mau. Haviam jogadores de ambos os lados... Num lado, do Charneca, mais (sempre 11) e na equipa do Moitense (11, depois 10 e... mais tarde... 9) menos... mesmo assim deu... empate. Foi um jogo! E, num jogo nunca se sabe o que vai acontecer! O Charneca continua com aspirações legítimas à subida de Divisão... o Moitense, nem por isso... daí, os nervos caseiros a maltratar (apenas algumas pessoas mais excitadas) os adeptos visitantes, sem razões para isso. O Charneca não aproveitou convenientemente o decréscimo da equipa visitada mas, mesmo assim, recuperou pontos ao rival da Quinta do Conde (ADQC) que perdeu no Olímpico do Montijo. O jogo continua.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.