PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O Jornalista SOU EU N.º 02 - Um olhar de Criança - Escreveu: LINA REIS



O Jornalista... SOU EU! (02)
Um olhar de criança                                                 
Escreveu: LINA REIS (LR)

As crianças são também o reflexo dos Pais. As crianças são também o reflexo do País em que vivem, das condições que lhes dão. As crianças de hoje são o Futuro de uma Nação.

H
Á 35 anos atrás, havia uma menina em Almada, que sonhava ser bailarina. Pediu para a inscreverem e foi-lhe explicado que a mensalidade era cara, as roupas também. A família não poderia comportar mais essa despesa. Foi difícil para a menina compreender porque estava a levar esse não. Coisas relacionadas com dinheiro são difíceis de perceber aos 6 anos. Uma amiga do prédio tinha a sorte de praticar Ballet e quando a menina ia ver nos saraus anuais da amiga, não conseguia deixar de sentir uma certa inveja por não ser ela a estar ali no palco.
Quando somos crianças tudo nos parece gigantesco. Pessoas de 30 anos são velhas e imaginarmo-nos com essa idade é futurologia. Tudo o que nos rodeia também é grande: Muros parecem intransponíveis e uma grande nespereira parece-nos uma árvore centenária. Quando crescemos, as coisas mudam e quando nos confrontamos com imagens do passado, até nos surpreendemos e achamos que extrapolámos a realidade. Quando somos crianças o mundo imaginário é igualmente gigantesco e é nele que somos bailarinas, cantoras, professoras, cientistas e outras coisas muito improváveis perante as nossas capacidades. É nestes sonhos infantis que delineamos o nosso futuro, que esboçamos o adulto que seremos. Detesto ouvir que as crianças são muito maldosas. As crianças são boas e más, como há adultos bons e maus. Os traços de bom ou mau carácter existem, tanto na infância, como na idade adulta. A grande diferença é que mais velhos, disfarçamos melhor. As crianças são também o reflexo dos pais. As crianças são também o reflexo do país em que vivem, das condições que lhes dão. As crianças de hoje são o futuro de uma nação.
Hoje em dia, felizmente, as oportunidades são maiores, mas continua a haver crianças menos privilegiadas em que a prática de um desporto continua a ser um sonho. Mesmo havendo o desporto escolar, que é uma mais-valia gratuita, continua a ser dispendioso praticar algumas modalidades. Onde antes havia um campo de terra batida onde amigos se juntavam para jogar futebol, agora há escolas de futebol geridas por clubes de renome, onde se separa o “trigo do joio” e onde se fabricam jogadores, desde a mais tenra idade. Concordo que melhores condições geram melhores atletas. Não consigo é perceber o negócio do futebol a gerar dinheiro logo na infância. O apoio à prática desportiva devia ser uma bandeira dos nossos governantes. Se tivessem uma visão das vantagens a longo prazo do desporto veriam que iríamos ter ganhos em termos de saúde mental e física no futuro, com a diminuição de obesos, doentes cardiovasculares, adictos a drogas e delinquência juvenil. Em vários países o desporto é usado com reabilitador de jovens. Cada vez mais temos que nos esforçar para conseguir futuros portugueses empreendedores, trabalhadores e válidos em vez de apostarmos numa sociedade assistencialista, numa população de incapazes. 



Durante a cerimónia de aniversário do Charneca, ouvi um jovem jogador a dizer que até ficava triste em deixar de ter pelado, pois era no pelado que dava cabo deles. Pois vão estranhar se vos disser que também ficaria triste em perder o pelado, se isso significasse transformar um clube caseiro, onde até crianças menos afortunadas conseguem pertencer, numa nova máquina de fazer dinheiro, onde se perdem valores. No entanto acredito que iremos conseguir as duas coisas. Podem dizer que quero o melhor de dois mundos, mas continuo a acreditar que é possível conseguir o sintético sem “ter de vender a alma ao diabo”. Os nossos atletas merecem ter condições para a prática desportiva. Os nossos atletas em breve vão ter o relvado sintético com o qual sonham há tanto tempo.
Prevendo que se vá viver dificuldades que já tive na infância, quero pedir às nossas crianças que não deixem de sonhar. Eu continuo a sonhar vendo que algumas delas vão ser no futuro os governantes que precisamos para voltar a pôr as caravelas no mar e transformar este País num ainda melhor cantinho para viver.  

Lina Reis

 (SUPLEMENTO DA EDIÇÃO N.º 18 de VAMOS FALAR DE FUTEBOL…) - CCFC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.