PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 1 de julho de 2017

»»» IMPACTO - Crónica Ocasional n.º 170 - Por: RO



IMPACTO
Ao longo dos seus vinte e nove anos de existência está provado que o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) faz, apregoa, sustenta e mantém, como mística, a diferença, com factos incontestáveis, numa gigantesca influência que assentam, de sobremaneira, nos acontecimentos visíveis e gratificantes que estão descritos no decurso da sua História!

O IMPACTO DA NAÇÃO CCFC ESTÁ CRIADO!  

FAZEMOS A DIFERENÇA!!  (RO)





Crónica Ocasional n.º 170
Impacto
Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)

E… foi o Charneca que perdeu!
Já tinha pensado num título diferente…, como este: “E… foi o Charneca que os venceu!” (mais ou menos, assim, para não escrever outra coisa!...) mas, como o resultado foi negativo, o Amora ganhou a final da Taça AFS -Joaquim José Sousa Marques, por duas bolas a uma(!), vi-me na obrigação de mudar a frase e, na realidade, o CCFC perdeu… contudo, saiu derrotado, somente, no jogo, dentro das “quatro linhas”… onde só contam as bolas que entram na baliza (!), todavia, fora do rectângulo do jogo… quem ganhou… foi o CHARNECA! Não ganhámos… mas fizemos a Festa! Os festejos dos adeptos do Amora Futebol Clube não foram melhores, nem mais notados do que os nossos, os da Nação CCFC! Não tenho dúvidas. Nas bancadas, talvez tenha sucedido um empate, não me quero aventurar a afirmar que a massa adepta ligada ao CCFC esteve em maior número, no acompanhamento da sua equipa, mas foi notório que a “Onda Amarela” foi gigante (quase abafando) as cores azuis e brancas dos vencedores!

Perdemos mas… estivemos lá, na final, num lugar onde muitos queriam estar e na Era Moderna da História da Taça da Associação de Futebol de Setúbal,
agora com sete finais realizadas, ressurgidas pela mão do homenageado Joaquim José Sousa Marques, o Clube Desportivo da Cova da Piedade, o Paio Pires Futebol Clube e o Beira Mar Atlético Clube de Almada, para apenas falar destes, também já disputaram finais e… perderam! E todos estes são Clubes com setenta ou mais anos de existência! Clubes que já competiram na Taça de Portugal e outros que estiveram em patamares superiores do nosso Futebol! O Charneca de Caparica Futebol Clube tem, apenas…, vinte e nove anitos! Temos tempo. Tempo tempo, sim senhor, mas… já fizemos história e essa proeza, ninguém nos pode tirar!
IMPACTO
Ao longo dos seus vinte e nove anos de existência está provado que o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) faz, apregoa, sustenta e mantém, como mística, a diferença, com factos incontestáveis, numa gigantesca influência que assentam, de sobremaneira, nos acontecimentos visíveis e gratificantes que estão descritos no decurso da sua História!
O IMPACTO DA NAÇÃO CCFC ESTÁ CRIADO!  
FAZEMOS A DIFERENÇA!!

O Caminho certo, do sucesso, da transparência, da lisura de métodos, da metodologia dos honrosos procedimentos, da credibilidade, do bom senso, da vontade e do compromisso, não se afigura fácil… tal e qual como o nosso inigualável Presidente da Direcção, desde 2009, José Manuel Santos, afirmou categoricamente e sabiamente, com a sensatez e prudência que lhe reconhecemos, após a requalificação do Campo Pelado do Cassapo, em Novembro de 2012, que o trabalho não estava terminado… a partir daquele momento as tarefas seriam mais, multiplicar-se-iam e ninguém se poderia convencer que o dever estava cumprido! Na Época presente, prestes a findar, sem esquecer a despromoção dos Juniores, o Charneca de Caparica Futebol Clube, teve dezoito (18) Escalões em competição, ganhou três Torneios Complementares, venceu muitos e variados Certames das Equipas de Formação, os Seniores do Clube, espelho máximo da Nação CCFC, conseguiram um brilhante 4.º lugar no Campeonato, estiveram com um comportamento excelente na final da prestigiada Taça da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) e na próxima Temporada, por força dos regulamentos da Taça AFS, por terem sido finalistas desta competição(!), vão participar na Prova Rainha do Futebol Nacional, a briosa Taça de Portugal!

A NAÇÃO CCFC
As pessoas que se vestem, todos os dias, de amarelo, com o emblema do Charneca, ao peito, que vibram nos jogos, os jogadores, pais, amigos, conhecidos e familiares destes, treinadores, trabalhadores do Clube, patrocinadores, colaboradores, directores, simples adeptos, fãs, sócios e simpatizantes, todos eles estão ligados, de qualquer forma à Nação CCFC! Muitos são os exemplos, do quotidiano, que fortalecem a mística e o calor que os envolve e, se antes, a “Onda Amarela” se muniu de uma corneta (Amílcar Piteira), uma Vuvuzela (José Oliveira), um Tambor (Cristina Favinha), criou cânticos e gritos de “guerra” de apoio às Equipas (Ana Patrícia Agostinho e Grupo 2006) produziu uma bandeira, como expoentes máximos da sua dedicação, devoção e paixão pelo mediático e extraordinário CCFC…, no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade, no dia 3 de Junho de 2017, não contei as cornetas, nem os tambores mas, verifiquei, com imenso orgulho e um grande entusiasmo que as BANDEIRAS já foram duas, ostentadas maravilhosamente por Nuno Favinha e Carlos Videira!! Daqui por uns meses... imagino, quantas, destas Bandeiras, estarão expostas ao vento, acenando e aplaudindo as vitórias do Charneca! Sim, porque vamos lá voltar, de novo, à final da Taça AFS e… será para ganhar!

Está criado o IMPACTO! Esta é a grande diferença… do CCFC!! 

DIFERENÇAS
Perdemos a Taça AFS mas… fizemos a Festa, na mesma! Ana Patrícia Agostinho e Jorge Campos disponibilizaram a sua casa… para receber toda a comitiva do Charneca de Caparica Futebol Clube, depois de concluída a final! (Não sei se isto era para dizer, ou não…, mas, como não me pediram segredo… já disse!). Ali, unidos, festejamos, cada um, à sua maneira! Depois da passagem à final, quando o CCFC eliminou o Olímpico do Montijo, Hadil Daudali, jogador do CCFC, também tinha realizado a mesma delicadeza, em casa dele! Em ambos os casos, nas vitórias e nas derrotas, a Nação CCFC manteve-se unida! Parabéns a estes anfitriões pela disponibilidade, franqueza, e paixão pelo Charneca!!

Esta é… também uma diferença do CCFC!   

António Manuel Espinha, que dispensa apresentações, trocou todos os seus compromissos e deveres pessoais, no dia da final da Taça AFS, para acompanhar o Grupo dos Seniores e os seus acompanhantes até ao fim...! Foi um dos grandes animadores da Festa que ocorreu em casa de Patrícia e Jorge.

Esta é… também uma diferença do CCFC!


A Época Desportiva está no seu término… já são conhecidas algumas mudanças no CCFC, com saída e entrada de treinadores e jogadores… é a Vida no Futebol! Quanto a mim, todos têm legitimidade, o Clube, os treinadores e os jogadores, para escolher o caminho a seguir e/ou solicitar os melhores meios para a sua continuidade em representar este incomparável emblema… eu, pessoalmente, não critico ninguém… principalmente aqueles que querem o melhor para si… mas…, quando um Jogador Sénior, se dirige aos responsáveis do CCFC e diz, peremptoriamente, de modo categórico, com humildade, dedicação e sobretudo gratidão, mais ou menos, nestes termos… “-EU QUERO CONTINUAR A SER JOGADOR DO CHARNECA E PAGUEM-ME AQUILO QUE VOCÊS QUISEREM! JÁ GANHEI TÍTULOS POR TODOS OS CLUBES ONDE JOGUEI E… QUERO VENCER NO CHARNECA!!!”… aqui eu também tenho coração… e vergo-me perante tanto afecto, devoção e dedicação! Quem proclamou estas palavras e revelou este puro sentimento foi o afectuoso atleta RUI CUNHA (Ruizinho), um inconfundível Coração de Aço… do CCFC! Temos gente.

Esta é… também uma diferença do CCFC!


Contam-se pelos dedos, de uma das minhas mãos, as vezes que eu comentei as saídas e/ou entradas de Treinadores da Nação CCFC! Mas… quando um elemento vai deixar de fazer parte dos Quadros do Clube e se chega junto a mim, me abraça fortemente, se despede, me elogia e agradece, enternecido, tudo aquilo que eu, juntamente com o CCFC, fizemos, com total apoio e presença, pela Equipa Técnica do Plantel dos Seniores… então, eu não posso ficar indiferente e não era necessário este procedimento para, desta vez, eu abrir uma excepção para registar que Élio Santos, Custódio Galveias, Paulo Loureiro e Luís Galveias, os 4 Magníficos Treinadores dos Seniores do CCFC… autênticos Corações de Aço… foram dos melhores que eu conheci… enquanto Treinadores do Clube, não somente em competência, inovação, conhecimentos e métodos de treino, como também em excelentes comportamentos de bons seres Humanos e…, por curiosidade, até nem conversei muitas vezes, com eles! Desejo, no futuro, o melhor para aqueles que vão sair! Fizeram História no Clube e farão, sempre, parte da Nação CCFC! Obrigado e boa sorte.

O nome de quem desfrutou desta atitude: CUSTÓDIO GALVEIAS.

Esta é… também uma diferença do CCFC!

REPÓRTER DE OCASIÃO (08 de JUNHO de 2017)
NOTA: -O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos utilizando a ortografia antiga.















Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.