PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 15 de julho de 2017

»»» (R)EPORTAGENS (O)RIGINAIS N.º 111 - Por: RO »»» E… foi o Charneca que perdeu! (Árvore do Cassapo)



Ora viva, Nação CCFC! 

Foi uma bela final de Taça, da Associação de Futebol de Setúbal, (AFS), disputada pelo Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) e o Amora Futebol Clube (AFC), pela primeira vez designada como Joaquim José Sousa Marques! Um nome para a história… numa bonita, gentil, justificada e mais que merecida homenagem ao nome do indigitado.

E… foi o Charneca que perdeu!



(R)EPORTAGENS (O)RIGINAIS (111)
E… foi o Charneca que perdeu !

»»» Foi... a FESTA DO FUTEBOL!
»»» PERDEMOS! (1-2) - Taça AFS (Joaquim José Sousa Marques)
»»» PARABÉNS AO AMORA FUTEBOL CLUBE!!
»»» CCFC... digno vencido!
»»» BOA ARBITRAGEM...
»»» EXEMPLAR COMPORTAMENTO DOS JOGADORES DE AMBOS OS LADOS...
»»» IMPEROU O FAIR-PLAY DO PÚBLICO!!!
»»» CONFRATERNIZAÇÃO ÍMPAR ENTRE DIRIGENTES ASSOCIATIVOS, RESPONSÁVEIS DE ARBITRAGEM E ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS!!!
»»» CCFC... NA TAÇA DE PORTUGAL!!
(RO).



Ora viva, Nação CCFC! 
Foi uma bela final de Taça, da Associação de Futebol de Setúbal, (AFS), disputada pelo Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) e o Amora Futebol Clube (AFC), pela primeira vez designada como Joaquim José Sousa Marques! Um nome para a história… numa bonita, gentil, justificada e mais que merecida homenagem ao nome do indigitado.

E… foi o Charneca que perdeu!




Mais uma vez… fui escolhida pelo “RO” para escrever a crónica/reportagem, não só desta briosa e inigualável final…, como também fui convidada para relatar todos os acontecimentos que vivi e presenciei neste dia mágico, rico, histórico e extraordinário do CCFC, embora… novamente…, tenha ficado esquecida no rol dos “desconhecidos-não-recordados”… pois, toda-a-gente recebeu convites… menos eu…, mas, como já estou habituada…, não estranhei! Noutros tempos, quando o Campo do Cassapo era Pelado…, todos se lembravam de mim…, agora, nem por isso…, será que a Direcção do CCFC anda em bicos-de-pés… com tamanhas proezas e façanhas?... Não acredito, todavia, o “RO” quando pensa dizer algo que não se coaduna com a suas mensagens de escrever, sempre em prol da grandeza do Charneca, com bom senso, elogios, aplausos e elevações… solicita-me, a mim, a fazê-lo… e, aí… já sabem…, eu não tenho “papas-nos-galhos” e, como sou uma Árvore… direi, na minha opinião, tudo aquilo que penso… doa, a quem doer! Como tal, desta vez, mesmo andando infiltrada, disfarçada, mesmo, pelo meio da comitiva do CCFC e assistindo ao jogo do futebol com o Amora… apurei muita coisa que vou relatar e opinar…, nem que demore uma semana…, porque tenho a ideia e fiquei com a convicção de que os “Canários” além de terem sido derrotados “dentro-do-campo” (1-2, para o Amora!) também perderam fora dele…, embora, na conclusão final, neste dia magnífico para as cores “amarelas”… a aglomeração de sucessos tenham suplantado as asneiras ou os maus êxitos (!) acontecidos neste dia, inédito, na Vida do Charneca de Caparica Futebol Clube!

Sendo assim… vou escrever sobre a “factura” que o “RO” anda a pagar… em detrimento do seu respeito e observância como Presidente da Assembleia Geral do CCFC; Revelar a paciência que o Octávio Machado tem tido em tirar fotografias com o Presidente da MAG do Charneca de Caparica Futebol Clube…; A resignação que o Luís Rodrigues teve em aturar os festejos do seu homólogo, sentado a seu lado, na Tribuna VIP, elemento do Amora Futebol Clube; António Matos, Vereador da Câmara Municipal de Almada, a pedir ao “RO”… uma reportagem ostentosa!; Os ninhos do Presidente JMS, do CCFC; A Arbitragem desta final… o “Velocista” e o “Veterano”…; O desfecho do próprio jogo; O Policiamento inadequado, em demasia…, para esta Festa do Futebol Regional; Os Adeptos do CCFC, a “Onda Amarela”,  etc… etc…
Tudo isto… e muito mais… para ler brevemente… em mais um dia original para as cores do CCFC…

E… foi o Charneca que perdeu!

Perdeu, sim senhor, é verdade…, mas, estivemos lá! Com muito mérito, de cabeça levantada, e a assustar um Clube muito corriqueiro, nestas andanças, um Clube prestes a completar 100 anos de Vida… um Clube que chegou a participar nos Campeonatos Nacionais e com duas Taças da AFS… no papo!!

Muito já se escreveu, noticiou e comentou, sobre esta original e nova, de nome, Taça AFS…, muitas fotografias foram publicadas e divulgadas nas Redes Sociais mas… sem a Crónica/Reportagem do “RO”… desta vez, da “Árvore do Cassapo” (!)…, o que fica para a História…, nunca seria a mesma coisa!!

A publicar, brevemente e nos próximos dias…

(RO) – A ÁRVORE do CASSAPO




Toc, toc toc! (Truz-truz-truz!)                   
-Está lá?... Posso entrar?...
(RO a bater à porta do quintal da ÁRVORE do CASSAPO).
-Vou já! Faça o favor de entrar nesta humilde casa!
(Disse a ÁRVORE, ao receber o Repórter).
-Sente-se e esteja à vontade…
-Está melhor da constipação?...
-Sim, obrigado e… já li a sua crónica (IMPACTO). Como sempre, mereceu vários comentários dos Leitores e gostei muito das palavras da Cláudia Palma!
-Obrigado, mas ainda temos muito que conversar e contar sobre a Final da Taça AFS, Joaquim José Sousa Marques, nesta edição onde participaram Charneca de Caparica e Amora Futebol Clube.
(Sugeriu o RO).
-Claro, como é evidente…, por isso convidei-o a vir a minha casa!
(Depois de servido um apetitoso e confortante chá… puseram-se à conversa)
-No dia da final levantei-me cedo e olhei para a entrada do Campo do Cassapo e já lá estava o Autocarro cedido pelos Órgãos Autárquicos do Concelho! Notei, nas pessoas, um frenesim enorme! Era um dia diferente, claro. -afirmou a ÁRVORE.
-Sim. Foi o momento de partida, da comitiva, com a Direcção do CCFC a acompanhar o Grupo dos Seniores no pequeno almoço e almoço! A refeição ligeira aconteceu na Costa de Caparica e o almoço na Fonte da Telha. Tentou-se criar um ambiente afável no Grupo para que todos se sentissem bem e confortáveis, acompanhados pela Direcção! -justificou o RO.
-Ok! Mas… o Café e o Sérgio não entraram no Autocarro… porque eu vi muito bem… porquê!? -interrogou a ÁRVORE, enquanto o RO se acomodava no sofá.
-Bem… pelo que eu sei o Sérgio como não estava vestido de camisola igual aos restantes Directores… optou por não participar no passeio…
-Amarrou-o-burro!? -interrompeu, gozona, a ÁRVORE!
-Sim, após repreensão dos altos cargos da Direcção.
-Então e… o Joaquim Café!? Também não vi na Comitiva o Senhor Marcos e outros elementos dos Órgãos Sociais do CCFC que nem lembro dos seus nomes!?
-Creio que foi decidido pelo Presidente do Clube que somente a Direcção acompanharia o Grupo dos Seniores excluindo, assim, o Conselho Fiscal e os membros da Assembleia Geral, salvo raras excepções… -esclareceu o RO.
-É pá! Eu não concordo com isso… porque, se o Charneca quer manter a mística da diferença (!) tem de contar… com TODOS! -proclamou, irritada, a ÁRVORE.
-É verdade! Também não concordei. Vamos rectificar, no futuro! O Presidente é uma Pessoa muito inteligente e provavelmente não cairá no mesmo “erro” porque a Direcção do Clube, depois destas últimas Eleições, reforçou-se com novos elementos que já começaram a desenvolver trabalho meritório e, pelo que sei…, também não concordaram com esta decisão! Todavia o Presidente é um Homem de princípios e com imenso fair-play como mostrou, com um exemplo digno, após a final da Taça AFS, quando foi cumprimentar o quarteto da Arbitragem, elogiando-o e dizendo que não foi por “culpa” deles que o Charneca perdeu! Palavras que sensibilizaram David Salvador, o Árbitro do jogo, que agradeceu, muito sensibilizado, as palavras do Presidente José Manuel Santos respondendo que o Futebol, assim, deste modo, é mais rico em Desportivismo e todos os Dirigentes deviam seguir o comportamento do Presidente do CCFC!
-Sendo assim, aceito mas, a repetirem-se estas atitudes o Charneca além de perder, dentro do Campo, sairá, sempre, derrotado, também, fora dele…! Eu seu que o JMS não é homem que deixe fazerem-lhe os “ninhos” atrás das orelhas… por isso, pelo que me contaram, alguém lhe fez um “ninho”, nos sapatos… (!), na Costa da Caparica! Eu vi… pelas fotografias…ah, ah, ah! Mas… sobre os Árbitros da partida, o RO acha mesmo que fizeram uma boa exibição!?...
-Olhe, eu, depois de assimilar alguns conceitos e procedimentos no meio do Futebol… tentarei, em todo o tempo, nunca dizer mal e criticar severamente o trabalho dos Árbitros porque, eles, erram… como nós! São seres humanos como toda-a-gente, com tendências para errar… não acredito que agem com a intenção premeditada de prejudicar este ou outro Clube! Quanto à actuação de David Salvador, nesta final, e também dos seus adjuntos João Lourenço e Francisco Mendes, acompanhados pela “veterania” e sabedoria do “velho” João Domingos, creio que estiveram, como sempre os conheci, ou seja, falando de salvador, ele é um bom Árbitro que deixa correr o jogo, desafia os jogadores a serem leais, mesmo jogando durinho, evita mostrar cartões, de qualquer cor, corre que se farta, no acompanhamento das jogadas, pede calma aos participantes na contenda e faz o mesmo para os seus auxiliares mas, por vezes, com tanta honestidade é “traído” pelas habilidades manhosas daqueles que arbitra! E, aí tem de ser implacável e reparo que, nessas ocasiões ele, David Salvador, não quer estragar o desafio… depois, cá fora… fazem-se as contas e, por isso, eu ouvi que o avançado Bruninho (n.º 24), do Amora, já não devia estar em campo quando fez o 2-1 para o Amora, porque antes tinha dado duas cotoveladas e uma chapada nos seus adversários! Mas eu também reparei que o David Maside, jogador n.º 8 do Charneca talvez, também tivesse merecido uma repreensão mais “agressiva” do Árbitro do encontro, enfim, no final das comparações pareceu-me, mais uma vez, uma arbitragem excelente embora, os adeptos do CCFC, nas reuniões de Café… afirmem que o Árbitro não foi “Amigo” do Charneca! Opiniões.
-Então e o comportamento do público!? -inquiriu a ÁRVORE.
-Excelente. Muito bom, na realidade! Um exemplo de se ver… As Claques do Amora e do CCFC não mereciam aquela presença, no término do jogo, da Polícia de Segurança que encheram o Campo de uma autoridade desnecessária, de meter medo, quando tudo tinha corrido num ambiente acolhedor de extraordinária Festa, onde Jogadores e Público estiveram brilhantes! Até os paus das Bandeiras do CCFC foram requisitados pela Polícia… assim é fácil mostrar autoridade quando se prevê... que nada vai acontecer!!
-Sim, eu sei que a “Onda Amarela” do Charneca deu um gigante exemplo de desportivismo! Estou muito contente, parabéns a todos! E… o que eu mais adorei foi ver todas aquelas faixas entregues aos meninos, Campeões, com a presença de António Faustino e Margarida Luna de Carvalho, representando a Junta de Freguesia da Charneca e Sobreda!! Foi lindo apreciar os sorrisos nos rostos das Crianças… eles jamais se esquecerão daquele dia!! Muitos beijinhos a todos os Escalões do CCFC, premiados, e também para aqueles que este ano nada ganharam mas dignificaram o nome do Clube!
-A Senhora não esteve presente no almoço de confraternização entre os Dirigentes Associativos, Órgãos Autárquicos e Líderes da Arbitragem, num convívio organizado pela A. F. de Setúbal mas sempre lhe direi que foi um outro momento esplêndido onde todos comunicaram alegremente, com troca de prendas e outras coisas mais…, onde não faltaram os piropos divertidos do Presidente JMS que não se cansava de “provocar” o seu homólogo do Amora dizendo que o resultado ia ser… 2-1. Acertou… apenas se enganou no vencedor!
-Muito bem. Foi aí que o Vereador António Matos lhe pediu para escrever uma crónica de arromba! -perguntou a ÁRVORE.
-Não… isso aconteceu na Tribuna Vip, no Estádio, quando eu tirava fotografias! No entanto, o Vereador Matos mostrou ser uma Pessoa muito atenta quando revelou, no almoço, que a abreviatura de “Repórter de Ocasião” (RO) também se adapta ao “RO”… primeiras letras… de ROdrigues, o meu apelido! Concordei com ele mas disse-lhe que nada foi premeditado… e que, quando se trabalha com dedicação e vontade…, as coincidências acontecem!
-Eu… também já tinha reparado nisso mesmo! -concluiu a ÁRVORE.
-Quem também estava muito entusiasmada, neste almoço, era a Presidente da Junta, Margarida Luna de Carvalho, a prometer uma exposição das crónicas e fotografias do “RO” durante o ano (2018) quando o Charneca de Caparica Futebol Clube festejar os seus 30 anos!! Vamos à tarefa… -revelou o Repórter.
-Então e conte-me lá, RO, a paciência que você teve para aturar os gritos de “golo” e os saltos que o Presidente da Assembleia Geral do Amora efectuou quando o Amora marcou os golos!?? -perguntou, trocista, a Senhora.
-Bem… não me diga nada… o Homem saltou, gritou, deu pulos, rodopiou, fez o pino, despiu a camisola e também me abraçou efusivamente! Nunca tinha visto igual… Lembrei-me do Pinto da Costa, Presidente do F. C. Porto, que abandonou a Tribuna, num jogo em Braga…, quando lhe fizeram igual! Ah, ah, ah! Mas, claro que compreendi! A minha paciência foi igual à do Octávio Machado… pois o Homem já não sabe o que fazer… quando o encontro e lhe peço para tirar uma “Selfie” ou fotografia… “Lá vem este cromo, novamente!” deve pensar ele!
-Ah, ah, ah! Que divertido!! Pensei que o Octávio Machado é que se devia sentir orgulhoso por tirar fotografias com o Presidente da Assembleia Geral do CCFC!
-Não me fale em Presidente do CCFC que eu já me habituei a ser somente “RO” e ando a pagar a “factura” das suas crónicas… porque ninguém me conhece como Presidente da Assembleia que é um cargo muito mais importante, penso eu! No CCFC, o Treinador Custódio Galveias tratava-me por Presidente e agora também o fazem o Manuel Valente, Pai do Jogador Juvenil Francisco Valente e o Director Desportivo Jorge David! Ainda, no dia da final, estávamos no Autocarro e o Jorge David não se cansava de gritar: “Presidente”, “Presidente”, “Presidente”! Eu ouvia mas pensava que se dirigia ao José Manuel Santos! Até que olhei para ele e, afinal, o chamamento.. era para mim, quando o Jorge David confirmou que eu também era Presidente, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCFC! Haja quem saiba e… reconheça! -pronunciou-se o RO.
-Então e o que é que achou do jogo, em si!? Com quatro Fisioterapeutas e/ou Massagistas, hem!? -de novo, a ÁRVORE, com perguntas sarcásticas.
-Olhe, o Presidente JMS, com os seus ditos engraçados, acabou por dizer que lá estavam estes quatro, naquele dia…, porque se tratava de almoçar à borla!! Se fosse para trabalhar… não aparecia ninguém! É claro que se tratou de uma piada porque, todos eles… foram e são competentes! Sobre o jogo… fiquei com a estranha sensação que podíamos ter feito muito melhor mas, aí é a minha modesta opinião… e não quero beliscar o trabalho dos Treinadores (já falei sobre ELES, na crónica anterior!) quando afirmo que não compreendo o lançamento do NECA a ponta-de-lança, já na parte final, quando havia um avançado (RUIZINHO) no banco! Penso que todos queriam ganhar… e, cá está um “se”… Se… FABINHO ou ELIAS, por duas vezes, cada um..., têm feito golo, no início do segundo tempo…, Adeus… AMORA! Ganhávamos o jogo! O Futebol é assim!!
-Eu gostei imenso do jogo… compreendo a ansiedade dos Jogadores do CCFC em comparação com os “Papa-Taças” do Amora que conquistaram a terceira! Acredito, também, que todos, do lado dos “Canários” pretendiam ganhar!
-Aproveito para revelar, aos Leitores, a opinião de um dos meus filhos, o David Rodrigues, o “responsável” por eu, ainda, estar nestas andanças do CCFC, que foi companheiro de equipa do Edson Castro (Juniores), nos tempos do Pelado do Cassapo quando foram Treinados pelo José Guilherme! Os meus filhos, David, João e Telmo também foram à bola, nesta Festa da Taça AFS e, à noite, em casa, o David teve este comentário, curioso, para mim: -Gostei do jogo, as duas equipas bateram-se bem, o 2-1 poderia ter acontecido para qualquer dos lados e fiquei impressionado com as “arrancadas” do Edson! Continua em boa forma! Um outro Jogador que mereceu a minha atenção… foi o n.º 6, aquele que jogou a lateral direito! Tem um talento extraordinário! Merecia jogar num Campeonato Superior! É um senhor-da-bola!!!
Agora, digo eu: -Toma lá… Carlos Feteira Carvalho! Eu também já tinha reparado nisso. Obrigado por preferires… o CCFC!!! (RO)
-Muito bem! Diz quem sabe. E à noite?... Houve Festa da grossa?...
-Sim! Fomos para a casa da Patrícia e do Jorge, conforme já referi na crónica anterior, não somente para festejarmos a presença na final da Taça AFS como igualmente para celebrarmos a presença, no próximo ano, na Taça de Portugal!
Foi uma noite brilhante para alguns… porque eu pirei-me, à socapa, muito cedo, por motivos pessoais e particulares mas, mesmo assim, ainda deu para aprovar e registar um sentimento de um Jogador que chegou ao CCFC, no decorrer desta Temporada. No meio da Festa ele afirmou num tom simples e harmonioso, ao mesmo tempo que os seus olhos brilhavam de alegria: -Já passei por muitos Clubes, estive em muito lado, participei em algumas Festas mas… como “isto”… no CHARNECA… NUNCA VI IGUAL! ESTOU MUITO FELIZ POR REPRESENTAR ESTE CLUBE!!
Quem proferiu estas palavras foi o Guarda-redes: HERNÂNI.
Esta é… também uma diferença do CCFC!
-Oh… RO… estou certa que vai transcrever toda esta nossa conversa para uma crónica! Já pensou em dedicá-la, desta vez…, a alguém!? -perguntou a ÁRVORE.
-Sim, desta vez, já tenho três escolhidos. Dedico, esta crónica, a CLÁUDIA PALMA, uma Leitora que lê e aprecia todas as crónicas do RO! “…E mais uma vez e para não ser diferente. ..........Muito Bom!” (diz ela).

Dedico, esta crónica, a JOÃO BARROS, Leitor indefectível das crónicas RO e muito apreciador do seu trabalho a nível da comunicação do CCFC!

Dedico, esta crónica, a um Mestre da Escrita, CARLOS CABANITA, quando ele afirma, com enorme sabedoria: “-O público exerce uma certa tirania injusta no desporto e noutras competições. Muitas vezes a diferença entre a glória e a derrota é apenas um pouco de sorte, porque o trabalho, a preparação e o sofrimento são os mesmos.”

REPÓRTER DE OCASIÃO (10 de JUNHO de 2017)
NOTA: -O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos utilizando a ortografia antiga.

 































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.