PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 30 de julho de 2019

*** HOJE NÃO ESCREVO CRÓNICA! *** (n.º 021) *** RO ### MOVIMENTO ASSOCIATIVO ### Torneios de SUECA


*** Andei, durante muitos anos, a escrever que um jogo de Futebol era somente o maior acontecimento e o mais importante das coisas menos interessantes das nossas Vidas e…, sinceramente, não sei onde fui “beber” esta teoria… mas passados alguns anos… tornou-se moda! (RO)



*** DEDICATÓRIA: 
CRÓNICA DEDICADA, COM UM GRANDE ABRAÇO, aos Amigos que me têm acompanhado nestas aventuras… Marcos Lourenço, Silvério Ameão, Victor Moura Miguel, Joel Trigueiro, José Vitorino, António Valdemar Pinto e Pedro Monteiro.



Hoje não escrevo Crónica! (21)
Por: Repórter de Ocasião (RO)

O Movimento Associativo

QUANDO comecei a compreender o que era, na realidade, o Movimento Associativo e tudo aquilo que o mesmo encerra, numa das primeiras Assembleias Gerais onde participei, somente como um curioso assistente…, registei com imenso agrado algumas palavras do Senhor José Manuel Maia que como representante da Assembleia Geral da Câmara Municipal de Almada ocupava um dos lugares da Mesa da Sessão Solene do Aniversário que a Colectividade anfitriã festejava. Creio que já escrevi sobre isto mas… vou mencionar outra vez!


José Manuel Maia, um insigne orador, que pela sua carreira e conduta em prol da Democracia e da igualdade, a Câmara Municipal de Almada lhe atribuiu a Medalha de Ouro da Cidade, a 3 de Junho de 1996, não se cansou de proclamar, naquele dia, que era de todo e muito importante as Pessoas reunirem-se em Clubes, Colectividades, Associações ou outro Grupo de Comunidade qualquer… nem que fosse para jogar às Cartas, ao Dominó ou a outro Passatempo trivial! Os Humanos jamais podem negligenciar o Convívio, a Confraternização, Sociedade e sobretudo a Fraternidade pelo que as reuniões, em Família Associativa, são o revés do quotidiano stressante onde vizinhos de um andar, por exemplo 2.º esquerdo e direito, passam meses (!) sem trocar uma palavra!




Nem todos podem ser hábeis em Contabilidade, Engenharia, Arquitectura, Direito, Política, Gestão de Empresas, Medicina ou numa outra Profissão, todos e todas de mérito, todavia, quando aderem a um Clube… são todos iguais com o mesmo compromisso assumido! 
  

Numa análise muito subjectiva e igualmente bastante profunda… deduzo que já contribui e fiz também qualquer “coisinha” em favor do Movimento Associativo, desde que fiquei hipnotizado com os discursos de José Manuel Maia… portanto deixem-me exultar com estas duas proezas de ter conquistado duas Taças, respeitantes a dois primeiros lugares, em jogos de Cartas de Torneios de “Sueca”! Sei que são centenas os Jogadores do Concelho de Almada, talvez o mais numeroso de Portugal em Movimento Associativo, nesta Modalidade, e… nem todos podem ganhar porque além de se aplicarem algumas regras e conhecimentos… é necessária… MUITA SORTE! Mas também já ouvi dizer que a sorte protege os audazes!

Obrigado, a todos, por me lerem! (RO)

Repórter de Ocasião (30 de JULHO de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.






























3 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.