PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Problema Policial - Para testar a argúcia e perspicácia dos Leitores candidatos a “Sherlocks”! Um Original de “Repórter de Ocasião” - Rainha e Rei dos Gostos (2019)

*** Tu, Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC), ainda és um jovem que acabou de completar trinta e uma Primaveras mas, mesmo de tenra idade, já tens uma bonita história para contar: Com imenso trabalho, o teu passado foi árduo e espinhoso. O presente já ganhaste! O teu futuro será inequivocamente radioso! Parabéns. CAPTAR, COMUNICAR, FORMAR, CONQUISTAR!
*** NÓS SOMOS CHARNECA! (RO).

Hoje não escrevo Crónica! (20)
Problema PolICIAL
# Para testar a argúcia e perspicácia dos Leitores candidatos a “Sherlocks”!

Um Original de “Repórter de Ocasião” (RO)

O estranho desaparecimento
das Botas Mágicas do João Domingos Galão



Charneca de Caparica, Sábado, 3 de Agosto de 2019
(Instalações do CCFC – Campo do Cassapo)

Juntaram-se, todos, cá fora, em frente à Sala de Convívio do Charneca de Caparica Futebol Clube, para mais uma “Limpeza” e manutenção das Instalações do Clube! Poucos minutos passavam das 8 horas… porque deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer! Acontece, todos os anos, desde que os Corpos Sociais do CCFC são dirigidos pelo Presidente da Direcção José Manuel Santos, que tomou posse nesta função em 2009! Todos os anos aparecem caras novas a completar o Grupo dos habituais nestas andanças. João Domingos Galão começou há 2 ou 3 anos e além de ser um exímio e competente Fotógrafo… como Pintor excede todas as expectativas… o Homem pinta os Balneários, com pincel e rolo a condizer, por dentro e por fora, o Posto Médico as paredes da Sala de Convívio, a Secretaria… tudo, num instante! É obra! Não há igual... parece o Speedy Gonzalez ou o Bip Bip (The Road Runner) mais conhecido como Papa-Léguas no Brasil… um “Gato-Corredor” exemplar! Mas… o pessoal já desconfiado… de tanta eficácia e rapidez… ficou de olho nele e chegaram à conclusão que o segredo de tamanha competência e agilidade estava nas excêntricas e originais Botas que costuma calçar para estes Trabalhos voluntários… como se pode ver pelas fotografias! Até que… este ano… as suas Mágicas Botas… desapareceram… quando foi tomar um duche! Alguém, ciumento, as surripiou!



A EQUIPA DE TRABALHOS “FORÇADOS”!
António Espinha transporta consigo a sua Mini-Debulhadora, manual, e na Companhia do Jorge Silva Coelho executa uma Limpeza total nas ervas-daninhas que por ali abundam em redor dos muros que circundam o Relvado Sintético do Campo do Cassapo! Fazia falta, durante o decorrer da Época Desportiva… aparecer, de tempos a tempos, com esta Máquina, também Mágica (!)…, nas Instalações do CCFC!! Na véspera alguém se encarregou de atestar o frigorífico e a Arca com Minis e Médias… para ficarem fresquinhas porque, nestes dias, Pedro Teixeira, Sérgio Marques e Carlos Cardoso… nunca faltam! João Barros deambula pelo Campo e arredores e limpa os resíduos deixados pela Debulhadora o António Espinha! Rui Pedro S também apareceu, desta vez, para ajudar mas… começou, logo, desde as 9 horas, a perguntar o que era… o Almoço! José Vitorino e Aldevina Gouveia Vitorino trataram das Arrumações do Bar e depois… foram para o Braseiro… assar as sardinhas! A maior novidade… deste ano foi a presença do “Xipala”… que surgiu de calçõezinhos… e Ténis novinhos… a pensar que ia… para um Piquenique! Depois da trabalheira que teve… chegou á conclusão que produzir Vídeos… é que é bom! O Autor deste texto (RO) apareceu à hora do Almoço, para tirar Fotografias e desvendar o misterioso desaparecimento das Botas Mágicas do João Domingos Galão! Nuno Terrível continuou… sem aparecer… o Homem quer é CHARNECA-TV! E… pelo seu Profissionalismo e dedicação… já não é… mau! Marcos Lourenço… sempre presente, noutras alturas… fartava-se de trabalhar… agora… é mais observador! Rui Martins é excelente… pau-para-toda-a-obra! Muito bom. Anselmo Rosa dedicou-se às saladas e Pedro Abrantes só queria… era um Bitoque… já estava farto de Sardinhas! Além de tirar umas quantas Selfies com o “RO” (ou únicos que trabalham… diz o Telemóvel (viciado!) dele…) não fez… mais nada! Joaquim Café Nisa estava de serviço e António Campos andava para cá e… para lá… nas compras de coisas… esquecidas e andou a manhã toda… nisto! Entrava e saía constantemente do Campo do Cassapo! Manuel José não compareceu… por motivos de saúde mas, mesmo assim o Grupo está bem composto… com José Manuel Santos a comandar as Operações!

INTERROGATÓRIO
Depois do desaparecimento misterioso das Botas Mágicas do João Domingos Galão o “Repórter de Ocasião” reuniu todos, antes do Almoço, para fazer perguntas a alguns dos suspeitos, acusados de as terem furtado! Aqui estão os seus depoimentos, para análise, também dos Leitores:
 
António Campos: -Não compreendo porque é que estou na lista dos suspeitos! Não queria as Botas para nada! Se são Mágicas… não sei! Andei toda a manhã… para cá e para lá… a caminho de fazer Compras e… não vi botas nenhumas! Até fui ao SEMOG, à Pastelaria, comprar tabaco da marca CAMEL para o Presidente José Manuel Santos que é daquele que ele gosta mais!

Rui Pedro S: -Eu!? Botas… daquelas… para quê!? Só se fosse para doar a algum Museu! Como todos sabem estive na Rouparia a arrumar os Equipamentos da Adidas/Mc Donalds e andei a ajudar a Vina e o e depois fui com eles para o Fogareiro! Também andei a apanhar restos de ervas secas com o João Barros e depois até descansei um bocado lá fora… à sombra da Árvore do Cassapo! (Todos aqueles que Rui Pedro S mencionou confirmaram que ele falava… verdade!)

Rui Martins: -EU… não parei quieto! Andei a ajudar todos e fui eu quem pintou as letras das Placas das Comemorações do Clube que estão afixadas nas paredes do Posto Médico! Por acaso… nunca tinha reparado na data da Inauguração do Sintético do Cassapo e agora fixei: 10 de Novembro de 2012! Também gostei da legenda que lá está… a dizer que este É UM CLUBE DO CORAÇÃO! Adorei. Não queria as botas para nada! Se fosse antes da Viagem à Finlândia, com os Iniciados A (2004)… talvez sim… para me apresentar e viajar todo snobe!

Xipala Fernando Pereira Bailundo: -Sou suspeito!? Devem estar a brincar! Com estes lindos Ténis que tenho calçados… queria as Botas do Galão para quê!? Ainda por cima parece-me que não têm atacadores?... Cá para mim… essa das Botas desaparecidas é… treta!

Marcos Lourenço: -É verdade que tenho andado aflito dos meus joelhos e aquelas lindas Botas me serviriam na perfeição, mas… não fui eu que as fiz desaparecer! Estive quase todo o tempo na Secretaria… e dei uma arrumação nas Taças e aquelas deste ano, a Taça de Disciplina dos JUNIORES e a do 2.º Lugar do Sesimbra Summer Cup, dos INFANTIS B-1 e a outra também do Torneio Complementar que estes ganharam… coloquei-as em destaque!!

Sérgio Marques: -Também sou suspeito!? Eh… lá! Olhem… vão perguntar ao Frigorífico… que está quase vazio… se eu não estive, sempre, ao pé dele… durante toda a manhã!? (Eh, eh, eh!) É a minha testemunha! Se as Botas ainda servissem… para jogar Futebol de Praia!... (Ah, ah, ah!) -Oh Cardoso… vamos… mas é… beber mais uma!

Carlos Cardoso: -Apesar de ser considerado o “Homem Invisível”… não há provas que tenha sido, eu, o culpado! Estive sempre junto do Teixeira e do Sérgio! Eles podem comprovar!

PERGUNTAS:
1 -Quantas Pessoas compareceram nas Limpezas de 2019? (2 pontos). 
2 -Qual o erro de narração do Autor? (2 pontos).
3 -Quem mentiu e foi o culpado do desaparecimento das Botas? (4 pontos).
4 -Indique os pormenores da sua culpabilidade! (12 pontos)

Repórter de Ocasião (24 de JULHO de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.








16 comentários:

  1. A coisa não está fácil e resolver casos destes às 3.30 da madrugada ainda piora. Infelizmente é a única hora a que a NET aqui nas termas pode ser usada. ,

    ResponderEliminar
  2. É prova para ser ganha por um jovem e não por um Kota de mente cansada ... que até esta a banhos

    ResponderEliminar
  3. Aposto que a Cecília vai limpar isto

    ResponderEliminar
  4. O Ricardo também pode dar as respostas certas

    ResponderEliminar
  5. Acredito muito na capacidade de interpretação do Arsénio

    ResponderEliminar
  6. Vamos ver no que dá esta prova, mas de tão fácil parecer é a forma de se tornar difícil

    ResponderEliminar
  7. Este RO não brinca em serviço

    ResponderEliminar
  8. Não está aqui para facilitar

    ResponderEliminar
  9. Acredito mesmo que já me espalhei 😂😂😂
    Amanhã vou reler...
    Chegou a enfermeira
    Hora de ir para a cama e ficar sem saldo
    😂😂😂😂😎💤

    ResponderEliminar
  10. Lol está tudo maluco, este desafio afinal não é fácil. Exige uma atenção e concentração enorme. Vamos lá malta

    ResponderEliminar
  11. Bom dia pessoal. Mas ninguém dorme por aqui. O José Teixeira é sempre o mesmo vem acordar o pessoal a meio da noite.

    ResponderEliminar
  12. O Miguel teve a ver o jogo do Sporting por isso é que ainda anda por aqui a estas horas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso Ricardo, alvorada as 4:00 da matina. Uns trabalham outros estão nas termas 😂😂😂

      Eliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.