PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 19 de julho de 2021

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 003

 Memórias do Policiário – 003

Na nossa mira vão estar hoje três iniciais T. P. A. Poderiam querer dizer Talento, Participação, Amizade…

 


“PONTO DE MIRA

Na nossa mira vão estar hoje três iniciais T. P. A. Poderiam querer dizer Talento, Participação, Amizade…

São estes os atributos que nos ocorrem quando falamos da Tertúlia Policiária de Almada, talvez a única tertúlia policiária portuguesa a funcionar a 100… a 200% !!! 

Fundada em 23/5/76 este activo grupo de entusiastas pelas coisas do policiário bem cedo revelou potencialidades para um desporto mental tão atraente como é este.

Será de facto um ex-libris, não só da cidade de Almada, mas sobretudo da problemística policiária portuguesa; pela abnegação, disponibilidade e qualidades reveladas pelos seus numerosos elementos.

Para a História aqui fica o nosso reconhecimento e admiração.”

 

============ !?!?!?!?!?!?!?!? ============

O que o leitor acabou de ler foi escrito pelo orientador “Ferman” na sua secção de passatempos de temática policiária “CÓDIGO SECRETO” N.º 13 (30-XI-83) impressa no “Jornal Barlavento” e fazendo bem as contas… há muito próximo de 38 anos!

 

============ !?!?!?!?!?!?!?!? ============

 

QUANDO falamos de “O Gráfico” e das suas memórias “Policiárias” torna-se necessário mencionar a Tertúlia Policiária de Almada, grupo de confrades da temática policiária se reuniam, semanalmente, num Café, em Almada, para discutir em conjunto os “problemas policiários” que abundavam em várias secções pelo País, após o renascimento proporcionado pelo carismático “Sete de Espadas”, onde orientava “Mistério… Policiário” no saudoso “Mundo de Aventuras”, revista de banda desenhada (bd). Liam-se os textos, davam-se opiniões e depois cada elemento escrevia o seu raciocínio/solução, à sua maneira!

 

Escreveram, os mais estudiosos e melhor atentos da problemística policiária, que foi a célebre T. P. A. quem “segurou” o passatempo policiário em 1984 -e disso daremos aqui realce nas próximas publicações! -num momento em que existiu algum afrouxamento nestas lides lúdicas! Com efeito foi este grupo Almadense que se evidenciou na década de 80 chegando, até, a participar no programa televisivo “1, 2, 3”… convidados para o efeito, uma vez que o tema dessa semana era, precisamente, o POLICIÁRIO -Literatura Policial! Foi fantástico!

 

A Tertúlia Policiária de Almada, dizem os registos que foi fundada em Maio de 1976, data homologada, mas é bem provável que já existisse anteriormente, criada por confrades, antes do aparecimento de “O Gráfico”, como “Satanás”, “Zaratustra” e/ou “Detective Misterioso”! “O Gráfico” com o dinamismo que ainda hoje lhe é reconhecido, em várias frentes, foi o grande impulsionador da T. P. A. e depressa a Tertúlia cresceu com os seus amigos, colegas de trabalho e familiares a aderirem à confraria! Havia pseudónimos para todos os gostos, pois neste passatempo era usual um nome secreto e na T. P. A. por lá andaram Detective Misterioso, Satanás, Zaratustra, PRMS, Espírito Santo, The Punk, MASC, A Lampadinha, Rui Kid, Alva, o próprio “O Gráfico”, Duca, Cilokas, 1.º Sargento, Rockman/77, Jocadito, Rasec, Lanide, Lindaflor, Excalibur, Spirit, Teto, Madivaz, Maga Patalógika, Mac Donald e O`Magn, entre outros. Mais tarde… até os herdeiros de “O Gráfico” mereceram pseudónimo, por esta ordem: “Fotocópia”, “Continuação” e “Arte Final”! Éramos uma FAMÍLIA! (O Gráfico)

 

Blogue RO – 19 de Julho de 2021

 

TERTÚLIA POLICIÁRIA DE ALMADA (TPA) - MAIO DE 1984  


Detective Misterioso, PRMS, Espírito Santo, The Punk, MASC, A Lampadinha e Rui Kid (todo de branco e sapatos castanhos). O Gráfico (todo vestido de cor laranja), Alva, Cilokas e Duca.

 


O passatempo policiário… ainda perdura no nosso País… e uma das melhores secções pode ser apreciada, sob a batuta de Daniel Falcão em clubededetectives.pt Faça uma visita.

 






 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.